segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Por que esta gente pede um sinal? - (Mc 8,11-13)



Há muitos corações de pedra!
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 18 DE FEVEREIRO DE 2019 (segunda-feira) 049º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para procurar por ele.
(Henry David Thoreau)

 Datas Comemorativas 
■ DIA NACIONAL DE COMBATE AO ÁLCOOL
DIA DA MULHER DAS AMÉRICAS
DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE ASPERGER
DIA DA INDÚSTRIA
DIA DA CORRIDA PELA PAZ MUNDIAL
DIA DO PERDÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bady Bassitt - Cajamar - Cândido Rodrigues - Cássia dos Coqueiros- Colômbia - Embu - IACRI - Itapevi - Luiziânia - Pardinho - Peruíbe - Sagres - Salmourão - Sarutaiá - Taguaí (São Paulo) Humaitá - Muçum - Viadutos (Rio Grande do Sul) Piratuba (Santa Catarina) Chapadão do Céu (Goiás) Ipixuna (Amazonas) Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) Salto do Lontra (Paraná)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: SANDRA MANAMI KIMURA (Kimura Verduras - Garça/SP)JOSÉ CARLOS ALVES DE SOUZA (ECT Agência de Garça /SP)HELENA CRISTINA DA SILVA COSTA (Eq 11 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP)JULIANA DE CARVALHO LORENZETTI TEDDE (Girassol - Garça/SP)NORBERTO LUIZ AFONSO (Henlau - Garça/SP)SILVANA MARA MANTOVANELI MOREIRA (Panificadora Santo Antonio - Garça/SP)MARIA LEDA BRESSAN MASSARO (Telcenter - Garça/SP)FRANCIELLE PELLATE (Garça/SP)FABIO RIBEIRO DOS SANTOS (Bastos/SP)MARIA ANTONIETA REBELO DOS REIS (Marilia /SP) ROSELI VEIGA MARTINS (Professora SESI – Equipes de Nossa Senhora - Marilia /SP)GIULIANE BERTOLUCCI AGRISSIO (Garça/SP)Sueli Oliveira Araujo (Garça /SP) Armando Bachega JUNIOR (Garça /SP) OSNI LUCHIARI BARALDI (Garça /SP)GIOVANA DE LION ALVES (Bauru /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: SILMARA CRISTINA G. PEREIRA e ANTONIO VICTOR PEREIRAó2012ó07 ANOS (Garça /SP)  

 Santo do Dia 
■ SÃO Flaviano
SÃO teotônio
João de Fiesole ou Fra Angélico Bem-aventurado
Gertrude Comensoli

- Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).
■ Tomado pela inveja, Caim mata seu irmão, Abel. Com más intenções, os fariseus põem Jesus à prova. O Senhor purifique nosso coração a fim de que lhe ofereçamos um sacrifício agradável.
– Oração 
“PAI, DÁ-ME SENSIBILIDADE PARA RECONHECER A MESSIANIDADE DE TEU FILHO JESUS MANIFESTADA NO BEM QUE ELE FEZ AO POVO E NO SEU MODO SIMPLES DE SER.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2ª-feira da 6ª Semana      Do Tempo Comum – 18 de fevereiro de 2019
A rivalidade e a competição conduzem à quebra da fraternidade e ao pecado. Reconheçamos nas palavras e ações de Jesus os sinais de sua origem divina. 

1ª Leitura (Gn 4,1-15.25) – Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o.  Leitura do Livro do Gênesis:

1Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: “Gerei um homem com a ajuda do Senhor”. 2E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor, 4e Abel ofereceu primogê­nitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5mas para Caim e sua oferenda não olhou. 
Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 
6Então o Senhor perguntou a Caim: “Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? 7É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo”. 
8Caim disse a seu irmão Abel: “Vamos ao campo”. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o. 9E o Senhor perguntou a Caim: “Onde está o teu irmão Abel?” Ele respondeu: “Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?” 10O Senhor lhe disse: “Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão está clamando por mim, da terra. 11Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12Quando tu a cultivares, ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra”. 
13Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar me matará”. 15E o Senhor lhe disse: “Não! mas aquele que matar Caim, será punido sete vezes!” 
O Senhor pôs, então, um sinal em Caim, para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. 
25Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: “O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 49(50)
Imola a Deus um sacrifício de louvor!

Evangelho do dia
– 2ª-feira da 6ª Semana      Do Tempo Comum – 18 de fevereiro de 2019
Por que esta gente pede um sinal? - (Mc 8,11-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Sou o caminho, a verdade e a vida, / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A confiança do nosso coração deve estar somente no Senhor”
Bem-aventurados os pobres que têm em Deus a sua única confiança!
Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor” (Jeremias 17,5).
Na liturgia deste domingo, Jesus está exaltando os pobres, os que têm fome, os que choram. Ele exalta todos aqueles que são odiados e perseguidos por causa do Evangelho. Ele lamenta por aqueles que são ricos, que têm farturas, que não passam por necessidades; aqueles que riem pelo que tem e não se preocupam com aqueles que não têm nada.
No Evangelho de hoje, Jesus nos aponta que o caminho da confiança está em Deus. É n’Ele que o nosso coração tem de se refugiar, se apoiar, porque Ele é o nosso sustento.
Não coloquemos a nossa esperança e confiança nos homens. Não as coloquemos em homem algum, nem nos da política, nem nos das empresas ou dos negócios. Pois, todos os seres humanos, a começar em mim, são falíveis. E, Deus é o único que não é.
Não podemos fazer outra coisa, a não ser conduzir os corações para Deus. Apontar que Ele é o Senhor; que é o Messias; o Salvador. Os homens podem apenas serem os colaboradores; frágeis colaboradores da graça de Deus. Mas, ai do homem, que põe em si a sua confiança. Ai do homem, que faz dos seus bens materiais, do seu poder, daquilo que tem, motivos da sua valorização. Ai daqueles que confiam no que o outro tem, no que o outro pode, e no que o outro irá fazer.
A confiança do nosso coração deve estar somente no Senhor. É Ele quem cuida de nós; é Ele quem é o nosso refúgio.
Não é para vivermos desconfiados uns dos outros, achando que ninguém presta; é só para darmos a devida proporção. Confiar no outro até onde se pode confiar. Nunca colocar alguém no lugar de Deus ou acima d’Ele. Nunca colocar alguém no mesmo patamar de Deus.
Deus acima de todos os nossos pensamentos, dos nossos sentimentos, da nossa confiança. Em Deus iremos aprender a viver uns com os outros. Por isso, bem-aventurados os pobres que têm em Deus a sua única confiança. Bem-aventurados os pobres que sabem confiar no Senhor. É Ele quem sabe saciar a nossa pobreza, consolar as nossas lágrimas e cuidar do nosso coração.
Deus abençoe você!

– Reflexão - As “Bem-aventuranças”, paradoxos do cristão
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus chama muitas vezes “felizes” aos seus discípulos. As “Bem-aventuranças” são palavras de promessa, que servem ao mesmo tempo como orientação moral. Cada “bem-aventurança” descreve, por assim dizer, a situação fática dos discípulos de Cristo: São pobres, estão famintos, choram, são odiados, perseguidos... São “qualificações” práticas, mas, também indicações teológico-morais.

Apesar da situação de ameaça na que Jesus vê os seus, esta se converte em promessa quando a enxerga com a luz que vem do Pai. Para o discípulo, as “Bem-aventuranças” são um paradoxo: Invertem-se os critérios do mundo apenas se enxergam as coisas desde a escala de valores de Deus. As “Bem-aventuranças” são promessas nas que resplandece a nova imagem do mundo e do homem que Jesus inaugura e, nas que "se invertem os valores".

—Quando “enxergo” através de ti, Senhor, então vivo com novos critérios, começo a “tocar” algo do que está por vir (o Céu) e entra a alegria na tribulação..

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Os fariseus, conhecidos por sua rigorosa observância da Lei, em geral não aceitam os ensinamentos de Jesus nem seu modo de agir.
Em vários episódios, eles se unem aos doutores da Lei para porem Jesus à prova, e se possível fazê-lo cair na armadilha.
Não obstante todas as obras maravilhosas realizadas por Jesus no meio do povo, os fariseus lhe pedem um sinal do céu, algo mais extraordinário do que estão vendo.
Jesus simplesmente se recusa a dar espetáculo gratuito. Não busca o aplauso das pessoas, mas a conversão delas.
Realizando as obras que o Pai o encarregou de fazer, Jesus quer atingir os corações humanos e levá-los ao caminho da vida e da liberdade.
 Não encontrando aqui terreno fértil para sua mensagem, retira-se de barco para outro lugar, em busca de pessoas com melhores disposições.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Ir. Patrícia Silva, fsp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,11-13 - Coração duro não tem espaço para Deus
Oração Inicial
Preparo-me para  a leitura Orante da Palavra,
rezando com todos que se encontram na rede da internet, ao Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, e dai-nos o dom da sabedoria,
para que possamos avaliar todas
as coisas à luz do Evangelho
e ler nos acontecimento da vida os projetos de amor do Pai.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Faço a Leitura atenta, na Bíblia  de Mc 8,11-13.
Alguns fariseus chegaram e começaram a falar com Jesus. Eles queriam conseguir alguma prova contra ele e por isso pediram que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha mesmo de Deus. Jesus deu um grande suspiro e disse:
- Por que as pessoas de hoje pedem um milagre? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum milagre será feito para estas pessoas.
Então Jesus foi embora. Ele subiu no barco e voltou para o lado leste do lago.
Refletindo
Vejo três momentos do Evangelho:
- Os fariseus para provar Jesus pedem-lhe um sinal do céu. O Mestre resiste a esta tentação.
- Jesus tem uma reação de tristeza: deu um suspiro profundo.
- Jesus se afasta diante de tanta dureza de coração.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim?
Pergunto-me: como é meu relacionamento com Jesus?  Também eu fico a espera de sinais especiais de Deus?
Muitas vezes, como Jesus, preciso me retirar, me afastar, tomar distância de certas realidades e  apelos que me colocam em contradição com meus princípios cristãos. É melhor ir "para a outra margem", repensar.
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida:
"A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se frente àqueles que só vêem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende tanto de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu Reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja reconhecer-se com a luz e a força do Espírito."(DAp 11).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Senhor, não preciso de sinais extraordinários para crer. 
Por isso, rezo com o papa Clemente Romano:
"Com as tuas obras tornastes visível a eterna ordem do mundo.
Tu, Senhor, criastes a terra, és fiel em todas as gerações,
justo nos teus julgamentos.
Admirável na força e na magnificência,
sábio no criar,
inteligente no sustentar as coisas criadas,
bom nas coisas visíveis,
benévolo para com os que confiam em ti, 
misericordioso e compassivo.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje vou descobrir os sinais de Deus no quotidiano, em tudo que rodeia e me acontece.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.