domingo, 21 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto. – (Jo 12,20-33)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 21 DE MARÇO de 2021 (domingo) 080 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O TEMPO NÃO PARA. SÓ A SAUDADE FAZ AS COISAS PARAREM NO TEMPO.”

(Mario Quintana)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Dia Internacional da Síndrome de Down

DIA NACIONAL DA TERRA

DIA MUNDIAL DA POESIA

DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

DIA MUNDIAL DA ECONOMIA DOMÉSTICA

Dia Internacional de Nowruz

Dia Internacional do Teatro de Bonecos “Marionete”

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS E DA ÁRVORE

Dia Nacional de Conscientização pelo Fim de Mensagens de Texto ao Volante

DIA da Cor

DIA do Candomblé

DIA Europeu da Criatividade Artística

DIA do Jovem Adventista

SEMANA DA INCLUSÃO DIGITAL

SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

Dia do Início da semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Américo Brasiliense - Barão de Antonina - Barra do Turvo - Borborema - Campo Limpo Paulista - Coronel Macedo - Dumont - Estrela do Norte - Francisco Morato - Iperó - Ipeúna - Itapura - Itupeva - Lindóia - Louveira - Mira Estrela - Monções - Nova Independência - Orindiúva - PindoramaPotirendaba - Rafard - Ribeirão do Sul - Rio Grande da Serra - Roseira - Santa Clara D'Oeste - Santa Ernestina - Santana da Ponte Pensa - Tarabai - Teodoro Sampaio - União Paulista - Várzea Paulista (São Paulo) Brejinho (Rio Grande do Norte) Indaial (Santa Catarina) Tucano (Bahia) Boquim (Sergipe) Telêmaco Borba (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDUARDO APARECIDO DE FREITAS (SAAE – Lions Clube de Garça /SP)ANTONIO  ROQUE DA  SILVA (Lions Clube de Valparaíso /SP) ELENICE  FERNANDES  PRADO (Lions Clube de Paranaíba /MS)MARIA NORMA VUOLO SAJOVIC MARTIM (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) HADIME OTSUBO (Lions Clube de Tupã /SP)VILMA RAID FERNANDES (DLC 4Lions Clube de Pedro Leopoldo /MG)Fernando Ribeiro da Silva (Garça/SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Garça /SP)LUCIA HELENA FAZZANE DE CASTRO MARINO (Garça /SP)CELI CHIEMI SASAZAKI (Marilia /SP)PAULO JORGE DE OLIVEIRA ALVES (Garça /SP)AMAURY DA SILVA ROCHA (Garça /SP)MARCIA PRAXEDES (Prefeitura Municipal de Garça/SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Secr. da Educação Municipal de Garça/SP)GILLIANI MORONI (Garça /SP) MAURO FERREIRA (Garça /SP) RITA MARTINELLI MARTINO (Garça /SP) ANDREA MENDONÇA (Bauru /SP) FERNANDO VILA VERDE (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES E ADRIANO FERREIRAó2014ó07 ANOS ó(Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE IRAPURU CAÇULAó2009ó12 ANOS ó(Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

 SÃO NICOLAu de flue

SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

SANTA BENEDITA CAMBIAGIO FRASSINELLO 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Senhor, queremos ver Jesus – Jo 12,20-33

O grande ensinamento de Jesus parte do grão de trigo que cai na terra e morre. Jesus é o grão de trigo que aceita morrer para a salvação do mundo..

 

- A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor, libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro (Sl 42,1)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Atraídos pelo amor de Deus, vimos ao seu encontro e dirigimos a ele nosso clamor. Pelo ensinamento do grão que morre para nascer e produzir frutos, somos convidados  a entender que seguir a Cristo envolve comungar da sua vida e do seu destino, doando-nos em favor dos outros. Glorifiquemos o Senhor, que deseja criar em nós um novo coração.

 

– Oração 

 

PAI, PARA QUE TODOS CONHEÇAMOS E PROCUREMOS TORNAR CONHECIDO JESUS, PALAVRA ENCARNADA, O ÚNICO E VERDADEIRO MESTRE, O CAMINHO SEGURO QUE NOS LEVA A CONHECER O PAI E A PARTICIPAR DE SUA VIDA.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, dai-nos, por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 21 de março de 2021 5º Domingo da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Abramos o coração para que nele o Senhor inscreva sua Palavra. Ela nos convida a renovar a aliança com Deus e seguir a Cristo na generosa entrega diária da própria vida. 

 

1ª Leitura (Jr 31, 31-34) – Concluirei uma nova aliança e não mais lembrarei o seu pecado.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

 

31Eis que virão dias, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança; 32não como a aliança que fiz com seus pais, quando os tomei pela mão, para retirá-los da terra do Egito, e que eles violaram, mas eu fiz valer a força sobre eles, diz o Senhor.

 

33“Esta será a aliança que concluirei com a casa de Israel, depois desses dias, — diz o Senhor: — imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração; serei seu Deus e eles serão meu povo. 34Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 51(50)

Criai em mim um coração que seja puro.

 

2ª Leitura (Hb 5,7-9) – Aprendeu a obediência e tornou-se causa de salvação eterna.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus.

 

8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 21 de março de 2021 5º Domingo da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto. (Jo 12,20-33)

 

Glória a Cristo, ó verbo de Deus

 

- Se alguém me quiser servi, que venha atrás de mim; e, onde estiver, ali estará meu servo (Jo 12,26) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.

 

22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”

 

29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A morte de Jesus dá significado e sabor a nossa vida”

“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo, mas, se morre, então produz muito fruto” 

(João 12,24)

Jesus está profetizando a sua própria morte, porque se a sua vida produziu muitos frutos, se a sua vida gerou vida para tantos, a sua morte será mais frutífera ainda. Ele é aquele grão de trigo que caiu, morreu, mas ressuscitou. Estamos aqui, porque somos frutos da Ressurreição de Jesus. A fé que professamos, que levamos adiante ou a fé que nos levanta, a cada dia, é a fé no Cristo morto e ressuscitado.

 

Aprendemos com o Mestre Jesus que também precisamos morrer a cada dia; morrer para nós e para as nossas próprias visões egoístas, para o nosso próprio orgulho e soberba, mas, ao mesmo tempo, encarar que é preciso viver para morrer, porque morrer é viver eternamente para Deus.

 

Não podemos mais encarar a morte como se fosse uma tragédia nem nos jogarmos para morrer. O morrer se dá a cada dia, sem medo de viver. E viver a vida de uma forma intensa, entregando-se para que outros tenham vida.

 

Quando permito ao outro viver, a minha vida tem mais significado; quando dou a minha vida em razão de outros, para que outros vivam, a minha vida torna-se muito mais intensa e saborosa.

 

“Não olhemos a morte como o fim, mas como o início da vida que brota e ressuscita”

 

Hoje, queremos olhar para o Mestre, para a vida d’Ele que está subindo a Jerusalém. A cidade que deveria acolhê-Lo, vai rejeitá-Lo. Lá, Ele não vai ser acolhido, lá irão matar o grão de trigo, mas é lá também que esse grão de trigo vai ressuscitar, vai florescer e trazer vida nova.

 

Não olhemos para a morte de Cristo com angústia; a única angústia é porque não morremos para que a vida d’Ele esteja em nós. Não olhemos a morte de Cristo como tragédia, porque a tragédia é não nos convertermos. Em vez de morrermos com Ele, nós O matarmos a cada dia com nossas obras, com os nossos atos e a maneira como lidamos uns com os outros. Não olhemos a morte como o fim, mas como o início da vida que brota, que ressuscita, a vida que ninguém poderá nos tirar.

 

Olhemos para a morte de Jesus para dar mais significado e sabor a nossa própria vida, olhemos para a morte de Jesus para não temermos mais a morte, porque quem está em Cristo é uma criatura nova, e não é a morte que pode nos deter, porque Ele veio para nos dar a vida plena, vida em abundância e vida eterna.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Alguns gregos, por meio de Filipe, que era da Galileia, pedem uma entrevista com Jesus. É um momento grave: “Agora estou interiormente perturbado”. A linguagem de Jesus é realista, crua e surpreendente, capaz de paralisar os visitantes estrangeiros. Com efeito, Jesus lhes fala do grão de trigo, que precisa morrer para dar frutos; diz que quem se apega à própria vida vai perdê-la; afirma que, agora, é o julgamento deste mundo e que o chefe deste mundo vai ser posto para fora. A breve mensagem de Jesus discorre, pois, sobre luta, entrega da vida, morte, mas também faz referência à vida, à elevação, à glorificação. Trata-se do trajeto de Jesus, que oferece ao Pai a sua vida: “Foi para esta hora que eu vim”. É também o trajeto de todos os cristãos: “Se alguém quer servir a mim, que me siga”.

O R A Ç Ã O

Senhor e Redentor nosso, Jesus Cristo, ao chegares a Jerusalém, despertas o interesse também de estrangeiros, que se manifestam, dizendo: “Queremos ver Jesus”. Em tua resposta, revelas tua verdadeira identidade: “O Filho do Homem vai ser glorificado”, atravessando o caminho da cruz. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 12,20-33 - Queremos ver Jesus!

 

Oração Inicial

Oro: Dá-me um coração humilde, um coração reto para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor. Dá-me um coração humilde para que eu possa ser profeta e viver sempre no teu amor. Sim, olhos abertos para perceber tua presença e um coração desejoso de tua amizade.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia silenciosamente o Evangelho de hoje e observe os personagens. O que desejam? Quem faz a mediação para chegar até Jesus? Qual a resposta de Jesus?

 

“Um dos pressupostos do materialismo é que a ciência expulsaria a religião do mundo, considerada superstição. A religiosidade está hoje mais presente do que em nenhuma outra época da história. A alma humana, já dizia Cícero, é naturalmente religiosa. E Santo Agostinho completava: “Só Deus pode preencher a vida de uma pessoa”. Essa sede se manifestou nos gregos: “Queremos ver Jesus”. E Filipe e André, exercendo seu papel missionário, levaram-nos a Jesus. O grande ensinamento do Mestre parte do grão de trigo que cai na terra e morre. Depois, retorna no milagre da vida. Jesus é o grão de trigo que aceita morrer para a salvação do mundo. Dele recebemos a condição de povo, de ressuscitados.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Toda a oração pede uma postura muito simples: colocar-se conscientemente na presença de Deus. O que o este Evangelho diz para você? Que aspectos do mistério divino esta passagem bíblica possibilita conhecer? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Deus não espera o melhor de nós, espera que nos apresentemos de coração sincero. Faça sua oração apresentando tudo ao Senhor. Tudo o que diz respeito a você e as realidades que o(a) cercam.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Após esta meditação orante que apelos o Senhor deixa em seu coração? O que você quer praticar, mais concretamente, neste dia?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.