sexta-feira, 12 de outubro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Fazei o que ele vos disser.- (Jo 2,1-11)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES  
 GARÇA/SP, 12 DE OUTUBRO DE 2018 (sexta-feira) 285º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TRISTE DE QUEM NÃO CONSERVA NENHUM VESTÍGIO DA INFÂNCIA.
(Mário Quintana)

 Datas Comemorativas 
DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA “Padroeira Oficial do BRASIL
DIA DA CRIANÇA e DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA
DIA DO DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA e DIA DE CRISTOVÃO COLOMBO
DIA DA OFICIALIZAÇÃO DA DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA
DIA DA FILATELIA TEMÁTICA
DIA DA FESTA DA CRIANÇA
DIA DA CIRURGIA INFANTIL
DIA INTERNACIONAL DAS MENINAS
DIA NACIONAL DA LEITURA
DIA NACIONAL DO DINHEIRO
DIA MUNDIAL DO OVO
DIA DO BASQUETE
DIA DO BANCO DO BRASIL
DIA DA FESTA DA CRIANÇA
DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ARTRITE REUMATOIDE
DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO
DIA DO CORRETOR DE SEGUROS
DIA DE SOLIDARIEDADE COM OS PRISIONEIROS POLÍTICOS DA ÁFRICA DO SUL
DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pariquera-Açu (São Paulo) Ariquemes - Vilhena (Rondônia) Campina Grande (Paraíba) CambéMandaguari - Rio Branco do Sul - Santa Mariana (Paraná) Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul) Itauçu (Goiás) Jucurutu (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CARMEM LÚCIA SIMIONATO MANSUSO (Garça/SP) CARLA CLAPIS POSSARI (Lions Clube de Ouro Verde Cidade Verde /SP) JULIANA CASTRO  (Bastos /SP ) ARQUILIO JOSÉ MARTINS GUIRADO  (Ind e Com de Vassouras Guirado- Garça/SP) LILIAN LUCHIARI BARALDI NININ (EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça/SP) DANIEL DUTRA BRANCO  (Panificadora União - Garça/SP) Reynaldo Marino  (Garça/SP) Fatima Regina Marino (Garça/SP) AMAURI CODONHO  (Garça /SP ) Pe. MURiLO APARECiDO dos DIAs (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Oriente /SP)

 Santo do Dia 
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
São SERAFIM DE MONTENEGRO

- Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas joias.
Fazendo memória da páscoa de Cristo, celebramos a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e mãe do nosso povo. Ela sempre se mostra atenta às necessidades de seus filhos e filhas, sobretudo nos momentos mais difíceis de nossa história. Louvemos, com alegria, aquela que soube dizer sim a Deus e nos ensina a cumprir a Palavra de seu filho, convidando-nos a fazer tudo o que ele nos diz.
Oração
PAI, QUE O TESTEMUNHO DE MARIA CALE FUNDO NO MEU CORAÇÃO, TRANSFORMANDO-ME EM PERFEITO DISCÍPULO DE JESUS. E QUE EU POSSA CONDUZIR MUITAS OUTRAS PESSOAS A CREREM EM TEU FILHO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, todo - poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, mãe de Deus e senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
12/10/2018 Sexta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum Nossa Senhora da Conceição Aparecida . Solenidade
A sensibilidade e a força femininas revestem a liturgia da Palavra: Ester intercede em favor do povo ameaçado; a mulher do Apocalipse gera o filho e o protege do mal; Maria pede pelos noivos e pelos convidados ao casamento.

1ª Leitura (Est 5,1b-2; 7,2b-3) – Concede-me a vida do meu povo - eis o meu desejo! Leitura do Livro de Ester:

1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.
7,2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial  44 (45)
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!


2ª Leitura (Ap 12,1.5.13a.15-16a) – Um grande sinal apareceu no céu. Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
12/10/2018 Sexta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum Nossa Senhora da Conceição Aparecida . Solenidade
Fazei o que ele vos disser.- (Jo 2,1-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Disse a mãe de Jesus aos serventes: fazei tudo o que ele disser! (Jo 2,5).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Maria cuida de nós e sabe das nossas necessidades
Maria é a Mãe atenta e presente, que se desdobra para atender e cuidar dos seus filhos!

“Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho’” (João 2,3).

Viva a Mãe de Deus e nossa! Viva a Senhora Aparecida! É com muito amor no coração que, hoje, celebramos a Padroeira de todos nós brasileiros: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

A imagem milagrosa, encontrada nas águas do rio Paraíba há mais de 300 anos, tornou-se o símbolo maior da fé do povo brasileiro, símbolo da intercessão de uma Mãe que cuida dos seus filhos.

O milagre que aconteceu nas águas do Rio Paraíba, onde pescadores estavam necessitados de peixes, é similar ao que aconteceu na festa de casamento onde faltava vinho para os noivos receberem os seus convidados.

Maria é a Mãe atenta e presente, que se desdobra para atender e cuidar dos seus filhos. Maria é a Mãe que cuida de nós e sabe das nossas necessidades, que se antecipa às necessidades dos seus filhos, coloca-se adiante para entender o que está acontecendo. Por isso, hoje, na Festa da Conceição Aparecida, queremos, como filhos, colocar, no coração de nossa Mãe, nossas aflições, tensões e preocupações, pedir que ela aumente a nossa fé e a nossa confiança, porque temos uma Mãe que cuida de nós e sabe das nossas necessidades.

Queremos, hoje, renovar o nosso amor a Mãe de Deus e nossa.

A imagem de Aparecida não é simplesmente uma imagem feita de gesso. Algumas pessoas podem até olhar para ela e perguntar: “O que uma imagem pode fazer por nós?”. Nada! O que Deus pode fazer por nós? Tudo!

A imagem é um símbolo, um sinal de comunicação e comunhão com Deus. A imagem não é Maria, mas simboliza para nós a presença materna, a presença de Mãe. A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é um grande sinal do amor que Deus, nosso Pai nos Céus, tem pelo povo brasileiro, sobretudo, pelos mais sofridos, os mais necessitados e aflitos. Temos uma Mãe que diz: “Eu estou presente. Estou contigo. Estou do seu lado”.

Maria está do nosso lado em todas as aflições, dificuldades e sofrimentos. Não estamos sozinhos, temos uma Mãe que está conosco. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!
Deus abençoe você!

 Reflexão - Deus onipotente e misericordioso
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesús cheio com paciência, revela a onipotência de Deus. «É próprio de Deus usar de misericórdia e, nisto, se manifesta de modo especial a sua omnipotência». Estas palavras de São Tomás de Aquino mostram como a misericórdia divina não seja, de modo algum, um sinal de fraqueza, mas antes a qualidade da omnipotência de Deus. É por isso que a liturgia, numa das suas colectas mais antigas, convida a rezar assim: «Senhor, que dais a maior prova do vosso poder quando perdoais e Vos compadeceis…».

Deus permanecerá para sempre na história da humanidade como Aquele que está presente, Aquele que é próximo, providente, santo e misericordioso. «Paciente e misericordioso» é o binómio que aparece, frequentemente, no Antigo Testamento para descrever a natureza de Deus. Com o olhar fixo em Jesus e no seu rosto misericordioso, podemos individuar o amor da Santíssima Trindade. A missão, que Jesus recebeu do Pai, foi a de revelar o mistério do amor divino na sua plenitude. «Deus é amor» (1Jo 4,8.16): afirma-o, pela primeira e única vez em toda a Escritura, o evangelista João.

—Agora este amor tornou-se visível e palpável em toda a vida de Jesus.

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patricia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Lc 11,27-28 - São felizes os que ouvem e vivem a Palavra

Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas
que se encontram com a Palavra, neste instante::
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Agradeço-te, meu Deus,
porque me chamaste,
tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia,
muitas vezes difíceis e pesadas,
para aqui me encontrar contigo.
Dispõe o meu coração na paz e na humildade
para poder ser por ti encontrado/a
e ouvir a tua Palavra.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na minha Bíblia, o texto: Lc 11,27-28.
Quando Jesus acabou de dizer isso, uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele:
- Como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou!
Mas Jesus respondeu:
- Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.
Refletindo
A felicidade e a glória da mulher israelita, segundo a tradição, fundamentam-se no filho. Jesus, no entanto, valoriza de outro modo a glória do homem e da mulher. Esta está no conhecimento e na vivência da Palavra. Felizes os que “ouvem” a Palavra. "Ouvir" aqui ultrapassa a simples audição. Significa recebê-la, aceitá-la e praticá-la.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para mim, hoje?
Para seguir Jesus preciso também ouvir e praticar a Palavra.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram das características do discípulo de Jesus Cristo:
“Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos: que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha o espírito de oração, seja amante da Palavra.” (DAp, 292).
O papa Francisco afirma, na Laudato sì:

O fato de insistir na afirmação de que o ser humano é imagem de Deus não deveria fazer-nos esquecer que cada criatura tem uma função e nenhuma é supérflua. Todo o universo material é uma linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós. O solo, a água, as montanhas: tudo é carícia de Deus. A história da própria amizade com Deus desenrola-se sempre num espaço geográfico que se torna um sinal muito pessoal, e cada um de nós guarda na memória lugares cuja lembrança nos faz muito bem. Quem cresceu no meio de montes, quem na infância se sentava junto do riacho a beber, ou quem jogava numa praça do seu bairro, quando volta a esses lugares sente-se chamado a recuperar a sua própria identidade.
 (LS 84).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a
Oração do Mês Missionário 2018

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar, acolhe, ouve, vive e leva  a Palavra a outras pessoas, ajudando-as a descobrir Deus na natureza e na valorização da vida. Como nos fala o papa Francisco:"A «mística popular» acolhe, a seu modo, o Evangelho inteiro e encarna-o em expressões de oração, de fraternidade, de justiça, de luta e de festa. A Boa Nova é a alegria dum Pai que não quer que se perca nenhum dos seus pequeninos. Assim nasce a alegria no Bom Pastor que encontra a ovelha perdida e a reintegra no seu rebanho." (EG 237).
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.