domingo, 4 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Arrendou a vinha a outros vinhateiros. - (Mt 21,33-43)

 

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 04 DE OUTUBRO de 2020 (domingo) 278º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

"ESTAR SEMPRE UNIDO A JESUS; EIS O MEU PROJETO DE VIDA."

(Carlo Acutis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

DIA MUNDIAL DA NATUREZA

DIA DO CÃO

DIA NACIONAL DE ADOTAR UM ANIMAL

DIA MUNDIAL DO LOBINHO

DIA UNIVERSAL DA ANISTIA

DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE

DIA NACIONAL DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

DIA DO BARMAN

DIA NACIONAL DO PAISAGISTA

DIA INTERAMERICANO DA RADIODIFUSÃO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rinópolis (São Paulo) Carmo do Paranaíba - Frutal - Monte Azul - Salinas (Minas Gerais) Bom Jesus do Itabapoana - Engenheiro Paulo de Frontin (Rio de Janeiro) Cerro Largo (Rio Grande do Sul) Nossa Senhora das Dores - Salgado (Sergipe) Tamboril (Ceará) Campina do Simão (Paraná) Catingueira (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  RODRIGO ROBERTO MORENO (Maringá /PR) JULIANA TOFOLLI MOREIRA (Garça /SP) PAULO hEnrIque TRAMONTINI (Garça /SP ) FRancIScO augusto FerreiRa Gelamo (empresário – Três Lagoas /MS) DDumont  Luchiari (Drê Fantasias -  Garça /SP) Brasiliano Cavalcante (Garça /SP) Sebastiao Joaquim (Goiânia /SP) Kaike Castro (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  ALESSANDRA PLATERO e JOHNNY ALVES DA SILVA PLATEROó2003ó17 ANOS (sobrinhos São Paulo/SP)

SILVANA DE F. REIS ESCAQUETTE e JOSÉ CARLOS ESCAQUETTEó1997ó23 ANOS (EQ 11 ENS de IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP).

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MIRANDOPOLISó1964ó56 ANOS e LIONS CLUBE DE PACAEMBÚ PARAÍSO ó2003ó17 ANOS  (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Francisco (Itália, 1182-1226), Nascido numa família abastada, abandonou os bens materiais para abraçar uma vida de humildade e pobreza. Inspirador da “fraternidade franciscana”, amou pobres e doentes e a natureza inteira, obra de Deus.

SÃO PETRÔNIO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 21,33-43

Na parábola da vinha, os servos, que cumprem o seu dever, são os vitimados O filho, que devia ser respeitado, é agarrado, lançado fora da vinha e morto.

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A Igreja, vinha amada do Senhor, tem os braços abertos para acolher a todos. Como comunidade reunida em oração para dar graças a Deus e acolher sua Palavra, somos convidados a cuidar dessa vinha, para que produza frutos de paz e justiça. Celebremos em comunhão com a Igreja missionária, que neste mês nos recorda que a vida é missão.

– Oração 

 

PAI, TRANSFORMA-ME NUMA VINHA FECUNDA ONDE ENCONTRES OS FRUTOS DE AMOR, JUSTIÇA E SOLIDARIEDADE TÃO ESPERADOS. QUE EU JAMAIS TE DECEPCIONE, LEVANDO UMA VIDA ESTÉRIL.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus, eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 04  de outubro de 2020 27º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra de vida do Deus da paz. Ela visita nossa comunidade, vinha do Senhor, cercando-nos com os cuidados do Pai e tornando-nos férteis em frutos de bondade. 

 

1ª Leitura (Is 5,1-7) – A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1Vou cantar para o meu amado o cântico da vinha de um amigo meu: Um amigo meu possuía uma vinha em fértil encosta. 2Cercou-a, limpou-a de pedras, plantou videiras escolhidas, edificou uma torre no meio e construiu um lagar; esperava que ela produzisse uvas boas, mas produziu uvas selvagens.
3Agora, habitantes de Jerusalém e cidadãos de Judá, julgai a minha situação e a de minha vinha. 4O que poderia eu ter feito a mais por minha vinha e não fiz? Eu contava com uvas de verdade, mas por que produziu ela uvas selvagens?

5Pois agora vou mostrar-vos o que farei com minha vinha: vou desmanchar a cerca, e ela será devastada; vou derrubar o muro, e ela será pisoteada. 6Vou deixá-la inculta e selvagem: ela não será podada nem lavrada, espinhos e sarças tomarão conta dela; não deixarei as nuvens derramar a chuva sobre ela.

7Pois bem, a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e o povo de Judá, sua dileta plantação; eu esperava deles frutos de justiça — e eis injustiça; esperava obras de bondade — e eis a iniquidade. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 80(79)

A vinha do Senhor é a casa de Israel.

 

 

2ª Leitura (Fl 4,6-9) – Praticai o que aprendestes e o Deus da paz estará convosco.  Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

 

Irmãos: 6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamentos em Cristo Jesus.
8Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, honroso, tudo o que é virtude ou de qualquer modo mereça louvor.

9Praticai o que aprendestes e recebestes de mim, ou que de mim vistes e ouvistes. Assim, o Deus da paz estará convosco. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 04  de outubro de 2020 27º Domingo Do Tempo Comum

Arrendou a vinha a outros vinhateiros. - (Mt 21,33-43)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Eu vos escolhi foi do meio do mundo, / a fim de que deis um fruto que dure. / Eu vos escolhi foi do meio do mundo. / Amém! Aleluia, aleluia! (Jo 15,16). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro.
34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram.
36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma.
37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram.
40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.

42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’

43Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Produzamos bons frutos para o Reino de Deus”

Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”

(Mateus 21,43)

Começamos a reflexão deste Evangelho dominical com essa sentença final de Jesus. Ele está dizendo que, se não produzirmos frutos, o Reino de Deus será tirado de nós e entregue a um povo que produza frutos. O Reino de Deus não é estéril, ele produz frutos e mais frutos.

 

A partir da própria parábola dos vinhateiros desonestos, que simplesmente pegaram aquilo que era para eles cuidarem, pois aquela vinha pertencia ao proprietário, quando esse mandou seus emissários para prestarem conta de como estava a vinha, aqueles vinhateiros desprezaram, espancaram e até mataram alguns, apedrejaram outros, enfim, desprezaram os enviados do proprietário para não prestarem conta a ele. Por fim, o proprietário enviou também o seu próprio filho; e os vinhateiros disseram: “Vamos matá-lo logo porque é o filho e, assim, tomaremos posse de tudo”.

 

A parábola que Jesus está contando é muito dura e cruel porque está nos contando uma tragédia. Os vinhateiros estavam matando os enviados do proprietário da vinha e, depois, matando o próprio filho dele.

 

Quando olhamos para a história e, sobretudo, para a história da Salvação, saibamos que foi o que fizeram com Deus. Porque quando Deus enviou os seus emissários, profetas, seus sacerdotes, os patriarcas como mandou no Antigo Testamento, eles foram desprezados, muitos foram mortos e ignorados. Mas não é somente no passado, é no presente também; é no presente que a Palavra de Deus é desprezada, que a voz de Deus é ignorada, que os profetas são desprezados. 

 

“Podemos produzir frutos, se não ignorarmos nem desprezarmos a presença amorosa de Deus entre nós”

 

Talvez, não queiramos ouvir esse ou aquele profeta e queiramos ouvir o próprio Deus falando a nós. Deus enviou o Seu próprio Filho; e com Ele foram muito mais cruéis porque O mataram.

 

Não preciso dizer que, nos tempos de hoje, Jesus continua sendo desprezado, ignorado e morto. Não existe pior maneira de matar alguém do que ignorar a sua presença, distorcer, desprezar; e não podemos fazer parte desse grupo ou pensamento homicida.

 

Os homens tomaram conta do mundo e fazem dele o que querem, desprezam e ignoram a Deus. Em muitas das nossas casas, Deus está sendo ignorado, em muitas das nossas casas nem símbolos religiosos temos mais. Em nossas casas se ouve de tudo, mas não há espaço para ouvir a Palavra de Deus.

 

Precisamos cuidar para que o Reino de Deus não seja tirado de nós e seja dado para quem produz frutos, porque podemos produzir frutos, se não ignorarmos nem desprezarmos a presença amorosa de Deus entre nós. 

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com suas parábolas, Jesus nos surpreende com muita frequência, como no caso da parábola de hoje. Ela critica as autoridades de Jerusalém (em geral, os latifundiários) do tempo de Mateus, que aproveitam de seu poder e influência para se apropriarem da vinha do legítimo dono (os pequenos proprietários). Nessa parábola está sintetizada a história dos profetas, de Jesus e dos apóstolos, via de regra rejeitados e condenados. Deixando de lado o aspecto histórico e literal, a parábola questiona também a nós, a quem foi confiado o Reino de Deus, que temos o compromisso de produzir e entregar os frutos ao dono (Deus). Jesus não acusa a vinha (o povo) por não produzir frutos, mas seus responsáveis. Fazer parte do povo de Deus (a vinha do Senhor) não constitui privilégio, mas compromisso de produzir frutos de justiça, fraternidade, solidariedade. O Brasil é um dos países mais cristãos do mundo e é também um dos mais injustos. Deus cuida com amor e carinho do seu povo e espera dos responsáveis a mesma atitude.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, às vezes somos surdos à tua mensagem de amor; ou então, contrários aos teus projetos de renovação do mundo. Apegados aos nossos desejos egoístas, deixamos de produzir os bons frutos que de nós esperas. Impulsiona-nos, Senhor, a sermos solidários contigo na implantação do teu Reino. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 21,33-43 - O Reino é dado aos que produzem frutos

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Neste 27º domingo do Tempo Comum de nossa liturgia, peçamos que o Espírito Santo abra o nosso coração e nos torne sensíveis para reconhecermos o Senhor e acolhermos a sua Palavra.
Hoje fazemos memória de São Francisco de Assis. O Santo da paz, da alegria e do respeito à natureza. Um discípulo de Jesus, corajoso e autêntico, que não teve medo de assumir o radicalismo de sua proposta. Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Jesus é o enviado do Pai. Mais uma vez, estamos diante do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos que, para compreender bem o que Ele nos diz, é preciso muita atenção.

 

Faça uma leitura atenta e identifique os verbos, as ações que mais lhe chamaram atenção; depois, leia o texto novamente. O que ele diz? Há algum personagem? Ele o faz lembrar-se de algum outro texto?

 

“Esta parábola é uma síntese da conturbada história de Deus com o povo de Israel. A imagem da vinha para significar a herança de Deus é comum no Antigo Testamento. Deus escolhe um povo e o cerca de ternura infinita, como a águia cuida dos seus filhotes. Mas este povo, de cabeça-dura, quis seguir outros caminhos. Rejeitaram os profetas e o próprio Jesus, Filho de Deus.

Eles se apropriaram da vinha, utilizando seus frutos em proveito próprio. Diante disso é escolhida nova pedra angular, e o Reino é cedido a outros que apresentarão os desejados frutos. Esta parábola assume dimensão maior. Ela se aplica a cada um de nós. Quem muito recebeu, muito deverá produzir. Somos operários, parceiros de Deus, nesta obra.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

A meditação atualiza o sentido do texto até ficar claro o que Deus está nos pedindo. Quais frutos eu tenho para apresentar ao Senhor de minha vida? Vivo como se nada tivesse consequência ou vigio meus pensamentos e atitudes para que, com a graça de Deus, produzam frutos? Ao meu redor o bem cresce porque tenho atitude positiva diante dos acontecimentos cotidianos?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

 Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

A Palavra se fez vida em sua vida. Observe o que você experimenta neste tempo em que está com Deus.
A contemplação é o seu ponto de chegada, a última parte da leitura orante antes de sair em missão para vivê-la. Ao longo do dia, volte ao encontro com Deus. “Senhor, recebemos de vossa paternal bondade a missão de construir pontes entre irmãos: a ponte do diálogo para facilitar a comunicação de coração para coração, a ponte da amizade para nos sentirmos irmãos na caminhada, nos ajudando mutuamente em todos os momentos. Que eu seja, neste dia, e em todos os dias, um construtor de pontes para unir pessoas e permitir que vosso amor circule no coração de todos.”

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.