quarta-feira, 9 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■ Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande. – (Mt 5,17-19)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 09 DE JUNHO de 2021 (quarta-feira) 160 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SEJA VERDADEIRO CONSIGO MESMO E NÃO SEJA FALSO COM OS OUTROS.

(Francis Bacon)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE ANCHIETA

 DIA NACIONAL DO CIPEIRO

 DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS

 DIA EUROPEU DAS PROFISSÕES LIBERAIS

 DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO

 DIA DO TENISTA

 DIA DO TÊNIS

 DIA DO PORTEIRO

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UM CONSUMO SUSTENTÁVEL 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Palmares [panelas] (Pernambuco) Araguatins - Figueirópolis (Tocantins) Barreirinha (Amazonnas) Cícero Dantas (Bahia) Magé (Rio de Janeiro) Cedral - Godofredo Viana (Maranhão) Botuverá (Santa Catarina) Pitangui (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DANIELLE ALICE SEVERINO BONFANTE (Macrocontábil Conessa-Garça /SP)GABRIEL SERAFIM TAVARES NUNES (filhote CCLL Fátima/Décio Garça /SP) PAULO HENRIQUE COLLIS (Garça /SP) CARLOS ALBERTO COSTA (RB Garça /SP) PATRICIA FERNANDA MACHADO RODRIGUES (Marilia /SP) MARIA CLARA BRANDÃO CANTU (Advogada-Brandao & Cantu Sociedade de Advogados-Garça /SP) MIRTES MANCERA DA SILVA (PPA-Garça /SP) MARIA LUCIA C. ALVES SARTORI (Eq 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) ALESSANDRA ZAGATTE M. MAZETTO (Eq 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça /SP) ALEXANDRE ZANIN GUIDORZI (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) DURCILINIA MESSIAS DE SOUZA PELOSI (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) FERNANDA ELIANE PRATA DA SILVA (Lions Clube de Lins /SP) EURIDES VITAL DOS SANTOS FILHO (Lins /SP) FRANCISCO PIETRO (Garça /SP) FERNANDA SITTA (KZM Turismo Garça /SP) RENATA ALMODOVAR MORAIS (EMCA Garça /SP)ALCEU ALVES AMORIM (Garça /SP)DIEGO ANTONIO ROCHA (Garça /SP)ROSANGELA ZORZETE (Garça /SP) Pe. DIEGO LUIZ CARVALHO DE SOUZA (Vigário Paroquial de Sagrada Família de Lucélia e de Santa Luzia de Pracinha /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

José de Anchieta (Espanha, 1534-1597), religioso jesuíta, veio ao Brasil em 1553, como missionário. Grande amigo e defensor dos índios procurou compreender a mentalidade e os costumes deles. É chamado “apóstolo do Brasil” por sua dedicação ao povo nativo, foi canonizado em 2014.

SÃO EFRÉM da Síria

SANTA ANA MARIA TAIGI

SÃO COLUMBA

SÃO FELICIANO

SÃO GREGÓRIO, O ILUMINADOR

SÃO PRIMO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento – Mt 5,17-19

Através de seu Evangelho, Jesus fala de modo novo e de continuo a Israel... e a todos!

 

- Estes são homens santos, que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

José nasceu nas Ilhas Canárias, território espanhol, em 1534 e faleceu em Vitória, Espírito Santo, em 1597. Tendo-se tornado padre jesuíta e missionário no Brasil, dedicou-se principalmente a catequizar a população indígena, da qual foi defensor incondicional. Foi também historiador e poeta. Declarado santo pelo papa Francisco em 2014, o “apóstolo do Brasil” interceda em favor dos atuais povos indígenas.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO DE PLENIFICAÇÃO, COMO JESUS, QUERO ESTAR SUBMISSO À VONTADE PRIMEIRA DO PAI PARA A HUMANIDADE, PONDO EM PRÁTICA, DE MANEIRA PERFEITA, AS SUAS EXIGÊNCIAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo do bem-aventurado José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente ao evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 09 de junho de 2021  4ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum SÃO JOSÉ DE ANCHIETA PRESBÍTERO E APÓSTOLO DO BRASIL

– Liturgia da Palavra 

Os evangelizadores estão a serviço de uma aliança nova – não da letra, mas do Espírito -, a qual comunica vida e foi cumprida por Jesus integralmente. 

 

1ª Leitura (2Cor 3,4-11) – Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 4é por Cristo que temos tal confiança perante Deus, 5não porque sejamos capazes, por nós mesmos, de ter algum pensamento como de nós mesmos, mas essa nossa capacidade vem de Deus. 6Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito. Pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida. 7Se o ministério da morte, gravado em pedras com letras, foi cercado de tanta glória, que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés por causa do seu fulgor, ainda que passageiro, 8quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito? 9Pois, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais glorioso há de ser o ministério a serviço da justificação. 10Realmente, em comparação com uma glória tão eminente, já não se pode chamar glória o que então tinha sido glorioso. 11Pois, se o que era passageiro foi marcado de glória, muito mais glorioso será o que permanece.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 98(99)

 

Santo é o Senhor nosso Deus!

 

 

– 09 de junho de 2021  4ª-feira da 10ª Semana Do Tempo Comum SÃO JOSÉ DE ANCHIETA PRESBÍTERO E APÓSTOLO DO BRASIL

– Evangelho do dia 

 

Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande. (Mt 5,17-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Fazei-me conhecer vossa estrada, / vossa verdade me oriente e me conduza! (Sl 24,4s) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino dos céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos céus”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Valorizemos todos os mandamentos de Deus”

“Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” 

(Mateus 5,19)

Na cultura do relativismo, as pessoas relativizam tudo, e dizem: “O essencial eu fiz”, “O importante eu fiz”, e desconsideram coisas que são importantes. No Reino dos Céus, não podemos seguir de forma alguma essa tendência, essa influência, esse mal.

 

“Eu sou uma pessoa boa e justa”, “Sou uma pessoa honesta”, “Eu não roubo”, “Eu não mato”. Desculpe-me, mas os únicos mandamentos não são matar e roubar, porque uma pessoa vai dizer: “Não preciso me confessar, porque eu não roubo, eu não mato, eu não faço nada que esses grandes fazem. Não cometo os pecados que os outros cometem”.

 

“Não posso tornar nenhum dos mandamentos menores”

 

Não paremos nesse pensamento relativista e enganoso que nos tira da luz da verdade. Precisamos fazer isso sem deixar de praticar aquilo, porque acaba sendo uma desculpa para uma coisa errada que fazemos na vida, ou um comportamento errado que estamos cultivando, mas colocamos em conta, porque as outras coisas praticamos.

 

Temos que praticar, temos que nos esforçar para fazer tudo, e não relativizar. Não é porque não matamos, não roubamos, que temos o direito de fazer isso ou aquilo. Não podemos tornar nenhum dos mandamentos menores; temos que, na verdade, nos esforçar, sermos dedicados e trabalhar pela santidade, para sermos homens íntegros.

 

Às vezes, relativizamos algumas coisas na vida. “Eu sou assim mesmo”. Não é porque você é uma pessoa que ajuda os outros, que faz o bem, e por causa disso você pode ser grosseiro e sem educação.

 

Continue sendo bom, justo e honesto, mas trabalhe o temperamento. Nada justifica agredirmos o outro. “É uma fraqueza que tenho”. É verdade, temos as nossas fraquezas, reconhecemos todas elas, o problema é quando relativizamos as coisas, o problema é quando nos escondemos por trás delas e dizemos: “É porque eu sou assim mesmo. O mais importante são as coisas que eu faço”.

 

Precisamos continuar fazendo as coisas boas sem, contudo, relativizar aquilo que não está bom. Porque quem desobedece a um só desses mandamentos, por menor que seja, por menor que considere, por menor que o relativize, não só precisa se esforçar para vivê-lo, como não pode cair na tentação de, além de fazer o que é errado, ensinar errado aos outros.

 

Às vezes, começa com coisas pequenas, vividas no cotidiano da vida. A pessoa descobriu o meio de levar vantagem numa situação, ganhar dinheiro sem esforço, mas fazendo de uma forma desonesta. “É pequeno, não estou roubando o banco”. Não pode fazer, nem banco, nem o que é do outro, nem da empresa ou seja lá o que for, nem ensinar os outros a fazer.

 

Sejamos honesto nas pequenas e nas grandes coisas. Sejamos coerentes nas pequenas e nas grandes coisas. Se temos dificuldades com isso e com aquilo, trabalhemos a dificuldade, mas nunca devemos ensinar o errado como se fosse certo; e não relativizemos o certo, transformando-o como se fosse coisa errada. É assim que vivemos o seguimento de Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus vem para cumprir integralmente a vontade do Pai: “Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. A Lei e os Profetas foram dados e escritos para orientar o povo a viver segundo o projeto de Deus. Acertadamente Jesus afirma que não veio descartar, mas realizar de modo pleno as Escrituras Sagradas. Jesus fala com autoridade que está acima da legislação antiga. Sua interpretação é autêntica. Ele cumpre a Lei e os Profetas no seu sentido profundo. Se Jesus corrige algumas tradições (doutrinas humanas) inseridas na Escritura, foi no sentido de libertar de toda opressão o ser humano e dotá-lo de vida e liberdade. Para Jesus, a síntese da Lei e dos Profetas é o amor a Deus e ao próximo. “O amor é o cumprimento total da Lei” (Rm 13,10).

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Mestre, estás em perfeita sintonia com o projeto original de Deus. Os planos do Pai foram manifestados ao povo, sobretudo pela Lei de Moisés e pela pregação e escritos dos profetas. Concede-nos, Senhor, o conhecimento dos teus mandamentos e a força para praticá-los. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 5,17-19 - A maior das verdades: o amor

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante,

rezando com todos os que se encontra neste espaço digital:

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Espírito Santo

que procede do Pai e do Filho,

tu estás em mim, falas em mim,

rezas em mim, ages em mim.

Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,

à tua oração,

à tua ação em mim

para que eu possa conhecer

o mistério da vontade do Pai.

Amém.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O que diz o texto bíblico? “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir.” Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção. No Evangelho de hoje, Jesus traz para a sua pregação as expressões “Lei” e “Profetas”. O que Jesus quer dizer quando explica que não veio abolir a Lei e os Profetas?

 

“A Lei e os Profetas é um modo hebreu de referir-se ao Antigo Testamento em sua integridade. Para Mateus, tanto a Lei como os Profetas apontavam para um tempo de plenitude. As normas continuam válidas – “não vim abolir”, diz o Mestre –, mas sua função mudou diante da chegada de Jesus, seu intérprete definitivo. O Antigo Testamento sinalizava o caminho. “Com a plenitude dos tempos, tudo se faz novo”, dirá o apóstolo Paulo. De alguma maneira, Jesus tranquiliza seus adversários, dizendo que a herança é boa. Má é a maneira como eles interpretavam e viviam a Lei e os Profetas. Jesus recomenda ainda hoje e a cada um de nós: não devemos apagar a mecha que ainda fumega, nem quebrar a cana rachada. Todo crescimento supõe um tempo de espera.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2. Meditação (Caminho)

Qual versículo ou palavra percebo que Deus direcionou para mim? Eu me guio mais pela lei ou pelas surpresas de Deus sempre novas e proféticas?

Se sentir necessidade, releia o Evangelho, repasse cada palavra e permita que ele fale ao seu coração.

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração, que pode ser de gratidão, perdão, súplica ou louvor. Se sentir necessidade, recorra a algum Salmo que o(a) ajude a rezar. Exemplo:

Salmo 27

O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

Quem temerei?

O Senhor é a força da minha vida.

De quem terei receio?

 

Uma coisa, sobretudo, desejo que o Senhor me faça;

é aquilo que mais procuro:

poder morar na casa do Senhor

todos os dias da minha vida,

para poder apreciar as suas maravilhas

e meditar na sua perfeição.

 

Quando as lutas vierem, esconder-me-ei nesse lugar santo;

ele há de manter-me em segurança,

como sobre uma rocha alta.

 

A minha cabeça estará fora do alcance dos meus inimigos.

Então oferecerei ao Senhor alegres sacrifícios;

cantarei-lhe-ei louvores(…)

 

Ouve a minha voz, quando te chamo, Senhor;

tem piedade de mim e socorre-me

 

Ensina-me a andar no teu caminho

e guia-me pela vereda direita,

por causa de todos os que andam a espiar-me(…)

 

Estou certo que verei a bondade do Senhor

na terra dos vivos!

Não te impacientes, anima-te!

Espera no Senhor e ele dará força ao teu coração.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese da Palavra para vivê-la hoje.

 

Bênção

 

” E peço isto: que o vosso amor aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento.

Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo, cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” (Filipenses 1,9-11).