sábado, 5 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão. – (Lc 5,27-32)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 05 DE MARÇO de 2022 (sábado) 064º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TODOS OS ERROS HUMANOS SÃO IMPACIÊNCIA, UMA INTERRUPÇÃO PREMATURA DE UM TRABALHO METÓDICO."

(Franz Kafka)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA FILATELIA

DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO

DIA MUNDIAL PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

DIA DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO (WORLD IA DAY)

DIA DA INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA

DIA DA APRECIAÇÃO DO EMPREGADO

DIA NACIONAL DA MUSICA CLÁSSICA

DIA DOS DADOS ABERTOS

DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) EM FORTALEZA

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lourdes - Ribeirão Bonito (São Paulo) Bom Jardim (Rio de Janeiro) Capão do Leão - Fortaleza dos Valos (Rio Grande do Sul) Bom Jardim da Serra (Santa Catarina) Poxoréo (Mato Grosso) Caraúbas (Rio Grande do Norte) Piraí do Sul (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GISELE MARA VALSECHI CONESSA (minha sobrinha querida-advogada-Adiplan-Garça /SP)PRISCILA CRÓS NUNES (Prima-Jundiaí /SP)MARIA EDUARDA CRÓS POLICINANI DA SILVA (filha Neuza/Cristiano-Garça /SP) MAIUME PINTO TAKEUTI MARQUES (Garça /SP)JOSÉ MARIA DA SILVA NETO (Rede Postão-Garça/SP)MARIANA FACINA COSTA DE MATTOS (Leo Clube de Garça /SP)DIOGO BAPTISTA CHIARADIA OLIVEIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)FLAVIA TRENTINI ZAPPAROLLI (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP)ROSALINA AYAKO SATO OTSUBO (Lions Clube de Tupã /SP) ELIANI SIVERO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) DARLY ANACLETO DE VASCONCELLOS (PCC-DLC 11-Lions Clube de Guarapari /ES) )ETELVINO FESTA (PDG-LD 8-Lions Clube de São José do Cedro /RS)MARIA LUIZA BIAZOTTO VIEIRA (DLC 1-Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ)FRANCIELEN RAMIRES MORAES (Garça /SP)MARCIO MORALES (Garça /SP)MARCELO MORALES (Garça /SP)UALDA MARTINS DE OLIVEIRA (Garça /SP)GERALDO FRABETTI (Garça /SP)ALBANISE AP DIONISIO BETTONI (Cabrália Paulista /SP)  RICHARDSON BRANCO NUNES (Herculândia /SP)ROSILENE MACHADO (Marilia /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO JOÃO JOSÉ DA CRUZ  

São TEÓFILo de Cesareia

Santo Adriano Mártir

São Lúcio I

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Jesus continua nos chamando para ser seus discípulos, para o seguirmos: Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o – Lc 5,27-32

 

 

Atendei-nos, Senhor, na vossa grande misericórdia; olhai-nos, ó Deus, com toda a vossa bondade (Sl 68,17).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A verdadeira penitência consiste em reconstruir a fraternidade entre todos. Proponhamo-nos, nesta Quaresma, crescer no seguimento de Cristo, vivendo reconciliados com as pessoas com as quais convivemos.

 

– Oração 

 

PAI, ESTOU CERTO DE QUE, MESMO SENDO PECADOR, SOU AMADO POR TI, E POSSO CONTAR COM A TUA SOLIDARIEDADE, QUE ME DESCORTINA A MISERICÓRDIA E A JUSTIÇA COMO JEITO NOVO DE SER.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus eterno e todo-poderoso, olhai com bondade a nossa fraqueza e estendei, para proteger-nos a vossa mão poderosa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 05 de março de 2022 - Sábado depois das Cinzas da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 Criticado por comer e beber com cobradores de impostos e pecadores, Jesus se apresenta como “restaurador de caminhos”, revelando o rosto misericordioso de Deus: os doentes é que precisam de médico.

 

1ª Leitura (Is 58,9b-14) – Se acolheres de coração aberto o indigente, nascerá das trevas a tua luz.  Leitura do Livro do Profeta Isaías.:

 

Assim fala o Senhor: 9“Se destruíres teus instrumentos de opressão e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13Se não puseres o pé fora de casa no sábado nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai”. Falou a boca do Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 86(85)

 

Ensinai-me os vossos caminhos

e na vossa verdade andarei.

 

 

– 05 de março de 2022 - Sábado depois das Cinzas da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão.  (Lc 5,27-32)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, / mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” 31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

SÁBADO DEPOIS DAS CINZAS:

CF 2022: Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)

 

“Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: - Segue-me. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu... Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: - Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores? Jesus respondeu: - Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”

(Lucas 5,27-28.30-32).

 

Jesus, é tão bom ouvir o senhor afirmar que veio a este mundo para os doentes, e não para os sadios, para chamar os pecadores, e não os justos.

Quando o senhor olhou para Levi, considerado por todos como pecador público, e o convidou para segui-lo, tocou lá no fundo das aspirações daquele pecador.

Ele levantou-se, abandonou sua vida e profissão e se fez seu discípulo até ao martírio.

Sua alegria foi tamanha, que convidou o senhor e outros companheiros de profissão para um jantar em sua casa, porque desejava que todos o conhecessem, ouvissem suas palavras e sentissem que era possível começar uma nova vida.

Sua convivência com o senhor o encantou tanto, que nos deixou o testemunho do seu Evangelho.

A conversão de Levi, que hoje chamamos de São Mateus, prova que aos ricos e pobres, aos oprimidos e opressores, aos honestos e desonestos, a todos o senhor oferece a chance da salvação, desde que se levantem de onde estão, abandonem seus erros e sigam o senhor como Caminho, Verdade e Vida.

É perto do senhor e seguindo seus passos, que somos educados para a fraternidade, a solidariedade e a reconciliação com Deus e com o próximo.

 

O senhor é certamente o maior de todos os educadores, enquanto foi capaz de despertar e fazer brotar o que havia de melhor dentro do coração de cada pessoa.

 

Com todos o senhor partilhou sua sabedoria de vida, seu conhecimento de Deus, sua confiança no ser humano e sua copiosa Redenção, capaz de vencer o mal e a morte.

 

Que esta Quaresma nos ajude a perceber até que ponto estamos nos deixando educar pelo senhor, ou se continuamos iludidos com tantas informações, que nos enchem de arrogância, mas não nos ensinam a viver e a conviver com amor.

 

Maria santíssima, mais uma vez lhe suplicamos que faça cessar a guerra na Ucrânia, que já tirou a vida de tantos inocentes e está fazendo sofrer milhares de pessoas. Ainda há muitos que rejeitam a sabedoria do seu Filho, e preferem o caminho da violência e da morte.

Toque no coração dessas pessoas e proteja as populações desprotegidas.

Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As palavras e o agir de Jesus são marcados por aparente simplicidade e, ao mesmo tempo, por grande profundidade. Ao responder que são os doentes que precisam de médico, Jesus está afirmando o óbvio; contudo, muitas vezes o óbvio não é percebido e, por isso mesmo, não desperta nossa sensibilidade nem provoca em nós algum tipo de atitude. Infelizmente, o olhar do ser humano se acostuma a ver realidades duras e pesadas, feias e injustas, e as considera como algo “normal”, parte do cenário ou da paisagem. A sensibilidade do olhar de Jesus é bem diferente, pois leva ao acolhimento dos excluídos, e possibilita que eles retomem sua dignidade. Jesus “viu” Levi e o chamou para segui-lo. Jesus sabia que Levi era um pecador público, mas essa condição não o desqualificava como ser humano, desde que tivesse o desejo de mudar e converter-se.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,27-32 - Jesus chama os pecadores

 

Oração Inicial


Peçamos as luzes do Espírito Santo para acolhermos mais uma vez a Palavra de Deus em nossa vida na dinâmica da Leitura Orante. Sabemos o quanto é necessário este diálogo com o Senhor na oração e na escuta de sua Palavra. Também o Papa Francisco, em uma de suas colocações, lembrou de duas atitudes necessárias para quem quer escutar a Palavra de Deus: humildade e oração. “Com a humildade e oração, seguimos em frente para escutar a Palavra de Deus e obedecê-la.”

 

“Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto e procure compreender o que o texto diz em si. Leia novamente e se detenha em cada um dos personagens presentes no texto: Jesus, publicano Levi, pessoas da casa de Levi, grupo de publicanos e outras pessoas, fariseus, escribas… Qual é o tema que perpassa o diálogo? Quem é Levi? O que significa preparar um banquete para Jesus? Por que Jesus faz a opção pelos doentes, pelos pecadores?

 

“Jesus continua nos chamando para ser seus discípulos, para o seguirmos. Não olha nossa profissão, nossa condição social ou estado civil. O caso de Levi é um exemplo para nós. Ele era um publicano, um cobrador de impostos, malvisto em sua comunidade pelo ofício nada agradável de arrecadar impostos para o império romano ou para Herodes, tetrarca da Galileia. Jesus, passando por cima de qualquer preconceito, o chamou para ser seu discípulo. E ele deixou tudo e o seguiu. Levi organizou uma refeição em casa em homenagem a Jesus e chamou seus colegas publicanos. Foi motivo para muita crítica. Mas Jesus explicou: os doentes é que precisam de médico. Ele veio para chamar os pecadores à conversão.”

 

2. Meditação (Caminho)

Qual é a mensagem do texto para minha vida? Percebo relação do texto com a realidade que vivo? Qual é o rosto de Jesus que o texto me revela? Quais sentimentos o texto desperta em mim? O que o texto tem a dizer para as diversas realidades vividas pela humanidade, hoje?

 

 

3.Oração (Vida)

Retome as palavras, gestos ou imagens que mais chamaram a sua atenção durante a Leitura Orante. Silencie por alguns instantes e transforme-as em oração. Depois, conclua rezando:

“Senhor, vós sois nosso Pai; em vós depositamos nossa confiança. Que surpresa alguma nos pegue desprevenidos. Que nada possa atrapalhar nossos passos. Que vossa luz brilhe sobre nós, aí, então tudo será renovado, e para tudo haverá uma saída, uma solução. Por isso, que a vossa sabedoria nos ensine o que fazer e como fazer. Que a vossa inspiração nos ajude a caminhar na confiança e no amor. Assim viveremos intensamente este novo dia. Amém.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Em quais realidades você percebe a necessidade de uma pronta resposta aos apelos do Senhor? O que você pretende fazer para que isso aconteça? O que você deseja colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.