quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

😃COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor. – (Lc 7,24-30)

  


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 15 DE DEZEMBRO de 2022 (quinta-feira) 349º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ANTES DE ABRIR A PORTA DO CORAÇÃO NOVAMENTE, MELHOR LIMPAR A BAGUNÇA QUE FICOU DA ÚLTIMA VEZ.”

(Clarice Lispector)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA Do POLICIAl MILITAR (SP)

DIA DO JARDINEIRO

DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

DIA NACIONAL DO ARQUITETO E DO URBANISTA

DIA DO JORNALEIRO

DIA DO C

DIA da Economia Solidária

DIA da Literatura em Esperanto

DIA da Mulher Profissional de Direito

DIA da Declaração de Direitos

Dia da Fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Dia da Fundação da Universidade Federal de São Paulo-SP (UNIFESP

Dia da Fundação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) em Recife-PE

Dia da Fundação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em Cáceres

Dia da Fundação da Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA)

Dia da Fundação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em Brasília- DF

Dia da Fundação do Conjunto Cultural da República em Brasília- DF

Dia da Fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) em Brasília-DF

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bragança Paulista  - Caieiras (São Paulo) Brejetuba - Jerônimo Monteiro (Espírito Santo) Paty do Alferes - São José do Vale do Rio Preto (Rio de Janeiro) Unaí (Minas Gerais) Braga - Casca -  Chiapeta  - Esteio  - Frederico Westphalen - Gaurama - Gramado - Ibarama - Ibirapuitã - Ibiruba - Ipê - Miraguaí - Panambi - Pantano Grande - Pejuçara - Piratini - Rosário do Sul  - Sananduva - Três de Maio  - Trindade do Sul  - Osório  (Rio Grande do Sul) Floraí - Nova Esperança do Sudoeste - Pinhão - Pitangueiras - Quedas do Iguaçu  (Paraná) Bayeux - Livramento (Paraíba) Arroio Trinta - Salto Veloso (Santa Catarina) Arenápolis - Chapada dos Guimarães - Pinhalão (Mato Grosso) Batalha - Beneditinos- Bom Jesus - Canto do Buriti  - Castelo do Piauí - Palmeirais - Simplício Mendes - Paulistana (Piauí) Cidade Ocidental - Urutaí (Goiás) Baraúna (Rio Grande do Norte) Aurelino Leal (Bahia) Divina Pastora - Riachão do Dantas (Sergipe)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA JOSÉ VERISSIMO DOS SANTOS OLIVEIRA (Eq. 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) ALINE ROCHA RIBEIRO (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP)  MAURICIO APARECIDO BUENO (Lions Clube de TUPÃ CURUMIM /SP) MARCOS  ANTÔNIO  PERES MATA (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) ANA PAULA MENDES (Garça /SP) SONIA MARIA CASAGRANDE ANSANELLO (Garça /SP) FERNANDA ROSÁRIO JÚDICE (Garça /SP) WLADIMIR DUTRA BRANCO (Garça /SP) ABNER SILVA FILHO (Marilia /SP)CASSIANA SERAGUCI (Garça/SP) Jana Casadei MANtUANI  (Garça/SP) Pe. José João DE CHICO  (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP) MARIA Henriqueta CARVALHO PeGOLO  (Mogi-Guaçu /SP) ANTONIO CARLOS PALMA JÚNIOR (Dracena /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TEREZA PEREIRA CASALECCHI E JOSÉ CASALECCHI ó1968ó54 ANOSó(PRIMOS BAURU /SP) MARCÍA SUELI CARVALHAL ALTAFIM  e HÉLISSON  CÉZAR ALTAFIM ó1984ó38 ANOSó(Lions Clube de VERA CRUZ Paulista /SP)ALESSANDRA SIMÃO DA CRUZ e RICARDO “RIBÓ” A.  DA CRUZ ó2000ó22 ANOSó(AMIGOS-Garça /SP)CARINA MAIA CAPARROZ e GERSON LUIZ CAPARROZ JUNIORó2001ó21 ANOSó(Motoppar-Garça /SP)VIVIANE AP SOARES DA SILVA e PEDRO AUGUSTO DA SILVA DOS SANTOSó2012ó10 ANOSó(Garça /SP)

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DO Pe. Miguel João Borro  ó1979ó43 ANOS  (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

Nossa Senhora da Porta

SANTA Virgínia Centurione Bracelli

SANTA Nina ou Cristina

SANTA Cristiana

SANTA Maria Crucificada da Bréscia

SANTA Maria Vittoria De Fornari Strata

SANTA Virginia Centurione Bracélli

São Nino da Geórgia

■ São Valeriano de Avensa

São Carlo Steeb

São Maximino de Orleães

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

João Batista dá testemunho sobre Jesus (Lc 3,3ss). Agora Jesus testemunha a respeito de João, que está preso de forma marcante. - O menor no Reino de Deus é maior do que ele- Lc 7,24-30

 

Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre (Sl 118,151s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nosso Deus misericordioso vem libertar o povo da situação de miséria e dor, anunciando: “Com imensa compaixão, volto a acolher-te”. Recebamos a visita do Senhor, que nos faz reconhecer sua justiça e transforma nosso pranto em festa.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE O TESTEMUNHO FULGURANTE DE JOÃO BATISTA SIRVA DE INSPIRAÇÃO PARA MINHA ADESÃO AO TEU REINO. QUE JAMAIS ME FALTEM A FIRMEZA E O DESPOJAMENTO DO PRECURSOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, somos servos indignos e reconhecemos com tristeza as nossas faltas. Dai-nos a alegria do advento do vosso Filho que vem para nos salvar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 15 de dezembro de 2022 quinta-feira da 3ª Semana do Advento

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus dá testemunho de João Batista, o qual lhe havia preparado os caminhos: “Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João”. Acolhamos o convite à alegria que nos faz a Palavra de Deus.

 

 

1ª Leitura (Is 54,1-10) – Como a mulher abandonada o Senhor te chamou. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor. 2Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. 3Farás expansão para um lado e para outro, e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas. 4Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar; esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez. 5Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. 6O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como a esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. 7Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volto a acolher-te. 8Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu salvador, o Senhor. 9Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. 10Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 30(29)

 

Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

 

 

–        15 de dezembro de 2022 quinta-feira da 3ª Semana do Advento

 

 – Evangelho do dia 

 

João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor.  (Lc 7,24-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! / Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

15/12/22        3ª QUINTA-FEIRA ADVENTO A

 

Lucas 7, 24-26.29-30: “Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: - Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas?... Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta... Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

 

Jesus, o elogio que o senhor fez ao seu primo João Batista, prestes a ser assassinado pelo rei Herodes, fez do seu precursor um dos santos mais queridos pelos cristãos.

Ele não pôde ser seu discípulo, mas cumpriu até o fim a missão que lhe foi confiada de preparar os caminhos para o senhor.

Ninguém como João soube conectar tão bem o Antigo com o Novo Testamento, e sua pregação deixou muita gente preparada para acolher o senhor e o seu Evangelho, tornando-se seus discípulos.

Embora o seu batismo fosse apenas um rito penitencial, muita gente já estava de coração aberto para acolher o anúncio do Reino do Céu, feito pelo senhor, e para receber o batismo do Espírito Santo, que aconteceu em Pentecostes. No entanto, o senhor lamentava pelos fariseus e mestres da lei, que rejeitaram a pregação e o batismo de João, e ficaram fechados ao projeto de Deus, que nos trouxe com a sua Encarnação.

Certamente, porque também João não se enquadrava nos moldes da religião que eles ensinavam ao povo, trancados em seu tradicionalismo cultual e em suas posições sociais.

Senhor, com o correr dos séculos, nós também podemos nos fechar no passado seguro, ignorar os desafios do presente e recusar a esperança do futuro.

Mas, o Espírito Santo continua agindo para que possamos ser hoje testemunhas da sua Encarnação e da sua presença em nosso mundo.

Assim como santificou milhões de pessoas no passado, ele segue santificando milhões de pessoas da nossa geração, que são fiéis ao senhor e buscam ser justas diante de Deus.

Nós desejamos pertencer a esse povo de Deus, conscientes de que recebemos a fé e o batismo que o senhor nos deixou, e que nos transformou em filhos e filhas do seu Pai e nosso Pai, membros do seu Reino de justiça e de paz.

 

Maria santíssima, não permita que a graça santificante do nosso batismo se torne inútil em nossas vidas, mas que a renovemos sempre de novo, para que, mesmo sendo frágeis, o Espírito de seu Filho ressuscitado nos perdoe, nos purifique, e nos faça ser fiéis à nossa fé e à nossa Igreja. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus, falando às multidões, apresenta-lhes o verdadeiro retrato de João Batista. Seu valor não está no luxo nem se baseia numa pregação vazia e ambígua. Ele é um profeta de Deus, aliás, “muito mais que um profeta”. Vem a este mundo com missão bem definida: preparar todo o povo para que acolha o Messias. As pessoas simples e os cobradores de impostos se abriram à pregação de João, acreditaram em Deus e, pelo batismo, assumiram compromisso de vida nova. Em contrapartida, fariseus e mestres da Lei, que se consideravam justos, recusaram a proposta de João. Pior: “desprezaram os planos de Deus a respeito deles”. Jesus, ao longo de sua missão terrena, com frequência encontrará forte oposição por parte desses dois grupos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Marcos 7,24-30 - Uma mulher pagã pede pela filha e Jesus a atende

 

Oração Inicial

 

Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

 

“Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com bastante atenção quantas vezes julgar necessário. Destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e pare nas palavras que lhe chamarem atenção.

 

“Hoje, quando falamos de João Batista, todos o temos em grande consideração. Mas não foi sempre assim. Os fariseus e os mestres da Lei ficaram contra ele. Herodes e sua corte o prenderam e o mataram como presente de aniversário ao rei. Jesus tomou a defesa de João. Este não estava tentando agradar a seus ouvintes (um caniço que se dobra ao vento). Não era um representante do poder e das classes dominantes (não vinha do palácio). Era o profeta do Senhor com a missão de preparar a vinda do Messias (o mensageiro), o maior antes da chegada do Reino. O perfil que Jesus descreveu de João Batista é uma chave para avaliarmos as lideranças religiosas de hoje e também nossa adesão aos planos de Deus”.

 

2. Meditação (Caminho)

Hoje podemos e temos a responsabilidade de fazer mais e melhor do que no tempo de João, porque a revelação se cumpriu. Temos o testemunho daqueles que tocaram, ouviram e seguiram o Filho de Deus Altíssimo.

Como você vive sua missão de batizado/a?

Procure fazer com que suas atitudes e palavras abram caminhos para a ação de Deus no meio em que você vive. Isto é ser precursor de Cristo, mesmo sendo o menor no Reino de Deus.

3.Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e bondade, e faça a sua oração. Apresente suas intenções e preocupações ao Senhor…

Vamos pedir a Deus que continue insistindo conosco mesmo quando resistimos, somos lentos em responder aos seus apelos e convites.

“Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos fez compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revelou.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Quais compromissos você deseja concretizar em sua vida?

 

Bênção

 

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença.

Concede-nos acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor em nossas vidas.