quinta-feira, 28 de outubro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos. – (Lc 6,12-19)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 28 DE outubro de 2021 (quinta-feira) 301 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A DÚVIDA É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA."

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

DIA DO ENGENHEIRO AERONÁUTICO

DIA MUNDIAL DO PRODUTOR DE TABACO

DIA MUNDIAL DO JUDÔ

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

DIA DO ANIMADOR

DIA DO FLAMENGUISTA

DIA DO RÁDIOAMADOR

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE OU DNJ

DIA DO AMANTE DE ANIMAIS DE PELÚCIA

DIA DO CHAMPAGNE

DIA DA DESBUROCRATIZAÇÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE CRUZEIRO DO SUL-AC

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Novo Horizonte - Sandovalina - São Simão - Ubatuba (São Paulo) Itaocara (Rio de Janeiro) Mirassol d'Oeste (Mato Grosso) Desterro (Paraíba) Itaiópolis (Santa Catarina) Almirante Tamandaré (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Vicente Aranha Conessa (Lions Clube de Garça – Macrocontábil Conessa - Garça /SP) Vinicius Aranha (sobrinho-neto Garça/SP) LUIZ GONZAGA CONESSA (EQUIPE 04 ENS do Setor de Garça - Macrocontábil Conessa – Lions Clube de Garça /SP)MARCOS ROBERTO SOARES (Motoppar - Garça/SP) MARISA DE FATIMA CARVALHAL GUERREIRO (EQUIPE 05 ENS do Setor de Garça /SP) HiLTon Haruo UeMa  (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)vANISIA jURUENA vILLELA SOUTO (Lions Clube de Rio de Janeiro Leme /RJ)  MANoel Da Rocha Freitas (Lions Clube de Sertãozinho /SP)  Glaucineide Crivilin  (LIONS Clube Aracruz /ES) Valeria GARCIA Manso  (Lions Clube de Goiânia Sul/GO) Padre Estevão Misericórdia (Padre Wanderlei) (Prior do mosteiro da Divina Misericórdia em Lucélia /SP) GRAZIELA R. VALSECHI Bernardo (São Paulo /SP) JEAN FERRARI (LEO Clube de Ilha Solteira–UNESP- Ilha Solteira /SP)EUNICE DE BARROS DOS REIS (M&B Impressão Digital- Garça /SP) WILSON WANDERLEY BACOCINI (Santa Cruz do Rio Pardo /SP) Tadeu de Britto (Radialista - Bauru /SP) ELTON DOUGLAS DA SILVA (Estudante enfermagem ETEC- Garça /SP) Simone  Moreira  (Garça /SP) ELIAnA Medeiros  (Garça /SP)MARCELA Pelosi dias  (Assis /SP) Eliana Pedzo (Bauru /SP) George Ribeiro Ferreira  (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO JUDAS TADEU

SÃO SIMÃO, o Zelote

Simão e Judas Tadeu (Palestina, séc. I) São discípulos de Jesus sobre os quais pouco se sabe. Simão é chamado zelota ou cananeu pelos evangelistas, como forma de distingui-lo de Pedro. Judas, a princípio rejeitado por ser confundido com o traidor, tornou-se um dos santos mais populares, venerado como padroeiro das causas desesperadas.

Senhor dos Milagres

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Chamou os discípulos e escolheu doze entre eles – Lc 6,12-19

 

 

- No seu amor inabalável, o Senhor escolheu como apóstolos Simão e Judas e lhes deu uma glória eterna.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Simão, chamado Zelota, e Judas Tadeu foram discípulos de Jesus; ambos se encontram nas listas dos apóstolos. Judas, por vezes confundido com o traidor, tornou-se popular e é cultuado como o padroeiro das causas desesperadas. Deixemo-nos impulsionar pelo ardor missionário desses dois apóstolos.

 

– Oração 

 

PAI, TRANSFORMA-ME EM APÓSTOLO DE TEU FILHO JESUS PARA QUE, MOVIDO PELO ESPÍRITO, EU POSSA SER SINAL DA PRESENÇA DELE NESTE MUNDO TÃO CARENTE DE SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que, pela pregação dos apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso evangelho, concedei, pelas preces de são Simão e são Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor nossos fiéis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 28 de outubro de 2021 5ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum São Simão e São Judas, Apóstolos. Festa

– Liturgia da Palavra 

Somos membros da família de Deus; nosso compromisso é tornar-nos morada de Deus pelo Espírito Santo, a exemplo dos apóstolos. 

 

1ª Leitura (Ef 2,19-22) – Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nessa construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 19A(18)

 

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

 

 

– 28 de outubro de 2021 5ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum São Simão e São Judas, Apóstolos . Festa

– Evangelho do dia 

 

Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos.   (Lc 6,12-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; / vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos!

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deixemo-nos iluminar pela graça da escuta a Deus”

 

Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles”

(Lucas 6,12-13).

Hoje, estamos celebrando, com a graça de Deus, dois dos Doze apóstolos de Jesus: São Simão e São Judas Tadeu. E a primeira coisa que a Palavra de Deus nos aponta é que esses homens foram escolhidos não somente a dedo, como também no coração e na oração.

 

Um homem de Deus não faz escolhas apenas de acordo com os critérios humanos, pelo contrário, ele se deixa iluminar pela graça de Deus, que dá o discernimento e aponta a direção. Às vezes, você vai dizer: “Jesus orou e, mesmo assim, errou porque escolheu Judas”. Não! Pelo contrário, mesmo Deus olhando para nós e sabendo que temos más inclinações, Deus nos chama, Ele nos escolhe porque quer nos dar chance a cada dia para nos convertermos, para sermos melhores, para dizer que temos jeito.

 

“Não há graça maior para o nosso tempo do que a graça da escuta”

 

Quando você não acredita que você tem jeito, você se perde assim como Judas se perdeu, se iludiu e se enganou, mas queremos celebrar hoje esses dois apóstolos que foram fiéis, pois a fidelidade é importante, apesar das fragilidades, porque todos eles tinham fragilidades, fraquezas e pecados. Quando olhamos para a nossa vida, temos fragilidades, limites e pecados, e Deus nos escolhe apesar disso tudo para dizer que maior na nossa vida é a graça. E caímos em desgraça quando deixamo-nos levar pelas nossas inclinações e não pela inclinação da graça.

 

Apóstolos escolhidos para estarmos com Jesus, para orarmos com Ele, para aprendermos a confiar na graça, para nos voltarmos e sermos transformados pela graça. Apóstolos escolhidos por Jesus para ouvi-Lo. E, uma vez que eles ouviam Jesus, eram enviados por Ele para anunciar em nome do Senhor. E como é que vamos falar do Senhor se não ouvimos o Senhor? Muitos iam até Jesus para ouvirem a Sua Palavra e serem curados de suas doenças e enfermidades.

 

Penso que não há graça maior para o nosso tempo do que a graça da escuta; vivemos numa sociedade surda, vivemos numa sociedade muito barulhenta, e é por isso que nos perdemos tão facilmente, é por isso que emocionalmente estamos tão doentes porque vivemos muito barulhados. A graça de escutarmos Jesus é a graça de sermos curados de todos os tormentos mentais, espirituais e emocionais que passamos nos tempos em que vivemos.

 

Deus nos quer curados, mas a cura vem pela escuta, não é pelo desespero, não é pelo grito. Aprendamos a escutar Jesus, essa é a primeira lição do discipulado, do apostolado dos seguidores de Jesus; e muitos se perdem pelo caminho, inclusive nas confusões das próprias emoções porque perdem a graça da escuta.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

São muitos os que se salvam? A pergunta nasce talvez de alguém com a mentalidade de “colecionador” de boas obras, como os fariseus. Estes acreditam garantir a própria salvação à força do acúmulo, no currículo, de bom número de obras agradáveis a Deus. Jesus tenta corrigir essa forma de pensar. Diz que muitos se apresentarão com as credenciais de quem viu Jesus falar nas praças e até tomou refeição com ele, como bons amigos. Ninguém se iluda. Esforcem-se para entrar. A porta é pequena e dificultosa: um alerta para os cristãos que se fiam e gloriam de cumprir os preceitos da Igreja (missas, sacramentos, rezas), mas não conseguem viver em paz com a família e arrastam ódios intermináveis pela vida afora. Salvam-se os que praticam a justiça e a caridade.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, com clareza nos avisas que não basta ter certa familiaridade contigo para ter a salvação garantida. O Reino de Deus, que se prolonga para além desta vida, é o ambiente aconchegante que reúne os que praticam a justiça e a misericórdia. Esse é o passaporte para a salvação. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,12-19 – Jesus chamou os mais disponíveis

 

Oração Inicial
Memória litúrgica de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos. Abra o coração para a ternura de Deus e confie sem temor em sua promessa. Deixe que o amor generoso de Deus o(a) acolha como uma mãe acolhe o filho. Permaneça na intimidade do Pai e sinta a força de sua asa protetora. Reze confiante:

 

“Deus, meu amado Pai, sonda o meu coração. Ele está aberto para ti. Tu conheces minha natureza e todas as minhas fraquezas. Diante de ti, sou tão pequeno, mas me engrandeço na tua presença. Na fé que me conduz ao verdadeiro caminho, eu lhe peço, fica comigo, cobre-me com a tua misericórdia, afaga-me com o teu abraço e sustenta-me com a tua mão. O fardo é mais leve quando estou contigo. A fé alimenta minha alma e me nutre de vida. Querido Pai, guia-me para o caminho reto. Envolve-me de bênçãos e vitórias. Confio em ti e esperarei, porque o melhor tempo é o tempo do Senhor. Que o Espírito Santo esteja comigo em todos os momentos da minha vida, envolvendo-me de proteção e luz. Obrigado(a) por me escutar, meu Pai. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

A escolha dos apóstolos foi precedida de uma vigília de oração. Certamente, Jesus pediu ao Pai a fidelidade dos escolhidos. Entre os escolhidos, figuram Simão e Judas Tadeu. Pouco sabemos deles, porém, temos certeza de seu dinamismo e alegria ao anunciar a Boa-Nova de Jesus. Eles foram apóstolos – isto é, enviados –, testemunharam a Jesus Cristo e denunciaram o mal, em todas as suas manifestações. Morrendo mártires, deram o perfeito testemunho de sua fé. Filósofo e homem de fé, Pascal dizia: “Creio em testemunhas que se deixam matar pela verdade que pregam”. Os apóstolos são as colunas da Igreja de Jesus. Ao longo do tempo, Jesus continua chamando e enviando para a missão, uns como sacerdotes, a maioria como leigos.

 

2. Meditação (Caminho)

O que este texto diz a você? Você sente-se incluído(a) no grupo dos escolhidos para uma missão? Tem em você as disposições do(a) discípulo(a) de Jesus? A sua oração produz força de transformação para mudar seus sentimentos ou alguma atitude ao seu redor?

3.Oração (Vida)

Reze a oração do Pai-Nosso como se fosse a primeira vez. Tome consciência do que Jesus o(a) ensina a pedir na oração.

“Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém” (Mt 6,9-13)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.