quinta-feira, 22 de abril de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu sou o pão vivo descido do céu. – (Jo 6,44-51)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 22 DE ABRIL de 2021 (quinta-feira) 111 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

PODEMOS SER CULTOS PELA CULTURA DOS OUTROS, MAS NÃO PODEMOS SER SÁBIOS PELA SABEDORIA DOS OUTROS.”

(Michel de Montaigne))

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

DIA OLÍMPICO UNIVERSITÁRIO

DIA NACIONAL DA MANDIOCA

DIA INTERNACIONAL DA Mãe TERRA

DIA DO PLANETA TERRA

DIA DA TONTURA

DIA DO AGENTE DE VIAGENS

DIA DA COMUNIDADE LUSO BRASILEIRA

DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA “FAB

DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

DIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA MARINHA BRASILEIRA

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

DIA DA ORAÇÃO E TESTEMUNHO DO HOMEM BATISTA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Colina – Itanhaém (São Paulo) Alcinópolis - Laguna Carapã (Mato Grosso do Sul) Pinheiros (Espírito Santo) Porto Rico (Paraná) Buriti Bravo (Maranhão) Arroio do Sal (Rio Grande do Sul) Montalvânia (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Gabriel Marques Vieira(filho da Rosana) MARIA CLARA ARANHA MOLINA (sobrinha neta Garça/SP) Padre VITOR HUGO PINHEIRO (SCE EQ 05 ENS de FÁTIMA e EQ 05 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça-Paróquia São Pedro Apostolo de Garça /SP) Diácono CECILIO DAVI (CE das EQ 02 ENS PERPETUO SOCORRO e EQ 04 ENS de LOURDES Setor de Garça- Paróquia São Pedro Apostolo de Garça /SP) IVANI DE SOUZA G. VEIGA (EQ 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça/SP) SUELI DA SILVA JUSTO (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP) JAIR BATISTA PAIVA (EQ 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça/SP) RODRIGO DE SOUZA HONÓRIO (EQ 11 ENS do IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça/SP) JAIR ALVES DE SOUZA (PDG Lions Clube de Paranaíba/MS) MARIA DE FÁTIMA  DA SILVA  KOSHIYAMA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) MARCIA CRISTIANE  GALVÃO  BIANCHINI (Bauru /SP) CINTIA APARECIDA  GRABOWSKI  AKUTAGAWA (Marília /SP) APARECIDA SEGURA GIORDANI VICENTE (Moveis São José-Garça/SP) ANA CRISTINA DE OLIVEIRA (Maringá /PR) DANILO COELHO (Três Lagoas/MS) MARIA ANGÉLICA NASSIF TRAVENÇOLO (Garça/SP) ADEMIR LEÃO (Garça/SP) OTAVIO HENRIQUE NERIO PEREIRA (Garça/SP) Luiz Antonio Cabrini Cassola (Garça/SP) GABRiEL MarQUES VIEIRa ((filho da Rosana Macrocontabil -Garça/SP) NELSON BARBOSA DE SOUZA (avô da Gessica Macrocontabil-Garça/SPFABIO HENRIQUE DE CASTRO (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SILVANA RODRIGUES D. CaMARGO DE ANCHIETA e FERNANDO CAMARGO DE ANCHIETAó1995 ó26 ANOS (LIONS CLUBE DE BIRIGUI /SP) MARIA  DE LURDES  GOMES e ACURCIO ALFREDO GOMES ó1972ó49 ANOS (LIONS CLUBE DE DRACENA /SP)

 

 Santo do Dia 

Nossa Senhora da Saúde

Bem-Aventurada Maria Gabriela Sagheddu

SANTA MARIA EGIPCÍACA

SANTA Senhorinha de Basto

SÃO CAIO

SÃO SOTERO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Eu sou o pão vivo descido do céu. – Jo 6,44-51

Jesus afirma “Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo.”

 

- Cantemos ao Senhor: ele se cobriu de glória. O Senhor é minha força e o meu cântico: foi para mim a salvação, aleluia!  (Ex 15,1).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Obedientes à ordem de Jesus, os apóstolos convidam todos a seguir com firmeza a luz da verdade. Os que aceitam o Cristo recebem o batismo. Munidos de zelo missionário, sejamos eficazes anunciadores do Evangelho.

 

– Oração 

 

PAI, QUE EU SEJA MOVIDO POR TI, NO PROCESSO DE ENCONTRO COM JESUS, PARA QUE, TENDO-O ENCONTRADO, ELE ME INSTRUA SEMPRE MAIS A RESPEITO DE TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir de mais perto de vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, sigamos com firmeza a luz da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 22 de abril de 2021 5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Jesus é o pão vivo descido do céu. Ele doa sua vida por nós, para que vivamos eternamente. 

 

1ª Leitura (At 8,26-40) – Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. 28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?” 31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém me explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arran­cada da terra”. 34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?” 38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 66(65)

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

 

 

– 22 de abril de 2021 5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Eu sou o pão vivo descido do céu. (Jo 6,44-51)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou o pão vivo descido do céu, quem deste pão come sempre há de viver (Jo 6,51).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Experimentemos a vida eterna neste mundo”

“Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” 

(João 6,51)

Todas as vezes que me aproximo de Jesus, me aproximo da vida, da vida eterna, vida plena; me aproximo do Senhor da Vida. Para onde irei, se somente o Senhor tem palavras de vida eterna? Então, quando me aproximo da Palavra, me aproximo da vida que Deus trouxe a mim. Quando me aproximo da Eucaristia é a vida eterna que de mim se aproxima, é a minha vida que é mergulhada na eternidade que Deus trouxe a mim.

 

Para todos nós, que estamos buscando um significado para a nossa vida, o significado da vida está em Jesus. Saboreemos Jesus, permitamos a nossa vida ter o gosto de Jesus, a luz d’Ele, para que não esmoreçamos de forma alguma diante de tantos sinais de morte que caminham ao nosso lado. Jesus veio para que tenhamos vida, e quem crê n’Ele possui a vida eterna porque Ele é o Pão da Vida.

 

Saciar-se de Jesus é se saciar da vida e da eternidade. Alguns se enganam e acham que a vida eterna começa depois que morremos para essa vida. É verdade que já morremos para essa vida aqui na terra, quando levamos a vida em Deus, pois vamos morrendo para o que é terreno, mundano e não deixamos mais que a vida do mundo, ilusória e enganadora vá direcionando a nossa vida.

 

“Precisamos, neste mundo terreno, saborear o que é eterno, saborear a vida eterna”

 

À medida que nos aproximamos das coisas de Deus, à medida que saboreamos o que é d’Ele, começamos a ter gosto pelo que é eterno. Quem saboreia apenas o que é humano e terreno como se frustra, como a vida acaba se tornando um desgosto, ou seja, vai perdendo o gosto.

 

Tudo o que é humano vai se desgastando com o passar do tempo, mas o que é eterno jamais perde o gosto, o sabor e o sentido, pelo contrário, vão nos tornando ainda mais vivos e plenos. Por isso, precisamos, neste mundo terreno, saborear o que é eterno, saborear a vida eterna.

 

Se alguém diz: “Eu não sei como é a vida no Céu”, não precisamos saber. Precisamos experimentar, enquanto caminhamos em meio às coisas humanas, o sabor das coisas do Céu, mergulhar numa vida eucarística, na vida mística, dedicar-se à oração, à contemplação, à meditação. Voltar-se para as coisas de Deus é voltar-se para saborear o que é eterno.

 

Que a nossa vida, que está tão desgastada diante das nossas obrigações e responsabilidades da vida cotidiana, não perca jamais o sabor que é do Céu, porque, Jesus, o Pão da Vida, o Pão do Céu, está no meio de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O evangelista continua o discurso do “pão da vida”. O texto de hoje mostra a necessidade de escutar o Pai para se deixar atrair por ele e assim se colocar no caminho com o Filho, o qual conhece bem o Pai, pois desceu de junto dele. Jesus vem de Deus e assume a condição humana, e a humanidade pode conhecê-lo e também a seu Pai. Jesus é o pão que sustenta a vida que perdura até a eternidade, o que o maná não era capaz de fazer. O pão que Jesus nos oferece é a sua própria carne. Ele se entregou totalmente a Deus e à humanidade, derramando seu sangue, pendurado na cruz. Esgotou sua vida (carne e sangue) em favor da vida da humanidade. Esse dom da própria vida é celebrado na refeição eucarística. Pela eucaristia estabelecemos as relações entre nós e Jesus e percebemos o vínculo que une o Filho a seu Pai.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, que disseste: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”, faze-nos assimilar o conteúdo profundo de tuas palavras. Com gratidão, te bendizemos porque quiseste permanecer entre nós por meio da eucaristia: “O pão que eu vou dar é a minha carne, para que o mundo tenha a vida”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 6,44-51 - O Pão do céu

 

Oração Inicial

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:

Vinde, Espírito Santo,

E dai-nos o dom da sabedoria,

para que possamos avaliar todas as coisas

à luz do Evangelho e

ler nos acontecimento da vida

os projetos de amor do Pai.

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que nos diz o texto do dia? Lemos atentamente: Jo 6,44-51, e observamos Jesus que fala do pão da vida.

 

Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Nos Profetas está escrito: "Todos serão ensinados por Deus." E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer que alguém já tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; ele já viu o Pai.

- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.

Refletindo

Jesus afirma que quem crê, tem a vida eterna. Volta a dizer que é o pão da vida. Diz ainda que quem come deste pão tem a vida eterna.

Espírito de verdade, a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos. Que nós conheçamos Jesus Mestre e compreendamos o seu Evangelho. Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para nós, hoje?

Jesus nos questiona de novo sobre nossos alimentos. O que buscamos como alimento para nosso espírito, para nossa vida cristã? Como pessoas batizadas somos também convocados a uma missão. De que nos nutrimos para esta missão? Qual é a fonte que sacia nossa sede de vida?

Meditando

Os bispos em Aparecida, disseram que a Eucaristia deve ser o centro da nossa vida: “Todas as comunidades e grupos eclesiais darão fruto na medida em que a Eucaristia for o centro de sua vida e a Palavra de Deus for o farol de seu caminho e de sua atuação na única Igreja de Cristo.”(DAp 180)

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluimos:

 

Espírito vivificador, a ti consagro o meu coração:

aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.

Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

 Buscaremos alimentar nossa vida com o pão do céu e ver o mundo na ótica de Jesus Mestre.

 

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.