segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Satanás será destruído. – (Mc 3,22-30)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 24 DE JANEIRO de 2022 (segunda-feira) 024º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO HÁ NOITE TÃO LONGA QUE NÃO ENCONTRE O DIA."

(Cardeal de Retz)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

DIA NACIONAL DO APOSENTADO

DIA DA EDUCAÇÃO

DIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

DIA DA INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO CIVIL NO BRASIL

DIA DO JORNALISTA E DO ESCRITOR CATÓLICO

DIA  DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL JÚLIO CEZAR RIBEIRO EM BELÉM-PA

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alfredo Chaves (Espírito Santo) Carazinho (Rio Grande do Sul) Porto Acre (Acre) Urucurituba (Amazonas) Guaribas - São João da Varjota - Sebastião Leal  (Piaui)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NATÁLIA MENIN BERTOLUCCI (fisioterapeuta-Lions Clube de Garça /SP) EDILENI SOUZA DIAS BARROZO (Lions Clube de Dracena Cinquenteário /SP) LAYLA FARIA LEIVA NAVARRO (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) ■”JOSI” JOSEVANE CÔRREA GUERREIRO (Lions Clube de Agudos /SP)EDNA LEÃo  (Agudos /SP) PAULO YUITI MAWATARI (Supermercado Galvão-Garça /SP)luiz donizate galvão (Fiscontábil - Garça /SP)ELIANA GASPARELLO SOUTO (Credicitrus-Garça /SP) RODRIGO ROSÁRIO GARRIDO (Garça /SP)JERFERSON SANDRO DE OLIVEIRA (Garça /SP)deRCY BaRRETo  (Garça /SP)NICOLI CHOMISKI BICALHO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: LUCIA HELENA GALINA FERRI PERES e FLORIANO PERES JUNIORó1987ó35 ANOS (Equipe 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça-Marilia /SP) JANDIRA ELIZETH  SABIÃO  DE TOLEDO PIZA e LUIZ  HENRIQUE  DE TOLEDO PIZA ó1987ó35 ANOS (Lions Clube Bauru Bela Vista /SP) CRISTIANE LOPES NONATO GUIDORZI e ALEXANDRE ZANIN GUIDORZIó2003ó19ANOS (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP)

MAIKEL D. YANA PEREZ e FÁBIO AUGUSTO DOS SANTOSó2004ó18ANOS (empresários - Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LEO CLUBE DE VALPARAISOó1991ó31 ANOS)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO FRANCISCO DE SALES

Francisco (Itália, 1567-1622), bispo de Genebra, foi homem de muita cultura, grande orador e escritor, além de mestre em espiritualidade. É um dos fundadores da Ordem da Visitação e o padroeiro dos jornalista e dos escritores católicos.  

SANTA XÊNIA

Beato  José Timóteo Giaccardo

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Se um reino se divide, não consegue manter-se – Mc 3,22-30

 

 

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Francisco nasceu em 1567 na França e lá faleceu em 1622. Deixou a carreira de advogado para se tornar padre, depois bispo. Inteligente, calmo e com grande poder de persuasão, muito contribuiu para evangelizar todas as classes de pessoas, a começar pelo clero. Fundou a Ordem da Visitação. Por se comunicar usando panfletos, foi nomeado padroeiro dos jornalistas católicos. Que sua intensa vida apostólica nos inspire a perseverar nos caminhos do Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, SOU-TE INFINITAMENTE GRATO, POIS, EM JESUS CRISTO MOVIDO PELO ESPÍRITO SANTO, TUA LIBERTAÇÃO CHEGA ATÉ NÓS, VÍTIMAS DE TANTAS FORMAS DE OPRESSÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que são Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  24 de janeiro de 2022 - 2ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus é acusado de agir pelo poder do chefe dos demônios. Nada mais falso e ofensivo. Jesus age pelo poder do Espírito de Deus, que acompanha a todos os que se põem a serviço do povo. 

 

1ª Leitura (2Sm 5,1-7.10) – Tu apascentarás o meu povo Israel.  Leitura do Segundo Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 1todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe'”. 3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até o rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel. 4Davi tinha trinta anos quando começou a reinar e reinou quarenta anos: 5sete anos e seis meses sobre Judá, em Hebron, e trinta e três anos em Jerusalém, sobre todo Israel e Judá. 6Davi marchou então com seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam aquela terra. Estes disseram a Davi: “Não entrarás aqui, pois serás repelido por cegos e coxos”. Com isso queriam dizer que Davi não conseguiria entrar lá. 7Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi. 10Davi ia crescendo em poder, e o Senhor, Deus todo-poderoso, estava com ele.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 88(89)

 

Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele.

 

 

– 24 de janeiro de 2022 - 2ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Satanás será destruído.   (Mc 3,22-30)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que satanás pode expulsar a satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“A divisão torna a sua vida insignificante”

 

Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído”

(Marcos 3,24-26).

 

Uma das melhores técnicas para combater o inimigo é demonizá-lo; basta transformar alguém em um demônio, em um mal absoluto para acabar com tudo. Tentaram fazer isso com Jesus, dizendo que Ele estava possuído pelo espírito de Belzebu, e esta seria uma forma de manter todas as pessoas longe do Senhor.

 

Quando se fala em demônio, espantamo-nos imediatamente, já temos muito medo. Como é triste quando alguém transforma o outro em um demônio! Como é doloroso quando alguém espalha a fraqueza de uma pessoa, quando expõe o pecado de alguém, uma limitação, um erro, quando se propaga a fama de alguém ou se vai denegrir a fama de alguém! Quando se faz com que todos olhem para aquela pessoa como se ela fosse só o mal, como se ela não tivesse mais possibilidade de redenção nem de salvação. É muito triste!

 

Muitas vezes, nós descobrimos dentro de nós este mal terrível. Até o mal para funcionar, ele sabe que precisa se unir de alguma forma. É claro que o diabo é sempre, por excelência, o divisor, mas para ser eficaz ele age com unidade, de forma compacta, sem divisão. O mal forma o que nós chamamos de “associação criminosa”, o mal se une justamente para ter uma eficácia, para atingir o seu objetivo.

 

“Não podemos nos deixar destruir, autodestruir por causa da divisão”

 

Quantas vezes, dentro de nós, existe essa maquinação, essa tendência para arquitetar o mal! Quantas vezes, dentro de nós, calculamos, julgamos, planejamos o mal, pensamos o mal de alguém e, muitas vezes, nós até usamos outras pessoas para fazer o mal. Temos que ter a coragem, hoje, de colocar a luz de Cristo nestas trevas que nos afetam.

 

Como eu disse, se o mal para funcionar sabe qual estratégia usar, por que nós não entendemos e não agimos da mesma forma para fazer o bem? Se nós pensarmos o que enfraquece todas as nossas experiências do bem, chama-se “divisão”. A Igreja se torna insignificante por causa da divisão entre nós cristãos, a família se torna um inferno quando acontece a divisão, as nossas comunidades se tornam estéreis por causa da divisão.

 

Veja esse texto da Escritura: a partir da experiência do mal, ele nos revela que até mesmo o mal, os demônios fazem associações para atingir os seus objetivos, e nós não podemos nos deixar destruir, autodestruir por causa da divisão.

 

Vamos pedir, hoje, ao Senhor que a força da Sua Palavra produza, nos nossos corações, a graça e o dom da unidade, da comunhão. Que você se una a alguém para fazer o bem, para pensar o bem, para falar bem de alguém, para construir a comunhão e a fraternidade. Que o Espírito do Senhor nos dê essa graça!

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

É grave a acusação que os doutores da Lei fazem a Jesus. Segundo eles, Jesus está possuído pelo demônio e age em nome dele, ou seja, ele seria agente do próprio Satanás. Ele expulsaria os demônios em nome de Beelzebu, chefe dos demônios. Chamando-os perto, demonstra-lhes a falha do argumento por meio das parábolas do reino e da casa. Um reino ou uma casa divididos contra si mesmos não ficam em pé. Jesus age em nome do Espírito Santo que habita nele e é pela sua força que cura e liberta dos males. O pecado deles é confundir o Espírito Santo com Beelzebu. Parece que o pecado contra o Espírito Santo é não distinguir entre o bem e o mal, rejeitar a verdade conscientemente, ou seja, não querer reconhecer o poder de Deus que atua em Jesus e transformar o sagrado em demoníaco. Colocar-se contra o projeto do Mestre é rejeitar o perdão.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,22-30 - Se uma família se divide...

 

Oração Inicial


Liturgia do 3º domingo do Tempo Comum. Na sinagoga de Nazaré jesus se revela como o Messias, como fora anunciado pelos profetas. Em torno da Palavra podemos, de fato, fazer nossa experiência de fé e de vida cristã.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ajuda-me a dizer ‘sim’ ao projeto de Deus, com coragem e abandono de tudo aquilo que me impede de segui-lo. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Observe como os adversários sempre encontrar justificativas para não reconhecer a presença de Deus nas ações de Jesus.

 

“Pecar contra o Espírito Santo é fechar as portas para sua atuação em nós. É como desligar a tomada. Ficamos em completo blecaute. A graça não chega, a oração não sobe, a moção interior desaparece; já não somos mais conduzidos pelo Espírito. Voltamos ao Adão do pecado, expulso do Paraíso, sem comunhão com o Pai, por meio do Filho. Os mestres da Lei estavam fechando as portas para a novidade da ação de Deus em Jesus. Estavam pecando contra o Espírito Santo. Nós também estamos diante do Evangelho do Reino, que continua sendo anunciado por Jesus e seus missionários. Não o rejeitemos, como os mestres da Lei, nem permaneçamos indiferentes a ele.”

2. Meditação (Caminho)

Da cegueira obstinada dos adversários de Jesus nasce o pecado contra o Espírito Santo.

Jesus é minha Luz? Por essa luz eu percebo os sinais de Deus, onde Ele atua e transforma a sociedade hoje? Onde se encontram resistências em mim?

 

3.Oração (Vida)

Reze a oração pelas vocações composta pelo papa Paulo VI: “Jesus, Bom Pastor, suscita em todas as comunidades cristãs sacerdotes e diáconos, religiosos e religiosas, leigos comprometidos e missionários, segundo as necessidades do mundo inteiro, que Tu amas e queres salvar. Te confiamos em particular nossa comunidade: cria em nós o clima espiritual que havia entre os primeiros cristãos, para que possamos ser um cenáculo de oração em amorosa acolhida do Espírito Santo e de seus dons.

 

Assiste a todas as pessoas consagradas. Guia os passos dos que acolheram generosamente teu chamado e se preparam às ordens sagradas ou à profissão dos conselhos evangélicos. Volta teu olhar de amor para tantos jovens bem dispostos e chama-os ao teu seguimento. Ajuda-os a compreender que só em ti podem realizar-se plenamente. Confiando estes grandes interesses de teu coração à poderosa intercessão de Maria, Mãe e modelo de todas as vocações, te suplicamos que sustenhas nossa fé com a certeza de que o Pai concederá o que Tu mesmo mandaste que peçamos. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Pecar contra o Espírito Santo é fechar as portas para sua atuação em nós. É como desligar a tomada. Ficamos em completo blecaute. A graça não chega, a oração não sobe, a moção interior desaparece; já não somos mais conduzidos pelo Espírito. Como quero estar aberto ao Espirito neste dia?

 

Bênção

Senhor, a Tua Palavra diz que em Teu nome devemos abençoar todas as pessoas: as que amamos e também aquelas que ainda não conseguimos amar.

Hoje eu peço tua benção para todas as pessoas que fazem parte de minhas relações para que junto possamos construir uma sociedade mais próxima do teu Reino. Amém.