quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Todo aquele que pede, recebe. – (Mt 7,7-12)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 25 DE FEVEREIRO de 2021 (quinta-feira) 056º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A ALEGRIA DE FAZER O BEM É A ÚNICA FELICIDADE VERDADEIRA.

(Leon Tolstoi)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

DIA DO AGRONEGÓCIO

 DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA GESTUAL

DIA INTERNACIONAL DO IMPLANTE COCLEAR

DIA DO ANIVERSÁRIO DO MINISTÉRIO BRASILEIRO DOS TRANSPORTES

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): América Dourada Canudos - Dias D'Ávila - Guajeru - Mansidão - São Gabriel - Tanque Novo - Wanderley - Várzea da Roça - Várzea Nova (Bahia) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCO AURELIO CONESSA CHICARELLI (m/sobrinho–Garça/SP)THEREZINHA CROS (prima-São Paulo/SP)MARIA JULIA BOMFIM (LEO Clube de GARÇA /SP)ALESSANDRA RISSETE NAPOLITANO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)FRANCISCO ADÃO BLANCO (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) MARIA MARGARETH GARCIA LOPES (Lions Clube de Adamantina /SP)FABIO CRUDI (Garça /SP)CLAUDIO CONTE (Garça /SP)MAURO LACERDA (Garça /SP)LEANDRO AQUINO (Garça /SP)MARIA HELENA MANCHINI (Campinas/SP)BETÃO SOARES (Garça /SP)DANI BARRETTO (Bauru /SP)VINICIUS GUIMARAES (Bastos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSEMEIRE SCRIPTORE MONTEIRO e ALTAIR MORAES MONTEIROó(Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA Carta Constitutiva DO: LIONS CLUBE DE BAURU ESTORIL ó1991ó30ANOS(Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PADRE VALDEMAR CARDOSOó1989ó32 ANOS ó (Vigário Episcopal da Região Pastoral III e Pároco da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP)

 

 Santo do Dia 

SANTA VALBURGA

SÃO Tarásio

SÃO Sebastião de Aparício

SÃO Nestor

SÃO Luigi Versiglia

BEATO CIRIACO MARÍA SANCHA Y HERVÁS

SANTO ETELBERTO DE KENT

SÃO Callisto Caravario

Domenico Lentine

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 7,7-12

A fé cristã é manifestada através da confiança em Deus. Manifestemos a nossa confiança em Deus no dia de hoje, procurando viver e fazer o bem.

 

- Ouvi, Senhor, minha oração, compreendei o meu lamento. Atendei à voz de meu apelo, ó meu rei e meu Deus! (Sl 5,2s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Senhor escuta a quem o invoca de coração sincero. Renovemos nossa confiança em Deus, o qual se dispõe a acolher as súplicas de seus filhos e filhas.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO GRANDE, CAPAZ DE DEMONSTRAR UM AMOR IMENSO AO MEU SEMELHANTE, NA TOTAL GRATUIDADE E SEM INTERPOR RESTRIÇÕES.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E, como só podemos existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 350

 

– 25 de fevereiro de 2021 5ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Atento às invocações  do povo, o Senhor o liberta, realizando “coisas boas” em seu favor. 

 

1ª Leitura (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh1.3-5.12.14) – Não tenho outro defensor fora de ti, Senhor.  Leitura do Livro de Ester:

 

 Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.

 

17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 138(137)

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

 

– 25 de fevereiro de 2021 5ª-feira da 1ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Todo aquele que pede, recebe.  – (Mt 7,7-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12.14).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.

 

9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Procuremos a Deus de coração sincero”

“Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas” 

(Mateus 7,12)

A verdade é que somos aqueles que só queremos receber, nós queremos que as pessoas nos sirvam, que façam bem a nós, queremos que as coisas estejam em nossas mãos.

 

Somos uma geração mal acostumada, o mundo nos deixa mal acostumados; muitas vezes os pais deixam seus filhos mal acostumados porque os ensinam apenas a receber. A educação verdadeira não é receber, e sim fazer, a educação verdadeira é dar e não ter; é fazer para o outro.

 

Não queremos que ninguém nos faça o mal, então, não façamos o mal a ninguém, nem por sentimentos nem por pensamentos e palavras. Queremos receber, então, vamos dar amor e tudo aquilo que precisamos para os outros. E não se preocupe, não faça matemática, “Já me doei tanto para os outros, e o que recebo? Recebo ingratidão e incompreensão”. Que bênção! O que você recebe é a bênção, a graça e o amor de Deus que ensinou e está nos ensinando a sermos gratuitos àquilo que fazemos.

 

“O coração de Deus dá para aquele que O procura de coração sincero”

 

Se não aprendemos, é porque não estamos na escola de Jesus aprendendo a gratuidade acima de tudo. Portanto, tudo aquilo que queremos que os outros façam a nós, façamos dez vezes melhor. É nisto que consiste a Lei e os Profetas. Não é dando para receber, é dando para se doar; é dando para ser dádiva na vida dos outros.

 

“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis!”. Pedi tudo ao coração de Deus, buscai tudo no coração de Deus e o coração d’Ele dá para aquele que procura de coração sincero. Ninguém que pede a Deus uma graça vai receber uma desgraça.

 

Porque nós que somos homens, se um filho pede um pão ou um peixe, quem é que vai dar uma pedra a ele? Pode ser que não demos aquilo que ele pediu, porque o que ele pediu não é o mais importante, porque tem algo mais importante para agora. Até o “não receber” é uma graça. Então, temos que aprender que Deus nos dá, muitas vezes, mais do que merecemos e precisamos. Só é preciso ter paciência, porque Deus não satisfaz as nossas ansiedades, mas Ele dá aquilo que é melhor para nós no Seu tempo.

 

Às vezes, é importante deixar Deus até nos tirar para não nos prendermos àquilo que nos tira d’Ele ou não nos faz crescer. Por isso, busquemos em Deus a resposta para aquilo que precisamos, mas saibamos ser contrariados para nos purificarmos do egoísmo, da vaidade, das ilusões, mas, sobretudo, da soberba maldita que toma conta do nosso coração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto de hoje fala sobre a oração de petição. Deus Pai sabe de nossas necessidades, mas quer que nos preocupemos com elas. Por isso pedimos e, ao mesmo tempo que pedimos, nos envolvemos no compromisso, não ficamos acomodados só no pedir. Em outras palavras, quando peço, me envolvo no pedido; quando busco, não me conformo em ficar sem o que perdi; quando bato, busco aconchego na família. São atitudes que não nos deixam passivos. Se os pais sabem dar coisas boas aos filhos, muito mais Deus saberá dar aquilo que é melhor para cada um de seus filhos e filhas. Ele nunca nos dará coisas inúteis (pedras) nem coisas nocivas (serpentes). O Evangelho conclui com a “regra de ouro”: fazer aos outros tudo o que gostaríamos que eles nos fizessem. Essa é a fraternidade confirmada pela Lei e pelos profetas.

O R A Ç Ã O

Atencioso e providente Jesus, conheces nossos limites e carências, por isso nos orientas a pedir, buscar e bater à porta. São expressões que sugerem humildade, movimento e perseverança. E nos garantes que o Pai celeste atenderá os pedidos dos que o procuram de coração sincero. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 7,7-12 - A porta é aberta para quem bate

 

Oração Inicial

Como filhos e filhas amados(as) do Pai, sabemos que nele encontramos o que procuramos, pois Ele mesmo nos diz: “Peçam, e lhes será dado”.

 

Coloquemo-nos na presença de Deus Pai e Filho pela ação do Espírito Santo e peçamos: “Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa palavra. Que ela possa frutificar em meu coração. Amém!”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Evangelho: Mt 7,7-12 “Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os profetas.”

 

Procuremos responder: o que diz o texto? Se estivermos atentos à leitura, logo a compreenderemos, pois ela é clara: qualquer coisa que pedirmos ao Pai, Ele nos concederá. Para nos aprofundarmos um pouco mais, leiamos mais de uma vez o texto. Dessa forma, poderemos também extrair dele outros elementos importantes, principalmente no último versículo, no qual encontramos uma recomendação da verdade a ser seguida. Que recomendação é essa? “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas.”

 

“O capítulo anterior traz, no Pai-Nosso, a maneira correta de orar. Agora, reveste esta oração de total confiança. Mateus encoraja a oração constante com três verbos: pedir, buscar e bater, e outros três verbos provam a prontidão do Pai em atender às necessidades de seus filhos e filhas: receber, encontrar e abrir. A benevolência do Pai garante que seus filhos receberão apenas o que for bom para suas vidas. Deus sempre atende a nossos pedidos, mas nem sempre nos dá o que pedimos. O texto, em seu final, oferece a regra de ouro do agir: “Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles”. É a primazia do amor que resume a Lei e os profetas. É a dimensão ética colocada em prática.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

A confiança é o caminho da relação de amor entre Pai e filho, por isso, Ele oferece o que tem de melhor para o seu seguimento. A fé cristã é manifestada através da confiança em Deus. Manifestemos a nossa confiança em Deus no dia de hoje, procurando viver e fazer o bem que Ele, por meio de sua Palavra, nos ensinou neste momento de oração.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Neste momento de oração e vida, dirigimos-nos a Deus rezando o Pai-Nosso, oração que foi ensinada pelo próprio Deus, na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, aos seus discípulos e discípulas.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.