sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Herodes mandou matar todos os meninos de Belém. - (Mt 2,13-18)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 28 DE DEZEMBRO DE 2018 (sexta-feira) 362º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.
(Theodore Roosevelt)

 Datas Comemorativas 
Dia DE MAUÁ
Dia da Marinha Mercante
Dia DO Aniversário do Cinema
Dia DO PETROQUÍMICO
Dia DO SALVA-VIDAS
Dia NACIONAL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fernão - Gavião Peixoto (São Paulo) Amaralina - Bonópolis - São Patrício (Goiás) Major Gercino - Nova Erechim (Santa Catarina) Rio Branco (Acre) Conquista D'Oeste - Cristal do Sul - David Canabarro - Dilermando de Aguiar - Dom Pedro de Alcântara - Doutor Ricardo - Nova Nazaré - Santa Cruz do Xingu - Santa Rita do Trivelato - Vale de São Domingos (Mato Grosso) Presidente Jânio Quadros - Cordeiros - Itapé (Bahia) Limoeiro do Norte - Ocara - Pindoretama - Tejuçuoca (Ceará) Araricá - Arroio dos Ratos - Balneário Pinhal - Barra do Quaraí - Benjamin Constant do Sul -  Cacequi - Canela - Capivari do Sul - Caraá - Cerrito - Chuí - Chuvisca - Ciríaco - Estrela Velha - Fazenda Vilanova - Floriano Peixoto - Itaara - Jarí - Maçambara - Mampituba - Marcelino Ramos - Marques de Souza - Monte Alegre dos Campos - Muitos Capões - Nova Bréscia - Nova Ramada - Novo Cabrais - Passa Sete - Tabaí - Toropi - Três Passos - Turuçu - Ubiretama - Unistalda - Vale Verde - Vespasiano Correa (Rio Grande do Sul) Major Gercino - Nova Erechim (Santa Catarina) Alagoa - Coronel Fabriciano - Monsenhor Paulo - Virgolândia (Minas Gerais) Anapu - Cachoeira do Piriá (Pará) Piracuruca - União (Piauí) Itapororoca - Riacho dos Cavalos (Paraíba) Porto do Mangue - Viçosa (Rio Grande do Norte) São José de Ubá - Tanguá (Rio de Janeiro)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDSON BIATO (Professor - Lions Clube de Garça/SP) GUSTAVO  BARBOSA  NICOLAU  (Lions Clube de Paranaíba /MSJOSÉ CARLOS MARTINS GALVÃO (MERCADO GALVÃO - PIRAJUI /SP) ZELINDA PAVANI MARQUES (Garça/SP) MICHEL ANGELO BARROSO PEREZ (Garça /SP) WALTER NUNES (Rio de Janeiro /RJ) LUIZ CARLOS DA SILVA (Garça /SP)RODRIGO THIARIN (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Padre EVANDRO CESAR BATISTA RIBEIROó2007ó11 ANOS (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Marília/SP)

 Santo do Dia 
OS SANTOS INOCENTES
Os Santos Inocentes (Séc. I), deram testemunho de Cristo não com palavras, mas com o sangue. As vítimas da ferocidade de Herodes nos fazem pensar, na dignidade das crianças e na situação de miséria e exploração em que muitas delas se encontram na sociedade de hoje.
SANTA CATARINA VOLPICELLI

- Os meninos inocentes foram mortos por causa do Cristo. Eles seguem o Cordeiro sem mancha e cantam: Glória a ti, Senhor!
■ Com esta festa, a Igreja celebra o martírio dos inocentes, vítimas da ferocidade de Herodes. Em nossos dias, muitos inocentes continuam sendo dítimas da miséria, das drogas, da exploração e do abandono. Rezemos por todos os que vivenciaram e vivenciam essa situação.  
– Oração 
PAI, APESAR DA MINHA FRAQUEZA, SEI QUE CONTAS COMIGO PARA O SERVIÇO DO TEU REINO. VEM EM MEU AUXÍLIO, PARA QUE EU SEJA UM INSTRUMENTO ÚTIL EM TUAS MÃOS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, hoje os santos Inocentes proclamam vossa glória não por palavras, mas pela própria morte; dai-nos também testemunhar com a nossa vida o que os nossos lábios professam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
Prefácio do Natal - 28 de dezembro - Santos Inocentes, Mártires . Festa
A luz de Deus nos guia no caminho da verdade, Entrar em comunhão com esse projeto significa contar com o auxílio do Senhor, que perdoa e liberta, ainda que nos saibamos vulneráveis ao pecado e ao sofrimento.

1ª Leitura (1Jo 1,5 – 2,2) – O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado.   Início da Primeira Carta de São João:
5Caríssimos, a mensagem que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado.
8Se dissermos que não temos pecado estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 123 (124)
Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

Evangelho do dia
Prefácio do Natal - 28 de dezembro - Santos Inocentes, Mártires . Festa
Herodes mandou matar todos os meninos de Belém. - (Mt 2,13-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
 A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva o exército dos vossos santos mártires!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
    
“Jesus veio dar sentido a nossa vida”
Jesus veio para resgatar a vida humana, para dar-lhe verdadeiro sentido e valor!
Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos” 
(Mateus 2,16).
Jesus veio para nos trazer vida em abundância, Ele nasceu para dar dignidade plena a toda vida humana. Hoje, voltamo-nos para a vida massacrada, negada, para a vida humana que está sendo humilhada e perseguida.

Hoje, procuramos meditar a respeito das crianças inocentes que o tirano Herodes mandou extirpar, eliminar e matar. Na verdade, ele queria matar Jesus, porque, ao matá-Lo, estaria matando o Senhor da vida. No lugar de Jesus morreram crianças inocentes.

Voltamo-nos para os tempos em que vivemos, em que crianças continuam a morrer. Há crianças que morrem e são assassinadas no ventre de suas mães pelo crime do aborto, crianças que não têm o direito de viver, nascem e são vítimas da fome, da guerra, da perseguição e do descaso humano; crianças que são vítimas de doenças, do pouco caso e da soberba humana.

Hoje, queremos meditar sobre como estamos nos preocupando e cuidando da vida humana em todas as suas etapas, desde aquela que foi concebida no ventre de sua mãe até o idoso, que parece levar uma vida sem sentido, muitas vezes esquecido e largado, apressando até a sua morte.

Jesus veio para resgatar a vida humana, para dar-lhe verdadeiro sentido e valor. Não podemos ficar apenas focados de forma mesquinha na nossa vida pessoal e individual, e esquecer que a vida humana está sendo atacada, que milhões por esse mundo afora estão sendo ameaçados de viver e existir.

Salvemos nossas crianças, cuidemos delas, cuidemos da vida desde o momento em que ela é concebida. Sejamos cada vez mais promotores da cultura da vida e, de todas as formas, não permitamos que a cultura da morte esteja sendo semeada entre nós.

Cuidemos das crianças e das vidas que nasceram, que vieram ao nosso meio. Não podemos mais permitir que crianças morram de fome, que passem fome, seja em nossa cidade, em nossos bairros, em situações muito periféricas do nosso país, do nosso continente e do mundo em que vivemos.

As razões que levam tais crianças a estarem expostas às misérias são muitas, mas, enquanto as discussões não chegam a um acordo, salvemos as nossas crianças, não permitamos que elas sejam exploradas sexual e materialmente no mundo em que vivemos.

É preciso salvar, resgatar e cuidar da dignidade da vida humana em todas as suas etapas. Não permitamos que a cultura da morte e da exploração continue maltratando a vida humana.

Jesus não veio somente para que tenhamos vida, mas para que tenhamos a vida n’Ele e para que resgatemos a vida humana em todas as situações.

Onde houver uma vida humana pulsando no ventre de uma mãe, no leito de um hospital ou talvez largado numa esquina, é preciso resgatá-la, valorizá-la e salvá-la.
Deus abençoe você!

– Reflexão - Cultura da morte. O aborto.
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— também as crianças, e as crianças por nascer, os ameaçam o egoísmo, daqueles que sofrem a sombra da desesperança em seu coração, a desesperança que semeia o medo e que leva a matar.

Hoje também, nossa cultura individualista se nega a ser fecunda, se refugia em uma permissibilidade que nivela por baixo, ao que o preço dessa não fecundidade seja o sangue de um inocente. Estamos influenciados por um “teísmo biodegradador” do humano, esse “teísmo spray” que pretende suprimir a grande verdade (o Verbo que se tem encarnado). A proposta cultural que recai sobre si mesmo em uma dimensão egoisticamente individualista, se constrói por traz dos direitos das pessoas, e das crianças. Esses são recursos do Herodes moderno.

Jesus “menino por nascer” nos convoca a coragem. Não queremos degradar-mo-nos na “cultura da facilidade” que nos anula sempre, porque pouco a pouco, termina sendo a cultura da morte.

Queremos reivindicar a presença de Cristo já no seio de sua Mãe!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O aborto ainda é realidade em nossa sociedade?
- Por que o aborto existe?
- E as crianças que são abandonadas?
- Como está a educação de nossas crianças na família?
- E na escola?

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 2,13-18 - Jesus menino é perseguido, se faz migrante e missionário
Saudação
Preparo-me para a Leitura Orante,
rezando com todos que se encontram nas mídias sociais:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço. 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto: Mt 2,13-18.
Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse:
- Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.
Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito."
Quando Herodes viu que os visitantes do Oriente o haviam enganado, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas suas vizinhanças, todos os meninos de menos de dois anos. Ele fez isso de acordo com a informação que havia recebido sobre o tempo em que a estrela havia aparecido. Assim se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito:
"Ouviu-se um som em Ramá, o som de um choro amargo. Era Raquel chorando pelos seus filhos; ela não quis ser consolada, pois todos estavam mortos."
O rei Herodes, no seu orgulho, não admitia concorrência. Não admitia a existência de um rei na Judeia, além dele. Por causa disso, ordenou a matança de todas as crianças do sexo masculino, abaixo de dois anos de idade.
Refletindo
José foi avisado em sonho por um anjo que devia fugir para o Egito, porque Herodes queria matar o Menino. O Evangelho diz que, muito dócil à vontade de Deus, “se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes”. Assim, a primeira terra de missão de Jesus foi o Egito, no grande continente da África. Lá permaneceram também como migrantes, exilados, sem parentes, sem casa, sem trabalho, sem nome. Ficaram no Egito até a morte de Herodes (que aconteceu nos primeiros três anos da vida de Jesus). O cruel e ambicioso Herodes mandou matar todos os meninos de Belém de dois anos para baixo, querendo matar entre os inocentes o Menino Jesus.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para mim, hoje?
O texto da fuga para o Egito me diz que é preciso estar sempre atento para discernir qual é a vontade de Deus. Se preciso, abandonar um caminho e assumir outro menos atraente, porém mais coerente com a vida. Às vezes, é preciso viver no anonimato, no silêncio, para cumprir a vontade de Deus. 
Meditando
Os bispos, na V Conferência, falaram várias vezes da situação dos migrantes e do papel da Igreja. "
 Entre as tarefas da Igreja a favor dos migrantes está indubitavelmente a denúncia profética dos atropelos que sofrem frequentemente, como também o esforço por incidir, junto aos organismos da sociedade civil, nos governos dos países, para conseguir uma política migratória que leve em consideração os direitos das pessoas em mobilidade. Deve ter presente também os deslocados pela violência. Nos países açoitados pela violência se requer a ação pastoral para acompanhar as vítimas e oferecer-lhes acolhida e capacitá-los para que possam viver de seu trabalho. Ao mesmo tempo, deverá aprofundar seu esforço pastoral e teológico para promover uma cidadania universal na qual não haja distinção de pessoas.
415. Os migrantes devem ser acompanhados pastoralmente por suas Igrejas de origem e estimulados a se fazer discípulos e missionários nas terras e comunidades que os acolhem, compartilhando com eles as riquezas de sua fé e de suas tradições religiosas. Os migrantes que partem de nossas comunidades podem oferecer uma valiosa contribuição missionária às comunidades que os acolhem. (DAp 414 e 415).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo: 
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós
.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Como vou vivê-lo na missão?
Meu novo olhar é de atenção ao que Deus quer me revelar para fugir do mal e ir em direção ao bem.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
BÊNÇÃO

Jesus e Maria, dai-nos vossa santa bênção.
Em nome do Pai e do  Filho e do Espírito Santo. Amém.