sábado, 29 de setembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. - (Jo 1,47-51)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 29 DE SETEMBRO DE 2018 (sábado) 272º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
VOCÊ PRECISA FAZER AQUILO QUE PENSA QUE NÃO É CAPAZ DE FAZER.
(Eleanor Roosevelt)

 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS SURDAS
DIA MUNDIAL DA RETINA
DIA NACIONAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR
DIA DO AMANTE
DIA DO ANUNCIANTE
DIA PETRÓLEO
DIA DO SELINHO
SEMANA NACIONAL DO JOVEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Camocim (Ceará) Jequitinhonha - Rio Piracicaba (Minas Gerais) Novo Santo Antonio - Serra Nova Dourada (Mato Grosso) São João do Araguaia (Pará) Resende - Vassouras (Rio de Janeiro) Bandeirante - Capão Alto - Cunhataí - Flor do Sertão - Princesa - Tigrinhos (Santa Catarina) Santa Filomena (Pernambuco) Igarapé do Meio (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SILVIA CARVALHO SANTOS (Colégio Antares Garça/SP) Rosa Godim (Garça /SP) FERNANDO ALBERTO DOS SANTOS (Garça /SP) JULIANA OCTAVIANI CORREIA (Garça/SP) Alex Chena Quine (Garça/SP)Rose Elisabeth Peres DE SOUZA (Garça/SP) ELISABETE DE GODOI CANELADA (Pederneiras /SP) Terezinha Berchior (Botucatu /SP) GUSTAVO PARDO  (Garça /SP) Pe. Veríssimo Mânfio (Diocese de Marília / SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARISA BLUMER PERON e DANIEL ALENCAR ALVESó2007ó11 ANOS (Garça / SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ADAMANTINAó1964ó54 ANOS (Distrito LC 8)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BAURU CENTROó1956ó62 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
ARCANJOS SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL
Miguel (quem é como Deus) é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo. Gabriel (força de Deus) revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria, o de Jesus. Rafael (Deus curou) acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego.

- Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens, sempre atentos à sua palavra (Sl 102,20).
Miguel (quem é como Deus) é o arcanjo que combateu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo. Gabriel (força de Deus) revelou a Daniel os segredos dos planos divinos, anunciou a Zacarias o nascimento de João batista e a Maria, o de Jesus. Rafael (Deus curou) acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego
Oração
PAI, LEVA-ME A CONHECER, CADA VEZ MAIS PROFUNDAMENTE, A IDENTIDADE DE TEU FILHO JESUS, E A FAZER-ME DISCÍPULO DELE, DE MODO A COMPARTILHAR SUA MISSÃO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
29/09/2018 Sexta-feira da 25º Semana do Tempo Comum São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos . Festa
A mensagem profética exprime a esperança de novos tempos e da instauração do Reino definitivo. O Senhor Jesus abre à humanidade as portas de acesso a Deus.

1ª Leitura (Dn 7,9-10.13-14) – Serviam-no milhares de milhares. Leitura da Profecia de Daniel:

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 137 (138)
Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

Evangelho do dia
29/09/2018 Sexta-feira da 25º Semana do Tempo Comum São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos . Festa
Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. - (Jo 1,47-51)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
São Miguel nos guia nas batalhas desta vida
São Miguel Arcanjo é o nosso companheiro, é o anjo que nos guia nas batalhas terríveis que temos nesta vida!

“Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu” (Ap 12,7).

Miguel é o príncipe da milícia celeste, é o primeiro dos anjos de Deus, é o anjo das batalhas e das vitórias divinas. Se o anjo maligno representa a derrota do mal, a vitória sobre o mal vem pela luz. Miguel é o anjo da luz e da vitória de Deus, é aquele que combate as trevas do inferno presente na vida humana.

Algumas vezes, escuto as pessoas falarem: “Padre, eu não sei mais o que faço da minha vida. A minha vida está um inferno. A minha vida está nas trevas. A minha vida é uma derrota”. Eu não conheço derrota nem trevas em Deus. Eu não conheço inferno em Deus. A derrota, o inferno e as trevas existem para quem está longe de Deus.

Passamos por momentos de escuridão e, muitas vezes, por momentos de derrota. É verdade que, em muitas ocasiões, nos encontramos em situações escuras e obscuras da vida, por isso precisamos ficar mais pertos de Deus. Ainda que não O vejamos, Ele nos vê; ainda que não experimentemos a vitória, Ele já venceu; ainda que só encontremos, à nossa frente, a escuridão e as trevas, Ele é a luz. Então, se estamos em Deus, podemos passar pelas trevas, pela escuridão e pelas derrotas, porque n’Ele chegamos do outro lado, encontramos a luz que não se apaga, a vitória que não extingue; n’Ele encontramos a vida que jamais conhece a morte.

São Miguel Arcanjo é o nosso companheiro, é o anjo que nos guia nas batalhas terríveis que temos nesta vida. Com São Miguel Arcanjo, estamos sempre no Céu, enfrentamos os vales tenebrosos da sombra da morte, pois ele nos conduz sempre para junto de Deus.

Tenhamos sempre a certeza da vitória, pois ainda que a nossa vida experimente muitos fracassos, o companheiro Miguel Arcanjo é a vitória de Deus em nossa vida!

Que possamos viver uma devoção sadia aos nossos Anjos e Arcanjos companheiros, sejam eles: Miguel, Gabriel ou Rafael, os Arcanjos nos dão a certeza da vitória em Deus, da comunicação com Ele e da saúde em Deus. Os Arcanjos nos dão a certeza de que Deus está sempre conosco e que caminha ao nosso lado.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Os santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, celebrando os Arcanjos, "vemos" o céu. Um anjo é uma criatura que está na presença de Deus. Os nomes dos três Arcanjos —Miguel, Gabriel, Rafael— terminam com a palavra "El", que significa "Deus". Assim, Deus está inscrito nos seus nomes, na sua natureza. O seu ser consiste em "n’Ele" e "para Ele". Além disso, são os seus "mensageiros": levam Deus aos homens; abrem o céu e, assim, abrem a terra.

Miguel defende a causa da unicidade de Deus (só Deus é Deus) contra a presunção do "dragão" (que tenta continuamente desacreditá-Lo perante os homens) e, além disso, protege-nos. Gabriel é o mensageiro da encarnação de Deus: bate à porta de Maria e, através dele, o próprio Deus pede a Maria o seu "sim". Rafael apresenta-se-nos como o anjo a quem está encomendada a missão de nos curar da "cegueira" do divino, causada pelo materialismo.

—Santos Arcanjos, defendei-nos para que possamos permanecer no amor de Deus.

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Celebramos hoje os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
O Evangelho nos convida a refletir sobre o encontro de Natanael e Filipe com Jesus.
Peçamos também esta graça para o nosso dia e a abertura para acolhermos a Palavra de Deus.

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? Qual é a relação estabelecida entre os personagens? Qual desejo de Deus o evangelista nos transmite por meio da narrativa? Qual é o apelo principal que o texto nos faz? O que desperta em Natanael e em Filipe o encontro com Jesus?
“Segundo o evangelho de João, em quatro dias é constituído o grupo inicial dos discípulos de Jesus. O encontro de Jesus com Natanael situa-se no quarto dia, que pode ser assim descrito: encontro de Jesus com Filipe, encontro de Filipe com Natanael e de Natanael com Jesus. Na corrente de testemunhas do quarto evangelho, é Filipe quem conduz Natanael a Jesus. O nome próprio ‘Natanael’ significa dado por Deus ou dom de Deus. ‘De onde me conheces?’ Jesus conhece o coração do ser humano, vê para além de toda aparência. Por isso, vai ver em Natanael o verdadeiro Israel que reconhece, não obstante uma primeira resistência, o dom que, em Jesus, Deus faz a toda a humanidade. A menção da figueira é enigmática para o leitor do evangelho. Seja qual for o seu sentido, a resposta de Jesus à pergunta de Natanael suscitou a fé desse israelita sem falsidade. No entanto, Jesus faz Natanael se voltar para o futuro: o céu se abre em favor de Jesus, pois é o Pai quem dá testemunho dele. Mas Jesus é quem abrirá o céu aos seus discípulos, uma vez que é ele quem revela a verdade de Deus (cf. Jo 14,6-10)” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção durante a leitura? De que forma o texto fortalece sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e os ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais atitude o Senhor o(a) convida a viver?
Para nossa meditação, podem nos ajudar algumas palavras do Documento de Aparecida: “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho e Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da Boa Nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão” (DAp, 29).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Setembro - Mês da Bíblia
Tema: "Para que nele nossos povos tenham vida"