segunda-feira, 7 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Assentar-se-á em seu trono glorioso e separará uns dos outros. – (Mt 25,31-46)

 

Hoje,  contemplamos Jesus no juízo final.

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 07DE MARÇO de 2022 (segunda-feira) 066º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A alegria evita mil males e prolonga a vida."

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO PALENTEÓLOGO

DIA NACIONAL DA ADVOCACIA PÚBLICA

DIA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

DIA MUNDIAL DE LER EM VOZ ALTA

DIA MUNDIAL DA MATEMÁTICA

DIA DA FUNDAÇÃO DA BMW NA ALEMANHA

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO PEDRO PEDROSSIAN (MORENÃO) EM CAMPO GRANDE-MS

DIA DO FIM DA SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaperuna - Laje do Muriaé (Rio de Janeiro) Alto Rio Doce - São Geraldo (Minas Gerais) Colorado (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCELO DUARTE F. MARIUSSO (Eq 13 “Nossa Senhora de Shoenstatt” Setor de Garça /SP)NEUZA PEREIRA BEZERRA (Garça /SP) TIAGO MINARDI NASCIMENTO (Campinas/SP)PDG ACHILLES MACHADO FILHO (DLC1-Lions Clube de Rio de Janeiro Sernambetiba /RJ)PDG GERSON VILLELA SOUTO (DLC1-Lions Clube de Rio de Janeiro / RJ)KLAYVE VENANCIO (Leo Clube Petrópolis Itaipava /RJ)MIRIAM APARECIDA ELIAS KHALIL (Lions Clube de Marilia/SP)LUIZ  VICENTE  FILHO (Lions Clube de Bauru Norte /SP) CLÁUDIA  VALENÇA  BERTACINI (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP)MATILDE DOS SANTOS ONISHI (Tupã /SP)CARLOS EDUARDO YAMASITA SORRILHA (Marilia /SP) VALDIVIO FERREIRA DE ALMEIDA (Marilia /SP) Pe. SIDNEI DE PAULA SANTOS (Pároco da Paróquia de São Luiz Gonzaga de Iacri /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTAS PERPÉTUA e FELICIDADE

SANTAS Teresa Margarida Redi

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: No julgamento final tudo se resume no amor ao próximo. Toda vida de Jesus, o servo de Deus, foi servir aos sofredores: Senhor, quando foi que te vimos? – Mt 25,31-46

 

 

Como os olhos dos servos estão voltados para as mãos de seu senhor, assim os nossos, para o Senhor nosso Deus, até que se compadeça de nós. Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós! (Sl 122,2s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

As prescrições do Senhor para seu povo culminam com a lei do amor ao próximo, à qual Cristo dá contornos práticos ao propor as “obras de misericórdia”. Abramos nosso espírito para acolher os ensinamentos divinos.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO PARA AMAR E SERVIR MEUS SEMELHANTES, SOBRETUDO, OS MAIS POBRES E MARGINALIZADOS. ESTA SERÁ A ÚNICA FORMA DE ME PREPARAR PARA O ENCONTRO COM JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Convertei-nos, ó Deus, nosso salvador, e, para que a celebração da Quaresma nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 07 de março de 2022 - 2ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 Na medida em que socorremos os necessitados, servimos diretamente a Cristo. A Palavra de Deus nos convida a fazer do amor ao próximo nosso cotidiano projeto de vida.

 

1ª Leitura (Lv 19,1-2.11-18) – Julga teu próximo conforme a justiça.  Leitura do Livro do Levítico.:

 

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 11Não furteis, não digais mentiras nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor. 13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. 14Não amaldiçoes o surdo nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigies o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça. 16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 18(19)

 

E Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

 

 

– 07 de março de 2022 - 2ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Assentar-se-á em seu trono glorioso e separará uns dos outros.  (Mt 25,31-46)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis o tempo de conversão; / eis o dia da salvação (2Cor 6,2).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

1ª SEGUNDA-FEIRA QUARESMA:

CF 2022: Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)

 

“Disse Jesus aos seus discípulos: - Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso... Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar... Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!”

(Mateus 25,31.34-36.40).

 

Jesus, nosso Redentor, é tão bom saber de antemão como será o nosso julgamento final diante do senhor.

Ao mesmo tempo, nos causa certo medo.

Afinal, parece que o senhor não vai nos perguntar sobre a quantidade de orações que fizemos, quantos sacramentos recebemos, qual era a posição que ocupávamos na Igreja e na sociedade, quantos bens acumulamos com nosso trabalho, etc.

Tudo o que o senhor vai querer saber é quais foram as nossas atitudes diante do próximo, principalmente diante de alguém que estivesse passando por necessidade: fome física ou fome espiritual; sede de água ou sede de justiça e de paz; enfermo no corpo ou enfermo na alma; sem roupa no corpo ou sem importância social; migrante forçado, sem eira e sem beira no mundo; presos em cadeias ou pessoas encarceradas na pobreza e na discriminação.

Enfim, o senhor se identifica com essa procissão imensa de seres humanos, que, por mais que se esforcem, não têm vez nem voz.

O que fazemos a eles ou deixamos de fazer, é ao senhor mesmo que fazemos ou deixamos de fazer.

 

Senhor, esse Evangelho nos incomoda muito, porque têm sido outros os nossos focos de preocupação como cristãos, buscando apenas a nossa segurança e o nosso bem estar.

Grave esse Evangelho em nossas consciências, para que jamais nos acomodemos na prática da nossa fé e da caridade com o próximo.

Confiamos na sua misericórdia imensa, mas que seu Espírito não permita que nos omitamos jamais quando nos deparamos com o irmão e a irmã, carentes no corpo ou no espírito.

 

Maria santíssima, hoje nosso olhar se volta para as famílias ameaçadas pelas guerras dos poderosos. Rogamos por elas e rogamos também por aqueles que lhes causam sofrimento e morte, para que se convertam e não corram o risco de serem chamados de malditos por seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O percurso quaresmal pede de nós uma profunda revisão de vida que não deveria ser teórica, mas prática. Isso significa que somos convidados a passar das boas intenções para atitudes concretas, ou seja, quando e como, segundo as nossas possibilidades, estamos acolhendo o irmão que passa por necessidade, a começar por aqueles que estão mais perto de nós? A instrução é muito importante e necessária para todo ser humano, mas devem-se associar à instrução formal gestos concretos de promoção da vida. A vivência da nossa fé pode, sim, ser expressa por meio de palavras que não deveriam ser sinal de autopromoção, mas meio de edificação da comunidade por causa daquilo que realizamos. A nossa forma de viver e as escolhas que fazemos já nos dizem se estamos distantes ou próximos de Deus e de seu projeto de vida.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 25,31-46 - Seremos julgados pelo amor

 

Oração Inicial


Em nossa caminhada em preparação à Páscoa do Senhor, o Evangelho hoje Jesus que se identifica com os pequenos, os necessitados, os excluídos. Para ter a força de assumir este desafio reze com o salmista:

“Tu, meu Deus, tem piedade de mim, pois a ti clamo todo o dia. Alegra a alma do teu servo, porque a ti elevo minha alma. Pois tu, Senhor, és bom e perdoas, és rico em misericórdia para todos os que te invocam”. (Sl 86)

 

1. Leitura (Verdade)

Quais são as comparações que Jesus utiliza no Evangelho de hoje? Qual a grande lição que Ele nos deixa?

 

“Jesus se identificou com os sofredores deste mundo. E insistiu para que os seus seguidores acolhessem e respeitassem os irmãos mais frágeis e necessitados. No final das contas, seremos julgados pelo amor que demonstramos por esses irmãos. Com a imagem do juízo final, Jesus fez uma lista de necessitados: famintos, sedentos, migrantes, maltrapilhos, doentes, presos. Alimentando, matando a sede, acolhendo, vestindo, cuidando, visitando os sofredores, estamos fazendo isso a ele próprio. O amor ao pobre se concretiza em nosso compromisso com a defesa da vida, do meio ambiente, do emprego, do salário decente, dos cuidados de saúde respeitosos da dignidade humana. Isso é amar o próximo’.

 

2. Meditação (Caminho)

Silencie e procure ouvir o que o texto diz para sua vida. Qual foi a classe social na qual Jesus se identifica que tocou mais fortemente o seu coração? Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus. Vá ao encontro de alguns desses necessitados.

 

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor os sentimentos, apelos e desejos despertados pela Palavra em sua oração. Reze por todas essas classes sociais que Jesus menciona do Evangelho: os famintos, migrantes, injustiçados, doentes, presos, etc.

Reze também pelos responsáveis por conduzir a sociedade, que sejam capazes de elaborar políticas públicas que ofereçam dignidade ao povo.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

É preciso uma decisão constante de viver segundo os ensinamentos de Jesus. O que me proponho viver hoje como um passo de fidelidade ao mestre?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.