quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–" Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.” - (Mc 7,24-30)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
F E V E R E I R O MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL
GARÇA/SP, 09 DE FEVEREIRO DE 2017 (quinta-feira) 40º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
TUDO QUE UM HOMEM PODE IMAGINAR OUTROS HOMENS PODERÃO REALIZAR.
(Júlio Verne)


Datas Comemorativas
DIA NACIONAL DO SURF
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Não há ocorrências relacionadas com municípios e cidades brasileiras cadastradas para hoje

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA (minha Irmã – São Paulo /SP)ALEXANDRE ALFREDO MORAES (PM Bombeiro - Lions Clube Universitário de Garça /SP)JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)MARIA ISABEL BELLINE PARMIGIANI (Garça /SP) EDUARDO OLIVEIRA (Garça /SP)SALVADOR DE JESUS PEREIRA (Jafa - Garça /SP)CARLOS FERMINO DE CAMPOS ALBERS (Advogado-Gália /SP)Frei nivaldo pasqualim (Olimpia/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE UNIVERSITÁRIO DE GARÇAó2007ó10 ANOS(Distrito LC 8)LIONS CLUBE DE BRODOWSKIó1977ó40 ANOS(Distrito LC 6)

Santo do Dia
SANTA Apolônia
Eugênia Smet
SÃO ROMUALDO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
O homem e a mulher foram criados não para a solidão egoísta, mas para a comunhão entre sí. Ambos têm direito a uma vida de bem-estar, livre de toda discriminação.

 Oração
PAI, CRIA EM MEU CORAÇÃO UMA FÉ PROFUNDA COMO A DA MULHER PAGÃ QUE DEMONSTROU TOTAL CONFIANÇA EM JESUS. POR ISSO, FOI ATENDIDA POR ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob o vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quinta-feira 09/02/20175ª Semana      do Tempo Comum São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos, memória
Criados por Deus com a mesma dignidade e chamados a viver em harmonia, homem e mulher são destinatários do agir benevolente de Jesus.


1ª Leitura (Gn 2,18-25) – “O Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão; e eles serão uma só carne. Leitura do Livro do Gênesis:

18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse.
20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 127 (128)
Felizes todos os que respeitam o Senhor.

Evangelho do dia
Quinta-feira 09/02/20175ª Semana      do Tempo Comum São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos, memória
" Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair. - (Mc 7,24-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.
25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Precisamos ser ousados na fé
Deus não deixa de amparar aquele que busca por Ele com fé sincera, verdadeira e ousada!
“É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair” (Marcos 7,28).
Esse Evangelho, cada vez que eu o escuto, cada vez que eu o leio, cada vez que eu o proclamo, torno-me mais apaixonado por ele, porque fala de uma mulher siro-fenícia [não israelita], ou seja, que não fazia parte o povo eleito.
Jesus estava naquela região de Tiro e Sidônia. Por que Jesus estava ali? Claro que Ele veio primeiro para Israel, mas Israel precisa entender que Jesus não veio somente para ele, mas para todo o povo. É isso o que Jesus está fazendo aos poucos.
O que impressiona é o fato de essa mulher não ser judia, não fazer parte do povo de Israel. Ela tem uma filha, que está sofrendo com um espírito impuro; ao ouvir falar de Jesus, ouviu dizer que Ele expulsava os espíritos impuros, curava doenças e enfermidades. Ela queria, então, que Jesus fizesse isso também pela sua filha. E quando ela se aproximou d’Ele, pediu justamente isso, suplicou ao Senhor que expulsasse o demônio da vida de sua filha. O que deixou Jesus impressionado foi a fé, a ousadia dessa mulher, pois ela não pertencia àquele grupo, mas queria e sabia o que Ele poderia fazer.
Jesus usa uma expressão, que alguns talvez se escandalizem, não entendam, não compreendam, mas é uma expressão judaica: “Olha, não fica bem tirar o pão dos filhos”. Que filhos? Os filhos são Israel. “Estou semeando primeiro a eles, não fica bem agora eu tirar o pão que eu vim dar primeiro para os filhos, tirar deles para dar para os cães”. A mulher, no entanto, dá-Lhe uma resposta muito mais ousada: “É verdade Jesus, não fica bem, mas os cães comem as migalhas que caem da mesa dos filhos”.
Em outras palavras, se não me pode dar o pão, dê-me as migalhas do pão, porque as suas migalhas me são suficientes. Que tamanha fé! Que tamanha ousadia! Porque a fé precisa também da ousadia, e a ousadia nos chama a colocar a nossa fé para fora.
Vejam, meus irmãos, nós nos sentimos pecadores, indignos, excluídos, sentimos que não somos merecedores de tamanha graça, de tamanha ação de Deus na nossa vida, mas isso não pode tirar a ousadia da nossa fé.
Essa mulher poderia ter ficado prostrada, ela poderia ter ficado no canto dela e não ter procurado Deus, não ter procurado Jesus; e é o que acontece com muita gente, o que acontece conosco em muitas situações, porque nos sentimos pecadores, menores. Precisamos mesmo nos sentir menores, porque pior é nos sentirmos orgulhosos, vaidosos ou ter a presunção de que somos melhores. Esse é o pecado que muitos de Israel cometeram.
Também não podemos ficar na exclusão, pensando: “Não, não é para mim! Não sou merecedor!”. Eu não sou merecedor, e se eu não mereço o pão por inteiro, eu mereço as migalhas do Senhor. Eu tenho visto muitas pessoas ousadas. Ser ousada, aqui, não quer dizer uma pessoa que abusa, que faz tudo o que é errado. Não estou dizendo isso!
Aquela mulher, vivendo a situação em que está, a opressão em que está, ela sai e vai buscar de Deus o que precisa, e Ele não deixa de amparar aquele que o busca com fé sincera, verdadeira e, digo mais, ousada.
A exemplo dessa mulher siro-fenícia, eu quero convidar você também a ser ousado na fé. Não é questão de mérito, mas uma questão de fé, de acreditar, buscar, jogar-se aos pés de Jesus, lançar-se na confiança em Deus. Essa mulher assim o fez e a graça de Deus lhe foi favorável. Se nós também o formos, pode ter certeza de que a graça de Deus vem em auxílio à nossa fé.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 7, 24-30
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
Existem pessoas que acreditam que somente quem pertence à sua religião ou mesmo apenas ao seu movimento religioso ou espiritualidade será salvo. Essas pessoas esquecem que Jesus veio ao mundo para que o mundo fosse salvo por ele, e não somente os daquela religião ou daquela forma de espiritualidade. Essas pessoas acabam por fazer do próprio Deus propriedade delas e querem que Deus aja segundo os seus critérios.
A ação divina depende da vontade divina, que quer o bem e a salvação para todas as pessoas, de todos os povos, de todos os credos, línguas, etc., pois verdadeiramente Deus não faz distinção de pessoas.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Agimos com bondade?
- Pedimos a Jesus que acima de tudo cure os males de nosso coração?
- Você é perseverante em suas orações?
 - Não corre o risco de apenas pedir?
- Mas pede aquilo que realmente é para seu bem?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
No começo desta leitura orante, preparemo-nos silenciando o coração e invocando o Espírito Santo, luz que nos ilumina, para melhor compreendermos a sua Palavra.
“Ó Espírito Santo de Deus, Ilumina-nos com a tua luz divina e renova em nós os teus dons. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) No Evangelho de hoje, vemos que Jesus entrou na região de Tiro e, embora não quisesse chamar atenção, foi surpreendido por uma mulher que se jogou aos seus pés. O aconteceu então? Faça a leitura do texto, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos, os personagens da narrativa e suas ações, buscando identificar a mensagem central do Evangelho.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Ao fazer a meditação, dialogue com Deus e sua Palavra, perguntando-se o que o Senhor quer lhe dizer por meio dela. Que luz o texto traz para a sua vida? Que convite o Senhor lhe faz? Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Na oração, temos a oportunidade de falar diretamente com o Senhor, e nossa atitude, neste momento, deve ser igual à de Maria: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Dirija a Deus sua oração com tudo que você é e traz na mente e no coração.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que atitude de discípulo você deseja viver neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.