terça-feira, 24 de dezembro de 2024

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ O sol que nasce do alto nos visitará. – (Lc 1,67-79)


   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 GARÇA/SP, 24 DE DEZEMBRO de 2024 (terça-feira) 359º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O FRACO JAMAIS PERDOA: O PERDÃO É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO FORTE.

(Mahatma Gandhi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA CELEBRAÇÃO DA NOITE DE NATAL

DIA DO ORFÃO

DIA UNIVERSAL DO PERDÃO

DIA DO TSB – TÉCNICO DA SAÚDE BUCAL 

DIA DO ASB – AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

DIA da Independência da Líbia

DIA da Fundação da Renault S.A.

DIA da Fundação da Pinacoteca do Estado de São Paulo

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alfredo Marcondes - Cabrália Paulista - Rifaina (São PauloNossa Senhora Aparecida (SergipeNova Olinda (ParaíbaPiúma (Espírito SantoSão José da Tapera (AlagoasLajedo - Sanharó (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA LUIZA FURTADO DE OLIVEIRA (Eq. 04 Nossa Sra de LOURDES Setor de Garça- Lions Clube de Vera Cruz /SP)JAQUELINE DE ALENCAR ALVES (filha dos primos Nely e Dimas Jr–Arquiteta- Lions Clube de Pederneiras /SP) ■ELAINE EVARISTO SEMENSSATO (Equipe 11 Nossa Sra. IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça/SPFERNANDO MARINHEIRO DE OLIVEIRA (PDG Distrito LC5 – Lions Clube de São Bernardo Riacho Grande /SP) ■ODAIR FLORENTINO DE ANDRADE (Macatuba / SP) NATALIA BARBOSA INACIO (MedicaMarilia /SP) MARCOS LOPES MIRANDA (MédicoGarça /SP) ■ANAH CLARA DE LIMA (Garça /SPNATALICIO VIEIRA DOS SANTOS (Garça /SPEMILINHA DE JESUS RIBEIRO DE ALMEIDA (Garça /SP) DELFINA GRAVATIM (Garça /SP) ALEX BIMBATTI (Deusa  Alimentos-contador-Garça /SP) THIAGO CARLOS DOS SANTOS (Paroquias de São Judas Tadeu de Tupã e Senhor Bom Jesus de Arco-Íris /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LAURINDA YOSHIE TADA KAWATA TADAME KAWATA 💘 1975 💘 49 ANOS (Lions Clube de Araçatuba /SP

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SANTA Tarsila

SANTA Irmina

SANTA PAULA Elisabete CERIOLI.

SANTA PAULA IZABEL 

SANTA ADÉLIA 

SANTos Antepassados de Jesus Cristo

São Delfim

São João de Câncio

SÃO CHARBEL MAKHLLOUF INIA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Cântico de Zacarias -  Lc 1,67-79 - O cântico de Zacarias

Eis que já chegou a plenitude do tempo, em que Deus mandou à terra o seu Filho (Gl 4,4).

 

Alegremo-nos todos no Senhor, porque nosso Salvador nasceu no mundo. Hoje, para nós, desceu do céu a verdadeira paz.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

enovando nossa esperança, a Palavra proclama: o povo que andava na escuridão viu uma grande luz. A graça de Deus se manifestou; Jesus, o Príncipe da paz, veio até nós: alegremo-nos.

 

– Oração 

 

“PAI, COLOCA-ME, COMO JOÃO BATISTA, A SERVIÇO DE TEU MESSIAS, JESUS CRISTO, TORNANDO-ME TEU PROFETA, ANUNCIADOR DA LIBERTAÇÃO A SER REALIZADA EM FAVOR DA HUMANIDADE. AMÉM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que sejam revigorados, com alegria de vossa vinda, os que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus e viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de dezembro de 2024segunda-feira da 4ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16) O reino de Davi será estável para sempre diante do Senhor. Leitura do Segundo Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: 'Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!' 3Natã respondeu ao rei: 'Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo'. 4Mas, naquela mesma noite,a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5'Vai dizer ao meu servo Davi: 'Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra. 10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lásem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-locomo outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos.E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu,e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 88(89)

 

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 1. Ò Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!" E a vossa lealdade é tão firme como os céus. – R.

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

2. "Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!" – R.

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

3. Ele, então, me invocará: "Ó Senhor, vós sois meu pai, sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!" Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha aliança indissolúvel. – R.

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 

 

 

– 23 de dezembro de 2024segunda-feira da 4ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

O sol que nasce do alto nos visitará.   (Lc 1,67-79)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ó Sol da manhã, ó Sol de justiça, da eterna luz esplendor: oh, vinde brilhar para o povo sentado na sombra da morte! – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo,67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68'Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, 71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. 72Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos,74que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos,75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos,77anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados.78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará,79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz.'  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

24/12/24         

TERÇA-FEIRA: NOITE DO SANTO NATAL!

 

Lucas 2,6-7.9.13-14: “Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria... Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo... E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da corte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: - Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.

 

Jesus, é noite do Natal, é a festa do seu Aniversário. Mais do que nunca, precisamos da sua presença viva conosco, porque sem o senhor não existiria Natal, não haveria Encarnação, e sem Encarnação não haveria Redenção para nós. Senhor, hoje, nossos presépios são lindos, parecem competir entre si em figuras e luzes. No entanto, o que se passou naquela noite do primeiro Natal, quando seus pais não conseguiram lugar em nenhuma hospedaria, deve ter sido constrangedor para eles. Mas,  se a manjedoura, um simples cocho para os animais, não lhe foi tão cômoda, não lhe faltaram o colo carinhoso de sua mãe, a ternura e o cuidado de seu pai, e a alegria dos simples pastores. Senhor, possivelmente aquela manjedoura, onde o Verbo divino se fez carne, era um símbolo realista do estado em que se encontrava a humanidade, tão frágil em seu físico, e cheia de erros e de pecados em seu espírito. Foi nessa ‘manjedoura’ humana, que o senhor mergulhou pra valer, para arrancar-nos da profundeza do pecado e da morte. As palhas do presépio representavam as nossas falhas, que jamais poderiam ser vencidas sem a sua Encarnação. O senhor, feito uma pequenina Criança era o princípio de um novo ser humano, todo penetrado por Deus. Assumiu a nossa existência humana como bebê, criança, menino, adolescente e adulto, desde o nascimento até a morte. Eis a aliança eterna entre o divino e o humano, que nenhum pecado, nem mesmo a morte poderão jamais romper. Senhor, hoje colocamos sua imagem no presépio e queremos  contemplar com o coração agradecido e cheios de ternura esse mistério maravilhoso da sua Encarnação, e juntos com os pastores, com Maria e José, queremos cantar: “Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados!”

 

Maria santíssima, ao acalentar o seu Menino, a senhora acalentava o próprio Deus. Faça com que este Natal seja mais do que uma data festiva, e que anunciemos a todos essa grande alegria de um Deus que se fez um de nós para ser o nosso Salvador e nos comunicar a sua vida eterna. Abençoai nossas famílias e protegei nossas crianças, desde as mais pobres até as mais abastadas, para que suas vidas sejam repletas do amor e do carinho dos seus pais e do cuidado de toda a sociedade. Amém!

 

FELIZ E SANTO NATAL A TODOS, NA ALEGRIA DO MENINO JESUS!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um “menino” irá trazer alegria e felicidade ao povo de Israel, desolado por causa da invasão do Império Assírio. Trata-se de figura do “menino Jesus”, que trouxe luz e esperança ao povo imerso nas trevas da miséria, do sofrimento e do abandono. A maior manifestação da graça salvadora de Deus foi a vinda de Jesus. Salvando-nos por sua ressurreição, ele nos ensina a viver os valores do seu Reino. Os primeiros a receber a notícia do nascimento de Jesus são os pastores, pessoas pouco valorizadas. Graças ao anúncio do anjo a eles, tomamos conhecimento dessa Boa Notícia. Nascendo pobre, Jesus nos convida a evitar o consumo desenfreado e a viver com simplicidade, despojamento e alegria.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 13,24-32- Palavras que não passam -

Lc 1,67-79 - O cântico de Zacarias

 

 

Oração Inicial

 

E nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
A promessa feita a Davi de uma “casa estável” – isto é, de uma dinastia permanente – cumpre-se no Evangelho que vamos ouvir na liturgia de hoje. No diálogo com Maria o anjo dá as indicações sobre a identidade e missão de seu Filho: o nome Jesus significa Salvador, ele será chamado Santo, Filho do Altíssimo e Filho de Deus.

Rezemos: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem, não demores mais, vem nos libertar! Tua Palavra é Luz, fala ao coração! Vamos acolher Jesus, nossa salvação!

 

1. Leitura (verdade)

Por meio deste cântico, Zacarias – com os olhos da fé – faz uma leitura muito bela da história de Israel desde a promessa feita por Deus a Abraão. Canta a fidelidade de Deus que acompanha o povo com desvelo, guiando-o com carinho e amor nas diversas situações de sua história.

O cântico de Zacarias e o Magnificat de Maria cantam a realização das promessas divinas, recordando a Aliança que Deus fez com seu povo. São orações inspiradas por Deus, que Lucas recolhe dos salmos e de outras partes das Escrituras, para anunciar a salvação. A luz e a paz começam a preencher os caminhos, e a Palavra do Senhor passa a saciar os corações dos que creem. Assim como Deus foi misericordioso e conduziu nossos pais na fé, recordando a Aliança, agora em Jesus conduzirá todos à salvação. Coloquemo-nos no ambiente da solenidade do Natal e exaltemos, como Zacarias, a vinda do Menino Deus, nosso Salvador. Jesus é o Sol que ilumina nossos relacionamentos e nos guia nos caminhos da paz.

 

2. Meditação (caminho)

O “sim” de Maria nos fez experimentar a graça, a presença, o amor, a redenção de Cristo, verdade indispensável para cada ser humano.
Onde encontramos os sinais de Deus hoje?
Como podemos reconhecê-lo nos sinais de nosso tempo?

 

3. Oração (vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
No silêncio e na prece, acolher as inspirações que o coração lhe ditar e transformá-las em preces..
Depois, pode rezar com esta prece-canção: “A salvação de nosso Deus”, inspirada no Salmo 97. A salvação de nosso Deus já se aproxima,
de sua glória a nossa terra habitará,
verdade e amor na encruzilhada se encontram,
paz e justiça um grande abraço vão se dar.

Misericórdia o nosso Deus vai, vai nos mostrar.
A salvação de nosso Deus vai, vai, vai chegar.

De nossa terra brotará toda a verdade,
quando do Céu sua justiça se inclinar,
pois o Senhor irá nos dar seus benefícios,
e a terra então seu fruto nos dará.

 

 

4. Contemplação

Meditar a frase: “Não tenham medo! Eu estou com vocês!”. Deus não esquece o que promete. …
O que a Palavra nos convida a viver neste dia?

 

 

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP