sábado, 23 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si. - (Mc 3,20-21)–

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 23 DE JANEIRO de 2021 (sábado) 023º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SÁBIO É AQUELE QUE CONHECE OS LIMITES DA PRÓPRIA IGNORÂNCIA.

(Sócrates)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL DA MEDICINA INTEGRATIVA

DIA DA ESCRITA À MÃO

DIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL “1933”  

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Canhoba (Sergipe) Major Vieira - Três Barras (Santa Catarina) Barão de Cotegipe (Rio Grande do Sul) Mazagão (Amapá)Paragominas (Pará)Silves (Amazonas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVIO CARLOS TURTELLI (Primo Bauru /SP)GUSTAVO BONINI (Primo–Caixa Economica Federal-Garça/SP)CIBELE HELIANA DA LUZ MARTINS (Empresária-Lions Clube de Garça/SP)Niel Correia de Amorim (Advogado-Equipe 09 ENS AUXILIADORA Setor de Garça/SP)SANDRA MARIA HORITA ALONSO (Lions Clube de Marilia Amigos Sem Fronteiras /SP)WALDOMIRO PONSONI FILHO (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) ELIANA RODRIGUES (Lions Clube de Chapadao Do Sul /MS) RONALDA CAMILO DE ARAUJO FERNANDES (Cassilândia /MS)ORLANDO VALENCIO (Garça /SP)MITSUO SASAZAKI (Marilia/SP)FERNANDA ZANCOPÉ RIBEIRO (Marilia/SP)HENRIQUE SCARPARO M. DE SOUZA (Garça /SP) DENIZE OLIVEIRA SILVA (Garça /SP) Paulo Henrique

. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. ANTÔNIO PADULAó1988ó33anosó (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTO ILDEFONSO

SÃO João Esmoler

SANTA EMERENCIANA

SANTA MARIANNE COPE

Nicolau Gross

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 3,20-21

O Evangelho nos convida a contemplar a totalidade de Jesus na entrega à sua missão e sua disposição para servir os irmãos.

 

- Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Digno de fé, Cristo obteve para nós a redenção eterna com seu próprio sangue. A ele nossa gratidão por sua imensa misericórdia e nossa dedicação ao serviço do Deus vivo.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, RETIRA DO MEU CORAÇÃO O PRECONCEITO QUE ME IMPEDE DE VER, NA AÇÃO DOS POBRES E HUMILDES, A EXPRESSÃO DA AÇÃO MISERICORDIOSA DE DEUS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 23 de janeiro de 2021 sábado da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Não obstante seu fervoroso zelo pastoral, Jesus encontra oposição também dos próprios familiares. 

 

1ª Leitura (Hb 9,2-3.11-14) – Com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina, havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santificam e realizam a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 47(46)

Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

 

– 23 de janeiro de 2021 sábado da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si.  - (Mc 3,20-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Estejamos sempre sedentos da Palavra de Jesus”

“Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer” 

 (Marcos 3,20)

As pessoas estão sedentas de Jesus, estão com fome de se alimentar da Palavra d’Ele. À medida que eram alimentados, à medida que seus corações eram curados, eles tinham necessidade de estar próximos do Senhor.

 

Aqui aparece uma situação contraditória, porque os parentes de Jesus saíam para agarrá-Lo, não para tê-Lo, mas para tirá-Lo, para desprezá-Lo, para dizer que Ele estava fora de si. Os parentes que deveriam ser os mais próximos eram os que estavam mais distantes da mensagem e da autoridade que vinha de Cristo.

 

Muitas vezes, as pessoas que parecem ser mais próximas do Senhor, que trabalham, estão na igreja, realizam até pregações, canções e orações, são as que estão mais distantes d’Ele, porque elas não têm sede nem fome d’Ele, não se alimentam d’Ele, não se comprimem para estar ao lado de Jesus. Muitas vezes, vivem numa atitude tão cômoda, relaxada, normalizada, que têm com Jesus uma experiência formal.

 

“As pessoas estão sedentas de Jesus, estão com fome de se alimentar da Palavra d’Ele”

 

Essa multidão não! Ela está faminta, sedenta e apaixonada pela Palavra transformadora de Jesus. E não podemos ser parentes de Jesus, precisamos ser discípulos d’Ele.

 

Os parentes se conformam com a formalidade, os discípulos têm sede da saciedade, de saciar-se de Jesus, de embriagar-se d’Ele, de serem curados por Ele e de ouvirem-No. Os parentes não param para ouvir Jesus. Muitas vezes, os nossos parentes não nos dão atenção; muitas vezes, precisamos falar para os de fora, porque os de dentro não nos escutam.

 

Jesus veio para os Seus, mas eles não O receberam. Que não sejamos do grupo dos parentes, mas que sejamos do grupo dos discípulos, da multidão faminta e sedenta da Palavra, porque é Jesus quem se compadece das nossas fraquezas e fragilidades.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Sombras ameaçadoras tiram a serenidade do missionário. Ao saber que Jesus “foi para casa”, podemos imaginar que pretendia descansar um pouco, antes de retomar a pregação e as obras. Não consegue, pois as multidões se aglomeram ao seu redor, de tal modo que não lhe sobra tempo nem para comer. Entretanto, Jesus não se indispõe contra o povo, mesmo ciente das energias que consome para atender tanta gente. O que realmente perturba o pregador do Reino são os que não compreendem o projeto de Deus que Jesus veio realizar. Concretamente, aqui são seus parentes, que querem interromper sua missão. E o fazem com argumento impróprio e até ofensivo: considerá-lo louco é negar sua lucidez, anular suas palavras e, pior, exigir que o tirem de circulação.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, fi el cumpridor da vontade do Pai, grandiosa é a obra que realizas em favor das multidões. São tantos atendimentos, que não te sobra tempo nem para comer. Entretanto, a missão acaba gerando e atraindo adversários, inclusive entre os próprios familiares. Lamentável constatação, mas real. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 3,20-21 - Era tanta gente que não tinham tempo para comer

 

Oração Inicial

Fazer a vontade do Pai ocupava todo o tempo de Jesus, e Ele não tinha tempo nem mesmo para se alimentar. O Evangelho nos convida a contemplar a totalidade de Jesus na entrega à sua missão e sua disposição para servir os irmãos.

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, concede-me a graça de colocar-me à disposição do anúncio do Reino, assim como Jesus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Mais uma vez, a multidão vai ao encontro de Jesus, mas, desta vez, vai encontrá-lo em sua casa. Em quais outros lugares a multidão buscou encontrar Jesus, conforme foi relatado em outras passagens bíblicas? O que os familiares de Jesus dizem a seu respeito?

 

“Para Marcos, a casa é o lugar por excelência onde Jesus encontra seus discípulos. É ali que se reparte o pão, se tomam as refeições. A imagem também prefigura a Igreja, a comunidade cristã. Um novo conflito surge para Jesus. Dessa vez, não vem das autoridades religiosas, mas do próprio clã familiar. A tradição judaica dizia que o filho primogênito – Jesus era o único – tinha o dever de cuidar dos pais e deixar, pelo menos, um descendente homem para dar continuidade à família. Em sua vida de andarilho, Jesus não parece preocupado com isso e, então, os familiares chamam sua atenção. Uns acham que ele está ficando louco. Mais tarde, Jesus anunciará sua nova família, que surge da Palavra de Deus.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim hoje? O que a doação total de Jesus ao projeto do Pai me leva a meditar? Sou capaz de fazer uma entrega despojada e generosa em favor dos irmãos? Medite em seu coração a atitude de Jesus, seu amor pleno e sua livre adesão à vontade do Pai.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Reze pedindo a graça de aprender com Jesus Mestre a doação total ao projeto do Pai

“Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão, ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso.

Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo e em toda parte, ajude, cada um de nós, a ser testemunhas proféticas do Evangelho, numa Igreja em estado permanente de missão. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Que apelo a palavra de Deus despertou em meu coração? Viver e testemunhar a fé, sem medo. Como vou atingir este propósito?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.