quinta-feira, 9 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna. - (Jo 6,44-51)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 09 DE MAIO DE 2019 (quinta-feira) 129º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VITALIDADE É DEMONSTRADA NÃO APENAS PELA PERSISTÊNCIA, MAS PELA CAPACIDADE DE COMEÇAR DE NOVO.
 (F. Scott Fitzgerald)

 Datas Comemorativas 
DIA DA EUROPA E DA UNIÃO EUROPÉIA
DIA MUNDIAL DA CONGREGAÇÃO MARIANA
DIA Global da Consciência para a Acessibilidade
DIA de Tempo de Lembrança e Reconciliação para Aqueles que Perderam suas Vidas durante a 2ª Guerra Mundial
DIA DO DAMISTA BRASILEIRO
DIA EUROPEU DO AVC
DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO MATO GROSSO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Novais (São Paulo) Riacho da Cruz - Rodolfo Fernandes - Ruy Barbosa (Rio Grande do Norte) Padre Bernardo (Goiás) Cidreira - Imbé - Lavras do Sul - Montauri - Vista Alegre do Prata (Rio Grande do Sul) Conceição do Castelo (Espírito Santo) Nova Santa Bárbara (Paraná) Arataca - Barro Alto - Buritirama - Capim Grosso - Feira de Santana - Filadélfia - Jaborandi - João Dourado - Jussari - Lapão - Maetinga - Nordestina - Pintadas - Rafael Jambeiro - Teixeira de Freitas (Bahia)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: maria EDUaRDA FerREIRA (filha da Edna/Evandro Gráfica Garça-Lions Clube de Garça /SP) JULIO TELLINI (Garça /SP) SOLANGE BIAZOTO LUCCHIARI SOARES (Garça /SP) EDSON ICHIRO SASAZAKI (Marilia /SP) Fernando Martins (Garça /SP) Natália Carapello (Garça /SP) Eliana Evangelista (Garça /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO PACÔMIO
MARIA TERESA DE JESUS
SÃO MÁXIMO
SÃO JORGE PRECA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Cantemos ao Senhor, ele se cobriu de glória. O Senhor é a minha força e o meu cântico: foi para mim a salvação, aleluia! (Ex 15,1s)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Aclamemos a Jesus, Pão da vida, tratado como ovelha levada ao matadouro. Nele Deus assume a natureza humana e se mostra solidário às pessoas, que podem conhecê-lo e se deixar instruir por ele.
– Oração 
PAI, , QUE O ESPÍRITO ME ENSINE TODA A VERDADE E ME REVELE ÀS COISAS QUE HÃO DE VIR, PARA QUE EU POSSA ENVEREDAR, COM TODA SEGURANÇA, PELO CAMINHO QUE É JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir mais de perto o vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, sigamos com firmeza a luz da verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa – 09 de maio de 2019
Para suscitar a fé, a Palavra de Deus às vezes necessita de alguém que a interprete. Mestre da Palavra e pão descido do céu, Jesus quer que todos sejamos seus discípulos. 


1ª Leitura (At 8,26-40) – Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador-geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. 28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?” 31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”. 34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?” [37]38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água, e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 65(66)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.


Evangelho do dia
– 5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa – 09 de maio de 2019
Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna. - (Jo 6,44-51)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou o pão vivo descido do céu, quem deste pão come, sempre há de viver (Jo 6,51).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Saboreamos a vida eterna quando nos alimentamos de Jesus”
 “Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”
(João 6,51).
A afirmação de Jesus é essa: “Eu sou o pão da vida”. Até agora, conhecemos apenas o pão – e existe pão de mel, pão doce e salgado, tem pão para muitos gostos –, mas só há um que é o Pão da vida, só há um Pão que dá a vida e preenche a nossa vida, e esse pão se chama Jesus.
Jesus alimenta aquele que O recebe e acolhe. Se acolhemos e recebemos Jesus, somos também alimentados por Ele, e Ele nos alimenta para vivermos eternamente.
A ciência até trabalha para prolongar a vida humana, para que ela possa durar mais, mas todo o esforço da ciência será inútil para eternizar a vida humana. Aquele que nos deu a vida deu-nos a chave da ciência para cuidar das próprias doenças que vieram macular a vida humana, mas o Deus da ciência, a imortalidade pertence somente a Ele, como a eternidade feliz e bem-aventurada só pertence a Ele. Não é uma questão de viver para sempre na Terra, a questão é vivermos para sempre na presença de Deus.
A eternidade não é vida após a morte. A eternidade é começar a viver em Deus e jamais morrer, pois quem come deste pão não conhecerá a morte, nunca morrerá. Todos nós estamos atribulados, preocupados e medrosos, com um verdadeiro temor de enfrentar a morte, mas só tem medo dela quem não tem a vida em Deus, porque a vida de Deus em nós não nos permite experimentar a morte, mas permite adormecer e acordar para sempre nos braços d’Ele, permite-nos viver, já aqui na Terra, a eternidade que Ele trouxe para nós.
JesA vida eterna é o acréscimo, porque Jesus é o Pão da vida, que nos preenche e dá razão e sentido à nossa vida.
Saboreamos as primícias da vida eterna quando nos alimentamos de Jesus, quando nos saciamos e nos preenchemos d’Ele. A vida eterna é o acréscimo, porque o Senhor preenche, dá razão e sentido à nossa vida.
Aqui é uma promessa: “O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo”. É claro que, quando Jesus fez esse discurso, estava se referindo à carne d’Ele, que Ele mesmo daria. A carne que Ele deu na Eucaristia é a mesma carne, o mesmo corpo que foi pregado na cruz. É a mesma carne e o mesmo corpo que ressuscitou glorioso.
O corpo que estava no ventre de Maria, que nasceu para ser o nosso salvador, tornou-se alimento na Eucaristia e na cruz. É por isso que a missa é o sacrifício não cruento do próprio Cristo, é o próprio altar, é o próprio calvário onde Jesus está se doando, onde o Seu corpo está sendo entregue e Seu sangue sendo derramado para nos encher e alimentar.
Precisamos nos alimentar de Jesus, precisamos recebê-Lo, para que a vida de Deus esteja em nós.
Deus abençoe você!
– Reflexão - João 6: a Palavra se faz “pão”, em primeiro lugar, através da Encarnação
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, as palavras de Jesus revelam como nos podemos “alimentar” de Deus e viver Dele: Deus torna-se “pão” para nós, especialmente, na encarnação do Logos (a Imagem de Deus, o Filho de Deus). A Palavra fez-se Carne! O Logos fez-se um de nós e entra assim no nosso âmbito, naquilo que nos é acessível.

Mas, para lá de encarnação da Palavra, ainda é necessário mais um passo que Jesus menciona nas palavras finais do seu sermão: a sua carne é vida “para” o mundo (cf. 6,51). Desta forma, alude-se para lá da encarnação, ao objeto interior e à sua última realização: a entrega que Jesus fez de si mesmo até à morte e o mistério da Cruz.

Jesus fez-se homem para se entregar e ocupar o lugar do sacrifício dos animais, que apenas poderiam ser os gestos de um anseio, mas não uma resposta. Em definitiva, o Pão contém o mistério da paixão.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Pai e Filho trabalham em perfeita sintonia, com o mesmo objetivo: levar as pessoas a crer em Jesus para que tenham vida plena. Não é possível ao ser humano alcançar diretamente a Deus; o que dele temos é uma vaga noção. Quem tem condições de nos revelar o Pai é seu Filho Jesus Cristo, que dele procede. Assim como o Pai apresenta ao mundo o Filho amado, do mesmo modo Jesus nos fala do Pai: “Só aquele que vem de Deus é que viu o Pai”. Prossegue o discurso sobre o pão descido do céu. Jesus dá um passo a mais, dizendo que o pão que ele dará é sua carne. Na cultura bíblica, carne é o mesmo que a pessoa humana: “O Verbo se fez carne”. Ele é o Cordeiro de Deus que vai se sacrificar por amor, morrendo na cruz. Há aqui forte alusão à Eucaristia, alimento espiritual do cristão.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas

Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,44-51 - O Pão do céu
Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:
Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos o dom da sabedoria,
para que possamos avaliar todas as coisas
à luz do Evangelho e
ler nos acontecimento da vida
os projetos de amor do Pai.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que nos diz o texto do dia? Lemos atentamente: Jo 6,44-51, e observamos Jesus que fala do pão da vida.
Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Nos Profetas está escrito: "Todos serão ensinados por Deus." E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer que alguém já tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; ele já viu o Pai.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.
Refletindo
Jesus afirma que quem crê, tem a vida eterna. Volta a dizer que é o pão da vida. Diz ainda que quem come deste pão tem a vida eterna.
Espírito de verdade, a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos. Que nós conheçamos Jesus Mestre e compreendamos o seu Evangelho. Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Jesus nos questiona de novo sobre nossos alimentos. O que buscamos como alimento para nosso espírito, para nossa vida cristã? Como pessoas batizadas somos também convocados a uma missão. De que nos nutrimos para esta missão? Qual é a fonte que sacia nossa sede de vida?

Meditando
Os bispos em Aparecida, disseram que a Eucaristia deve ser o centro da nossa vida: “
Todas as comunidades e grupos eclesiais darão fruto na medida em que a Eucaristia for o centro de sua vida e a Palavra de Deus for o farol de seu caminho e de sua atuação na única Igreja de Cristo.”(DAp 180)
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo: 
Espírito vivificador, a ti consagro o meu coração: 
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida. 
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
 Buscaremos alimentar nossa vida com o pão do céu e ver o mundo na ótica de Jesus Mestre.

BÊNÇÃO

 Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.