segunda-feira, 6 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.. - (Jo 6,22-29)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 06 DE MAIO DE 2019 (segunda-feira) 126º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE VOCÊ DESEJA UM TRABALHO BEM FEITO, ESCOLHA UM HOMEM OCUPADO; OS OUTROS NÃO TEM TEMPO.
 (Benjamin Franklin)

 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DA FILATELIA
DIA UNIVERSAL DO SELO
DIA DO TAQUÍGRAFO
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
DIA Nacional da Distonia
DIA MUNDIAL DO ACORDEON
DIA DO CARTÓGRAFO
DIA DA SOBERANIA SOBRE A AMAZÔNIA
DIA INTERNACIONAL DA CORAGEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cascavel - Jaguaribe (Ceará) Denise (Mato Grosso) Mandaguari (Paraná) Goiandira (Goiás) Sonora (Mato Grosso do Sul) Laranja da Terra - Santa Maria de Jetibá - Vargem Alta (Espírito Santo) Barcelos (Amazonas) Palmeira das Missões - Santana da Boa Vista - São Paulo das Missões (Rio Grande do Sul) Quixabá (Paraíba) Prainha (Pará) Serra Talhada (Pernambuco)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: TELMA REGINA DOS SANTOS MECENERO  (Macrocontábil Conessa-EQ 02 ENS APARECIDA Setor de Garça/SP)ROGÉRIO MECENERO  (MILITAR-EQ 02 ENS APARECIDA Setor de Garça/SP)RICARDO ALEXANDRE VALSECHI CONESSA (meu sobrinho AdvogadoGarça /SP) ALESSANDRO ZANON FRANCISCO (São Paulo/SP)OSVALDO TEIXEIRA MENDES FILHO (PDG- Lions Clube de Mirandópolis /SP) JOÃO PEDRO DAVILA JUNIOR (Lions Clube de Valparaíso /SP) VIVIANE APARECIDA SOARES DA SILVA (Garça/SP) ELIZEU MARCOS IZAIAS (Posto Skinão Garça/SP) GUILHERME MASTRANTONIO MIRANDA (JM AGROPECUÁRIA Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA MARIA ALCARÁS SARAIVA e VALDEIR DE ALMEIDA SARAIVA (Marilia/SP)
  Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE VALPARAÍSOó1990ó29 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
■ SãO DOMINGOS SÁVIO
SãO LEONARDO MURIALDO
SãO LÚCIO DE CIRENE
ANA ROSA GATTORNO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida por suas ovelhas e quis morrer pelo rebanho, aleluia!
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Viemos buscar Jesus certos de que ele é o alimento duradouro, fonte de vida e felicidade, que nos torna pessoas de fé e cheias do Espírito. O Senhor nos mostre seus caminhos e nos ajude a cumprir sua vontade..
– Oração 
SENHOR, QUE NOSSO CORAÇÃO ESTEJA SEMPRE ABERTO PARA COMPREENDER OS TEUS SINAIS. QUE NÃO NOS FALTE O PÃO DO SUSTENTO E O PÃO DA PALAVRA..
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, vós que mostrais a luz da verdade aos que erram para que possam voltar ao bom caminho, concedei a todos os que se gloriam da vocação cristã rejeitem o que opõe a este nome e abracem quanto possa honrá-lo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2ª-feira da 3ª Semana da Páscoa – 06 de maio de 2019


1ª Leitura (At 6,8-15) – Não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
– Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga de Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.
10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.
13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.
15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 119 (118)
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.


Evangelho do dia
– 2ª-feira da 3ª Semana da Páscoa – 06 de maio de 2019
esforçai-vos não pelo alimento que se perde,
mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.. - (Jo  6,22-29)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus Cristo ressurgiu, por quem tudo foi criado; ele teve compaixão do gênero humano.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.
23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Jesus é o alimento que nos dá a vida eterna”
 “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”
(João 6,27).
A verdade é que a vida humana é se levantar até o sol se pôr para trabalhar e conseguirmos o pão de cada dia, o pão que conquistamos com o suor do nosso rosto, do nosso trabalho e da nossa dedicação.
O que é a vida humana senão o esforço para trazer para dentro de casa o pão da subsistência, o pão que alimenta, e trazer condições para que a nossa vida humana seja cada vez mais digna e melhor?
Abençoado seja Deus e você pelo trabalho que realiza para conquistar o pão de cada dia. Não se esforce somente por esse alimento que depois perece. O alimento que você comprou ontem, serviu só para ontem, alimentou-o, colocou-o de pé. O pão que comi hoje me serviu para hoje e, às vezes, nem dá para o dia inteiro; comemos de manhã, e mais tarde temos de comer de novo para permanecermos de pé. Porém, com muito mais esforço, com muito mais empenho e amor, devemos nos dedicar pelo alimento que permanece até a vida eterna.
Sejamos bons trabalhadores, mas sejamos também bons cristãos. Sejamos realmente bons naquilo que fazemos, mas sejamos, acima de tudo, discípulos do Mestre Jesus, por isso trabalhemos com todo o nosso coração para termos em nós o alimento que Ele nos dá.
Com muito mais esforço e amor, devemos nos dedicar pelo alimento que permanece até a vida eterna.
Que alimento é esse? Ele é o próprio alimento que vem alimentar a nossa vida, Ele é o alimento da nossa alma, do nosso espírito, da nossa mente e da nossa vontade. A verdade é que precisamos trabalhar mais para nos alimentarmos mais de Jesus, porque nós temos engordado, nos alimentado, temos nos saciado fisicamente, mas estamos muito raquíticos na fé.
Olhemos para as nossas casas, para as nossas famílias, para os nossos filhos. Estamos enchendo as crianças de biscoitos, refrigerantes etc. Estamos enchendo os nossos filhos de brinquedos, de parafernálias, mas o alimento de Jesus é somente um pouquinho de ração, e por isso os filhos estão desfalecendo na fé. Também estamos desfalecendo na fé, por isso fraquejamos tanto, caímos e nos decepcionamos tanto, porque trabalhamos tanto pelo alimento e pela vida humana, terrena, mas não nos alimentamos do pão que dá a vida eterna.
Não nos alimentamos de Jesus somente para um dia irmos para o Céu, nós nos alimentamos do Senhor para que a vida d’Ele esteja em nós, é por isso que precisamos nos esforçar. A palavra e o verbo são esforço, luta, dedicação e empenho.
Como não lembrar que minha mãe trabalhou com todo amor do mundo para garantir um arroz, um feijão e um ovinho dentro de casa! E, às vezes, uma vez por mês, um pedaço de carne. Que esforço ela fez para ter isso, mas que esforço ela também fez para que nos alimentássemos de Deus.
Precisamos parar de fazer “corpo mole” no que diz respeito à fé, à oração e, sobretudo, ao alimentar-se de Deus. Ou nos esforçamos ou pereceremos por falta do pão que nos dá a vida em Deus.
Deus abençoe você!
– Reflexão - João 6: o verdadeiro “pão” é a “Torá”
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus chama a atenção sobre o fato de não terem entendido a multiplicação dos pães como um "signo", senão que todo seu interesse centrava-se em saciar-se. Entendiam a salvação desde o ponto de vista meramente material, e com isso rebaixavam o homem e, na realidade, excluíam a Deus. Mas, se olhavam o maná somente desde o ponto de vista de saciar-se, há de considerar que o maná não era pão do céu, senão pão da terra. Mesmo que viesse do "céu" era alimento terrenal.

O verdadeiro pão do céu, que alimenta a Israel, é exatamente a Lei, a palavra de Deus. Na literatura sapiencial, a sabedoria, que se faz presente na Torá, aparece como "pão" (Pr 9,5). Israel reconheceu cada vez com maior claridade que a palavra de Deus é dom fundamenteal e duradouro de Moisés.

—O que realmente distingue a Israel é que —na Lei— conhece a vontade de Deus e, assim sendo, o reto caminho da vida.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Há intenso movimento de multidões em busca de Jesus, depois que ele saciou a fome dos cinco mil homens.
Finalmente o encontram. Então Jesus os faz refletir: Por que realmente estão indo atrás dele? Só por benefícios materiais? Todo o esforço de Jesus consiste em fazer as pessoas descobrirem o verdadeiro sentido espiritual dos sinais que ele realiza. Ele não é um milagreiro, mas é o Filho de Deus que entrega a si mesmo para saciar a humanidade que procura mais vida. Quando as pessoas perguntam a Jesus quais são as obras que agradam a Deus, certamente estão pensando nos inúmeros preceitos e tradições que os doutores da Lei e os fariseus impunham sobre o povo. O mais importante é acolher a pessoa de Jesus com seu ensinamento. A única obra é acreditar naquele que o Pai enviou.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas

Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,22-29 – O povo procura Jesus
Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando com todas as pessoas que se encontram neste espaço virtual:
 Espírito de verdade,
a ti consagramos a  mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.
Que   conheçamos Jesus Mestre
e compreendamos o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto?
Lemos o texto inteiro de uma vez. Jo 6,22-29
Relemos, devagar, versículo por versículo.
No dia seguinte a multidão que estava no lado leste do lago viu que ali só havia um barco pequeno. Sabiam que Jesus não tinha embarcado com os discípulos, pois estes haviam saído sozinhos. Enquanto isso, outros barcos chegaram da cidade de Tiberíades e encostaram perto do lugar onde a multidão tinha comido pão depois de o Senhor Jesus ter dado graças. Quando viram que Jesus e os seus discípulos não estavam ali, subiram nos barcos e saíram para Cafarnaum a fim de procurá-lo.
A multidão encontrou Jesus no lado oeste do lago, e perguntaram a ele:
- Mestre, quando foi que o senhor chegou aqui?
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres. Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade.
- O que é que Deus quer que a gente faça? - perguntaram eles.
- Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou! - respondeu Jesus.
Refletindo
A multidão vai atrás de Jesus, o procura e quer saber quando chegou  a oeste do lago de Tiberíades. Jesus não responde à pergunta deles, mas aproveita a ocasião para orientar, aponta para o alimento que dura para a vida eterna. Referia-se à Eucaristia.

2. Meditação (Caminho) 
Deus sempre nos antecede. Quando chegamos a qualquer lugar, ele já está lá. Às vezes nos damos conta disso, às vezes não. Como a multidão, perguntamos: “quando chegaste aqui, Senhor?” Também nós somos questionados sobre a razão de nossa busca, de nossa procura. O que esperamos de Deus? Apenas o alimento de cada dia? Milagres? Vida tranquila? Quem de nós busca Deus, apenas pelo que Ele é?
Refletindo
Os bispos, em Aparecida, falaram sobre este tema: “os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d’Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. (...) Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada.” (DAp 41).
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto nos faz dizer a Deus?
Rezemos:
Jesus Mestre,
ao meu coração, se substitua o teu.
Ao meu amor a Deus, ao próximo, a mim mesmo,
se substitua o teu.
(Bem-aventurado Alberione)

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?  Sentimo-nos discípulos/as de Jesus. Vamos viver este dia como discípulos e missionários de Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida.
E rezamos, finalizando:
Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.

BÊNÇÃO

Jesus e Maria, dai-nos  a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém