segunda-feira, 24 de julho de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■–No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração. – (Mt 12,38-42)

 

  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 24 DE JULHO de 2023 (segunda-feira) 205º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

EU TIVE SORTE, MAS SÓ DEPOIS QUE COMECEI A TREINAR 10 HORAS POR DIA.

(Tiger Woods)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO SUINOCULTOR

 DIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

 DIA DO CALOURO

 DIA DA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA

 DIA DA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itatinga (São Paulo) Itapiranga (Amazonas) Frei Gaspa (Minas Gerais) Angical do Piauí (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA MARIA DOS SANTOS FELIX (Eq 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)THIAGO HENRIQUE BASSO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)MARIA  DO CARMO  CARVALHO (Lions Clube de Andradina Sul/SP)PDG JOSÉ EDUARDO COGO (LC 11-Lions Clube de Colatina /ES)APARECIDA PEREIRA GODOY DA SILVA (Bauru /SP)SILVIA MARIA DE BORTTOLI (Bauru /SP)MIGUEL URSULINO (Bauru /SP)MARIO LUIZ BERTOLUCCI (São Caetano do Sul /SP)JACI SANTANA GARCIA (São Paulo/SP)MARIA TERESA C. VENTURINI (Lins /SP)GISLEINE REQUENA (Lins /SP) FÁBIO JOSÉ POLISINANI (vereador-Garça/SP)GILBERTO L. ESTEVINHO (São Paulo /SP) FREI SÉRGIO FERREIRA CINTRA, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca/SP)

. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: IILMA M. SANTANA GONÇALVES e LUIZ CARLOS GONÇALVESó(Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) MARIA ISABEL PIGOZZI TEIXEIRA e JOSÉ RIBAMAR MOTA TEIXEIRA JUNIORó(Marilia/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO CHARBEL MAKHLUF

■ José (Libano, 1828-1898), de família simples, modesta e religiosa, aos 23 anos abraçou a vida monástica na Ordem Libanesa Maronita, adotando o nome de Charbel. Símbolo de união entre o Oriente e o Ocidente, foi canonizado em 1977.  

■ SANTA CRISTINA DE BOLSENA

■ SANTA CUNEGUNDA DA POLÔNIA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

MESTRE, QUEREMOS VER UM SINAL FEITO POR TI  - Mt 12,38-42 - Hoje, um dia cheio de sinais de Deus!

 

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Mesmo diante de obstáculos que parecem insuperáveis, somos convidados a depositar total confiança em Deus, com base nas palavras da liturgia: “O Senhor combaterá por vós, e vós, ficai tranquilos”. Cantemos ao Senhor, que, dia a dia, acompanha nossa vida com sinais do seu amor.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME SIMPLICIDADE DE CORAÇÃO PARA RECONHECER QUE JESUS É TEU FILHO, ENVIADO AO MUNDO PARA NOS SALVAR. E QUE JAMAIS EU EXIJA SINAIS ALÉM DOS QUE ELE JÁ REALIZOU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sede generoso com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 24 de julho de 2023 segunda-feira da 16ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Corações endurecidos, semelhantes aos egípcios que perseguiram os filhos de Israel no evento do êxodo, recusam-se a acreditar em Jesus. Então o Mestre lhes propõe percorrer um itinerário de conversão.

 

 

1ª Leitura (Ex 14,5-18) – Saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó.   Leitura do Livro do Êxodo:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 5foi anunciado ao rei dos egípcios que o povo tinha fugido. Então, mudaram-se contra ele os sentimentos do faraó e dos seus servos, os quais disseram: “Que fizemos? Como deixamos Israel escapar, privando-nos assim dos seus serviços?” 6O faraó mandou atrelar o seu carro e levou consigo o seu povo. 7Tomou seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com os respectivos escudeiros. 8O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, que foi no encalço dos filhos de Israel, enquanto estes tinham saído de braço erguido. 9Os egípcios perseguiram os filhos de Israel com todos os cavalos e carros do faraó, seus cavaleiros e seu exército, e encontraram-nos acampados junto do mar, perto de Fiairot, defronte de Beel-Sefon. 10Como o faraó se aproximasse, levantando os olhos, os filhos de Israel viram os egípcios às suas costas. Aterrorizados, eles clamaram ao Senhor. 11E disseram a Moisés: “Foi por não haver sepulturas no Egito que tu nos trouxeste para morrermos no deserto? De que nos valeu ter sido tirados do Egito? 12Não era isto que te dizíamos lá: ‘Deixa-nos em paz servir os egípcios’? Porque era muito melhor servir aos egípcios do que morrer no deserto”. 13Moisés disse ao povo: “Não temais! Permanecei firmes e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar; os egípcios, que hoje estais vendo, nunca mais os tornareis a ver. 14O Senhor combaterá por vós, e vós, ficai tranquilos”. 15O Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha. 16Quanto a ti, ergue a vara, estende o braço sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel caminhem em seco pelo meio do mar. 17De minha parte, endurecerei o coração dos egípcios, para que sigam atrás deles, e eu serei glorificado às custas do faraó e de todo o seu exército, dos seus carros e cavaleiros. 18E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do faraó, dos seus carros e cavaleiros”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Ex 15,1-6

 

Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

 

 

– Salmos 

 

– 24 de julho de 2023 segunda-feira da 16ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração.   (Mt 12,38-42)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra esta geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

24/07/23:  16ª SEGUNDA-FEIRA TC - A

 

Mateus 12,38-40: “Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus:- Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti. Jesus respondeu-lhes: - Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra.”

 

Jesus, a sua vida foi toda ela cheia de sinais indicadores do verdadeiro caminho da vida em abundância, que seu Pai deseja para todos os seres humanos.

Mas, nada serve de sinal, quando o olhar do homem está bloqueado pela maldade, pela arrogância e pela infidelidade.

A má intenção e a intolerância dos fariseus e dos mestres da lei só tinham um objetivo: impedir o senhor de anunciar o Reino de Deus, mesmo que fosse necessário matá-lo.

No entanto, o senhor indicou qual seria o sinal definitivo, que iria consagrar sua origem divina e a autenticidade da sua missão como Messias prometido: a sua Ressurreição.

A sua Páscoa, que o profeta Jonas prefigurou, foi o sinal maior da presença divina em sua vida e é o sinal maior da fé cristã para todos os seus discípulos.

Nós cremos que o senhor ressuscitou verdadeiramente.

A sua Ressurreição representa a vitória definitiva contra o domínio do mal e da morte sobre a nossa natureza humana.

Confiamos na sua misericórdia, para que possamos participar da sua Páscoa e gozar da vida eterna.

Pedimos que nos conceda o seu Espírito que nos faça enxergar e acolher os sinais da sua presença no meio de nós, seja através dos sacramentos da Igreja, seja através do respeito e da solidariedade com o próximo.

 

Mãe e Senhora Aparecida, nossa Mãe querida, ajude-nos a sermos cristãos pascais, buscando viver na graça do seu Filho, para que nos tornemos também sinais vivos do Reino de Deus presente no mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Alguns doutores da Lei e fariseus pedem a Jesus um sinal que dê credibilidade à sua missão. Na verdade, Jesus havia realizado publicamente numerosos prodígios pelo poder do Espírito Santo. Mas esses líderes permaneceram fechados e, por vezes, perigosos em relação ao Mestre. Em sua resposta, ele evoca a figura de Jonas, que vive uma experiência de morte, vida e anúncio de salvação aos ninivitas. Como critério habitual para obter a fé, Jesus propõe, não os milagres, mas a aceitação de sua morte e ressurreição. A morte de Cristo completada por seu sepultamento será, portanto, o sinal messiânico por excelência. A fé nos coloca em contato com o Deus que sofreu por nós e que hoje vive, e não apenas com um Deus que teve poder e fez milagres.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 12,38-42 - Hoje, um dia cheio de sinais de Deus!

 

LEITURA ORANTE

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

 

Deus jamais desvia o olhar do povo, da multidão e de cada ser individual.

Caminhemos à luz da Palavra e sejamos sustentados pelo grande sinal de sua presença entre nós.

Com o coração aberto, desarmado, confiante acolhamos o que o Senhor nos quer falar neste momento.

 

1. Leitura (Verdade)

A missão de Jesus é transparente e convicta: a implantação do Reino de Deus. Desde a formação dos apóstolos até a evangelização das multidões, Jesus faz de tudo para que seus seguidores entendam que o novo tempo chegou. Para participar no Reino inaugurado por Jesus é necessário vivenciar a fé e realizar as obras que ele mesmo realizou. Em alguns lugares, especialmente em sua terra natal, Jesus não consegue realizar sinais, porque não havia o reconhecimento da sua divindade. Quando os seguidores insistem pedindo sinais, Jesus recorda que ele é o maior sinal, o sinal dos sinais. Reconhecer que Jesus é a manifestação plena de Deus dispensa sinais. Jesus é o milagre que impacta a humanidade de todos os tempos.

 

2. Meditação (Caminho)

Pedir sinais é próprio do ser humano. Caminhamos na fé e é compreensível querer sinais de que estamos no caminho da verdade e da vida. Mas para pedir sinais é preciso que haja o amor capaz de reconhecer os sinais de Deus. O pedido não pode ser motivado pelo medo, como no caso de Jonas, ou pela desconfiança como no caso dos fariseus e mestres da Lei.

Examinemos nossas atitudes e vejamos se elas são aprovadas por Deus.

Qual apelo o Senhor me faz por meio desta censura aos fariseus e mestres da Lei?

Qual é o grande sinal da autenticidade de Jesus como Filho de Deus para mim?

Jesus nunca engano seus seguidores. Quem quiser caminhar com ele, aderir à sua proposta, deverá confiar na sua Palavra.

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?

Faça sua oração sem medo de abrir o coração ao seu Senhor e Mestre. Deus espera que, no momento da oração, seus filhos falem com Ele, pois deseja ouvir a voz de cada um. Seja para agradecer, seja para pedir, o Senhor o/a escuta….

 

Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Sites acessados e consultados: http://liturgia.catequisar.com.br - http://liturgiadiaria.cnbb.org.br http://evangeli.net/evangelho-master  - http://www.novaalianca.com.br - Liturgia Diária ano XXVII nº 323 PAULUS Pia Sociedade de São Paulohttp://www.novaalianca.com.br http://datascomemorativas.org  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/-http: /www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria