terça-feira, 17 de agosto de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■–É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus. – (Mt 19,23-30)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 17 DE AGOSTO de 2021 (terça-feira) 229 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A BOA FÉ É POSSÍVEL AINDA NAS SITUAÇÕES MAIS PERDIDAS.

(Rui Barbosa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CONSCIÊNCIA VASCULAR 

 DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL ■

 DIA NACIONAL DO LIVRO DE XADREZ ■

 DIA DO CAMELÔ ■

 DIA NACIONAL EM DEFESA DO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO

 DIA DA CONSTRUÇÃO SOCIAL ■

 DIA DO PÃO DE QUEIJO ■

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA INDONÉSIA –  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barbalha - Milagres (Ceará) Carinhanha (BahiaSatuba (Alagoas

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIS  FERNANDO ANTONIO LOPES (primo-Garça /SP) MARLY LAMEIRÃO MACHADO (Lions Clube de Rio de Janeiro Jacarepaguá /RJ) SERGIO FIORAVANTE (Lions Clube de Bauru Estoril /SP) ■JOAQUIM PEREIRA DA SILVA (Iacri / SP) RENATA BRANDÃO GALHASE (EQ 11 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP) ■MARIA APARECIDA BARROS CARVALHO DAVILA (CIDINHA) (Valparaíso /SP)ANTONIO FERNANDES PRESTES GARNERO (Garça /SP) ■ANDRÉ LUIS ALENCAR DE MELLO (Garça /SP) OZÓRIO LUIS FACHINI (Santa Cruz do Rio Pardo /SP)VANESSA IDALGO ROSALINO (Garça /SP) RENATO MENESES MENDES (Garça /SP) KIMBERLY BARBOSA (Garça /SPSAIDI CHEHADE (Garça /SP) ADRIANO SILVA  (Garça/SP) THIAGO SILVA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ALESSANDRA TAVARES FIGUIREDO MARCOS  e AFFONSO DOS SANTOS MARCOS ó1996ó25 ANOS (Lions Clube de Mirandópolis  /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO JACINTO

SÃO MAMEDE

SANTA BEATRIZ DA SILVA

■ SANTA CLARA DA CRUZ

SANTO EUSÉBIO MÁRTIR

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Há últimos que serão os primeiros – Mt 19,23-30

Se colocarmos Deus em primeiro lugar, todas as outras realidades se ajustarão. Facilmente a riqueza se torna um ídolo e exige exclusividade e adoração.

 

- Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Na escolha de seus emissários, Deus muitas vezes chama aqueles que são, perante os homens, os últimos. Fortaleçamo-nos em nosso seguimento do Senhor e no serviço a seu Reino, ainda que nos consideremos indignos da missão a nós confiada.

 

– Oração 

 

PAI, DESAPEGA MEU CORAÇÃO DAS COISAS DESTE MUNDO, LIVRANDO-ME DA ILUSÃO DE BUSCAR SEGURANÇA NOS BENS ACUMULADOS. E REFORÇA MINHA FÉ NA PROVIDÊNCIA!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superem todo desejo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 17 de agosto de 20213ª-feira da 20ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Quem deixa tudo para ajudar na concretização do projeto de Deus será abundantemente recompensado. O Senhor é capaz de realizar aquilo que os nossos olhos não seria possível. 

 

1ª Leitura (Jz 6,11-24a) – Vai, e livra Israel. Sou eu que te envio.  Leitura do Livro dos Juízes:

 

Naqueles dias, 11veio o anjo do Senhor e sentou-se debaixo de um carvalho que havia em Efra e pertencia a Joás, da família de Abiezer. Gedeão, seu filho, estava sacudindo e limpando o trigo na eira, para o esconder dos madianitas, 12quando o anjo do Senhor lhe apareceu e disse: “O Senhor está contigo, valente guerreiro!” 13Gedeão respondeu: “Se o Senhor está conosco, peço-te, Senhor, que me digas: por que nos aconteceu tudo isso? Onde estão aquelas tuas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: ‘O Senhor nos tirou do Egito’? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos dos madianitas”. 14Então, o Senhor voltou-se para ele e disse: “Vai e, com essa força que tens, livra Israel da mão dos madianitas. Sou eu que te envio”. 15Gedeão replicou-lhe: “Dize-me, te peço, meu Senhor, como poderei eu libertar Israel? Minha família é a mais humilde de Manassés, e eu sou o último na casa de meu pai”. 16O Senhor lhe respondeu: “Eu estarei contigo, e tu derrotarás os madianitas como se fossem um só homem”. 17E Gedeão prosseguiu: “Se achei graça diante de ti, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo. 18Não te afastes daqui até que eu volte com uma oferenda para te apresentar”. E o Senhor respondeu: “Ficarei aqui até voltares”. 19Gedeão retirou-se, preparou um cabrito e, com uma medida de farinha, fez pães ázimos. Pôs a carne num cesto e o caldo numa vasilha, levou tudo para debaixo do carvalho e lhe apresentou. 20O anjo do Senhor lhe disse: “Toma a carne e os pães ázimos, coloca-os sobre esta pedra e derrama por cima o caldo”. E Gedeão assim fez. 21O anjo do Senhor estendeu a ponta da vara que tinha na mão e tocou na carne e nos pães ázimos. Levantou-se então um fogo da pedra e consumiu a carne e os pães. E o anjo do Senhor desapareceu da sua vista. 22Percebendo que era o anjo do Senhor, Gedeão exclamou: “Ai de mim, Senhor Deus, porque vi o anjo do Senhor face a face!” 23Mas o Senhor lhe disse: “A paz esteja contigo, não tenhas medo: não morrerás!” 24Então Gedeão construiu ali mesmo um altar ao Senhor e o chamou: “O Senhor é paz”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 85(84)

 

O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

 

 

– 17 de agosto de 20213ª-feira da 20ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

É mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.  (Mt 19,23-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, / para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos / mediante sua pobreza (2Cor 8,9).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. 24E digo ainda, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. 27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Que o Reino de Deus seja a nossa maior riqueza”

 

Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus

(Mateus 19,23).

Quando ouvimos essa sentença de Jesus, parece que há uma condenação d’Ele para os ricos. Não é verdade! Aqui não é uma condenação, é uma advertência, assim como há uma advertência para os pecadores, para os hipócritas, como há uma advertência para tudo na vida. Quando encontramos uma placa de advertência nas estradas da vida, é para nos alertar que, por este caminho, não chegaremos onde é a nossa meta.

 

Então, quando encontramos uma placa de advertência no caminho do Reino dos Céus, é porque a Palavra está apontando, é porque Jesus está nos direcionando que não é por ali que nós devemos andar. Então, o rico entrará no Reino dos Céus, desde que a sua maior riqueza não sejam os seus bens materiais, mas sim o Reino de Deus.

 

E por que dificilmente um rico consegue viver isso? “Porque onde está o seu tesouro, lá está também o seu coração”. (Mateus 6,21) Por isso, dificilmente uma pessoa que coloca o seu coração nos bens e nas riquezas deste mundo, no dinheiro que o mundo oferece, nos prazeres e nas facilidades deste mundo, dificilmente este coração estará atraído e tomado pelo gosto das coisas do Céu. Não é que Deus está excluindo, é que cada um faz a sua escolha de vida.

 

“O rico entrará no Reino dos Céus desde que a sua maior riqueza seja o Reino de Deus”

 

Para ser rico tem que saber administrar suas riquezas, mas a grande riqueza, a grande sabedoria é saber administrar o próprio coração. E é onde nós, muitas vezes, nos perdemos, porque nos iludimos; as riquezas iludem e tomam conta do coração, seja a riqueza possuída, seja a riqueza que a pessoa deseja possuir. Ela desconcerta, deslumbra e direciona o coração humano.

 

Por isso, para Deus nada é impossível. O que é impossível para os homens, é possível para Deus. O que nós precisamos fazer é permitir que Ele direcione o nosso coração, é dar ao Espírito Santo a chave para que administre a nossa vida, para que não percamos a visão do sobrenatural em meio a todas as realidades temporais que nós administramos nesta vida.

 

Cuidado, porque as riquezas iludem e os bens enganam! Você coloca um pequeno bem material na mão de uma criança, ela fica deslumbrada com aquilo, ela não consegue mais nem se concentrar em outra coisa. Você coloca um smartphone na mão de uma criança por 20 minutos ou meia hora, o coração dela se concentra naquilo. Nem na missa uma criança hoje consegue ficar! É o exemplo dos adultos que, na missa, não conseguem rezar porque têm muita coisa para cuidar.

 

Ora, se você só cuida das suas coisas temporais, da sua vida neste mundo, como é que você vai administrar a sua vida futura? E eu sei que muitas pessoas acham que pensar no futuro é ter uma poupança, é ter o dinheiro reservado. Mas onde iremos, na outra vida, se não guardamos, se não poupamos, se não investimos na eternidade?

 

Onde estiver o seu tesouro, ali estará o seu coração. Que o Reino dos Céus seja o maior tesouro da sua vida!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus mostra até que ponto a riqueza pode escravizar uma pessoa. Nem todo rico é reprovado por Deus. Existem alguns que têm dinheiro e situação privilegiada, mas ao mesmo tempo partilham o que possuem com os necessitados ou com instituições filantrópicas. O rico, em termos evangélicos, é aquele que, em vez de confiar em Deus, confia nos bens acumulados; em vez de ajudar o próximo necessitado, explora-o. Desse modo, acaba se tornando autossuficiente em relação a Deus e fechado em relação aos semelhantes. Quem assume essa atitude de espírito caminha na direção contrária da salvação. Entretanto, a misericórdia divina se volta também para ele, pois “para Deus tudo é possível”. Felizes, porém, aqueles que são capazes de abandonar tudo para seguir o Senhor Jesus.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, afasta de nós o apego às riquezas. Dizias, em outra ocasião, que ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro. Por isso, queremos renovar nosso desejo de assumir teu modo simples e despojado de viver. Assim, estaremos desimpedidos e idôneos para acudir nossos semelhantes. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,23-30 - Por causa de Jesus

 

Oração Inicial
Hoje, como discípulo(a) de Jesus peço que Ele me ensine orar. Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar os caminhos do seu discipulado.

Oro: Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”

 

Agora eu imagino Jesus com os discípulos. Escolho um lugar, no meio desta cena, de onde quero escutar o Mestre.

Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e meus ouvidos.

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. A quem Jesus está instruindo? A dificuldade está em ter bens conseguidos com justiça ou na inversão dos valores, colocando a segurança nos bens terrenos? Ao meditar este Evangelho quais são as surpresas de Deus para você?

 

“Entrar no Reino de Deus exige fidelidade absoluta. A imagem do camelo e da agulha era usada pelos rabinos. Ao longo da história, muitos se espantaram com a comparação e procuraram uma explicação mais suave. Todos podem ser salvos pela graça de Deus, mas isso não exclui o esforço de cada um. O possível se torna real somente quando o chamado de Jesus a segui-lo é livremente assumido. Um dia, os habitantes de Assis viram um camelo passar pelo fundo de uma agulha: Francisco. Em nossa vida, queiramos ou não, existe uma hierarquia de valores. Se colocarmos Deus em primeiro lugar, todas as outras realidades se ajustarão. Facilmente a riqueza se torna um ídolo e exige exclusividade e adoração.”

 

2. Meditação (Caminho)

Eu sou um cristão, uma cristã envolvida com a proposta de Jesus? Como aproveito as oportunidades de fazer o bem que a comunidade e a sociedade me oferecem? Onde busco a sabedoria que dá sentido a vida? O que move minha vida: o dinheiro ou o serviço?

3.Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Rezo como missionário(a) pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.