quinta-feira, 10 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■ Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. – (Mt 5,20-26)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 10 DE JUNHO de 2021 (quinta-feira) 161 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

MANTENHA SEUS PENSAMENTOS POSITIVOS, PORQUE SEUS PENSAMENTOS TORNAM-SE SUAS PALAVRAS.

(Mahatma Gandhi)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

 DIA DA ARTILHARIA DO EXÉRCITO

 DIA DE CAMÕES

 DIA DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

 DIA DA RAÇA PORTUGUESA

 SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alenquer (Pará) Americano do Brasil - Gameleira de Goiás - Matrinchã - Mundo Novo - Nova Glória - Vicentinópolis - Bom Jardim de Goiás (Goiás) Exu (Pernambuco) Queimadas (Bahia) Sumidouro (Rio de Janeiro) Nova Olinda - Palmeirópolis - Santa Maria do Tocantins - Silvanópolis - Taguatinga (Tocantins) Guabiruba (Santa Catarina) Foz do Iguaçu (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROBERTINHO TRAMONTINI ARAUJO (primo Brasília/DF) ALESSANDRA DANTAS DOS SANTOS (Garça/SP) DANIELI JUNQUEIRA DOS SANTOS LEAL DE OLIVEIRA (Garça/SP)SIDNEY BRANDÃO AUNHÃO (Garça /SP) SEVERINA RIBEIRO (Garça/SP) DANIEL GARCIA FERREIRA (Garça/SP) KATIA ACCORINTE DE MORAIS (Garça /SP) SERGIO HENRIQUE COSTA COLLETES (Garça/SP) CLARICE BAFFINI (Garça/SP) LUAN LINARES (São Paulo /SP) FERNANDO GARCIA (Garça /SP) REGINA GRAVATIM (Garça /SP) SERGIO COSTA (Garça /SP) GILMAR ALVES SOBRINHO (Ceilândia /DF)JULIA DEGRANDE (São Paulo /SP) ANDRÉ LOPES (Lions Clube de Tupã Curumim /SP

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LÚCIA CARVALHO FURTADO e PAULO DE TARSO FURTADO (Lions Clube de TUPÃ /SP)-

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PROMISSÃO ó1990ó31 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

José de Anchieta (Espanha, 1534-1597), religioso jesuíta, veio ao Brasil em 1553, como missionário. Grande amigo e defensor dos índios procurou compreender a mentalidade e os costumes deles. É chamado “apóstolo do Brasil” por sua dedicação ao povo nativo, foi canonizado em 2014.

SÃO EFRÉM da Síria

SANTA ANA MARIA TAIGI

SÃO COLUMBA

SÃO FELICIANO

SÃO GREGÓRIO, O ILUMINADOR

SÃO PRIMO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Procura reconciliar-te com teu adversário – Mt 5,20-26

A qualidade dos nossos relacionamentos mostra quem somos, no que acreditamos, o que buscamos na vida.

 

- O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Por cegueira voluntária, muitos se recusam a crer no Evangelho de Cristo, não por culpa nem omissão do pregador. Peçamos a iluminação do Espírito Santo para reconhecer e acolher Jesus em nossa vida.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE REVERÊNCIA, DISPÕE MEU CORAÇÃO AO RESPEITO PARA COM A DIGNIDADE DO MEU PRÓXIMO, DE MODO QUE JAMAIS EU OUSE TIRAR-LHE, DE FORMA ALGUMA, A VIDA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 10 de junho de 2021  5ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Os evangelizadores estão a serviço de uma aliança nova – não da letra, mas do Espírito -, a qual comunica vida e foi cumprida por Jesus integralmente. 

 

1ª Leitura (2Cor 3,15-4,1.3-6) – Deus fez brilhar a sua luz em nossos corações, para tornar claro o conhecimento da sua glória.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 15até o dia de hoje, quando os israelitas leem os escritos de Moisés, um véu cobre o coração deles. 16Mas, todas as vezes que o coração se converte ao Senhor, o véu é tirado. 17Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade. 18Todos nós, porém, com o rosto descoberto, contemplamos e refletimos a glória do Senhor e assim somos transformados à sua imagem, pelo seu Espírito, com uma glória cada vez maior. 4,1Não desanimamos no exercício deste ministério que recebemos da misericórdia divina. 3E, se o nosso Evangelho está velado, é só para aqueles que perecem que ele está velado. 4O deus deste mundo cegou a inteligência desses incrédulos, para que eles não vejam a luz esplendorosa do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 5De fato, não nos pregamos a nós mesmos, pregamos a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus. 6Com efeito, Deus que disse: “Do meio das trevas brilhe a luz” é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para tornar claro o conhecimento da sua glória na face de Cristo. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 85(84)

 

A glória do Senhor habitará em nossa terra.

 

 

– 10 de junho de 2021  5ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. (Mt 5,20-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, / como eu vos tenho amado (Jo 13,34).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Busquemos sempre nos reconciliar com o próximo”

“Quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta” 

(Mateus 5,23-24)

As igrejas falam de ofertas, as pessoas falam de ofertar-se a Deus e ao próximo, e o ofertar é uma grande oferenda. Veja, a oferenda que Deus quer, em primeiro lugar, é a reconciliação.

 

Se vamos diante do altar, vamos para nos reconciliar com Deus, mas ninguém se reconcilia com Ele quando ainda não se reconciliou com os outros, com os irmãos. Precisamos deixar de lado esse espírito perverso e enganador, em que as pessoas se colocam umas contra as outras e, simplesmente, ignoram-se.

 

Às vezes, a pessoa diz assim: “Eu comungo todos os dias”, “Rezo o meu rosário todos os dias”, “Tenho as minhas práticas”. Essas práticas são meios, são bênçãos, e elas que nos levam na direção de Deus, mas essas práticas precisam nos quebrar por dentro, precisam arrebentar o coração para que se voltem verdadeiramente para a reconciliação.

 

“O que nos coloca verdadeiramente em Deus é o coração imolado, para que nos reconciliemos uns com os outros”

 

Se queremos milagres em nossa vida, não conheço milagre maior do que corações reconciliados. Quando falamos em “reconciliar” é porque havia uma conciliação, havia uma comunhão, e essa comunhão foi rompida, foi agredida ou, de alguma forma, foi dissimulada pelos acontecimentos. E ao invés de viverem reconciliadas, as pessoas vivem brigadas, separadas, desunidas, colocam-se umas contra as outras.

 

À medida que não vamos resolvendo as pequenas coisas, as coisas pequenas vão se tornando grandes, e pessoas que relativizam coisas pequenas permitem que elas cresçam e vão se tornando cada vez maiores. E, às vezes, quando a coisa se torna tão grande, a reconciliação torna-se humanamente impossível.

 

Casais que poderiam se reconciliar não conseguem mais fazê-lo; famílias que poderiam se juntar não conseguem mais; irmãos que precisam conviver juntos não conseguem.

 

Hoje, percebemos um grande cisma, um grande movimento de separação, de divisão formando-se e crescendo, sobretudo porque não sabemos sacrificar nossos próprios sentimentos e afetos, porque estamos sendo levados pelos impulsos dos sentidos, e facilmente ficamos ressentidos uns com os outros.

 

A Igreja do Senhor leva seus filhos a reconciliarem-se com o Senhor e uns com os outros. As ofertas que vão nos colocar diante de Deus não são nossas ofertas materiais, pois estas são simbolismos; o que nos coloca verdadeiramente em Deus é o coração imolado, para que nos reconciliemos uns com os outros.

 

É preciso um grande esforço para superarmos as mágoas, os rancores e os dissabores que vamos criando ao longo da vida. O Céu é a pátria dos reconciliados. Reconciliemo-nos uns com os outros enquanto estamos à caminho, porque senão seremos entregues ao tribunal, e do tribunal de Deus só sairemos se pagarmos o último centavo. É preferível nos reconciliarmos em vida para que, na vida futura, tenhamos direito ao Reino dos Céus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Por que a comunidade de Jesus deve superar a justiça dos doutores da Lei e dos fariseus? Porque eles não cumprem o que ensinam; por vezes invalidam a lei com acréscimos ou porque se fixam na letra sem penetrar no espírito (cf. Mt 23,1-7). Jesus se apresenta com autoridade suprema e nos mostra como levar à plenitude as exigências do amor. Os que entram no Reino de Deus devem superar os doutores da Lei e os fariseus e imitar Jesus pela prática do amor gratuito. As palavras ofensivas, a prepotência, o desprezo são manifestações contra a vida do próximo. Não basta não ofender o próximo, é preciso amá-lo como Jesus o ama. O próprio culto a Deus será vazio, se não for revestido de caridade. O amor fraterno, que supõe reconciliação, torna a celebração litúrgica fecunda e agradável a Deus.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, exiges dos teus seguidores atitudes mais perfeitas do que a dos doutores da Lei e dos fariseus. Eles conhecem os mandamentos de Deus, mas não os praticam. Quanto a ti, Jesus, cumpres fielmente a vontade do Pai e exiges que nossos atos brotem do coração. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 5,20-26 - É necessário assumir a centralidade do Amor

Oração Inicial

 

A Palavra hoje nos fala de um jeito novo de viver, ensinado por Jesus. Ele nos mostra a justa atitude interior ao orar: é preciso estar reconciliados. Nos fala também que a prática do amor fraterno é mais importante que atos exteriores de culto.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O que Jesus nos diz neste texto? Ao meditar o Evangelho preste atenção os verbos, as atitudes e as palavras dos personagens envolvidos.

 

“Para a moral dos judeus, a Lei fria era suficiente para agradar a Deus. A prática do compromisso assumido pelo discípulo de Jesus deve superar o legalismo dos líderes religiosos, que se contentavam em observar as normas e os preceitos. Entrar no Reino é metáfora que indica encontrar-se sob o governo de Deus, tornar-se alguém que reconhece sua realeza e viver segundo os seus critérios. Jesus é o novo que surge no horizonte da humanidade, e suas palavras assinalam um novo ponto de partida, uma nova moral e um novo relacionamento com Deus Pai. Jesus coloca um novo marco de caminhada: a reconciliação com o irmão, que deve anteceder ao sacrifício. Tanto a ofensa como o perdão nascem no coração das pessoas.

 

2. Meditação (Caminho)

O que este texto diz para mim? “Deixa tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irão.” O que esta advertência de Jesus fala aos seu coração?

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus, Pai de amor e bondade, que em Sua infinita misericórdia acolhe todos os que se aproximam de Vós com o coração arrependido, acolhei meu pedido de perdão por tantas faltas cometidas contra Ti e meus irmãos.

Senhor Jesus Cristo, Mestre da ternura e do amor, que devolveu a vida em plenitude a tantos homens e mulheres imersos no pecado e caminhantes das trevas, conduzi-me nos caminhos do perdão e fortalecei minha alma para que eu tenha a humildade de pedir perdão e a misericórdia de saber perdoar.

Espírito Santo, Consolador da alma, Advogado dos justos e Paráclito do amor, inspirai em meu coração gestos de bondade e ternura, que devolvam aos corações angustiados.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? O que você pretende fazer para atender esse pedido? O que mais a Palavra de Deus o(a) convida a viver?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.