sábado, 20 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.– (Lc 20,27-40)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 20 DE novembro de 2021 (sexta-feira) 324 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“SE QUEREMOS PROGREDIR, NÃO DEVEMOS REPETIR A HISTÓRIA, MAS FAZER UMA HISTÓRIA NOVA."

(Mahatma Gandhi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DIA NACIONAL DE ZUMBI E DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DIA DA COMUNIDADE AFRO-BRASILEIRA

DIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO DA ÁFRICA

DIA DO EMPODERAMENTO DO CABELO CRESPO

DIA NACIONAL DO BIOMÉDICO

DIA UNIVERSAL DAS CRIANÇAS E SEUS DIREITOS

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO E AÇÃO PELA CRIANÇA

DIA DA INFÂNCIA

DIA NACIONAL DO ESTETICISTA

DIA DO PROFISSIONAL LIBERAL UNIVERSITÁRIO

DIA DO TÉCNICO EM CONTABILIDADE

DIA DO AUDITOR INTERNO

DIA EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO E SEUS FAMILIARES

DIA DO PIJAMA

DIA DO MÚSICO EVANGÉLICO

DIA DA MEMÓRIA TRANSGÊNERA

DIA DO ABSURDO

DIA DAS COISAS BONITAS

DIA "D" DE COMBATE À DENGUE

DIA DO LANÇAMENTO DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO MAJOR ANTÔNIO COUTO PEREIRA EM CURITIBA-PR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Auriflama (São Paulo) Anguera (Bahia) Itapecerica (Minas Gerais) Ponte Branca (Mato Grosso) Paranhos (Mato Grosso do Sul) Dona Inês (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GIOVANA VILANEZ SANT’ANA DOS SANTOS (filha Gisa/Wagner-Garça/SP) JANE MARIA MANCHINI BARROS ARANHA (sobrinha-Garça/SP) rofiro menin (RM Tintas Garça /SP) VIVIANE AMARO VIGGIAN ANDRADE (MOTOPPAR-Garça /SP) FERNANDO ZANCOPÉ (Massas Paulista - Garça/SP) ROBERTO RIBEIRO DA SILVA (Garça /SP) BIANCA LETICIA FRANCISCO COMINO (Kombat Móveis Garça /SP) ARIEL HENRIQUE QUINTAS (Garça /SP) Diego i. Cavalcante (Garça /SP) Leandro Carvalho (Prefeitura-Garça /SP) Saara Scolari Scaramuzza (Garça /SP)  Carlos Clementino (Lions Clube de Pederneiras /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU FALCÃOó1997ó24 ANOS (Distrito LC 8)

LIONS CLUBE DE BAURU BELA VISTAó1993ó28 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO FELIX DE VALOIS

SANTO EDMUNDO

SANTO Ambrogio Traversari

SANTA Josafata Hordashevska

SÃO Gregório de Decápolis

SÃO Corbiniano

SÃO Proclo de Constantinopla

SÃO Gelásio I

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ele é Deus não de mortos, mas de vivos – Lc 20,27-40

 

 

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O homem mau e prepotente é capaz de triunfar por um período, mas seu fim é carregado de aflição e arrependimento. Busquemos agradar ao Senhor em todas as nossas obras.

 

– Oração 

 

PAI, ÉS DEUS DA VIDA E DEUS DOS VIVOS, E QUERES TODOS OS SERES HUMANOS EM COMUNHÃO CONTIGO PARA SEMPRE. AJUDA-ME A VIVER, JÁ NESTA VIDA, ESTA COMUNHÃO ETERNA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                          20 de novembro de 2021 Sábado da 33ª Semana Do Tempo Comum                                                                                                                                        

– Liturgia da Palavra 

O Senhor nos convida a sermos “dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura” e assim viver eternamente com ele. 

 

1ª Leitura (1Mc 6,1-13) – Pelas iniqüidades que pratiquei em Jerusalém, com profunda angústia, vou morrer em terra estrangeira.  Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus:

 

Naqueles dias, 1o rei Antíoco estava percorrendo as províncias mais altas do seu império quando ouviu dizer que Elimaida, na Pérsia, era uma cidade célebre por suas riquezas, sua prata e ouro, 2e que seu templo era fabulosamente rico, contendo véus tecidos de ouro e couraças e armas ali deixadas por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que fora o primeiro a reinar entre os gregos. 3Antíoco marchou para lá e tentou apoderar-se da cidade para saqueá-la, mas não o conseguiu, pois seus habitantes haviam tomado conhecimento do seu plano 4e levantaram-se em guerra contra ele. Obrigado a fugir, Antíoco afastou-se acabrunhado e voltou para a Babilônia. 5Estava ainda na Pérsia quando vieram comunicar-lhe a derrota das tropas enviadas contra a Judeia. 6O próprio Lísias, tendo sido o primeiro a partir de lá à frente de poderoso exército, tinha sido posto em fuga. E os judeus tinham-se reforçado em armas e soldados, graças aos abundantes despojos que tomaram dos exércitos vencidos. 7Além disso, tinham derrubado a Abominação que ele havia construído sobre o altar de Jerusalém. E tinham cercado o templo com altos muros e ainda fortificado Betsur, uma das cidades do rei. 8Ouvindo as notícias, o rei ficou espantado e muito agitado. Caiu de cama e adoeceu de tristeza, pois as coisas não tinham acontecido segundo o que ele esperava. 9Ficou assim por muitos dias, recaindo sempre de novo numa profunda melancolia, e sentiu que ia morrer. 10Chamou então todos os amigos e disse: “O sono fugiu de meus olhos e meu coração desfalece de angústia. 11Eu disse a mim mesmo: A que grau de aflição cheguei e em que ondas enormes me debato! Eu, que era tão feliz e amado quando era poderoso! 12Lembro-me agora das iniquidades que pratiquei em Jerusalém. Apoderei-me de todos os objetos de prata e ouro que lá se encontravam e mandei exterminar sem motivo os habitantes de Judá. 13Reconheço que é por causa disso que estas desgraças me atingiram e com profunda angústia vou morrer em terra estrangeira”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 9(9A)

 

Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

 

 

– 20 de novembro de 2021 Sábado da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. (Lc 20,27-40)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão’. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. 34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Pela fé, tocamos na graça de Deus”

 

Aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição”

(Lucas 20,27).

É importante dizer que os saduceus eram um grupo religioso até considerável, de expressão, de vivência de fé, mas que tinha uma confusão tremenda em relação à fé. Porque, movidos por convicções, e muitas delas racionais, eles não acreditavam na ressurreição. Acreditavam que a manifestação de Deus era aqui na vida presente.

 

Muitas pessoas creem em Deus, mas não têm convicção do que é a vida futura, e quando digo a “vida futura” é a vida eterna, sobretudo, se somos movidos apenas por convicções racionais. A razão é importante, é dom de Deus, mas para além da razão somos movidos pela fé, porque sem ela nós também não nos relacionamos com Deus, sem fé não temos comunhão plena com Ele. É pela fé que tocamos nas coisas futuras, na vida futura, na vida bem-aventurada que o Senhor nos preparou.

 

“Precisamos ser sempre mais convictos para não vivermos nossa fé de forma enganosa nem sermos iludidos e enganados”

 

Não é para vivermos aéreos ou termos uma visão fantasiosa. A vida eterna é algo real e concreto. “Eu creio na vida eterna”, é assim que professamos. Agora, nós temos que ter cuidado para não sermos estragados pela visão materialista dos tempos em que vivemos, quando cremos apenas nas coisas que vemos, cremos apenas no trabalho material para cuidar das coisas materiais, e quando me refiro a isso, refiro-me à própria materialidade do corpo. Porque com a morte o corpo se decompõe, por isso que, para alguns, a morte é uma tragédia, é uma desgraça, é o fim. Mas nós cremos na ressurreição.

 

É preciso ter clareza sobre isso, porque, mesmo no meio de nós, vivendo entre nós — acolhemos todos, pois o amor é o mandamento máximo – há quem semeie, quem pregue, há quem dissemine elementos contrários à ressurreição.

 

Tenho todo respeito a outras crenças religiosas, mas não posso crer em Jesus e crer na reencarnação. Nossos irmãos espíritas têm seus valores, mas é preciso dizer que é um tremendo engano na fundamentação que fazem a respeito da reencarnação. Primeiro, para nós que cremos em Jesus, não é o Evangelho segundo Allan Kardec, nem segundo a mais ninguém; o Evangelho é de Jesus e segundo os quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, e ponto final.

 

Poderia enumerar tantas outras, mas não estou aqui de forma alguma para fazer apologia com nenhuma religião, estou aqui para afirmar a nossa convicção na ressurreição, e precisamos ser sempre mais convictos para não vivermos nossa fé de forma enganosa nem sermos iludidos e enganados por nada de bonito que nos tragam, mas que não corresponde à nossa fé.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os saduceus são os porta-vozes das grandes famílias ricas que desfrutam dos generosos donativos de peregrinos e da renda de sacrifícios oferecidos no templo. Não lhes interessa que se fale de uma retribuição na outra vida, pois já têm a garantia desta vida presente. Pretendem fazer Jesus cair na armadilha: de quem será esposa a mulher que teve sete casamentos e sete maridos? De nenhum, é a resposta de Jesus, corrigindo o raciocínio dos saduceus. Na vida futura, não haverá morte nem necessidade de criar família. As relações humanas se dão em nível diferente, próprio dos anjos. Quanto à ressurreição dos mortos, é certo que há, pois Deus é Deus de vivos, e não de mortos. A própria Escritura o comprova ao mencionar o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre Jesus, tu nos ensinas que a verdadeira ressurreição é passagem para um novo modo de vida, em que não há necessidade de procriação. Os ressuscitados são “como anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”. Renova, Senhor, nossa fé no Deus dos vivos, e não dos mortos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 20,27-40 - Deus é Deus dos vivos

Oração Inicial
Traçando o sinal da cruz sobre meu corpo eu abro meu ser para a Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

É eterna, ó Senhor, vossa palavra!

 

Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!

1. Leitura (Verdade)

A pergunta dos saduceus manifesta uma mentalidade materialista e fechada à lógica do céu. Leia este Evangelho com o sopro do Espírito Santo; deixe-se conduzir por seu movimento, por sua voz interior.

 

“É a única aparição dos saduceus neste Evangelho. Este grupo incluía algumas das principais famílias sacerdotais e aristocratas de Jerusalém e que administravam o Templo. Sua característica principal: negavam a ressurreição dos mortos. Em sua argumentação, eles recordam a chamada Lei do Levirato que determinava que o cunhado tinha obrigação de continuar a obra do falecido, na pessoa da viúva, para proporcionar-lhe, em certo sentido, uma vida após a morte. Jesus desmoraliza os saduceus, apresentando o cerne das Escrituras: Deus é o Deus comprometido com a vida. Ele não criou ninguém para a morte, mas para a aliança consigo para sempre. A vida dos ressuscitados não pode ser imaginada como cópia da vida deste mundo.”

 

2. Meditação (Caminho)

Coloque-se diante do Senhor, mantendo em sua mente e em seu coração aquilo que o Evangelho lhe transmitiu.

A vida depois da morte será algo de completamente novo e inesperado. Jesus fala de imortalidade, coisa que não podemos experimentar desde já e que deve ser considerada um dom precioso da vontade divina. As relações interpessoais na vida eterna serão de outra ordem: não nos fecharemos na relação com uma pessoa, mas estaremos abertos a todos e a Deus.

A salvação é a recompensa da obediência a Deus, da união com Deus. Estou no caminho?

3.Oração (Vida)

“Senhor, tenho medo da morte. Tenho medo da morte dos outros, dos que me são queridos, daqueles que não consigo dispensar. Dá-me olhos puros, que me permitam ver para além das aparências, para além do muro de sombra, que me separa de Ti. Dá-me um coração simples, que não sucumba diante das interrogações que não têm resposta.”

Faz-me compreender o sentido da vida e da morte. Ajuda-me a aceitar o teu silêncio e a ausência de respostas para tantas questões que me atormentam. Ajuda-me a acreditar sempre que és o Senhor da vida e da morte. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Repita frequentemente e viva hoje a palavra: “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; para Ele, todos estão vivos” (Lc 20, 38).

 

Preparemo-nos para acolher o nosso rei “justo, vitorioso, humilde”, como escreve o profeta Zacarias ( 9, 9), com a profunda humildade de Maria. Submetamo-nos a Ele de todo o coração, como Ele se submeteu à vontade do Pai. Assim entraremos no seu reino, “reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz”, como reza o prefácio da missa de amanhã.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.