quinta-feira, 24 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno. - (Mc 9,41-50)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 24 DE MAIO DE 2018 (quinta-feira) 144º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O NOSSO CARÁTER É O RESULTADO DA NOSSA CONDUTA.”
(Aristóteles)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DO CAFÉ
 DIA NACIONAL DO MILHO
 DIA NACIONAL DO CALCÁRIO AGRÍCOLA
 DIA NACIONAL DO CIGANO
DIA PANAMERICANO DO ENGENHEIRO CIVIL
DIA DO VESTIBULANDO
DIA DO TELEGRAFISTA
 DIA NACIONAL DO DETENTO
DIA DO DATILÓGRAFO (DIGITADOR)
DIA DA ARMA DE INFANTARIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Elevação da Vila de Santo Antônio dos Patos [atual cidade de Patos de Minas] - Abre Campo - Caratinga - Monte Santo de Minas - Palma - Prados - Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais) Mauá da Serra - Santo Antônio da Platin (Paraná) Palmares - Sertânia (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   TÂNIA BARROS SHIRAKAWA (prima-Campinas /SP) ANA CAROLINA GIMENEZ SABATINE (Garça/SP)NEIVA BENTO BELINI (Garça/SP) MARCO ANTONIO MUNHOZ DE LIMA (Garça/SP) VALCIRIA CHAGAS GOUVEIA DA SILVA (Garça/SP) AMANDA RIBEIRO GUIMARAES DE OLIVEIRA (Garça/SP) LUISA REHDER DALL AGNOL (Marilia/SP)CASSIANA TOFFOLI JORGE (Garça /SP) WALTER IZIDORO MARTINS (Garça /SP) MARIA DEL CORAL FERNANDEZ (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO JOÃO VICENTE DE LÉRINS
SANTA SARA KALI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).
O bem feito aos outros é o que mais conta diante de Deus. A exploração, injustiça que clama aos céus, é mal que deve ser extirpado da sociedade e dos corações, assim como toda forma de pecado.
Oração
PAI, TORNA-ME FORTE PARA TIRAR DA MINHA VIDA TUDO QUANTO POSSA SERVIR DE CONTRATESTEMUNHO A MEU PRÓXIMO E LEVÁ-LO A AFASTAR-SE DE TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
24 de maio de 2018 5ª-feira da 7ª Semana do Tempo Comum
A ferrugem e as traças acusam a tolice de quem vive para acumular e explorar; a partilha, mesmo que de um copo de água, acumula tesouros diante de Deus.

 1ª Leitura - (Tg 5,1-6) - Vossa riqueza está apodrecendo. Leitura da Carta de São Tiago:

1E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. 2Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. 3Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. 4Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. 6Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 48 (49)
Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!

Evangelho do dia
24 de maio de 2018 5ª-feira da 7ª Semana do Tempo Comum
É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno. - (Mc 9,41-50)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 41disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Paulinas,
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         O Espírito Santo governa as nossas inclinações interiores

Quando não temos governo sobre nossas inclinações, tornamo-nos seres humanos desgovernados no comer!
É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga” (Marcos 9,44).
A advertência de Jesus, no Evangelho de hoje, parece assustadora para o nosso coração. Como vamos nos mutilar? Cortar as mãos, os braços, os pés? Daqui a pouco, não sobrará nada de nós!
Na verdade, a sabedoria evangélica se resume numa só frase: é preciso cortar o pecado, para que ele não domine os membros do nosso corpo, para que o pecado não domine a nossa vontade e as nossas inclinações interiores.
O pecado é concebido a partir das nossas inclinações, por isso, se as nossas mãos nos conduzem para um caminho de pecado, precisamos ser firmes com ela. É como aquela antiga musiquinha: “Cuidado olhinho com o que vê, porque o Papai do Céu está olhando para você”. Não precisamos arrancar os nossos olhos; na verdade, direcioná-los e cortar aquilo que os conduz ao pecado. Precisamos fazer isso para que tenhamos postura e disciplina interior, senão, daqui a pouco, não teremos controle sobre a nossa vontade, nossa disposição e aquilo que fazemos.
Aquilo que não cortamos cresce, é como uma erva daninha que pode não significar nada, mas a erva daninha não cortada cresce e vira aquele mato que estraga toda a plantação. O mal que entra em nós precisa ser cortado. A grande violência que fazemos não é a de nos violentar, mas a de disciplinar nossas inclinações, é dizer a nós mesmos que podemos governar nossa vontade.
Quando não temos governo sobre nossas inclinações, tornamo-nos seres humanos desgovernados no comer, no beber, falar, agir, proceder e no pensar, porque não colocamos ordem nem disciplina no que fazemos.
A Palavra de Deus nos conduz à saúde no Espírito, e ter saúde espiritual é ter disciplina sobre nossas inclinações, sobre aquilo que realizamos e dizemos.
Que o Espírito Santo de Deus venha em socorro as nossas fraquezas e dificuldades, para que possamos ter disciplina e controle sobre as nossas atitudes e para que nossa vida seja bem governada.
Deus abençoe você!

ReflexãoMiopia espiritual e “chatura” moral
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje — talvez como poucas vezes em nossa história, esta sociedade ferida aguarda uma nova chegada do Senhor. Aguarda a entrada saneadora e reconciliadora Daquele que é Caminho, Verdade e Vida. Seu passo e sua presença salvadora têm sido uma constante em nossa historia.

Não é exagerado afirmar que estamos em um tempo de “miopia espiritual e chatura moral” que faz com que nos queiram impor como normal uma “cultura de padrão de conduta inferior”, parecera não haver lugar para a transcendência e a esperança. Mas no homem continua latindo um desejo de Deus. Diante da soberbia e invasiva prepotência dos novos Goliat, que desde alguns meios de comunicação e não menos despachos oficiais, reatualizam preconceitos e ideologizamos altruístas, se faz necessário como nunca a serena confiança de David para que desde este nível defenda a herança.

—Hoje mais que nunca, pode-se descobrir uma busca do Absoluto que, por momentos, adquire a forma de grito doloroso de uma humanidade ultrajada: “Queremos ver Jesus” (Jn 12,21).

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Cuido de meus atos! Eles devem testemunhar que fiz opção feliz pelo Reino de Deus e estou neste caminho.
-Tenho consciência disso?
- Com quem devo ser violento? Comigo mesmo, com meus erros!
- Minhas mãos para que servem? Para fazer o bem?
 - Meus pés me levam ao encontro do irmão?
- Meus olhos transmitem paz, alegria, felicidade?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 9,41-50 - Não escandalizar os pequenos que crêem
Saudação 
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando: 
Adoro-vos, meu Deus,
amo-vos de todo  o coração.
Agradeço-vos porque me criastes.
Ofereço-vos tudo
e para a vossa maior glória.
Preservai-me do pecado e de todo o mal.
A vossa graça esteja sempre comigo e
com todos os que amo. Amém.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio na Bíblia, atentamente, o texto: Mc 9,41-50, e observo as palavras de Jesus.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa.
Jesus continuou:
- Quanto a estes pequeninos que creem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Se uma das suas mãos faz com que você peque, corte-a fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga.Se um dos seus pés faz com que você peque, corte-o fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna aleijado do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no inferno. Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.
- Pois todas as pessoas serão purificadas pelo fogo, assim como os sacrifícios são purificados pelo sal. O sal é uma coisa útil; mas, se perder o gosto, como é que vocês poderão lhe dar gosto de novo? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros.
Refletindo
Jesus fala de escândalos contra os "pequeninos que creem". Na Bíblia, quando se diz que alguém foi motivo de escândalo, significa que ele levou alguém a errar. Na etimologia da palavra, do grego skandalon, significa "obstáculo" ou "armadilha" para derrubar alguém. Jesus diz que este obstáculo podem ser as mãos ou os pés. Fala em arrancar os olhos, cortar as mãos ou os pés, significando a gravidade da perda da fé.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração?
As mutilações de que fala Jesus são para mostrar a gravidade dos escândalos: o pé que anda no mau caminho, a mão que é utilizada para causar destruição e induzir outras pessoas a fazer o mesmo.
Meditando
Em Aparecida os bispos falaram de um escândalo causado pela exclusão e pela injustiça. Disseram: "Segue uma dinâmica de concentração de poder e de riqueza em mãos de poucos. Concentração não só dos recursos físicos e monetários, mas sobretudo de informação e dos recursos humanos, o que produz a exclusão de todos aqueles não suficientemente capacitados e informados, aumentando as desigualdades que marcam tristemente nosso continente e que mantêm na pobreza uma multidão de pessoas. O que existe hoje é a pobreza de conhecimento e do uso e acesso a novas tecnologias. Por isso é necessário que os empresários assumam sua responsabilidade de criar mais fontes de trabalho e de investir na superação desta nova pobreza." (DAp 62). 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com a canção:
RELIGIÃO LIBERTADORA
Pe.Zezinho, scj
É por causa do meu povo machucado
Que acredito em religião libertadora
É por causa de Jesus ressuscitado
Que acredito em religião libertadora

É por causa dos profetas que anunciam
Que batizam, que organizam, denunciam
É por causa de quem sofre a dor do povo
É por causa de quem morre sem matar

É por causa do pequenos e oprimidos
Dos seus sonhos, dos seus ais, dos seus gemidos
É por causa do meu povo injustiçado
Das ovelhas sem rebanho e sem pastor

É por causa do profeta que se cala
Mas até com seu silêncio grita e fala
É por causa de um Jesus que anunciava
Mas também gritava aos grandes: ai de vós

É por causa do que fez João Batista
Que arriscou mas preparou a tua vinda
É por causa de milhões de testemunhas
Que apostaram sua vidas no amor.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que pode ser motivo de escândalo ao meu irmão.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.