terça-feira, 19 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos". – (Mt 12,46-50)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 19 DE JULHO de 2022 (terça-feira) 199º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO O CORAÇÃO.

(Confúcio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA CARIDADE

 DIA NACIONAL DO FUTEBOL

 DIA DOS POVOS OPRIMIDOS

 DIA DA JUNTA COMERCIAL

 DIA DA FUNDAÇÃO DO BANCO DO NORDESTE EM FORTALEZA-CE  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Abaré - Boa Vista do Tupim - Canápolis - Cristópolis - Ipecaetá - Mascote - Riachão das Neves - Teolândia - Wenceslau Guimarães (Bahia) Agua Doce do Maranhão - Peri Mirim (Maranhão) Bom Jesus - Bom Jesus do Oeste - Entre Rios - Jupiá - Palmeira - Penha - Praia Grande - Saltinho - Santa Terezinha do Progresso - São Bernardino - São João Batista (Santa Catarina) Canguaretama (Rio Grande do Norte) Jacuí (Minas Gerais) Novo Gama - Posse (Goiás) Encruzilhada do Sul (Rio Grande do Sul) Assaré (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ADILSON ‘BÊPASCHOAL DURANTE (Equipe 09 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) JULIANA DEPIERI PIZAIA (prima Cambé /PR)NEIDE MARTINEZ ALVES (prima - São Paulo/SP) DIVA SANTIAGO DOS SANTOS (Garça /SP)HELIO CRUDI (Duartina /SP)VALMIR DE ATAÍDE (Lions Clube de Florida Paulista Amizade /SP) ENYMARA EWEL PASSOS (Lions Clube de Araraquara Santa Cruz /SP) LEDA HYCLEA DA SILVA OLIVEIRA (Lions Clube de Santos-Oeste /SP)JAQUELINE FRABETTI SCAQUETE (secretária Paroquia São Pedro-Garça/SP) SILVIA RODRIGUES DOS SANTOS (Garça /SP) PAULA CHIYODA (filha do casal  Rosa/Sérgio Chiyoda - São Paulo/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO SERAFIM DE SAROV

SANTO ARSÊNIO, O GRANDE

SANTO EPAFRAS

SÃO BERNOLDO

SÃO DIO O TAUMATURGO

SÃO JOÃO BAPTISTA ZHOU WURUI

SÃO JOÃO PLESSINGTON

SÃO MACEDÔNIO

SÃO SIMÃO QIN CHUNFU

SÃO SÍMACO

SÃO TACIANO

SÃO TEÓDULO

SANTA ÁUREA DA ESPANHA

SANTA ISABEL QIN BIANZHI

SANTA MACRINA

SANTA RUFINA

SANTA JUSTA

■ BEATA ESTILA

■ BEATO AQUILES PUCHALA

■ BEATO HERMANO STEPIEN

■ BEATO PEDRO CRISCI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus indica o passo que seus parentes precisam dar: aproximar-se do Reino como discípulos:- Eis minha mãe e meus irmãos – Mt 12,46-50

 

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus não fica remoendo nossas faltas passadas, mas dispõe-se a purificar-nos e guiar-nos. Peçamos que o Senhor lance “ao fundo do mar todos os nossos pecados” e nos anime a fazer sempre sua vontade.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA OS LAÇOS QUE ME LIGAM AOS MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, DE FORMA A TESTEMUNHAR QUE FORMAMOS UMA GRANDE FAMÍLIA, CUJO PAI ÉS TU.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sede generoso com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 19 de junho de 2022 terça-feira da 16ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus instaura nova família, que vai além da família biológica e é formada pelos que ouvem os apelos de Deus e se abrem para um mundo novo.

 

 

1ª Leitura (Mq 7,14-15.18-20) – Lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados.  Leitura da Profecia de Miqueias:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

 14Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade, os habitantes dispersos pela mata e pelos campos cultivados; que eles desfrutem a terra de Basã e Galaad, como nos velhos tempos. 15E, como foi nos dias em que nos fizeste sair do Egito, faze-nos ver novos prodígios. 18Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniquidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade? Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. 19Voltará a compadecer-se de nós, esquecerá nossas iniquidades e lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. 20Tu manterás fidelidade a Jacó e terás compaixão de Abraão, como juraste a nossos pais, desde tempos remotos.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 85(84)

 

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade.

 

 

– 19 de junho de 2022 terça-feira da 16ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos".  (Mt 12,46-50)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Quem me ama, realmente, guardará minha Palavra / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

19/07/22  16ª TERÇA-FEIRA TC – C

 

Mateus 12,47-50: “Alguém disse a Jesus: - Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo. Jesus perguntou àquele que tinha falado: - Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: - Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

 

Jesus, a grande motivação da sua vida era fazer a vontade do Pai.

Uma vontade não limitada a leis e ritos, mas que se realizava no acolhimento do amor imenso do Pai por nós e na nossa resposta de amor a Ele.

Por isso, o senhor insistia para que acolhessem a sua Palavra, porque o senhor era a encarnação viva dessa vontade.

Nós acreditamos que o senhor é, desde toda a eternidade, a Palavra viva do Pai, pela qual tudo foi criado, e que se fez carne e veio habitar no meio de nós para penetrar em nós.

O senhor não fez nenhuma desfeita aos seus familiares, quando perguntou quem era sua mãe e seus irmãos.

Pelo contrário, nos fez a revelação e o convite para que todos pudéssemos fazer parte da sua família trinitária, aquela que cumpria, desde toda a eternidade, a vontade do Pai.

Deste modo, a humanidade seria uma só família, sem distinção de povos e nações, sem fechamento em famílias e tribos, com um só Deus e Pai, e todos irmãos entre si. Mas, como podemos conhecer a vontade do Pai?

Basta seguir os seus passos, comprometer-se com as suas palavras e imitar o seu exemplo.

De fato, desde o nosso batismo, nós nos tornamos ‘filhos no Filho’, ou seja, fomos incorporados no senhor, de tal modo que o Pai nos vê a todos quando olha para o senhor.

Por isso, nos tornamos todos ‘sua mãe e seus irmãos’, ou seja, a sua família maior, na medida em que, juntos com o senhor, cumprimos a vontade do Pai.

Tudo isso constitui o mistério maravilhoso da nossa fé, que, pela força do Espírito Santo, torna possível unir a nossa natureza humana, tão frágil e mortal, à sua natureza divina, plena de amor e de vida eterna.

Eis a comunhão que une os nossos corações ao seu Coração, nos faz superar os nossos pecados e nos transforma em santos.

Milhões de seres humanos já vivenciaram essa pertença fiel à sua família, e a muitos deles nós os veneramos como santos.

 

Senhor, queremos pertencer à sua família e nela conviver, desejamos que o senhor possa dizer também a nós: “meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 

 

Mãe Imaculada, sinal vivo das maravilhas da copiosa redenção que seu Filho ressuscitado realizou na senhora, faça com que também nós nos transformemos em sinais da fé nas palavras e nos acontecimentos da vida do seu Filho, do amor redentor que derramou sobre nós e da esperança de participarmos um dia da comunhão de vida na Trindade santa. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A pergunta de Jesus – “quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” – não é um desprezo à sua mãe biológica nem a seus parentes. Ele apenas quer revelar que, além da família de sangue, tem outra família: a que faz a vontade do seu e nosso Pai celeste. A proposta de Jesus é formar uma família feita de pessoas que se identificam com ele e que aceitam fazer a vontade de Deus. Com isso, ele não põe em questão o valor e a grandeza da família sanguínea. O Mestre alargou o conceito de família para além das pessoas unidas pelos laços de sangue. O sonho de Deus é formar da humanidade toda uma grande família, tendo um único Pai, do qual veio a vida e vem todo bem. Para participar da família de Jesus, basta entrar em “sua casa”, ou seja, participar do seu projeto de vida e liberdade para todos os filhos e filhas de Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 12,46-50 - Somos todos da família de Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Acolhamos a Palavra de Deus para o nosso dia e deixemo-nos conduzir por seus ensinamentos.

 

“Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Neste novo dia, o Evangelho nos convida a refletir sobre a relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem sua Palavra.

 

1. Leitura (Verdade)

Este relato do evangelho exige muita luz e discernimento. Não há desprezo ou crítica de Jesus a respeito de seus familiares, mas um questionamento sobre quais vínculos são mais importantes. Leia com amor esta palavra e veja se o Espirito lhe confirma isso.

 

“Os parentes de Jesus estranharam o modo como ele começou a se comportar depois do batismo no Rio Jordão e fizeram todo o possível para chamá-lo à “normalidade”. Isso nos mostra quão real foi a encarnação do Verbo. Para se referir ao seu núcleo familiar, o Evangelho fala de “sua mãe e seus irmãos”, os seus parentes mais próximos. O fato de não mencionar seu pai José indica que ele já não existia mais. Irmãos, na Bíblia, são particularmente os primos e todo parente próximo. Jesus indica o passo que seus parentes precisam dar: aproximar-se do Reino como discípulos. Simbolicamente, ainda estavam do lado de fora. Devem entrar na casa, isto é, integrar a comunidade dos discípulos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Quando Jesus começou a sua missão, convocou homens e mulheres para fazer parte de uma nova família, não mais ligada por laços de parentesco. Nela, o que importava era ‘ouvir a palavra e colocá-la em prática’, ser discípulo de Jesus e colaborar para difundir o Evangelho.

Eu estou próximo de Jesus, ouço sua palavra, seus ensinamentos, contemplo o que ele faz em favor da multidão? É preciso se aproximar, entrar no ‘círculo’ de Jesus, se aproximar e se deixar envolver por sua palavra, para poder fazer a experiência de família de Jesus.

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.