sábado, 14 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Elias já veio, mas não o reconheceram. - (Mt 17,10-13)





– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 14 DE DEZEMBRO de 2019 (sábado) 348º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O DESTINO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA.
(Augusto Cury)


 Datas Comemorativas 
Dia NACIONAL DE COMBATE À POBREZA
Dia NACIONAL Do MINISTÉRIO PÚBLICO
Dia NACIONAL Do ENGENHEIRO DE PESCA
Dia NACIONAL DA ÓPERA
Dia do início da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jundiaí - Caieiras (São Paulo) Três Rios (Rio de Janeiro) Itá (Santa Catarina) Nova Veneza  (Goiás) Remanso - Santa Bárbara (Bahia) Alvorada do Sul  - Astorga - Barracão- Bituruna - Boa Esperança  - Borrazópolis - Centenário do Sul - Chopinzinho - Coronel Vivida - Cruz Machado - Cruzeiro do Sul - Doutor Camargo - Francisco Beltrão - Indianópolis - Itapejara D'Oeste - Jandaia do Sul - Leópolis - Mandaguaçu - Marilândia do Sul - Nova Esperança - Nova Fátima - Paranavaí - Pato Branco - Paulo Frontin - Peabiru - Quinta do Sol - Salgado Filho - Santo Inácio - Sertaneja - Terra Roxa - Toledo - Cascavel - Pinhalão (Paraná) Aguas de Chapecó- Balneário Piçarras - Caxambu do Sul (Santa Catarina) Juti (Mato Grosso do Sul) Acauã - Belém do Piauí - Cajazeiras do Piauí - Campo Alegre do Fidalgo - Cocal de Telha - Curralinhos - Floresta do Piauí - Francisco Macedo - Jatobá do Piauí - João Costa - Joca Marques - Juazeiro do Piauí - Lagoa do Piauí - Lagoinha do Piauí - Madeiro - Massapê do Piauí - Morro do Chapéu do Piauí - Murici dos Portelas - Olho D'Água do Piauí - Pedro Laurentino - Porto Alegre do Piauí - Ribeira do Piauí - Santo Antônio dos Milagres - São Francisco de Assis do Piauí - São Miguel da Baixa Grande - Sussuapara - Tamboril do Piauí - Tanque do Piauí - Vera Mendes - Vila Nova do Piauí - Wall Ferraz - Paulistana (Pará) Fagundes - Queimadas (Paraíba) Araputanga - São José dos Quatro Marcos - Pinhalão (Mato Grosso) Bom Jesus do Norte - Itarana (Espírito Santo)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCINÉIA TRAVENSSOLO MANZANO (Eq. 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) MARIA LUIZATOBIAS PERES (Garça /SP) MARCELO DIAS DOS SANTOS (Imobiliária Risidência - Garça /SP) LUCILEIA RECH SHIVA (Frelux - Garça /SP) EDSON PEREZ GODINO (Garça /SP) LEONILDO AIRTO LENHNHARDT (Lions Clube de Marilia /SP) PAULO MASSAAKI NAKADA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) ROSANGELA AP. O. GIMENEZ (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) LORENA MELO (LEO Clube Promissão "Terra Prometida"/SP) FABRICIO LUIZ RODRIGUES (Garça /SP) JULIANA CRISTINA ALVES RODELA (Garça /SP) RAFAEL MIRANDA DA SILVA (Garça/SP) João peletero  (Garça/SP) Enio Aguiar  (Garça/SP) Coaracy Domingues  (Bauru/SP)

 Santo do Dia 
SãO JOÃO DA CRUZ
João (Espanha, 1542-1591), está entre os grandes mestres e testemunhas da experiência mística. Tendo entrado para o Carmelo, teve esmerada formação humanística e teologia. Com Santa Teresa de Ávila, assumiu om projeto da reforma carmelita, que realizou e viveu com exemplar coerência.  
■ SãO VENÂNCIO FORTUNATO
■ SANTo ESPERIDIÃO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ João nasceu na Espanha em 1542 e lá faleceu em 1591. Está entre os grandes mestres e testemunhas da experiência mística. Compartilhou com santa Teresa de Ávila o projeto da reforma carmelita, que realizou e viveu com exemplar coerência, não obstante as incompreensões dos próprios confrades. Celebrando esta memória, peçamos a Cristo que nos conceda a graça de nos unirmos, dia a dia, à sua cruz.
– Oração 
PAI, QUE EU NÃO ME DEIXE BLOQUEAR PELAS CRÍTICAS, QUANDO MINHA VIDA FOR UM TESTEMUNHO DE SERVIÇO AO REINO, EXPRESSÃO DE MINHA ADESÃO A TEU FILHO JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, que inspirastes ao presbítero são João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 14/12/2019 – Sábado da 2ª Semana do Advento –
A face do Senhor resplandece para nós quando escutamos sua Palavra. Assimilando-a, acolhemos Jesus como o Salvador esperado pelo povo e anunciado pelos profetas.  

1ª Leitura (Is 48,17-19) – Elias virá.  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Naqueles dias, 1o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti?
9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para conduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 79(80)
Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!


Evangelho do dia
14/12/2019 – Sábado da 2ª Semana do Advento –
Elias já veio, mas não o reconheceram. - (Mt 17,10-13)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“A graça de Deus rompe as barreiras que criam divisões”
 Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles’”
(Mateus 17,12).
Assim como não reconheceram Elias no tempo dele e desprezaram seu espírito profético, que veio por meio de João Batista, veio Jesus, que era maior do que Elias e maior do que João Batista, e foi também maltratado.

Tratar mal alguém é desprezar, é não reconhecer nem acolher. Maltratamos alguém desprezando-o, e basta ver como somos uma geração que trata mal a graça de Deus, a presença d’Ele, seus enviados e filhos.

“Que geração má, corrompida e perversa!”, Jesus dizia da Sua geração, e nós podemos dizer da nossa geração também. Quando não acolhemos, nós desprezamos, e ao desprezarmos, maltratamos, falamos mal e vivemos um tempo muito perverso da falta de respeito com o sagrado, da falta de acolhimento com o dom de Deus, sobretudo, vivemos um tempo de muitas ilusões.

Quando olho para todas as circunstâncias natalinas que estamos vivendo nestes dias, vejo que há muita luz por aí. Há luzes nos shoppings, nas praças, nas lojas, nas ruas, nas cidades e nas casas, mas não são luzes que abrem os olhos, são luzes que chamam para o consumismo, para as compras desenfreadas, que chamam para o luxo, para o ter, para o prazer e o poder.

“Abramos os nossos olhos para enxergar a graça de Deus que está no meio de nós.”

São luzes que chamam a atenção para o deus deste mundo: o dinheiro, o consumismo e todos os valores que a sociedade prega. São luzes que ofuscam o nosso olhar e não nos permitem enxergar a graça do Senhor para os nossos tempos, são luzes que cegam a nossa vista e não nos permitem ver onde a graça divina está.

Precisamos abrir os olhos, enxergar a graça de Deus que vem para converter e transformar, para romper barreiras que criam divisões, separações, que geram brigas, desentendimentos e intrigas nas convivências humanas, não permitindo que a  luz do Pai entre em nós para romper as barreiras do mundanismo.

Infelizmente, estamos obcecados pelas luzes cegas que nos iludem neste tempo, estamos nos deixando levar pelos programas televisivos, pela sede compulsiva que as redes sociais geram em nós, e não estamos nos deixando converter pela Palavra de Deus.

Somente Deus, por meio da Sua Palavra, liberta-nos. Somente Ele abre os nossos olhos, rompe a cegueira que está em nós para não sermos, cada vez mais, desviados pelas vias das ilusões deste mundo.

Abramos os nossos olhos para enxergar a graça de Deus que está no meio de nós.

Deus abençoe você!
– Reflexão - Jesus, “Luz de Luz”, esperança do homem 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— respiramos um clima de expectativa. A liturgia convida à esperança, assinalando no horizonte da história a luz do Salvador que vem. Esta luz já se manifestou na plenitude dos tempos. Nossa esperança não carece de fundamento, senão que se apóia num acontecimento que se situa na história e, ao mesmo tempo, a supera: Jesus de Nazaré, a quem São João aplica o título de "luz" (próprio de Deus).

A esperança cristã está inseparavelmente unida ao conhecimento do rosto de Deus, o rosto que Jesus —o Filho unigênito— revelou-nos com sua encarnação, morte e ressurreição. A esperança verdadeira e segura está fundamentada na fé em Deus Amor, Pai misericordioso, que "tanto amou ao mundo que lhe deu ao seu Filho unigênito", para que os homens possam ter vida em abundância.

—O Advento é tempo favorável para redescobrir uma esperança não vaga e ilusória, senão certa e fiável, por estar "ancorada" em Cristo, Deus feito homem, roca de nossa salvação.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O profeta Elias foi um homem repleto do Espírito de Deus e cheio de coragem e valentia. Enfrentou inimigos do seu povo e de sua fé no Deus único de Israel. Nos dias de Jesus, outro profeta se apresenta com as características de Elias. É João Batista, dotado de fortaleza, coragem e zelo pela causa do Senhor. A João Batista, precursor do Messias, as autoridades puseram na prisão e em seguida o mataram, cortando-lhe a cabeça. A Jesus, o Messias esperado, tratarão de modo semelhante: vão condená-lo e eliminá-lo com a morte na cruz. Os discípulos de Cristo sabem que correm o risco de terem a mesma sorte que seu Mestre: “Se perseguiram a mim, vão perseguir a vocês também” (Jo 15,20).

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor:  Paulinas
Conteúdo publicado em https://liturgia.catequisar.com.br/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 17,10-13 - Aprendo com o Mestre
Oração Inicial
Pela escuta e pela meditação da Palavra, somos convidados a acolher o Senhor que vem a nós. Ele é o Messias esperado, o prometido por Deus para a redenção de Israel. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho que devemos seguir para que a Palavra se realize na vida de cada um de nós neste tempo do Advento.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, a felicidade e a plenitude de amor. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto? Quais personagens são citados? A quem Jesus está instruindo? Qual é o apelo central da Palavra de hoje? Retome as expressões que chamaram sua atenção.
“O retorno de Elias poderia despertar expectativas gloriosas de restauração nacional. A missão do novo Elias, de preparar o povo de Deus, não foi reconhecida pelos dirigentes judeus. Esta cena se passa logo após a transfiguração de Jesus, com a presença de Moisés e Elias. Duas personalidades marcantes do Antigo Testamento, Moisés e Elias também tiveram de enfrentar dificuldades e rejeições. O mesmo acontece com João Batista – o novo Elias. Entre as multidões que foram ouvi-lo existiram também os que ele chama de “víboras”. O próprio Jesus – sinal de contradição – será preso, julgado e condenado em Jerusalém. O evangelista João afirma: “Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam”. (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para mim? Reconheço o Senhor Jesus como o Messias esperado pelas nações? Qual apelo a Palavra desperta em meu coração nesta caminhada de preparação para o Natal?
Faça alguns instantes de silêncio, acolha a Palavra na profundidade da sua mente e do seu coração e permita que ela o(a) interpele e o(a) transforme.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - “Nós vos pedimos, ó Pai de bondade, que a vossa graça sempre nos preceda e acompanhe, para que, esperando ansiosamente a vinda de vosso Filho, possamos obter a revelação necessária para vivermos segundo a vossa vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém” (Ivone Brandão de Oliveira, no livro “Novena de Natal”, da Paulinas Editora).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Contemplo como o povo de israel vivia a expectativa do Messias. Eu, hoje, como vivo minha fé nas promessas de Deus? Determino alguma atitude concreta que me ajude celebrar este Natal com solidariedade e fé cristã.

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.