quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Curou muitas pessoas de diversas doenças - (Mc 1,29-39)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO 

MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 13 DE JANEIRO de 2021 (quarta-feira) 013º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

VOCÊ PODE ENCONTRAR AS COISAS QUE PERDEU, MAS NUNCA AS QUE ABANDONOU.

(J. R. R. Tolkien)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO LEONISMO INTERNACIONAL

Nascimento de MELVIN JONES, fundador do Lions Internacional, em Fort Thomas, Arizona-EUA, em 1879.

DIA DO ANO NOVO NA RÚSSIA

DIA DO TRATADO DE MADRI

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Almenara (Minas Gerais) Goianorte (Tocantins) Magalhães de Almeida (Maranhão) Caldas Brandão - Pedra Lavrada (Paraíba)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDITE BUERI NASSIF (1VDG-LC4-Lions Clube de VESPASIANO /MG)MARIA ”CATI”  CATARINA BENETTI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) SOLENE  S.  ASSIS (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado-Visão e Ação /MSLUIZ PARIZOTTO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SPMARIA REGINA ARAUJO (Garça /SP) ODAIR APARECIDO MARTINS (Odair Pneus-Marilia /SP) JOSÉ ROBERTO SIMÃO PEREIRA (Garça /SP)RUY ZANON NETTO (Garça /SP)HENRIQUE BELO DA SILVA (Garça /SP)NEILA AMIGO GIMENES GUY (Parapuã /SP)SONIA CRISTINA B. C. PEREIRA (Bauru /SP)EDISON RAMOS BRISOLLA (Toronto /Canadá) PADRE JOSÉ MARQUES DIAS (76 anos - Missionário Redentorista – Aparecida do Norte /SP)PADRE JOSÉ ANCHIETA TAVARES (65 anos - Missionário Redentorista – Araraquara/SP)PE. DENISMAR RODRIGO ANDRÉ (Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: OLINDA JANEGITZ GALHARDO e REINALDO GALHARDOó1968ó52 ANOSó(EQUIPE 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO-Setor de Garça /SP) SUSANA ALEIXO VIEIRA e JOÃO FRANCISCO FRABETTI VIEIRAó1995ó26 ANOSó(Garça /SP) MARIA HELENA SILVEIRA DA SILVA e LUIZ CARLOS DA SILVA(Lions Clube de TUPÃ/SP) NEIDE JOSEFA FERNANDES VIZELLI e ARLINDO  VIZELLI MONTES(Lions Clube de TUPÃ/SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO Hilário de Poitiers

Hilário (França, 315-367), converteu-se ao cristianismo mediante a leitura da Sagrada Escritura. Bispo de Poitiers defendeu, contra a heresia, a fé na divindade de Cristo, suportando por isso muitas oposições e o próprio exílio.

SÃO Remígio

Verônica de BinascO

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Jesus cura a sogra de Simão – Mc 1,29-39

Na liturgia diária de hoje lemos que Jesus veio proclamar a Boa Notícia de Deus. Procure o Senhor enquanto ele se deixa encontrar. Encontrando-o, resolva com ele os problemas da vida..

 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Jesus Cristo, o sacerdote por excelência, vem repleto de misericórdia para com o ser humano, porque conhece suas fraquezas. Confiantes, queremos dar graças ao Senhor e buscar a sua face.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, EU TE PROCURO COM SINCERIDADE, NA CERTEZA DE ENCONTRAR, EM TI, PALAVRAS QUE FAÇAM REVIVER A ESPERANÇA NO MEU CORAÇÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de janeiro de 2021 4ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A misericórdia de Jesus se manifesta de modo concreto e eficaz na vida das pessoas, sobretudo naquelas sujeitas às mais diversas situações de morte e escravidão. 

 

1ª Leitura (Hb 2,14-18) – Devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso.  Início da Carta aos Hebreus:

 

14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 105(104)

O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

– 13 de janeiro de 2021 4ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Curou muitas pessoas de diversas doenças - (Mc 1,29-39)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

AMinhas ovelhas escutam minha voz, e as conheço e elas me seguem (Jo 10,27)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Coloquemos nossas enfermidades aos pés de Jesus”

“E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios” 

 (Marcos 1,39)

A ação de Jesus é anunciar o Reino de Deus, e o Reino de Deus é anunciado pregando e anunciando a Palavra, e a Palavra pregada e anunciada realiza a cura, a libertação, a restauração, e expulsa o poder do mal da nossa vida.

 

Por isso, eles levavam os doentes, os possuídos pelo mal para estarem aos pés de Jesus. Digo sempre, e preciso repetir com toda a veemência do meu coração: coloquemos nossas enfermidades aos pés de Jesus, coloquemos o nosso coração doente e enfermo aos pés d’Ele; supliquemos a cura, supliquemos que Ele nos abençoe.

 

Muitas enfermidades crescem em nós porque não conseguimos controlar as nossas emoções. Como vamos lidar com qualquer enfermidade nesta vida – refiro-me às enfermidades físicas que, muitas vezes, não desejamos, mas que vêm de encontro a nós – se não adquirirmos estabilidade emocional, se as nossas emoções não estiverem no poder e na autoridade de Deus?

 

“Estamos enfrentando verdadeiras patologias e enfermidades porque não estamos deixando Jesus tomar conta do nosso coração”

 

Vamos submeter as nossas emoções ao poder de Deus. Não deixemos que nossa vida fique descontrolada nem nos deixemos levar emocionalmente por qualquer irritação, inflamação ou preocupação. Não nos permitamos ser tomados nem dominados pelos sentimentos negativos, porque assim estaremos vencidos por qualquer fragilidade.

 

Coloquemos aos pés de Jesus aquilo que nos preocupa e inquieta. Coloquemos aos pés de Jesus o mal que age em nós, os nossos maus pensamentos e sentimentos.

 

Alguém me disse: “Padre, não consigo perdoar tal pessoa, porque não sai da minha cabeça aquilo que ela fez a mim”. Entendo, e uma vez que não sai da nossa cabeça, também não sai do coração; e se uma coisa não sai da cabeça nem do coração, toma conta de todo o corpo, e daqui a pouco vemos o corpo doente e febril.

 

Entreguemos a Jesus o ressentimento, a mágoa, o rancor, porque se isso virar ódio, vai verter-se para toda a sua alma. Estamos enfrentando verdadeiras patologias e enfermidades porque não estamos deixando Jesus tomar conta do nosso coração. Estamos deixando crescer no meio de nós o rancor, a raiva, as desavenças, as ofensas. E haja coração! Mas ele, muitas vezes, não aguenta, não resiste.

 

Entreguemos a Jesus as aflições da alma e do coração para que Ele nos cure inteiramente.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se desloca da sinagoga até a casa de Simão e André. Informado sobre a febre da sogra de Simão, Jesus a cura, tomando-a pela mão. Estender a mão ao necessitado é um gesto que Jesus repete em outras circunstâncias. Quando foi que estendemos a mão para reerguer alguém do desânimo e da tristeza? Recuperada a saúde, a mulher se pôs a serviço da comunidade. Jesus, em sua missão, segue alguns critérios. Primeiramente, ele se faz solidário com os doentes e as pessoas dominadas por maus espíritos; depois, retira-se para rezar. A oração o põe em sintonia com a vontade do Pai e torna mais eficaz sua obra libertadora; enfim, não se instala no mesmo lugar, mas vai à procura dos que estão afastados, afim de anunciar também a eles o Evangelho: “Foi para isso que eu vim”.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, da sinagoga passas para a casa de Pedro, onde sua sogra está acamada e com febre. Curas a enfermidade dela e lhe devolves a condição de cuidar da casa e dos hóspedes. Mais doentes, mais curas. Tempo para oração. O povo continua sedento de tua presença. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 1,29-39 - Jesus cura a sogra de Pedro



Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos liberta e cura. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho: O que Jesus está fazendo? Qual é a sua mensagem?

 

“A boa vontade, quando não se realiza, pode ser vista como má vontade. É preciso fazer alguma coisa. Marcos diz que Jesus tomou a mão da sogra de Pedro e logo a febre a deixou. Livre de suas limitações, a sogra de Pedro, mais uma vez, mostra a incrível capacidade de servir das mulheres. Há na cena mais que um serviço doméstico, pois dois verbos caracterizam o discipulado: seguir e servir. Ampliando os horizontes, percebe-se que a sogra de Pedro, uma vez curada, tornou-se discípula de Jesus. E, quando declinou o sol, quer dizer, quando terminou o sábado, sem transgredir o descanso legal, as pessoas passaram a levar a Jesus os doentes. As curas de Jesus não constituem demonstração de poder, mas sinal de que o mal estava sendo expulso.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, você é convidado(a) a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra. Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar diretamente por ele. Neste momento, é importante que você esteja atento(a) àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor o que a sua Palavra provocou em você. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, seu louvor, súplica ou agradecimento.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.