quinta-feira, 17 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.- (Lc 11,47-54)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 17 DE OUTUBRO de 2019 (quinta-feira) 290º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO SE ILUDA, A VIDA É FEITA DE MUITA LUTA, MUITO TRABALHO E DEDICAÇÃO À REALIZAÇÃO DE SONHOS.
(Dolly Parton)


 Datas Comemorativas 
 DIA DA AGRICULTURA
DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA
DIA DO MAQUINISTA
DIA INTERNACINAL PARA ERRADICAÇÃO DA POBREZA (ONU)
DIA NACIONAL DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA
DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DE PROPAGANDA
DIA PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA
DIA MUNDIAL DA CAMINHADA
DIA NACIONAL DE LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
SEMANA DA ASA
SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (de 12 a 18/10)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Boituva (São Paulo)Amajari - Cantá - Pacaraima - Rorainópolis (Roraima)Ibititá (Bahia)Abatiá (Paraná) Piraí (Rio de Janeiro)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: SONIA M. CAPPELIN AMARAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA ELISABETE BELAN DOS SANTOS (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) pdg Edson Francis da Silva Souza (DLC11-Lions Clube de Itaperuna /RJ) INÊS APARECIDA DE LUCA MARTINÊS (Professora - Bauru /SPHERMES LUIZ SANTOS AOKI (Advogado - Garça /SP)Laurita Cristina Lima (Garça /SP) JORGE ISMAIL ABIDO ISMAIL (São Luiz/MA) ERIKA DORETTO (Tupã /SP) RUBENS GOMES (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
Inácio (Síria, 50-107),  terceiro bispo da Antioquia e discípulo do apóstolo João, foi preso por ordem do Imperador Trajano e condenado às feras no Coliseu de Roma. Na viagem rumo ao martírio, deu testemunho de sua fé em Jesus Cristo e fortaleceu as comunidades cristãs.
SÃO RODOLFO
SÃO SERAFINO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Estou pregado na cruz com Jesus Cristo: já não sou eu que vivo, mas é o Cristo que vive em mim. Vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2,19s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Inácio nasceu na Síria no ano 50 e foi morto em Roma em 107. Terceiro bispo de Antioquia e discípulo do apóstolo João, foi preso por ordem do imperador e condenado às feras no Coliseu. Rumo ao martírio, deu testemunho de fé em Jesus Cristo e fortaleceu as comunidades cristãs. Celebrando sua memória, rezemos por todos os cristãos perseguidos.
– Oração 
PAI, QUE A COMPREENSÃO DE TEU SÁBIO PLANO DE SALVAÇÃO PARA A HUMANIDADE ME LEVE A ESTAR ATENTO ÀS PALAVRAS DE JESUS, O QUAL ME INDICA O CAMINHO PARA CHEGAR A TI.
Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda contínua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 17/10/2019Quinta-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum Sto. Inácio de Antioquia, BMt., memória.
Pela fé em Cristo, as pessoas encontram graça e justificação perante Deus. O Senhor não deixará de pedir contas do sangue dos profetas e mensageiros da justiça.

1ª Leitura (Rm 3,21-30) – O homem é justificado pela fé, sem a prática da Lei judaica.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 Irmãos, 21agora, sem depender do regime da Lei, a justiça de Deus se manifestou, atestada pela Lei e pelos Profetas; 22justiça de Deus essa, que se realiza mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que têm a fé. Pois diante desta justiça não há distinção: 23todos pecaram e estão privados da glória de Deus, 24e a justificação se dá gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção rea­lizada em Jesus Cristo.
25Deus destinou Jesus Cristo a ser, por seu próprio sangue, instrumento de expiação mediante a realidade da fé. Assim Deus mostrou sua justiça em ter deixado sem castigo os pecados cometidos outrora, 26no tempo de sua tolerância. Assim ainda ele demonstra sua justiça no tempo presente, para ser ele mesmo justo, e tornar justo aquele que vive a partir da fé em Jesus.
27Onde estaria, então, o direito de alguém se gloriar? — Foi excluído. Por qual lei? Pela lei das obras? — Absolutamente não, mas, sim, pela lei da fé. 28Com efeito, julgamos que o homem é justificado pela fé, sem a prática da Lei judaica. 29Acaso Deus é só dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, é também Deus dos pagãos. 30Pois Deus é um só.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 129(130)
No Senhor se encontra toda graça / e copiosa redenção!

– Evangelho do dia 
 17/10/2019Quinta-feira da 28ª Semana Do Tempo Comum Sto. Inácio de Antioquia, BMt., memória.
Peçam contas do sangue de todos os profetas, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias.- (Lc 11,47-54)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A verdadeira religião aceita correção e conversão”
 Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca
(Lucas 11,53-54).
Fariseus e mestres da lei eram pessoas muito religiosas, eram aqueles que praticavam a religião e a colocavam acima de tudo e de todos. As práticas, no entanto, não condiziam com aquilo que acreditavam.

Jesus estava corrigindo, advertindo, exortando, formando e, sobretudo, chamando à atenção deles sobre as práticas que faziam, as quais eram incoerentes com aquilo que falavam, pregavam e ensinavam aos outros. Até porque, eles colocavam fardos pesados para outros carregarem, exigiam demais dos outros, mas escondiam as injustiças que praticavam ou faziam vista grossa para os erros que outros cometiam, e assim por diante.

O Mestre queria provocá-los à conversão, para que se voltassem, de verdade, para o Deus do amor e da justiça, e não o Deus do legalismo.

Eles não acolheram a correção de Jesus, pelo contrário, fecharam-se e se armaram contra Jesus e começaram a tratá-Lo de forma muito grossa; começaram a rejeitá-Lo e armar ciladas para se opusessem a Ele.
“Religião que não provoca conversão nem correção de Deus não nos leva a Ele.”
Quando nos opomos a nos convertermos ou já nos achamos convertidos, não aceitamos correções, não aceitamos que precisamos melhorar nem rever nossas posturas e atos. Quanto mais religiosos formos, mais corrigidos por Deus precisamos ser.

Religião que não provoca conversão nem correção de Deus não nos leva a Ele. É a religião do culto próprio, é a religião feita para Deus ser instrumentalizado em favor de nós, do que gostamos, dos nossos interesses e até para nos aparecermos e lucrarmos em nome de Deus.

Foi isso que fizeram, tantas vezes, os mestres da lei e fariseus: propagavam-se em nome da religião. A religião tem de nos colocar no chão, tem de nos colocar, cada vez mais, de forma humilde, modesta, para que nos corrijamos e sejamos corrigidos por Deus, para que as nossas posturas, nossos atos e palavras sejam de acordo com o coração de Deus.

Não basta falar de Deus, é preciso, acima de tudo, deixar que Ele fale a nós, que nos corrija, oriente e nos ensine a viver a cada dia.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Deus é Razão (Logos) e Amor (Relação) 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje—diante de tantos contras sentidos de nossa história— os cristãos devem procurar que nossa noção de Deus (Razão e Amor) orquestre o debate sobre o homem. Primeiro, o próprio Deus é o "Logos", a origem racional de toda a realidade, a razão criadora de que nasceu o mundo e que se reflete no mundo: por isso o homem se adere a Ele mediante a abertura e a defesa de uma razão que não pode permanecer cega diante das dimensões morais do ser.

Segundo, "Logos" significa uma razão que não é só matemática, mas também fundamento e garantia do bem. É próprio da fé cristã reconhecer que Deus —a Razão eterna— é Amor (não é um ser carente de relações, que gira em torno de si mesmo). Exatamente porque é soberano e criador que abrange tudo, é Relação e Amor.

—Minha fé na encarnação, paixão e morte de Jesus Cristo, pelos homens, é a expressão mais alta de que o núcleo de toda a moral é Amor.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
“Serão pedidas contas a esta geração!” Os destinatários desta sentença eram primeiramente os doutores da Lei e os fariseus. A menção dos apóstolos ao lado dos profetas deixa entrever as perseguições dos chefes contra a primeira geração apostólica. Os especialistas em leis dificultavam, para as pessoas simples, a compreensão e a prática da Lei de Deus. Mais grave: incutiam medo no povo para que não se aproximasse de Jesus (cf. Jo 12,42). O saber, em posse de poucas pessoas, ou utilizado como veículo de dominação, é uma forma de injustiça e um dos obstáculos à fraternidade. Jesus distribui tantas carapuças aos fariseus e doutores da Lei, que não causa espanto o fato de se porem de acordo, “armando ciladas para apanhá-lo de surpresa em alguma palavra que saísse de sua boca”.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,47-54 - "Ai de vocês, fariseus!"

Mês Missionário 
O Evangelho deste dia é a continuação dos “Ais de Jesus”. Essa expressão forte na boca do Mestre não é uma ameaça de vingança, mas um “ai” de compaixão por tantas gerações que se desorientam e enveredam por caminhos perversos. É um olhar sobre cada ser humano, sobre a história da humanidade, que tem enorme dificuldade de permanecer no caminho do bem.
Peçamos: “Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Deixar a zona de conforto e assumir a vocação profética é o apelo de Jesus.
“Os profetas estavam sempre na linha de fogo. De um lado, um Deus exigente que os enviava a denunciar as incoerências do povo, especialmente dos seus dirigentes. Do outro lado, um povo de coração duro. Uns foram perseguidos e exilados, outros pagaram com a vida a fidelidade a Deus. Não é de estranhar que muitos relutavam em assumir a profecia. Por vezes o profeta é reconhecido tarde demais, depois de sua morte. Os descendentes de seus perseguidores constroem para eles belos túmulos. O próprio Jesus experimentaria o sofrimento do profeta, acabando na condenação e morte na cruz. Tudo isso se fez em nome de Deus. Ainda hoje a comunidade cristã é pontilhada de profetas nem sempre reconhecidos” (Frei Aldo Colombo, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - Aprofundando as palavras de Jesus, quais desses “ais” ressoam em seu coração. Você encontra, de sua parte, alguma parcela de culpa da qual deve prestar contas? Tem consciência da rede de conexões que nos faz um só corpo, a humanidade? Nossa vida, bem ou mal, repercute na vida do outro. Somos seres sociais com responsabilidades sociais. Em Cristo, somos irmãos uns dos outros, formando o Corpo Místico.
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - “Ó Deus, que fizestes de todas as nações uma só família, acendei no coração de todos nós a caridade sincera, para que, cessada toda a ambição e discórdia, a justiça e a fraternidade se firmem nas relações humanas. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.