quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Meus olhos viram a tua salvação. – (Lc 2,22-40)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 02 DE FEVEREIRO de 2022 (quarta-feira) 033º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O LIVRO É UM MUDO QUE FALA, UM SURDO QUE RESPONDE, UM CEGO QUE GUIA, UM MORTO QUE VIVE."

(Antônio Vieira)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR

DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA

DIA DO AGENTE FISCAL

DIA DE IEMANJÁ - A RAINHA DOS MARES (SP)

DIA DA MARMOTA

DIA DAS ZONAS ÚMIDAS

DIA DOS OFICIAIS DOS QUADROS COMPLEMENTARES DA MARINHA

DIA DA FUNDAÇÃO DA REFINARIA DA PETROBRAS EM PAULÍNIA-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DO PAYSANDU SPORT CLUB DE BELÉM-PA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itu (São Paulo) Candeias (Bahia) Colinas (Bahia) Nova Crixás (Goiás)Jacaraú - São João do Tigre (Paraíba) Jequia da Praia - Olivença (Alagoas) Xavantina (Santa Catarina) Tapira (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GLORIA UYENO KOMATSU (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP) FAUZE RABAH (Motoppar-Garça /SP) ALINE F. BATISTA DE OLIVEIRA (EQUIPE 13 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça/SP)LUIZ GUSTAVO JOLLO (Refrigeração Garça-Garça /SP) MARIA (Tutu) HEDWIRGES GERZELI LIMA (Garça /SP) NAZARÉ RIBEIRO (Garça/SP)SAMIRA BRITO (Garça/SP)ROBERTO SELLA (Garça/SP)RAIANE DANTAS DO NASCIMENTO (Professôra-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VERA CONFORTI MODELLI e GUIDO MODELLIó(sócio fundador do Lions Clube de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. WAGNER ANTONIO MONTOZó1991ó31ANOS (Reitor do Seminário Diocesano Rainha dos Apóstolos-Marilia /SP)      Pe. MAURICIO PEREIRA SEVILHAó2002ó20ANOS (Pároco e Reitor de Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

APRESENTAÇÃO DO SENHOR

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA

NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO

NOSSA SENHORA DA LUZ

NOSSA SENHORA DA GUIA

NOSSA SENHORA DE BELÉM

NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA

NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO

NOSSA SENHORA DA SAÚDE

NOSSA SENHORA DE COPACABANA

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

NOSSA SENHORA RAINHA DO SERTÃO

SÃO CORNÉLIO

SANTA CATARINA DE RICCI

SÃO NICOLAU DE LONGOBARDI

BEATO ANDREA CARLO FERRARI

MARIA DOMENICA MANTOVANI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O Espírito do Senhor estava com ele – Lc 2,22-40 - Jesus é apresentado no templo. Na fragilidade da criança eles reconhecem o enviado de Deus para a salvação de seu povo.

 

 

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio de vosso templo. Vosso louvor se estende, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

De origem oriental, a “Festa das luzes” estendeu-se, no século 4º, ao Ocidente, com o nome de “Encontro”. Caracterizou-se pela solene bênção das velas e procissão, tornando-se conhecida também como a “Candelária”. Do mesmo modo que Jesus, luz das nações, foi apresentado ao Pai no templo, também nós corramos ao encontro do Salvador.

 

– Oração 

 

PAI, A EXEMPLO DE SIMEÃO E DE ANA, FAZE-ME PENETRAR NO MAIS PROFUNDO DO MISTÉRIO DE TEU FILHO JESUS, E TORNA-ME PROCLAMADOR DA SALVAÇÃO PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 02 de fevereiro de 2022 - 4ª-feira da 4ª Semana Do Tempo Comum Apresentação do Senhor . Festa

– Liturgia da Palavra 

À semelhança de Jesus, que hoje foi apresentado no templo, ponhamo-nos diante do Senhor dispostos a acolher sua Palavra, luz que ilumina e purifica os corações. 

 

1ª Leitura (Ml 3,1-4) – O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo.  Leitura da Profecia de Malaquias:

 

 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2e quem poderá fazer-lhe frente no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; 3e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. 4Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 24(23)

 

"O Rei da glória é o Senhor onipotente!

 

 

2ª Leitura (Hb 2,14-18) – Jesus devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos.  Leitura da Profecia de Malaquias:

 

Irmãos, 14visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso, devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 02 de fevereiro de 2022 - 4ª-feira da 4ª Semana Do Tempo Comum Apresentação do Senhor . Festa

– Evangelho do dia 

 

Meus olhos viram a tua salvação.   (Lc 2,22-40)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O Cristo tomou sobre si nossas dores, / carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

[22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, 23conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos -, como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.] 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Assuma-se como um filho consagrado ao Senhor”

 

Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: ‘Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor’. Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor”

(Lucas 2,22-24).

 

A primeira ida de Jesus à Jerusalém acontece no episódio de hoje; celebramos com toda a Igreja a Festa da Apresentação do Senhor no Templo. Jesus vai, pela primeira vez, à Jerusalém como prefiguração da Sua ida definitiva, quando Ele será imolado, quando Ele será sacrifício, quando Ele será a vítima e o altar. Da mesma forma como o Filho de Deus, hoje, é apresentado no templo, um dia, Ele também será apresentado como vítima de expiação pelos nossos pecados.

 

Os pais de Jesus, Maria e José, são pessoas tementes a Deus, eles têm a preocupação com a dimensão espiritual daquela criança. Como é importante para os pais esta preocupação com a dimensão espiritual dos filhos. É claro, os pais se preocupam com o crescimento biológico, com a saúde física dos filhos, com a preocupação, com alimento, mas nunca podem se esquecer do mais importante, que é a dimensão espiritual, colocar o coração das crianças unidos ao coração de Deus.

 

“O Filho de Deus foi consagrado, nós somos consagrados ao Senhor, pertencemos a Ele”

 

Ir à casa do Senhor é um comprometimento de vida, é ofertar-se junto porque não era só um gesto de apresentação de Jesus, mas era a vida d’Ele, dizia da identidade de Jesus, o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

 

“Foram à casa do Senhor a fim de apresentá-Lo”, Jesus será colocado diante da face de Deus para descobrir a Sua própria face de Filho, o eleito, o amado, o cordeiro de Deus que nós descobrimos na Sua entrega de vida. Aquela criança era consagrada ao Senhor, o sacrifício do primogênito era para lembrar que todos nós pertencemos a Deus, era um gesto dos judeus para fazer lembrar essa pertença a Deus; do primeiro filho até o último, todos pertencem a Deus. Reconhecer também a plena liberdade do homem, do primogênito e de todos os outros que se seguem porque eles são iguais ao Primogênito: todos são filhos amados, todos são filhos livres e consagrados ao Senhor.

 

O gesto que os pais de Jesus cumprem: um par de rolas ou dois pombinhos, como diz a Palavra, demonstra a simplicidade e aquilo que é essencial ao consagrar uma criança para Deus. Infelizmente, nós vemos, hoje, nos nossos tempos, tanta preocupação com coisas exteriores. Por exemplo, no momento do batizado, preocupação com a festa, com as lembranças, mas não podemos esquecer do essencial, aquela criança é entregue a Deus, ela é pertença de Deus, ela faz parte agora da família de Deus. Isso é o mais importante! Não nos esqueçamos nunca daquilo que é essencial porque, muitas vezes, nos perdemos naquilo que é supérfluo e o mais importante nos esquecemos.

 

O Filho de Deus foi consagrado, nós somos consagrados ao Senhor, pertencemos a Ele. A nossa vida está nas Suas mãos!

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Esta festa se refere tanto a Maria, por sua purificação segundo a “Lei de Moisés”, quanto a Jesus, o Filho primogênito que devia ser consagrado ao Senhor. Depois dos pastores e dos magos, Simeão, “movido pelo Espírito”, confirma a identidade do recém-nascido. Trata-se do Messias, “luz para iluminar as nações”. Essa referência à luz fez surgir na Igreja o costume de benzer as velas. Por isso, a festa de hoje é conhecida também como “a Candelária” (candela [latim] = vela). Simeão, representante da Antiga Aliança, é a testemunha viva e a voz de todos os que esperavam o Messias Redentor: “Meus olhos viram a tua salvação”. Tal salvação proclamada por Simeão, no Templo de Jerusalém, tem caráter universal, portanto faz cair por terra o exclusivismo de Israel; Deus se revela a todas as nações.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Frei Bruno Godofredo Glaab

Conteúdo publicado em  O Espírito do Senhor estava com ele - Lc 2,22-40 - Liturgia diária (catequizar.com.br)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 2,22-40 - Apresentação do Senhor

 

Oração Inicial


Celebramos a Festa da Apresentação do Senhor. Silenciando seu coração, abra-o para o diálogo com Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Em uma leitura atenta, observe os diferentes elementos presentes no texto. Qual é o tema central do Evangelho de hoje? Quais personagens aparecem na narrativa? O que Simeão fala a respeito do Menino? O que é comunicado a Maria?

 

Evangelho: Lc 2,22-40 E quando se completaram os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor. Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo para cumprirem as disposições da Lei, Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”

“José e Maria levam o menino Jesus, ainda bebê, para apresentá-lo no Templo de Jerusalém. É a cerimônia de resgate do primogênito e da purificação de sua mãe, marcados na Lei de Moisés. Nessa oportunidade, um profeta idoso, Simeão, louva a Deus por ter enviado o Messias como luz para os povos. Uma profetisa de 84 anos, Ana, também louvou o Senhor e saiu comunicando a Boa Notícia a quem encontrou. Consideremos como Jesus foi bem acolhido por esses dois personagens. Na fragilidade da criança e no gesto religioso dos seus pais, eles reconhecem o enviado de Deus para a salvação de seu povo. Eles mantiveram o coração aberto para acolher a novidade de Deus. É uma grande lição para nós”

2. Meditação (Caminho)

Que belo exemplo para as nossas famílias, que precisam entender o fundamental da religião, nessa que chamamos ‘Igreja Doméstica’. Uma família sem espiritualidade está vulnerável aos ataques do inimigo de Deus. Sem fé, as famílias não se sustentam.

Em sua família as crianças têm direito à fé? Como sua família vive as promessas do Batismo?

 

3.Oração (Vida)

“Ó Maria, tu és bendita entre todas as mulheres. Tu que acreditaste! O Poderoso fez maravilhas por ti! A maravilha de tua maternidade divina e, em vista dela, a maravilha de teu sim. Tu foste verdadeiramente associada a toda a obra da redenção, unida à cruz de nosso Salvador. Teu coração foi transpassado ao lado de seu Coração. E agora, na glória de teu Filho, não cessas de interceder por nós, pobres pecadores. Tu velas sobre a Igreja, da qual és Mãe. Velas sobre cada um dos teus filhos e filhas. Obtém de Deus para nós todas as graças, com a única condição de que ousemos pedi-las e nos aproximemos de ti com confiança, com audácia e simplicidade de criança. É assim que tu nos levas, sem cessar, ao teu divino Filho… Ó Maria! Eu te pertenço totalmente!” (São João Paulo II).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos o Senhor lhe faz hoje? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.