terça-feira, 8 de julho de 2025

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. – (Mt 9,32-38)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 J U L H O – TURQUESA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER A DOENÇA DO OLHO SECO  –

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – VERDE-ESCURO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 08 de julho de 2025 (terça-feira) 189 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A COISA MAIS DIFÍCIL É A DECISÃO DE AGIR, O RESTO É APENAS TENACIDADE.

(Amelia Earhart)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA CIÊNCIA

 DIA NACIONAL DO PESQUISADOR CIENTÍFICO

 DIA MUNDIAL DA ALERGIA

 DIA INTERNACIONAL DA CÓCEGA

 DIA DA ALEGRIA

 DIA DOS TRABALHADORES EM MASSAS ALIMENTÍCIAS

 DIA DO PANIFICADOR

 DIA DO PACIFICADOR

 DIA DO VIDEOGAME

 DIA DA VALORIZAÇÃO DA VACA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE

 DIA DA FUNDAÇÃO DO HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE BAGÉ-RS

 DIA DA FUNDAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC)

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) EM PORTO VELHO

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT) EM Araguaína

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Cipó (Bahia) Ouro Preto - Paiva (Minas Gerais) Treviso (Santa Catarina) Mimoso do Sul (Espírito Santo) Carolina (Maranhão) Floriano  (Piauí)Bragança  (Pará) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FELIPE CONESSA MARQUES (primo-Garça /SP) TELMA CRISTINA BECALETO DOS SANTOS (Bebidas São José-Garça/SP) DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINI (Bispo Diocesano de Marilia /SP) LUIZ GUSTAVO SILVA (empresário-Garça /SP) PAULO CANTELLI DE TOLEDO (empresário-Garça /SP) NELSON SOARES RANGEL (Garça /SP) ROSANE CRISTINA KAGUEYAMA (Garça /SP) NEIDE YOSHIE KANASHIRO FERREIRA (empresária-Garça /SP) ELZIRA BAPTISTA GUEDES (Garça /SP) IVO MARIA JUNIOR (Garça /SP) Sheila Regina Rodrigues  (fisioterapeuta-Garça /SP) LUZIneTE PEREIRa DE OLIVEIRA (Garça /SP)Aline De Lima Abido (Garça /SP)ANTONIO MILTON TEIXEIRA JUNIOR (Don Turismo-Garça/SP)  ANGELICA MEIRELLES (Garça/SP) JAIME MATOS  (Garça /SP) SUELI GARCIA (Tupã /SP) )ADRIANA DE FÁTIMA DUTRA (Lions Clube de Paranaíba /MS) MARIA FIlOmENa PaNToLFI SOUZA (Lions Clube de TUPÃ Curumim/SP) Seleimar Fazion (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP) RICARDO TADEU BAPTISTA (Lions Clube de Pederneiras /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: KÁTIA MENESES E OBERLAN RAMOS DE MENESESó1978ó47 ANOS (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA PRISCILA

■ SANTA GLICÉRIA

SANTO LANDRADA

SANTO ADRIANO III

SANTO AUSPÍCIO

SANTO AQUILA

SANTOS MONGES ABRAMITAS

SÃO DISIBODO

SÃO QUILIANO

SÃO PROCÓPIO

SÃO PANCRÁCIO DA ITÁLIA

BEATO EUGÊNIO III

BEATO MÂNCIO ARAKI

BEATO PEDRO VIGNE

■ SÃO RAIMUNDO GAYRARD

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

 A cura do homem mudo  Mt 9,32-38 - Jesus andava por todas as cidades e povoados

 

Abra seu coração à compaixão de Jesus e ajude na missão de espalhar o Reino de Deus.

 

– Antífona 

– Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como vosso nome, ó Deus, assim vosso louvor ressoa até os confins da terra; vossa destra está cheia de justiça (Sl 47,10s).

 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

 

Acolhida

 

A vida cristã é uma luta espiritual sem trégua. Por ela, buscamos abrir-nos à ação de Deus e colaborar com ele para expulsar as forças do mal. Celebremos com fé, dispostos a socorrer as pessoas “cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor”.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME COMPASSIVO DIANTE DO SOFRIMENTO DE TANTOS IRMÃOS E IRMÃS, MOVENDO-ME A SER, EFETIVAMENTE, SOLIDÁRIO COM ELES.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído; dai-nos uma santa alegria, para que, livres da servidão do pecado, cheguemos à felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.  

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 08 de julho de 2025 terça-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Gn 32,23-33) De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e venceste.   Leitura do livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 23 Jacó levantou-se ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos, e passou o vau do Jaboc. 24 Depois de tê-los ajudado a passar a torrente, e atravessar tudo o que lhe pertencia, 25 Jacó ficou só. E eis que um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora. 26 Vendo que não podia vencê-lo, este tocou-lhe o nervo da coxa e logo o tendão da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava com ele. 27 O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”. 28 O homem perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” Respondeu: “Jacó”. 29 Ele lhe disse: “De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens e venceste”. 30 Perguntou-lhe Jacó: “Dize-me, por favor, o teu nome”. Ele respondeu: “Por que perguntas o meu nome?” E ali mesmo o abençoou. 31 Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: “Vi Deus face a face e foi poupada a minha vida”. 32 Surgiu o sol quando ele atravessava Fanuel; e ia mancando por causa da coxa. 33 Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo da articulação da coxa, pois Jacó foi ferido nesse nervo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 16(17)

 

 

Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

1.  Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, / escutai-me e atendei o meu clamor! / Inclinai o vosso ouvido à minha prece, / pois não existe falsidade nos meus lábios!  - R.

Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

2.  De vossa face é que me venha o julgamento, / pois vossos olhos sabem ver o que é justo. / Provai meu coração durante a noite, † visitai-o, examinai-o pelo fogo, / mas em mim não achareis iniquidade. – R.

Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

3. Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, / inclinai o vosso ouvido e escutai-me! / Mostrai-me vosso amor maravilhoso, † vós que salvais e libertais do inimigo / quem procura a proteção junto de vós.– R.

Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

4. Protegei-me qual dos olhos a pupila / e guardai-me à proteção de vossas asas. / Mas eu verei, justificado, a vossa face / e, ao despertar, me saciará vossa presença.– R.

Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

 

 

 

– 08 de julho de 2025 terça-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

 

– Evangelho do dia 

 

A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.   (Mt 9,32-38)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas / e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).   R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

 Naquele tempo, 32 apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33 Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34 Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 35 Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36 Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37 “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

08/07/25         

14ª TERÇA-FEIRA TC – AI

 

Mateus 9,32-34: “Apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: - Nunca se viu coisa igual em Israel. Os fariseus, porém, diziam: - É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios... Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor”..

 

Jesus, seus milagres e suas curas revelavam que as obras do demônio dentro da história humana são exatamente aquelas que negam o direito à vida, caluniam o inocente, ameaçam, exploram e mantem o povo mudo, como ovelhas sem pastor. Ser surdo e mudo identifica aqueles que sofrem de uma deficiência física, mas simboliza também todos os que são reprimidos e calados em seus direitos e em sua liberdade, por meio de leis civis e religiosas. O senhor veio para ser o nosso libertador, para nos dar uma nova cidadania no Reino de Deus, onde temos a liberdade de filhos e filhas de um mesmo Pai. Pela nossa fé e pelo nosso batismo, foi-nos conferida uma dignidade inalienável, que nos liberta espiritualmente e nos dá o direito de participar ativa e conscientemente da sua Igreja e da sociedade. Tudo isso é motivo de admiração, como foi a cura daquela pessoa surda, porque persiste no mundo o poder diabólico de calar o direito das pessoas e das organizações que combatem a injustiça e a dominação humana. Como fizeram com o senhor, tais pessoas são capazes de atribuir ao demônio os direitos que o senhor conferiu a todos os seres humanos. Manipulam nome de Deus e a autoridade divina para exigir uma sociedade condicionada e medrosa, como se fosse surda e muda.

Senhor, não permita que sejamos possuídos por esses tipos de demônio, e faça com que a sua Igreja esteja sempre ao lado dos que necessitam ter vez e voz, como filhos e filhas de Deus. Queremos ser instrumentos da sua paz, da sua liberdade e da dignidade que nos conquistou pela sua vida, morte e ressurreição.

 

Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe querida, ao longo da história sempre se manifestou aos simples, aos aflitos e aos oprimidos, como aconteceu em Fátima, em Aparecida e em Guadalupe, dando-lhes voz e vez. Olhe com carinho pelo nosso povo humilde, protegendo-o da maldade do mundo e dando-lhe a esperança de uma sociedade mais humana, mais fraterna e mais justa. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O contato com os chefes e os fariseus causava profunda tristeza em Jesus, pois tinham o coração demasiado duro para compreenderem a novidade do Evangelho e do Reino. Apesar disso, Jesus continua sua missão, comovido e motivado pela necessidade do povo que anda desorientado, como um rebanho sem pastor. Ao ver a carência do povo e sua dependência em diversos níveis, Jesus sente compaixão. Sentir compaixão significa entrar em sintonia com os sentimentos e a dor do outro. Significa assumir seus sofrimentos e colaborar para uma mudança. Jesus é verdadeiro pastor e, como tal, faz de tudo para proteger seu rebanho, mesmo que isso provoque ira e injúrias por parte de alguns.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

  Mt 9,32-38 - Jesus andava por todas as cidades e povoados

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Oração Inicial

Façamos o sinal da cruz com devoção. Coloquemo-nos na presença de Deus, em silêncio, para que nossa mente e coração se abram para esse encontro. Que ele seja um alimento para nossa caminhada de fé cristã.

Peçamos: “Ó Jesus, Mestre Divino, ilumine nossa mente e mova nosso coração, para que esta oração e a Palavra produzem frutos de vida em nós. Amém.”

 

 

2. Meditação (Caminho)

O mutismo simboliza a incapacidade de expressão, uma falha na comunicação humana. Quando Jesus expulsa o demônio, o homem mudo recobra a fala. A palavra, em nós, é uma força divina. Foi através da Palavra que Deus deu vida à Criação e nos fez à Sua imagem e semelhança. Ao curar o mudo, Jesus lhe devolve essa força divina que o mal havia roubado.

Quais bloqueios impedem que minha palavra seja usada para o bem? O que me impede de proclamar as maravilhas de Deus? Como me apresento ao Senhor quando peço Sua ajuda? Deixo-me envolver por Sua presença e amor?

 

 

3.Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se de Deus, silenciando seu coração. Reflita sobre a Palavra e apresente ao Senhor suas preces, preocupações e pedidos.

Que o Senhor nos torne trabalhadores fiéis de Sua messe, restaurando em nós o dom do Espírito Santo. Que saibamos proclamar com coragem as maravilhas daquele que, por Sua Palavra, nos criou e nos salvou para a glória de Seu nome. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que novo olhar a Palavra despertou em você? Que atitude de vida nova você assumirá hoje?

 

Bênção

 

Que o Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar, dentro de mim para me encorajar, diante de mim para me orientar, atrás de mim para me proteger e acima de mim para me abençoar. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP