terça-feira, 20 de março de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou.” - (Jo 8,21-30)





 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE QUARESMA 
 GARÇA/SP, 20 DE MARÇO DE 2018 (terça-feira) 79º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
GERENCIAMENTO É SUBSTITUIR MÚSCULOS POR PENSAMENTOS, FOLCLORE E SUPERSTIÇÃO POR CONHECIMENTO, E FORÇA POR COOPERAÇÃO.
(Peter Drucker)

 Datas Comemorativas 
DIA DO INÍCIO DO OUTONO
O Início do Outono 2018 será às 13h14 e termina em 21 de junho de 2018. O outono é a estação que sucede o verão e antecede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno.
DIA NACIONAL DO TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE
DIA NACIONAL DA AQUICULTURA
DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE
DIA MUNDIAL do Pardal
DIA MUNDIAL DA SAÚDE BUCAL
DIA INTERNACIONAL DO CONTADOR DE HISTÓRIAs
Dia Internacional da Felicidade
DIA MUNDIAL DO SERVIÇO SOCIAL
DIA do Blogueiro
Dia Mundial de Solidariedade com o Levante do Povo Árabe e Africano
SEMANA DA INCLUSÃO DIGITAL
SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

Dia do aniversário DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Piquerobi (São Paulo) Alto Feliz - Ametista do Sul - Arambaré - Barão do Triunfo - Barra do Guarita - Barra do Rio Azul - Barra Funda - Boa Vista das Missões - Bom Progresso - Campestre da Serra - Capitão - Centenário - Charrua - Colinas - Coqueiros do Sul - Cotiporã - Coxilha - Derrubadas - Dois Irmãos das Missões - Engenho Velho - Garruchos - Gentil - Gramado dos Loureiros - Gramado Xavier - Hulha Negra - Inhacorá - Itapuca - Lagoa dos Três Cantos - Lajeado do Bugre - Lindolfo Collor - Linha Nova - Manoel Viana - Maquiné - Maratá - Mariana Pimentel - Mato Leitão - Minas do Leão - Monte Belo do Sul - Mormaço - Morrinhos do Sul - Morro Reuter - Muliterno -  Nicolau Vergueiro - Nova Boa Vista - Nova Pádua - Nova Santa Rita - Novo Barreiro - Novo Machado - Novo Tiradentes - Pareci Novo - Passo do Sobrado - Picada Café - Pinhal Grande - Pontão - Ponte Preta - Porto Mauá - Porto Vera Cruz - Presidente Lucena - Quevedos - Rio dos Índios - Sagrada Família - Salvador das Missões - Santa Clara do Sul - Santa Tereza - Santo Antônio do Palma - Santo Antônio do Planalto - Santo Expedito do Sul - São João do Polêsine - São José das Missões - São José do Inhacorá - São Martinho da Serra - São José dos Ausentes - São Pedro da Serra - São Pedro das Missões - São Pedro do Butiá - São Valentim do Sul - Sentinela do Sul - Sério - Sertão Santana - Sinimbu - Tiradentes do Sul - Travesseiro - Três Forquilhas - Tupanci do Sul (Rio Grande do Sul) Encanto - União da Serra - Vale Real - Vila Maria - Vila Nova do Sul - Vitória das Missões - Xangri-lá (Rio Grande do Norte) Anchieta - Jardinópolis - Turvo (Santa Catarina) Pé de Serra (Bahia) São Salvador do Tocantins (Tocantins) Congonhinhas - Pinhais - Rancho Alegre D'Oeste (Paraná)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARCELO CONESSA CHICARELLI (m/ sobrinho –Garça/SP)MATHEUS TEIXEIRA (Bauru /SP)WALTER DE OLIVEIRA (Hidrodex-Garça /SP)REGINA CÉLIA BAPTISTA (Lions Clube Rio de Janeiro Lins de Vasconcelos/RJ) ■PDG PAULO KENHITI NAKAE (Lions Clube de Adamantina /SP)JOSÉ ROBERTO MOZINI (Lions Clube de Pacaembu Amizade /SP)ALEXANDRE BRANCO (Lions Clube de Bauru Estoril /SP)MARCIA LOPES SASSO (Garça /SP)JOSÉ DOS SANTOS (Garça /SP)CONSUELO MIRANDA SERRA (Garça /SP)DANILO ROMÃO (Duartina /SP) LEONARDO DINIZ RAMIRES CASOLA (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE DUARTINAó1982ó36 ANOS ó(Distrito LC 8)


 Santo do Dia 
SANTO AMBRÓSIO DE SENA
SANTA MARIA JOSEFINA DO CORAÇÃO DE JESUS SANCHO DE GUERRA
SÃO JOSÉ (JOZEF) BILCZEWSKI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

Espera no Senhor e sê corajoso! Fortifique-se teu coração; espera no Senhor!  (Sl 26,14).
Como outrora os que olharam a serpente de bronze foram curados, assim também serão salvos os que olham para a cruz e acreditam que o Crucificado é o Filho de Deus.
Oração
ESPÍRITO QUE ORIENTA NOSSA VIDA PARA DEUS, AJUDA-ME A CRESCER, CADA DIA, EM SABEDORIA E GRAÇA, BUSCANDO, COMO JESUS, ADEQUAR MINHA VIDA AO QUERER DO PAI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei-nos ó Deus, perseverar no vosso serviço para que, em nossos dias, cresça em número e santidade o povo que vos serve. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
20 de março de 2018 5ª Semana da Quaresma - Terça-feira
Deus, em seu projeto salvífico, jamais desampara ninguém, quanto mais aqueles que realizam o que é de seu agrado. Inclinemos os ouvidos para escutar sua Palavra.

1ª Leitura - (Nm 21,4-9) -Aquele que for mordido e olhar para a serpente de bronze viverá.Leitura do livro dos Números:

Naqueles dias, 4os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 101(102)
Ouvi Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor.

Evangelho do dia
20 de março de 2018 5ª Semana da Quaresma - Terça-feira
"Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou. - (Jo 8,21-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” 23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. 25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O veneno da murmuração afasta Deus de nossa vida
O veneno vem da murmuração, vem da reclamação e vai nos enfraquecendo, vai tirando a vida de Deus em nós
Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se, e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”  (Mateus 1,20).
O Livro dos Números narra um momento muito delicado da caminhada do povo de Deus no deserto; do povo que saiu da escravidão do Egito, rumo à terra prometida, mas, no meio da caminhada o povo sente o cansaço, a dor e por causa disso começam a reclamar, murmurar; começam a maldizer e atacar a Moisés e a Deus.
É assim que acontece no processo da libertação humana; o processo de restauração, de renovação, o processo de caminhar na vida é assim. Não vamos caminhar pelo deserto todo, esperando sombra e água fresca, pelo contrário, é uma luta. Teremos provações, inimigos no meio da caminhada. Mas é importante mantermos a serenidade da alma, a fé e a confiança em Deus. Não nos esquecermos de que Deus está sempre nos libertando, nos conduzindo pela mão, mesmo em meio as duras provações.
Um dos grandes males da nossa vida é esse nosso jeito de reclamar por tudo, e quanto mais reclamamos, mais azeda e amarga torna-se a nossa vida. De tanto aquele povo reclamar e murmurar vieram serpentes venenosas que mordiam, picavam aquele povo e muita gente morreu em Israel.
O veneno vem da murmuração, vem da reclamação e vai nos enfraquecendo, vai tirando a vida de Deus em nós. Precisamos nos prevenir e não deixar que esse veneno cresça em nós, que essa erva daninha que é maligna esteja conduzindo os nossos pensamentos e os nossos sentimentos.
Estamos no meio da nossa caminhada Quaresmal, muitos desanimam no meio dela, muitos começam a sentir o peso no combate espiritual. Estamos no meio da nossa vida, rumo a Deus e quando algumas coisas apertam, muitos preferem reclamar, dizer mal, falar da Igreja e seguem outros caminhos. Muitos preferem voltar para a vida antiga e para o pecado.
Não tenhamos saudade das cebolas do Egito (Cf. Nm 11,5). Por mais dura que esteja a nossa vida Deus está conosco, é preferível comer o pão amargo, o pão que estamos comendo, enfrentar as durezas e, muitas vezes, o deserto da vida, do que nos afastar do Senhor para seguir as ilusões que parecem ser melhores.
Deus nos conduza e nos purifique de toda amargura e murmuração que cresce em nosso coração.
Deus abençoe você!

ReflexãoO “ir-se” de Jesus (sobre o martírio)
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje Jesus anuncia seu “ir-se”, em misteriosa alusão ao seu "martírio". Segundo João, Jesus falou em duas ocasiões do seu “ir-se” onde os judeus não podiam ir (cf. 7,34ss; 8,21s). Quem os escutava tentaram adivinhar o sentido disso. Num caso disseram: “Acaso irá onde vivem os judeus dispersos entre os gregos...?” (7,35). Em outro: “Acaso ele irá se matar?" (8,22). Em ambas as suposições se sentem o cheiro de algo verdadeiro, mas falham radicalmente na verdade fundamental.

Seu “ir-se” é um ir à morte, não como suicídio, senão transformando sua morte violenta na livre entrega da sua própria vida (cf. 10,18). Assim é como Jesus, ainda que não foi pessoalmente a Grécia, chegou efetivamente aos gregos e manifestou o Pai ao mundo pagão mediante a cruz e a ressurreição.

—Por que não posso te acompanhar agora? “Darei minha vida por ti...” “Mais tarde me acompanharas...” Simão Pedro tinha que aprender que o martírio não é um simples ato heroico, senão um dom gratuito de Deus.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Conheço alguém que é importante e sabe ser humilde?
- Sou sempre firme e perseverante em minha Fé?
- Sou ao mesmo tempo justo e misericordioso?
- Vivo em paz com todos?
- Procuro defender os que sofrem e os que são desprezados pela sociedade?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 8,21-30 - "EU SOU QUEM SOU"
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando,
 com todos os internautas:: 
- Vinde, ó Deus em meu auxílio.
- Socorrei-me sem demora.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
- Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino 
Rezemos juntos o Hino.
O fel lhe dão por bebida
sobre o madeiro sagrado.
Espinhos, cravos e lança
ferem seu corpo e seu lado.
No sangue e água que jorram,
mar, terra e céu são lavados. 


Ó cruz fiel sois a árvore
mais nobre em meio às demais,
que selva alguma produz
com flor e frutos iguais.


Ó lenho e cravos tão doces,
um doce peso levais. 

Árvore, inclina os teus ramos,
abranda as fibras mais duras.


A quem te fez germinar
minora tantas torturas.
Leito mais brando oferece
ao Santo Rei das alturas.

Só tu, ó Cruz, mereceste
suster o preço do mundo
e preparar para o náufrago
um porto, em mar tão profundo.

Quis o cordeiro imolado
banhar-te em sangue fecundo.
Glória e poder à Trindade.
Ao Pai e ao Filho Louvor.

Honra ao Espírito Santo.
Eterna glória ao Senhor,
que nos salvou pela graça
e nos remiu pelo amor.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 8,21-30, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.

Jesus disse outra vez:
- Eu vou embora, e vocês vão me procurar, porém morrerão sem o perdão dos seus pecados. Para onde eu vou vocês não podem ir.
Os líderes judeus disseram:
- Ele diz que nós não podemos ir para onde ele vai! Será que ele vai se matar?
Jesus continuou:
- Vocês são daqui debaixo, e eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. Por isso eu disse que vocês vão morrer sem o perdão dos seus pecados. De fato, morrerão sem o perdão dos seus pecados se não crerem que "EU SOU QUEM SOU".
- Quem é você? - perguntaram a Jesus.
Ele respondeu:
- Desde o começo eu disse quem sou. Existem muitas coisas a respeito de vocês das quais eu preciso falar e as quais eu preciso julgar. Porém quem me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo somente o que ele me disse.
Eles não entenderam que ele estava falando a respeito do Pai. Por isso Jesus disse:
- Quando vocês levantarem o Filho do Homem saberão que "EU SOU QUEM SOU". E saberão também que não faço nada por minha conta, mas falo somente o que o meu Pai me ensinou. Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada.
Quando Jesus disse isso, muitos creram nele.
REFLETINDO
Neste texto se vê como os judeus tinham dificuldade em acreditar em Jesus e naquilo que ele falava sobre sua partida. A dificuldade também se relacionava à pessoa de Jesus. Comprova-o a pergunta: "Quem é você?" Jesus lhes fala do Pai. Também não compreendem. Fala de sua relação com o Pai: "Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada". Jesus é aquele que vive em sintonia com o Pai.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Posso eu também dizer como Jesus "Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada"? Tudo o que faço é de acordo com a vontade do Pai? Vivo em sintonia com o Pai?
MEDITANDO
Em Aparecida, os bispos deram os sinais de concordância com a vontade do Pai:“Sinais evidentes da presença de Deus são: a experiência pessoal e comunitária das bem-aventuranças, a evangelização dos pobres, o conhecimento e cumprimento da vontade do Pai, o martírio pela fé, o acesso de todos aos bens da criação, o perdão mútuo, sincero e fraterno, aceitando e respeitando a riqueza da pluralidade e a luta para não sucumbir à tentação e não ser escravos do mal.” (DAp 383).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e, com toda Igreja, a

Oração da CF 2018

Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.

Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar será iluminado por aquilo que é do agrado do Pai. Procurarei responder e também vou perguntar a outras pessoas: “quem é Jesus para você?”
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.