domingo, 27 de dezembro de 2020

Refletindo a Palavra -“UMA FAMÍLIA SAGRADA” - Padre Luiz Carlos

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

UMA FAMÍLIA SAGRADA

 

Todas as famílias são sagradas

           Com família não se faz poesia, se acolhe um dom. É um retrato divino numa revelação humana. Passado o Natal temos diversas festas que continuam a acolher o Mistério da Encarnação do Filho de Deus. Assim temos uma revelação sobre o projeto de Deus, seu desígnio de salvação, feito à altura das pessoas. Deus não está lá no alto incensado por Anjos. Ele não realiza uma salvação espiritual distante da realidade. Ele é o Emanuel, o Deus Conosco. Pelo fato de se encarnar, Jesus não perde sua Divindade, mas age totalmente como humano. Menos no pecado (Hb 4,15). O prefácio do Natal nos faz cantar: “No momento em que vosso Filho assume nossa fraqueza, a natureza humana recebe uma incomparável dignidade: ao tornar-se um de nós, nos tornamos eternos”. Entendo que a salvação é individual, mas, sua consistência se estabelece na comunidade, e essa tem como realização na família, pois ali se pode viver o mandamento do amor que se sustenta na reciprocidade. O amor exige um objeto concreto: amar a Deus e o outro com concretização do amor. A família se torna sagrada, pois é, como que a célula mãe da Igreja. Ela é a Igreja viva. Não são os problemas que qualificam a família, mas o dom de Deus. Nela há espaço para um real e permanente espaço para o mandamento do amor. É lugar da presença de Deus. É o primeiro sacrário de sua presença: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18,20). Ela é a realização do projeto de Jesus: amai-vos.

Enfeites do lar cristão

           As reflexões da liturgia estão centradas na imitação da Sagrada Família, como vemos também no ofício das leituras, no discurso de Paulo VI na casa de Nazaré... Muito bonito. Na oração rezamos: “Concedei-nos imitar em nossos lares suas virtudes, para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa”. Tanto a primeira leitura do Eclesiástico (3,3ss), quanto a carta aos Colossenses nos apresentam as virtudes cristãs da família. O amor é concreto e tem modalidades. No Evangelho lemos o texto da apresentação de Jesus no templo. José e Maria cumprem as determinações sobre os primogênitos. Maria entra realiza a purificação. A família é um dom que deve ser realizado como compromisso. O fato de terem em seus braços o Senhor do Universo, não deixam de viver no universo que os acolheram. Podemos cantar diante da família: “Aqui é Natal! Aqui é Belém”. Certamente muitas vezes as famílias cristãs, que são muito simples, vivem a mesma realidade que José e Maria enfrentaram ao chegar em Belém. Quanta gente está sempre emigrando. Quantas famílias vivem na humildade o amor profundo de Nazaré. As virtudes são como flores que brotam de um ramo saudável.

Não tenham medo

           Podemos até ver que o amor se difunde e se organiza de muitos modos. Mas não podemos ter medo de amar como se amou em Nazaré. É o modelo. A família não se desfaz por mudanças históricas. Permanece com uma missão, como foi a de José e Maria: “E o Menino crescia, tornava-se robusto, enchia-se de sabedoria e a graça de Deus estava com Ele” (Lc 1,40). Cada filho é educado, como se fosse Jesus. Dentro de cada casa está um ou mais filhos de Deus. A santidade está na atitude de fazer de seu lar, um lar capaz de levar o filho a crescer como Jesus crescia. “E Jesus lhes era submisso” (Lc 2,51). O tempo passa e Jesus quer crescer dentro de uma família. Não são os costumes ou as ideias que fazem o mundo novo. Mas a graça de Deus que é eterna.

Leituras: Eclesiástico 3,3-7.14-17ª; Salmo 127; Colossenses 3, 12-21; Lucas 2,22-40.

Ficha nº 2026 - Homilia da Solenidade da Sagrada Família (27.12.20)

 

1. Não são os problemas que qualificam a família, mas o dom de Deus.

2. O fato de terem em seus braços o Senhor do Universo, não deixam de viver no universo.

3. Não são as ideias que fazem o mundo novo. Mas a graça de Deus que sempre nova.

 

                                         

A família vai bem. Obrigado.

 

              A casa do vizinho pegando fogo e a gente não tem água para apagar.

           Vivemos momentos pouco familiares. Mas... ai de quem toca na minha família. É a velha moda: casinha de sapé... lá no morro, com dois coqueiros.

           Família é um sonho gostoso que se tem e que dá dor de cabeça. Quer mais do que Maria e José que viveram? Quanto sobressalto. Parece que eles têm tudo de atrapalhado que passamos.

           Não tenhamos medo de acabar a família. Quando queremos desfazer, acabamos primeiro. Família não é cultura. É vida.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O menino crescia cheio de sabedoria. - (Lc 2,22-40)

 

Sagrada família de Jesus, Maria e José

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 27 DE DEZEMBRO de 2020 (domingo) 362º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

Jesus nasce para todos, não só para alguns.

(Papa Francisco - mensagem de Natal)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA da Sagrada Família

DIA DO EVANGELISTA

DIA DA FUNDAÇÃO DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Espírito Santo do Pinhal - Nantes - Ouroeste - Paulistânia - Salto Grande - Tapiratiba - Trabiju (São PauloAbadia de Goiás - Santa Rita do Novo Destino - Vila Propício(GoiásAtalanta (Santa CatarinaCatunda - Hidrolândia (CearáCachoeira - Jaguaripe - São Francisco do Conde (BahiaAbadia dos Dourados - Antônio Carlos - Campo do Meio - Capitólio - Caraí - Coimbra - Comendador Gomes - Cristais - Crucilândia - Cruzília - Estiva - Estrela do Indaiá - Guaraciaba - Guidoval - Inhaúma - Itapagipe - Itueta - Iturama - Janaúba - Jequitaí - Jequitibá - Jesuânia - Joaíma - Jordânia - Juruaia - Lagoa da Prata - Luminárias - Nanuque - Pimenta - Pocrane - Pratinha - Ribeirão Vermelho - Rio Acima - Salto da Divisa - Santa Cruz do Escalvado - Santa Margarida - Tocantins - Toledo - Tumiritinga - Vespasiano - Vieiras -  Virgem da Lapa (Minas GeraisMaximiliano de Almeida (Rio Grande do SulBuritis - Carmo do Cajuru - Carmópolis de Minas - Carrancas - Cascalho Rico - Chupinguaia - Pimenteiras do Oeste - São Francisco do Guaporé (Rondônia)Caraúbas do Piauí - Caxingó - Cocal dos Alves - São Miguel do Fidalgo (PiauíAbel Figueiredo - Cumaru do Norte - Curralinho - Maracanã - São Domingos do Araguaia - São João da Ponta - Terra Alta (ParáTupãssi (ParanáCaaporã(ParaíbaAgua Nova - Jandaíra - Lucrécia - Passagem (Rio Grande do Norte

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FLAVIA VALENCIO CONESSA MARTINS (Academia Washigngton-Cambé/Londrina/PR) SILVIO  LIU MANCUSO (GPS-Garça /SP) GABRIEL  RINO FILHO (Marília /SP) PEDRO FERNANDO BATISTÃO (Garça/SP) ROGERIO BARROS (Marilia/SP)JULIO CEZAR PEREIRA VIASSELI (Garça /SP) ADILAINE CUBA DA SILVA (Garça /SP) ISABELA IMAFUKU MENIS (Garça /SP) VANIA MARA SANTOS (Lions Clube Tupi Paulista/SP) Dra. PATTI HILL (Terceira Vice-Presidente Internacional- Lions Club Edmonton Host - Alberta, Canada) MATHEUS BRAGA (Mogi Mirim /SP) ROSILDA ALVES (Cassilândia /MS)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA DE LOURDES CASTRO POSSETTIMAURI POSSETTI ó(Lions Clube de Tupã/SP)MARCIA MENEGUESSO COSTA JOSÉ COSTAó1975ó45 ANOSó (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP)BÁRBARA DABUS TEDDE MILTON TEDDE (Lions Clube de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Pe. VITOR HUGO PINHEIROóDiocese de Mariliaó2019óANO (Vigário paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo de Garça /SP)Pe. DANILO CORDEIRO SILVAóDiocese de Mariliaó2019óANO (Vigário paroquial de Santa Genoveva de Irapuru e São José de Flora Rica /SP) Pe. JURANDIR FERNANDO NORONHAóDiocese de Mariliaó2003ó17 ANOSó (Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Tupã /SP) Pe. PEDRO LEO DUCHARME óRSVó 1989ó 31 ANOSó (Vigário Paroquial da Paróquia Santa Isabel de Marília/SP)

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO JOÃO EVANGELISTA 

João (Palestina, Séc. I), filho de Zebedeu, irmão de Tiago e discípulo de João Batista, foi um dos primeiros a seguir os passos de Jesus. E o discípulo predileto que, na última ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Senhor. É atribuído a ele um evangelho, que penetra profundamente o mistério do Verbo encarnado, e três cartas, que prolongam o ensinamento de seu evangelho. 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 2,22-40

Deus escolheu uma família, para seu Filho Jesus. Maria e José cumprem perfeitamente o desígnio divino e acolhem Jesus, o Filho eterno do Pai.

 

- Vieram apressados os pastores e encontraram Maria com José, e o menino deitado no presépio (Lc 2,16).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Neste último domingo do ano civil, celebramos com alegria a festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Felizes por procurarmos trilhar os caminhos do Senhor, acolhamos os valores deixados pela família de Nazaré. Também tenhamos presentes as dificuldades enfrentadas pelas nossas famílias, em consequência da pandemia.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE SER PIEDOSO E JUSTO COMO AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO DE TEU FILHO JESUS. SEJAM ELAS PARA MIM FONTE DE PERENE INSPIRAÇÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 27 de dezembro de 2020 domingo - Sagrada Família de Jesus, Maria e José do Natal

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos a Palavra da vida, que quer habitar em nosso coração e em nossos lares e revelar o projeto de Deus para nossas famílias. 

 

1ª Leitura (Eclo 3,3-7.14-17a) – Quem teme o Senhor, honra seus pais.  Leitura do Livro do Eclesiástico:

 

3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.

 

4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe.

 

14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17ae, na justiça, será para tua edificação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 127

Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

 

 

2ª Leitura (Cl 3,12-21) – A vida da família no Senhor.  Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

 

Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos.

 

16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai.

 

18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 27 de dezembro de 2020 domingo - Sagrada Família de Jesus, Maria e José do Natal

– Evangelho do dia 

 

O menino crescia cheio de sabedoria. - (Lc 2,22-40)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Que a paz de Cristo reine em vossos corações e ricamente habite em vós sua palavra! (Cl 3,15s)..

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

 

27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meu olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

 

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

 

36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

 

39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Que a oração tenha um lugar sublime na sua casa”

“Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele” 

 (Lucas 2,39-40)

Hoje, celebramos a Sagrada Família. Para Deus toda família é sagrada, e não há nada mais sagrado e sublime do que a família de cada um de nós. Por isso, Deus nasceu e se encarnou no seio dela. A família de Nazaré é o protótipo de toda família humana: restaurada, abençoada, iluminada, agraciada por Deus e temente a Ele, uma família onde há o amor acima de tudo. O amor entre Maria e José, o amor destes para com seu Filho Jesus, e o amor, o respeito e a obediência de Jesus para com Seus pais, Maria e José.

 

Meus irmãos, nós sempre acreditamos e professamos que Deus precisa salvar este mundo, e Ele veio para isso, mas a salvação só pode acontecer por meio da nossa família.

 

Tomemos posse dessa verdade: nossa família é sagrada, e não podemos brincar com o sentido de ser família. Família tem que ser respeitada, iluminada, cada vez mais unida, e a nossa família precisa ser o lugar da morada de Deus.

 

“A oração dá a direção para que a nossa família não se perca no meio da ilusão”

 

Imagine Jesus entrando no seio de uma família para ali viver, a família de Nazaré; e é assim que Jesus também quer fazer, entrar no seio de cada uma das famílias, das nossas casas. E não podemos parar nas dificuldades, nos problemas, e dizer: “Deus não vai morar aqui, porque a minha família tem tantas dificuldades!”. É ali que Jesus precisa mesmo viver, Ele só não vai morar na sua casa se você não deixar, Ele só não vai permanecer na sua família se você O colocar para fora. Pelo contrário, coloque-O para dentro da sua casa, coloque Jesus dentro da sua família.

 

Assim como vejo indiferença dos membros da família entre si, muitas vezes a família também é indiferente à presença de Jesus. Não basta dizermos: “Jesus está aqui”, “Jesus está no meio de nós”, se não chamamos Jesus, não clamamos por Ele, não oramos por Ele, se a nossa família não dá as mãos para estar em torno de Jesus.

 

Não só acolhamos Jesus, mas permitamos a Ele viver todos os dias na nossa casa. Sejamos uma família orante, e que a oração tenha um lugar sublime na nossa casa!

 

A oração traz luz, sabedoria, a oração quebra as barreiras dos desentendimentos, das ofensas, das mágoas e rancores. A oração dá a direção para que a nossa família não se perca no meio da ilusão.

 

Que a sua família seja cada vez mais sagrada, e que o poder da oração esteja presente em todos os atos da sua casa e da sua família.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao apresentar o recém-nascido no Templo de Jerusalém, oferecendo um par de pombinhos (oferta dos pobres), a Família de Nazaré – Jesus, Maria e José – cumpre as determinações da lei mosaica. Com isso, mostra que está bem inserida na ordem social. Simeão, homem justo e piedoso, toma o menino nos braços e louva a Deus, pois vê naquela criança a salvação do seu povo. Além disso, profetiza sobre as consequências que adviriam à mãe. Nesse texto, a presença da Família de Nazaré proporciona um clima de alegria e acolhimento entre os pobres que se encontram no Templo. Ao mesmo tempo, já se percebe o futuro conflito dessa criança com autoridades e poderosos. O texto revela a importância da família na vida dos filhos. A família é o lugar privilegiado da evangelização, onde a criança respira otimismo e alegria, fé e compromisso social, presença de Deus ou, ao contrário, indiferença. Com o gesto de apresentar seu filho a Deus, Maria e José revelam que os filhos pertencem a Deus e à sociedade.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Ungido do Pai, teus pais te conduziram ao Templo para seres “consagrado ao Senhor”. Tua presença foi causa de indizível alegria para o velho Simeão, porque ele contemplou em ti o Salvador, luz para todos os povos. A ti louvor e glória eternamente. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 2,22-40 - Apresentação do Senhor



Oração Inicial

Liturgia festiva da Sagrada família: Jesus, Maria e José. O Pai escolheu uma família, a família de Nazaré, para seu Filho Jesus. Maria e José cumprem perfeitamente o desígnio divino e acolhem Jesus, o Filho eterno do Pai.

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o Evangelho? Faça uma leitura atenta e observe os diferentes elementos presentes no texto. Quem são os personagens? O que Simeão fala a respeito do Menino? O que ele comunica a Maria?

 

“A família é a comunidade da salvação. É um espaço único e insubstituível. É chamada pelos documentos do Vaticano II como igreja doméstica ou pequena igreja. Nela devem realizar-se os mesmos gestos sagrados que acontecem na grande Igreja, no templo da comunidade. Na família deve ser lida a Palavra de Deus, cultivada a dimensão do perdão e devem ser dadas graças a Deus. O pão que se reparte nas mesas deve ser evocação do pão partido e partilhado na Eucaristia. Os pais são os primeiros catequistas, os primeiros evangelizadores deste espaço sagrado. As primeiras comunidades cristãs celebravam a Missa nas casas, mostrando como é sagrado o lar. A oração e o diálogo são necessários para a estabilidade da família.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Simeão, tomando o menino nos braços, louvou a Deus dizendo: “Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixa teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo”.

 

A fé cristã proclama a salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo. Ela atinge a totalidade da existência do ser humano e dá sentido ao seu viver. Pensemos hoje na ação salvífica de Deus que acontece na nossa história.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ao Senhor sua família. Agradeça e ore: Oração pela Família.
Padre Zezinho
Que nenhuma família comece em qualquer de repente
Que nenhuma família termine por falta de amor
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente
E que nada no mundo separe um casal sonhador

 

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte
Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois
Que a família comece e termine sabendo onde vai
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor
E que os filhos conheçam a força que brota do amor
Abençoa, Senhor, as famílias. Amém
Abençoa, Senhor, a minha também

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

 

O Espírito Santo ilumine e inspire os casais em sua missão e lhes conceda a paz.
Desça sobre as famílias a bênção de Deus Pai de amor e bondade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.