quarta-feira, 22 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.” - (Mt 5,17-19)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 22 DE MARÇO DE 2017 (quarta-feira) 81º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O HOMEM COMUM FALA, O SÁBIO ESCUTA, O TOLO DISCUTE.
(Sabedoria oriental)


Datas Comemorativas
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
DIA NACIONAL DA ÁGUA
"A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos." Esse alerta, contido no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água, é um desafio para a humanidade.
semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aparecida D'Oeste - Arco-Íris - Nova Granada - Onda Verde - Pracinha - Pratânia - Quadra - Santa Adélia - Santa Salete (São Paulo) Balsas (Maranhão) Xapuri (Acre) São Pedro do Sul - Santo Ângelo (Rio Grande do Sul) Botuporã (Bahia) Campina Grande do Sul (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PRISCILA BATAGLIOTTI CAPARROZ (Eq 04 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça /SP) ROQUE JAVIER MERIDA DELGADO (Orthometric Marilia /SP)ALESSANDRO SANTOS PINELLI (Garça / SP) LUIZ FERNANDO BOSQUE DE CARVALHO (Garça/SP) JOSÉ VITALINO DOS SANTOS NETO (Marilia /SP) VALERIA SCARAMUZZA ABIDO (Barretos /SP)


Santo do Dia
SÃO ZACARIAS, PAPA
SANTA LÉIA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
O conhecimento e a prática dos mandamentos nos proporcionam vida, sabedoria e a participação nas promessas divínas. Eles apresentam todo o plano da salvação e são expressão do amor de Deus.
 Oração
PAI, LIVRA-ME DO PERIGO DE REDUZIR MINHA OBEDIÊNCIA AOS TEUS MANDAMENTOS À EXECUÇÃO MECÂNICA DE GESTOS EXTERIORES. REVELA-ME, CADA VEZ MAIS PROFUNDAMENTE, A TUA VONTADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Quarta-feira da 3ª Semana da Quaresma - 22/03/2017
Não deixemos escapar do coração nada do que nos é ensinado acerca da lei de Deus, transmitida ao povo por Moises e cumprida plenamente por Jesus.


1ª Leitura (Dt 4,1.5-9) – “Cumpri e praticai as leis e decretos. Leitura do Livro do Deuteronômio.:

Moisés falou ao povo, dizendo: 1'Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos vai dar. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria
e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: 'Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação! 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 147(148)
Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Evangelho do dia
Quarta-feira da 3ª Semana da Quaresma - 22/03/2017
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande. - (Mt 5,17-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Gloria a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Precisamos ensinar os mandamentos de Deus ao próximo
Devemos não só observar os mandamentos, mas ensinar outros a vivê-los!
Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus  (Mateus 5, 19).
Queremos observar duas coisas importantes no ensinamento de Jesus ao nosso coração no dia de hoje. O primeiro deles é não desconsiderar os mandamentos, não relativizar os mandamentos da Lei de Deus, que são vias para a nossa salvação, o procedimento que todo cristão, todo homem e mulher de Deus precisam ter para fazer parte do Reino de Deus. Os mandamentos do Senhor são vida para a nossa vida!
Não leve os mandamentos como proibições, como regras colocadas, inquisitórias, “faz isso ou faz aquilo”. Coloquemos os mandamentos da Lei do Senhor como vida para a nossa vida.
Todo mandamento têm o divino, a presença amorosa de Deus nele, desde o primeiro – amar a Deus sobre todas as coisas – ao último, que nos chama a não cobiçarmos nada que seja do outro. São divinos os mandamentos de Deus. E tudo aquilo que é divino é vida, é sagrado; é vida para a nossa própria vida. Por isso, digo a você: não desconsidere os mandamentos do Senhor.
Às vezes, estamos acostumados a fazer uma coisa, e essa coisa é errada, então dizemos: “Os outros mandamentos eu cumpro, mas esse aqui…”, e quando vemos, relaxamos e, mais ainda, o coração se corrompe; então, começamos a desconsiderar aquilo que é tão importante, aquilo que não podemos deixar de lado. Não desconsideremos um só mandamento do Senhor.
Quando precisamos revisar nossa vida, quando precisamos colocá-la no eixo, no prumo, a primeira coisa que temos de olhar como reflexo é para os mandamentos da Lei do Senhor. Eles são como espelhos que nos ajudam a rever nossa relação com Deus e com nosso próximo. Olhemos sempre para esse espelho, para nos revermos, para fazermos esse exame de consciência diário, não somente quando vamos à igreja nos confessar, mas todos os dias, para nos revermos a partir desses mandamentos.
A segunda coisa é que nós devemos não só observar os mandamentos, mas ensinar outros a vivê-los. Não podemos fazer o contrário, porque, às vezes, vivemos errado e queremos que o outro viva também. Aqui está a tragédia e o grande erro da vida.
Se você percebe que está errado e ainda não conseguiu se corrigir, peça a graça de Deus para se corrigir, mas nunca caia, por favor, no mal de ensinar o que faz de errado para que o outro também faça.
Desculpe-me, mas há pessoas que levam vantagem em tudo o que fazem e até consideram essas vantagens desonestas como algo honesto. Além de fazer o que é errado, ainda querem ensinar os outros a fazerem também. Não faça isso, estamos sendo desonestos conosco, com Deus, com a nossa consciência e moral.
Que aprendamos a nos corrigir a cada dia, mas não caíamos no mal maior, que é o de fazer errado e ainda ensinar o outro a viver no erro.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mt 5, 17-29
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Todos nós estamos de acordo que devemos obedecer a Deus, mas não estamos muito de acordo se perguntarmos por que devemos obedecer a Deus.
Isto porque existem duas formas de obediência.
A primeira é a obediência de quem reconhece o poder de quem manda e se submete a este poder por causa das vantagens da obediência ou das consequências da desobediência. É aquele que diz que manda quem pode e obedece quem tem juízo.
A segunda é de quem reconhece os valores que motivam a autoridade e assume esses valores como próprios, vendo na obediência a grande forma de concretização desses valores.
Jesus não veio mudar a lei, mas mostrar as suas motivações, os seus valores, a fim de que a sua observância não seja um jugo, mas uma forma de realização pessoal.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus insiste na importância dos mandamentos! É difícil cumpri-los?
- Pode dizer que ama a Deus quem não respeita seu irmão?
- Onde busco forças para cumprir os mandamentos?
 - Em minha comunidade há pleno respeito para com o próximo?
 - Os mandamentos se resumem a... amar a Deus e ao próximo!

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Coloquemo-nos diante de Jesus, “Palavra de vida eterna”, e, em silêncio, aquietemos o nosso coração, para melhor acolher a Palavra. Peçamos que as luzes do Espírito Santo nos iluminem para melhor compreendermos o Evangelho. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Leia o texto Evangelho vezes julgar necessário, concentrando-se em cada palavra e buscando compreender seu significado. Qual é a importância da Lei e dos profetas? O que significa o Reino dos Céus? No texto de hoje, há elementos importantes para a narrativa: a Lei e os profetas, presentes no Antigo Testamento, e Jesus, presente no Novo Testamento. Isso não quer dizer que, com a vinda de Jesus, a Lei e os profetas perderam sua importância. Pelo contrário, o próprio Jesus afirma: “Não vim para abolir a Lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir”. Jesus veio para cumprir a aliança de amor entre Deus e seu povo.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Trazendo a meditação da Palavra para a vida, leia novamente o texto bíblico e deixe-se tocar por ele. Reconheça que o Reino de Deus está em nosso meio, e em Jesus Cristo se cumpre a lei do amor. Em silêncio, escute a Palavra e deixe que o Senhor fale ao seu coração.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? São sinais do Reino e da lei (o amor) a solidariedade com os pobres, a ajuda aos necessitados, a promoção da dignidade e a reconciliação entre os povos. Faça sua oração apresentando ao Senhor a realidade do sofredor.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que modo a Palavra lhe pede conversão?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.