domingo, 19 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito. – (Lc 9,18-24)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 19 DE JUNHO de 2022 (domingo) 170º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FELICIDADE É TER ALGO O QUE FAZER; TER ALGO QUE AMAR E ALGO QUE ESPERAR.

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO CINEMA NACIONAL

 DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE CÉLULAS FALCIFORMES

DIA NACIONAL DO PROERD

DIA DA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL EM CONFLITO

DIA DO LUTO

DIA DO MALABARISMO

DIA DO MIGRANTE

DIA DO PASSEIO

DIA DO COQUETEL MARTINI

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ribeirão Preto (São Paulo) Bacurituba - Bequimão - Santana do Maranhão (Maranhão) Capela do Alto Alegre (Bahia) Cristina (Minas Gerais) Eusébio - Tururu (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CRISTIANE LOPES PERES (PRIMA-Marilia /SP) DAGOBERTO CROS DA SILVA (PRIMO - São Paulo /SP) ANDRÉ PEREIRA DE ARAÚJO (primo-Brasília /DF) JOSÉ DANIEL DE CARVALHO “ZEZO” (Lions Clube de Dracena /SP) SANDRA MARA AMARAL DE  LIMA (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) PDG FRANCISCO ROBERTO C. MOREIRA (Lions Clube de Campos Planície /RJ) NELSON YUGI KIMURA (Garça /SP) MARCOS FALCÃO (Garça /SP) PRISCILA RODRIGUES MEDRADO  GUERING (Agudos /SP) WALMIR MELGES (Bauru /SP) RAFAEL FREITAS (Ponta Porã /MS) ANDERLI REGINA SILVA DA ROCHA (Garça /SP) MARCELO LOPES MIRANDA (vereador Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SANDRA MARA DE  CARVALHO E SEBASTIÃO JOSÉ DE OLIVEIRA CARVALHO (TATÃO)💘1976💘46ANOS (LC6-PDG-Lions Clube Taquaritinga /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA JULIANA DE FACONIERI

■ SANTA EMA DE GURK

■ SANTA QUILDOMARCA

■ SANTOS GERVÁSIO E PROTÁSIO

■ SÃO CELSO

■ SÃO DEUSDADO

■ SÃO LAMBERTO MÁRTIR

■ SÃO MODESTO ANDLAUER

■ SÃO NAZÁRIO

■ SÃO ROMUALDO

■ SÃO REMÍGIO ISORÉ

■ BEATA Helena Aiello

■ BEATA HOSSANA ANDREÁSI

■ BEATA MIQUELINA

■ BEATO GERLANDO

■ BEATO GUILHERME EXMEW

■ BEATO HUNFREDO MIDDLEMORE

■ BEATO SEBASTIÃO NEWDIGATE

■ BEATO TOMÁS WOODHOUSE

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Não é fácil entender a lógica de Deus. Reconhecer Jesus como o Cristo de Deus é fácil. Difícil é assumir as consequências disso: Quem perder sua vida por mim a salvará – Lc 9,18-24

 

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A liturgia nos desafia a confessar que Jesus é o Cristo de Deus, fonte de amor e de vida, aquele que sacia nossa sede. Alimentando a fé com a Palavra e a Eucaristia, podemos derrubar as barreiras e divisões discriminatórias e reconhecer que somos um em Jesus Cristo. Celebremos em comunhão com os migrantes, neste dia a eles dedicado.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DO MESSIAS SOLIDÁRIO E SERVIDOR, NÃO ME DEIXES NUTRIR ESPERANÇAS VÃS DE UM MESSIANISMO GLORIOSO E MUNDANO, QUE NÃO CORRESPONDE À OPÇÃO DO SENHOR JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 19 de junho de 2022 12º domingo do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Por sua Palavra, Deus derrama um espírito de graça e piedade sobre cada um de nós e nos convida a nos revestirmos de Cristo, o Ungido a quem sempre queremos seguir.

 

 

1ª Leitura (Zc 12,10-11, 13,1) – Contemplarão aquele a quem transpassaram.  Leitura da Profecia de Zacarias:

 

Assim diz o Senhor: 10“Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito. 11Naquele dia haverá um grande pranto em Jerusalém, como foi o de Adadremon no campo de Magedo. 13,1Naquele dia haverá uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 63(62)

 

A minh’alma tem sede de vós,/ como a terra sedenta, ó meu Deus!

 

 

2ª Leitura (Gl 3,26-29) – Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

 

Irmãos, 26vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Jesus Cristo. 29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 19 de junho de 2022 12º domingo do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito.   (Lc 9,18-24)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / minha voz estão elas a escutar; / eu conheço, então, minhas ovelhas, / que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Certo dia, 18Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

12º DOMINGO TC – C

 

Lucas 9,20.22-24: “Jesus perguntou: - E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: - O Cristo de Deus... E [Jesus] acrescentou: - O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Depois Jesus disse a todos: - Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.

 

Jesus, sua pergunta aos discípulos não foi para medir a sua fama, mas para que eles tivessem clareza sobre o que realmente significava reconhecê-lo como o Messias prometido.

O seu povo esperava pelo Messias, mas muitos alimentavam imagens tão contraditórias sobre o tipo de messianismo, que não conseguiam reconhecer o senhor como o verdadeiro Messias.

Por isso, quando Pedro confessou, em nome de todos, que, para eles, o senhor era o Cristo, ou o Messias, o senhor fez questão de dizer que teria que enfrentar o sofrimento e a morte, e então ressuscitar.

Assim, o senhor exigia que, quem quisesse segui-lo como discípulo, precisaria renunciar às ideias de um Messias poderoso, estar disposto a tomar o seu caminho de dor, a abraçar a própria cruz, e até a perder a própria vida por sua causa.

Senhor, nós fomos batizados ainda crianças, e assim herdamos a fé cristã, com a qual nos acostumamos.

Mas, o senhor pede também de nós, que declaremos de forma explícita a nossa fé no senhor, assim como pediu dos seus discípulos.

A nossa fé cristã jamais deve ser suposta como algo já garantido, para que não corramos o risco de falsificar a sua imagem, apagar a sua cruz e manipular o seu nome em nosso próprio benefício.

Ao longo dos séculos e também em nossos dias, sempre surgiram pessoas e grupos que confessaram o seu nome, mas de fato veneravam e pregavam uma imagem degenerada do senhor.

 

Senhor, examine a nossa fé e não permita que nos enganemos de Messias.

Que o seu Espírito grave em nossos corações o seu verdadeiro rosto, e nos faça examinar se realmente  estamos acreditando no Jesus de Nazaré dos Evangelhos e da tradição contínua da nossa Igreja.

Que renovemos com clareza e de forma explícita a nossa fé no senhor, assumindo o mistério da sua cruz, e seguindo com firmeza os seus passos até o Calvário, para chegarmos a participar da sua ressurreição.

 

Maria santíssima, caminhe sempre conosco, principalmente quando a cruz de cada dia nos pesa um pouco mais e nossa fé no seu Filho bendito se enche de sombras, para que jamais deixemos de declarar a nossa fé em Cristo Jesus, nosso único salvador. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto deste domingo se desenrola em três temas: a confissão de Pedro em nome da comunidade, o anúncio da paixão e o convite a seguir o Mestre. Percebemos através das respostas os vários entendimentos a respeito de Jesus. É reconhecido como figura importante na história da humanidade, mas somente os discípulos o reconhecem como o “Messias de Deus”. A partir da resposta de Pedro, o Mestre chama a atenção dos discípulos para esclarecê-los de que não será um “Messias poderoso, conquistador e triunfalista”, mas apenas o “Filho do Homem”, que sofrerá, será rejeitado e entregue às autoridades, que o condenarão à morte. Será o Messias doador da própria vida em favor dos mais vulneráveis e desprezados. Jesus assume a causa dos pobres e, por isso, será condenado à morte. Seu sofrimento e sua morte não são um desejo masoquista dele, nem é vontade de Deus que assim aconteça, mas são consequência de sua fidelidade ao Pai. Além disso, convida quem estiver disposto a segui-lo, devendo renunciar a tudo o que possa impedir o seguimento fiel. Quem quiser segui-lo terá de se identificar com seu projeto, sabendo que poderá ser desafiado a ponto de doar a própria vida. Renunciar a si mesmo é desfazer-se da ambição do enriquecimento, do poder e da glória.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,18-24 – Quem é Jesus para você?

 

Oração Inicial

 

Liturgia do 12º domingo do Tempo Comum.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

A Palavra do Senhor vem nos orientar, impelir-nos para o conhecimento do “Messias”, o enviado do Pai. Coloquemo-nos, conscientemente, em sua presença, deixemos que ele faça a nós a pergunta que fez aos discípulos: “Quem diz o povo que eu sou?” “E vós, quem dizeis que eu sou?”

 

 

1. Leitura (Verdade)

Deus se revela por meio de seu Filho Jesus Cristo. Aproxime-se da sua Palavra e faça a leitura, destacando as provocações que as perguntas de Jesus suscitam. Procure identificar o tema central do Evangelho e reflita sobre a mensagem que Jesus comunica por meio dele.

 

“Somos herdeiros de um cristianismo cultural. Fomos batizados como crianças por nossas famílias. Boa parte das famílias não tem conseguido educar na fé católica os filhos que batizou. O tempo está nos pedindo uma adesão clara, consciente e forte à pessoa de Jesus e a sua Igreja. Não é possível alguém ser cristão e não conhecer Jesus e seu Evangelho, não viver a fé como membro vivo da Igreja. A certa altura, Jesus quis saber dos discípulos quem ele era para eles. O povo estava meio confuso, mas os discípulos mais próximos reconheciam que ele era o Cristo de Deus, o enviado do Pai. Pedro interpretou bem a fé da comunidade dos discípulos. Jesus insistiu no seguimento: o discípulo caminha com Jesus”.

 

2. Meditação (Caminho)

Tem muita gente que segue, irracionalmente, pessoas e ideologias. Há muitos líderes que alienam seus seguidores. Jesus queria saber se seus discípulos sabiam quem ele era. As multidões estão confusas: João Batista, Elias, alguns dos antigos profetas. ‘E para vocês, quem sou eu?’ Aqui está a pergunta central.

Se a sua resposta é na linha da resposta de Pedro, então, não há outra alternativa senão seguir o Mestre: “Renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga!”.

Você reafirma sua adesão a Cristo? Como? Com que atitudes?

 

3.Oração (Vida)

Na oração, você se coloca na presença do Senhor e lhe diz tudo que há em seu coração. Esse é um encontro muito esperado por Deus, na pessoa de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo. Apresente ao Senhor o que você deseja sem medo, pois Deus o(a) ama com amor infinito.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando esta Palavra: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará” é a sua vez de posicionar-se perante este Evangelho, claro e exigente, porém, esperançoso e promissor.

 

Bênção

 

 

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4,8).