sábado, 21 de janeiro de 2023

–■ 😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■–Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si. – (Mc 3,20-21)

          


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 21 DE JANEIRO de 2023 (sábado) 021º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O MUNDO É UM LIVRO, E QUEM FICA SENTADO EM CASA LÊ SOMENTE UMA PÁGINA.

(Santo Agostinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO

DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

DIA do Surfista

DIA DO ANIVERSÁRIO DO SERVIÇO DE IDENTIFICAÇÃO DA MARINHA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Goiatuba (Goiás) Braúna (São Paulo) Sulina (Paraná) Marapanim (Pará) Passagem - Serra da Raiz (Paraíba) Pomerode (Santa Catarina) Redentora (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Sebastião Tatão Carvalho  (PDG-LC6-Lions Clube de Taquaritinga /SP)Sidney Medeiros LessA (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) IZIDRO SENEDEZ FILHO (Lions Clube de TUPI PAULISTA /SP)LUCIANE VERTUAN  (Agudos /SP)JOÃO ANTONIO VEIGA BIZERRA (Garça /SP)CASSIANO TOSTA (Garça /SP) JOSÉ “Zéquinha” ALVES DOS SANTOS FILHO (ALMAR Representações-Garça /SP)WILMA APARECIDA MATSUMOTO FORLI (Garça /SP)Wander Euzebio (Garça /SP) ANA AUXILIADORA SILVEIRA AMADO (Bauru /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. RAFAEL OCTÁVIO GARCIAó1989ó34anosó (Diocese de Marilia/SP) PE. LUIZ EDUARDO CARDOSO DE SÁó2006ó17anosó (Diocese de Marilia /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA INÊS

INÊS (Itália, séc 4º), exemplo de adolescente convicta dos valores cristãos, decidiu desde cedo consagrar a vida a Deus, rejeitando os pretendentes mesmo diante de promessas e presente. Martirizada aos 13 anos, tem seu nome lembrado no Cânon Romano.  

SANTO AUGÚRIO

SANTO EULÓGIO

SÃO FRUTUOSO DE TARRAGONA

SÃO PÚBLIO

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Jesus demonstrava uma profunda sensibilidade e compaixão para com o povo que o procurava. Não se cansava de fazer o bem e resgatar a dignidade humana.:  - Os seus saíram para detêlo – Mc 3,20-21

 

 

Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Inês nasceu na Itália no final do século 3º. Consagrou-se inteiramente a Deus, revelando um coração puro, fruto do amadurecimento espiritual e do amor sem limites. Com apenas 12 anos de idade, foi martirizada em defesa da fé e da sua virgindade. Celebrando sua memória, imitemos seu constante amor e zelo por Jesus.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, RETIRA DO MEU CORAÇÃO O PRECONCEITO QUE ME IMPEDE DE VER, NA AÇÃO DOS POBRES E HUMILDES, A EXPRESSÃO DA AÇÃO MISERICORDIOSA DE DEUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que escolheis as criaturas mais frágeis para confundir os poderosos, dai-nos, ao celebrar o martírio de santa Inês, a graça de imitar sua constância na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 21 de janeiro de 2023 sábado da 2ª Semana do Tempo Comum Santa Inês, virgem e mártir, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 9,2-3.11-14) – Com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santifica e realiza a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 46(47)

 

Por entre aclamações Deus se elevou,

    o Senhor subiu ao toque da trombeta.

 

 

 

– 21 de janeiro de 2023 sábado da 2ª Semana do Tempo Comum Santa Inês, virgem e mártir, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si.  (Mc 3,20-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Abri-nos, ó Senhor, o coração, / para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

21/01/23    2º Sábado TC – A:

Santa Inês, mártir (Itália, séc. 3)

 

Marcos 3,20-21: “Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si”.

 

Jesus, o senhor encontrou dificuldades e oposição ao seu ministério até mesmo em sua própria família.

Afinal, o senhor tinha tido uma vida normal na pequena Nazaré por cerca de 30 anos.

Quando saiu de casa para anunciar o Reino de Deus, como uma novidade que exigia conversão, e começou a realizar sinais admiráveis e atrair multidões, seus parentes certamente ficaram espantados.

Talvez houvesse alguma preocupação com sua saúde, pelo ritmo de vida missionária, que não lhe dava descanso nem mesmo para se alimentar.

Mas, o que mais os preocupava era a novidade da sua pregação, que contradizia muitas tradições religiosas, a ponto de alguns parentes julgarem que o senhor estava fora de si.

Naquele tempo, o clã familiar tinha poder sobre seus membros, e tentaram tirá-lo de circulação e levá-lo de volta para casa, para não envergonhar o nome da família.

Foi exatamente nessa situação que o senhor declarou que, daquele momento em diante, sua família seria constituída por aqueles que fizessem a vontade do Pai, acolhendo a sua Palavra.

Com toda certeza, sua Mãe era a primeira a entender a sua missão, e a seguir a sua Palavra, porque entregara sua vida para fazer a vontade de Deus, quando dera sua resposta ao anjo Gabriel.

Senhor, vemos que, pertencer à sua família de sangue não era garantia de fé na sua pessoa.

Assim como, pertencer à Igreja, pelo batismo, não garante fidelidade ao seu caminho.

 É preciso acolher a sua Palavra, confiar nela e se empenhar em praticá-la.

Ao mesmo tempo, ninguém pode agarrar o senhor, como se fosse sua propriedade, porque o senhor quer estar onde o povo necessitado e humilde está.

Senhor, continue presente no meio da multidão da nossa gente, para curar suas feridas, alimentá-la de esperança e convocá-la para ser Povo de Deus.

 

Maria santíssima, Mãe Aparecida, seu santuário tem as portas abertas de todos os lados, para que ninguém fique de fora, mas, dos quatro cantos todos se unam ao redor da mesa do seu Filho. Continue fazendo com que seus devotos sejam uma família reunida, para louvar, agradecer e caminhar sempre unida com seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Sombras ameaçadoras tiram a serenidade do missionário. Ao saber que Jesus “foi para casa”, podemos imaginar que pretendia descansar um pouco, antes de retomar a pregação e as obras. Não consegue, pois as multidões se aglomeram ao seu redor, de tal modo que não lhe sobra tempo nem para comer. Entretanto, Jesus não se indispõe contra o povo, mesmo ciente das energias que consome para atender tanta gente. O que realmente perturba o pregador do Reino são os que não compreendem o projeto de Deus que Jesus veio realizar. Concretamente, aqui são seus parentes que querem interromper sua missão. E o fazem com argumento impróprio e até ofensivo: considerá-lo louco é negar sua lucidez, anular suas palavras e, pior, exigir que o tirem de circulação.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 3,20-21 - Era tanta gente que não tinham tempo para comer

 

Saudação

 

“Uma grande multidão da Galileia o seguia.” Jesus demonstrava uma profunda sensibilidade e compaixão para com o povo que o procurava. Não se cansava de fazer o bem e resgatar a dignidade humana.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Mais uma vez, a multidão vai ao encontro de Jesus, mas, desta vez, vai encontrá-lo em sua casa. Em quais outros lugares a multidão buscou encontrar Jesus, conforme foi relatado em outras passagens bíblicas? O que os familiares de Jesus dizem a seu respeito?

 

“As multidões se reuniam sem necessidade de convocação. Não havia meios nem lideranças conclamando o povo para se aproximar de Jesus e restaurar a saúde. As ações de Jesus falavam por si mesmas; seu jeito de ser tocava os corações, e a notícia se espalhava tão rapidamente que era até impossível acreditar. De todos os lados chegavam caravanas; os povos que até então só conheciam a escuridão da lei queriam estar com Jesus, mesmo que fosse por um instante. Porém, Jesus não encontra o mesmo cenário quando se trata da própria família. Os seus achavam que ele estava com alguma perturbação mental. Queriam prendê-lo. Quase sempre é assim: os mais próximos não percebem o que é extraordinário”

 

2. Meditação (Caminho)

O texto revela o caráter libertador da ação de Jesus. Sua missão é resgatar o ser humano de todo mal que o aprisiona e restabelecer sua dignidade. Estou com a multidão para ir ao encontro de Jesus?

Por que a presença de Jesus incomodava algumas pessoas?

Medite em seu coração a atitude de Jesus, seu amor pleno e sua livre adesão à vontade do Pai.

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?

O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o/a conduz?

Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Certamente os parentes de Jesus queriam que ele descansasse. Às vezes, nós também dizemos para quem amamos especialmente familiares, descanse mais, trabalhe menos. É uma loucura esse ritmo de trabalho.

Só que Jesus era louco de amor ao Pai e a humanidade.

 

BÊNÇÃO

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.