quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>A lepra desapareceu e o homem ficou curado. – (Mc 1,40-45)<<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 11 DE JANEIRO de 2024 (quinta-feira) 9º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

AS PALAVRAS TÊM A LEVEZA DO VENTO E A FORÇA DA TEMPESTADE.

(Victor Hugo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS 

DIA DO OBRIGADO

DIA DA LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA IGREJA DO BONFIM EM SALVADOR-BA

DIA DA IGREJA CONGREGACIONAL DO BRASIL

DIA DA LEI ANTIDROGAS

DIA DA LEI BUZAID

DIA DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) EM BAGÉ-RS 

DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DE TERESINA-PI 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barrolândia (TocantinsMaraial (PernambucoVárzea (Paraíba

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MURILO GOUVEIA SERRA (filho Cassia/Fabricio-Garça /SPLUIS ALBERTOZEINE (Lions Clube de Vera Cruz /SP) CARMEM LIGIA DIAS VALIM (Lions Clube de Bauru Falcão /SP) SANDRA REGINA  MOURA MAIA LOURENÇO (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) EDILENE DE OLIVEIRA CAMARGO (Lions Clube de Herculândia /SP) SHOGO WATANABE (Lions Clube de Paulínia /SP) ANDREA GEOVANA P. HOFFMANN (DLD5-Lions Clube de Canoinhas /SC) FERNANDO PEREIRA RAMOS (Garça /SP) ROSANA M G BERTOLIN (Birigui /SP) PAULA RENATA BONACIO MANFRIM (Garça/SP) PAULO RENATO BONACIO (Pitangueiras /SPSILVIA CRISTINA O. VASCONCELLOS CARDOSO (Lins /SP) FRAN BELHOMO LOPES (Garça/SPDr. RAUL ROSSI (Clinica Alameda – São Paulo/SP) MARLENE MORENO (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO VITAL DE GAZA 

■ SÃO TEODÓSIO 

■ SÃO TIPÁSIO 

■ SÃO HIGINO 

■ SÃO HONORATA 

■ SÃO TOMÁS DE CORI 

■ SÃO PAULINO II DE VENÉCIA

■ SÃO PEDRO APSELAMO DE CESAREIA 

■ SÃO LÊUCIO

■ SÃO SÁLVIO

■ SANTA ANA MARIA JANER ANGLARILL

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A cura do leproso Mc 1,40-45 - Jesus curou um leproso: duas "transgressões"

Jesus curou doentes, libertou possessos, curou a sogra de Pedro, purificou leprosos, sem propaganda. “Não contes nada a ninguém!”

 

Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Os objetos e expressões de religiosidade – crucifixo, rosário, imagens, bênção de carro… – só têm valor se forem sinais de autêntica fé em Deus, alimentada pelos sacramentos, pela oração e pela prática do amor fraterno. A liturgia nos questiona qual é o grau de nossa fé.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, MOVE MEU CORAÇÃO PARA FAZER O BEM A QUEM PRECISA DE MISERICÓRDIA. QUE EU SEJA TUA PRESENÇA AMOROSA JUNTO DELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor, atendei com bondade paterna, as preces do vosso povo suplicante, dai-lhe luz para ver o que deve ser feito e coragem para realizar o que viu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 11 de janeiro de 2024 quinta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

Ao tocar com a mão a pessoa com doença de pele, em resposta à sua fé sincera, Jesus age como se tomasse para si os sofrimentos dela. Ao curá-la, reintegra-a ao convívio social e à prática da religião.

 

 

1ª Leitura (1Sm 4,1-11) Israel foi derrotado e a arca de Deus foi capturada. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Naqueles dias, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus, de sua parte, avançaram até Afec 2e puseram-se em linha de combate diante de Israel. Travada a batalha, Israel foi derrotado pelos filisteus. E morreram naquele combate, em campo aberto, cerca de quatro mil homens. 3O povo voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: “Por que fez o Senhor que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da Aliança do Senhor, para que ela esteja no meio de nós e nos salve das mãos dos nossos inimigos”. 4Então o povo mandou trazer de Silo a arca da Aliança do Senhor todo-poderoso, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, acompanhavam a arca. 5Quando a arca da Aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo Israel rompeu num grande clamor, que ressoou por toda a terra. 6Os filisteus, ouvindo isso, diziam: “Que gritaria é essa tão grande no campo dos hebreus?” E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento. 7Os filisteus tiveram medo e disseram: “Deus chegou ao acampamento!” E lamentavam-se: 8“Ai de nós! Porque os hebreus não estavam com essa alegria nem ontem nem anteontem. Ai de nós! Quem nos salvará da mão desses deuses tão poderosos? Foram eles que afligiram o Egito com toda espécie de pragas no deserto. 9Mas coragem, filisteus, portai-vos como homens, para que não vos torneis escravos dos hebreus como eles o foram de vós! Sede homens e combatei!” 10Então, os filisteus lançaram-se à luta, Israel foi derrotado e cada um fugiu para a sua tenda. O massacre foi grande: do lado de Israel tombaram trinta mil homens. 11A arca de Deus foi capturada e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 44(43)

 

Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

 1. Porém, agora nos deixastes e humilhastes, / já não saís com nossas tropas para a guerra! / Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, / os adversários nos pilharam à vontade. – R.

Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

2. De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, / zombaria e gozação dos que nos cercam; / para os pagãos somos motivo de anedotas, / zombam de nós a sacudir sua cabeça. – R.

Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

3. Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? / Despertai! Não nos deixeis eternamente! / Por que nos escondeis a vossa face / e esqueceis nossa opressão, nossa miséria? – R.

Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

 

 

 

– 11 de janeiro de 2024 quinta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

A lepra desapareceu e o homem ficou curado.  (Mc 1,40-45)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

11/01/24 1ª QUINTA-FEIRA TC – B

 

Marcos 1,40-43: “Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: - Se queres, tens o poder de curar-me. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: - Eu quero, fica curado. No mesmo instante, a lepra desapareceu. Então, Jesus o mandou embora, falando com firmeza: - Não contes nada disso a ninguém!”

 

Jesus, as curas realizadas pelo senhor faziam parte do anúncio da Boa Nova, ou seja, da grande novidade do seu Evangelho para transformar a nossa relação com Deus e com o próximo. O fato de permitir que um leproso se aproximasse do senhor e lhe falasse, causava espanto, porque a lepra era uma doença que causava excomunhão social e religiosa.

Ao tocar naquele pobre doente, certamente causou escândalo e medo, porque o senhor seria então considerado como contaminado pela doença e excluído da sociedade. 

Por isso, o senhor não queria que, após ter sido curado, aquele homem saísse contando para todos, porque o senhor não desejava ser procurado apenas para conceder graças e milagres. Todas as suas palavras e todos os seus gestos tinham a finalidade de provocar a conversão para o Reino de Deus, que havia inaugurado no meio de nós com a sua presença.

Na verdade, muita gente o procurava por interesse ou curiosidade, além daqueles que desejavam encontrar algum motivo para condená-lo.

Admiravam o seu poder, mas não imitavam a sua compaixão pelo próximo, e eram cheios de discriminação e de preconceitos religiosos.

Senhor, as atitudes de ontem se repetem em nossos dias, quando, por todo canto se grita o seu nome, para atrair multidões e oferecer milagres, que reduzem a fé e a oração a um espetáculo emocional, não raro visando apenas o dinheiro.

O sucesso é medido pelas emoções e não pela conversão profunda da própria vida e dos valores sociais de justiça e de paz.

Senhor, liberte-nos dessas tentações e faça com que seu Espírito nos conduza a uma experiência de encontro com o senhor, que faça desabrochar em nós seus gestos de amor, de perdão e de compaixão, principalmente diante dos ‘leprosos’ de hoje, ou seja, de todos aqueles que sofrem sem terem quem os escute e lhes estenda as mãos

 

Maria santíssima, olhe com carinho pelos nossos enfermos, principalmente por aqueles sem acesso às curas que a medicina já oferece. E faça com que nossa Igreja, não somente pregue, celebre e reúna sempre mais fiéis, mas siga com maior fidelidade os passos do seu Filho, e seus ministros sejam sempre mais solidários com os pobres e os enfermos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Por que Jesus fica “irado” ao acolher o leproso? Jesus está indignado com a sociedade que, além de não curar os leprosos, os mantém afastados do convívio social e do culto religioso. Conforme mentalidade da época, o leproso é considerado impuro e excluído do Reino de Deus. Jesus, ao invés, tem vontade (“quero”) de restituir-lhe a saúde (“fique purificado”) e reintegrá-lo na convivência social e religiosa. O Reino de Deus não exclui ninguém da salvação. Deus acolhe a todos, não somente os que cumprem certas condições de pureza física ou ritual. Por que Jesus pede ao homem curado para não divulgar o fato? Porque ele acaba de tomar posição pública contra a marginalização e contra a Lei que a prescreve; quer evitar que as autoridades o retirem de circulação, já que sua fama se espalhou por toda parte.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 1,40-45 - Jesus curou um leproso: duas "transgressões"

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

 

Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras e iniciativas de Jesus diante da dor e súplica de um necessitado?

 

Jesus é surpreendido por um doente, excluído, que pede ajuda. Jesus quer o bem da pessoa com sinceridade. Então, não hesita, fala e faz: “Quero, sê purificado”. Porém, manda que o leproso cumpra a Lei, que servia apenas para proteger do contágio, mas não tinha poder de cura. Jesus, o Filho de Deus, quer e pode curar.

 

Palavra e ação se unem em um encontro que liberta o ser humano do domínio da Lei, tanto social quanto religiosa. Depois, Jesus se retira. Proíbe o homem curado de divulgar o acontecido e vai para um lugar deserto, em oração. Quando agraciado por Deus, o coração humano não suporta, precisa anunciar as maravilhas do Senhor.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?

Como está minha fé na pessoa de Jesus?

Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade.

Jesus ergueu a mão e tocou o excluído, porque leproso. Suas mãos seriam capazes de tocar um mendigo, sujo, doente, drogado, nas calçadas de nossas cidades? Pense nisso…

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor neste momento?

A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP