segunda-feira, 28 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos. - (Lc 6,12-19)





– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 28 DE OUTUBRO de 2019 (segunda-feira) 301º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
IMAGINE UMA NOVA HISTÓRIA PARA SUA VIDA E ACREDITE NELA.
(Paulo Coelho)


 Datas Comemorativas 
 DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
DIA DO ENGENHEIRO AERONÁUTICO
DIA MUNDIAL DO PRODUTOR DE TABACO
DIA MUNDIAL DO JUDÔ
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
DIA DO FLAMENGUISTA
DIA DO RÁDIOAMADOR
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE OU DNJ
DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Novo Horizonte - Sandovalina - São Simão - Ubatuba (São Paulo) Itaocara (Rio de Janeiro) Mirassol d'Oeste (Mato Grosso) Desterro (Paraíba) Itaiópolis (Santa Catarina) Almirante Tamandaré (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Vicente Aranha Conessa (Lions Clube de Garça – Macrocontabil Conessa - Garça /SP) Vinicius Aranha (sobrinho-neto Garça/SP) LUIZ GONZAGA CONESSA (Eq 05 Setor de Garça - Macrocontabil Conessa – Lions Clube de Garça /SP)MARCOS ROBERTO SOARES (Motoppar - Garça/SP) MARISA DE FATIMA CARVALHAL GUERREIRO (EQUIPE 05 ENS do Setor de Garça /SP) HiLTon  UeMa  (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)vANISIA jURUENA vILLELA SOUTO (Lions Clube de Rio de Janeiro Leme /RJ)  MANoel Da Rocha Freitas (Lions Clube de Sertãozinho /SP)  Glaucineide Crivilin  (LIONS Clube Aracruz /ES) Padre Estevão Misericórdia (Padre Wanderlei) (Prior do mosteiro da Divina Misericórdia em Lucélia /SP) GRAZIELA R. VALSECHI Bernardo (São Paulo /SP) JEAN FERRARI (LEO Clube de Ilha Solteira–UNESP- Ilha Solteira /SP)EUNICE DE BARROS DOS REIS (M&B Impressão Digital- Garça /SP) WILSON WANDERLEY BACOCINI (Santa Cruz do Rio Pardo /SP) Tadeu de Britto (Radialista - Bauru /SP) ELTON DOUGLAS DA SILVA (Estudante enfermagem ETEC- Garça /SP) ANTONIO BOTELHO DE FREITAS (Lions Clube de Arujá /SP) Simone  Moreira  (Garça /SP) ELIAnA Medeiros  (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO JUDAS TADEU e SÃO SIMÃO
Simão e Judas Tadeu (Palestina, séc. I) São discípulos de Jesus sobre os quais pouco se sabe. Simão é chamado zelota ou cananeu pelos evangelistas, como forma de distingui-lo de Pedro. Judas, a princípio rejeitado por ser confundido com o traidor, tornou-se um dos santos mais populares, venerado como padroeiro das causas desesperadas.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- No seu amor inabalável, o Senhor escolheu como apóstolos Simão e Judas e lhes deu uma glória eterna.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Simão e Judas Tadeu são discípulos de Jesus sobre os quais pouco se sabe. Simão é chamado zelota ou cananeu pelos evangelistas, como forma de distingui-lo de Pedro. Judas, a princípio rejeitado por ser confundido com o traidor, tornou-se um dos santos mais populares, venerado como o padroeiro das causas desesperadas. Celebrando a festa destes apóstolos, peçamos ao Senhor a graça de segui-lo e anunciá-lo com renovado ardor.
– Oração 
PAI, TRANSFORMA-ME EM APÓSTOLO DE TEU FILHO JESUS PARA QUE, MOVIDO PELO ESPÍRITO, EU POSSA SER SINAL DA PRESENÇA DELE NESTE MUNDO TÃO CARENTE DE SALVAÇÃO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, que, pela pregação dos apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento de vosso evangelho, concedei, pelas preces de são Simão e são Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor novos fiéis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
– 28/10/2019Segunda-feira da 30ª Semana do Tempo Comum São Simão e São Judas, Apóstolos . Festa
Nossa vocação de morada de Deus e discípulos de Jesus nasce do encontro pessoal e comunitário com ele, pedra principal que alicerça a vida da Igreja.

1ª Leitura (Ef 2,19-22) – Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos.  Leitura da carta de são Paulo aos Efésios:

 Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nessa construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 18(19A)
Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

– Evangelho do dia 
 28/10/2019Segunda-feira da 30ª Semana do Tempo Comum São Simão e São Judas, Apóstolos . Festa
Passou a noite toda em oração. Escolheu doze dentre os discípulos, aos quais deu o nome de apóstolos. - (Lc 6,12-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- A vós, ó Deus, louvamos, / a vós, Senhor, cantamos; / vos louva, ó Senhor, / o coro dos apóstolos!.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Coloquemo-nos em atitude de oração”
 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles”
(Lucas 6,12-13).
Hoje, celebramos os apóstolos São Simão e São Judas Tadeu, dois seguidores de Jesus que foram escolhidos para fazer parte do grupo dos doze. Próximos de Jesus, companheiros d’Ele, com a missão do apostolado, eles não só receberam a evangelização como foram também designados para evangelizar.

A pergunta de hoje é: como Jesus nos escolheu? Jesus nos escolheu no discernimento espiritual. E como se faz discernimento espiritual? Colocando-nos na presença de Deus, colocando-nos diante d’Ele, deixando que Ele não nos dê intuições apenas, mas nos dê a verdadeira inspiração, que Ele faça a depuração em nós, para que a Sua graça esteja, de fato, conduzindo-nos.

Ninguém pode ser discípulo de Jesus, apóstolo do Senhor, se não se colocar na atitude da oração, para que tudo se faça com o verdadeiro discernimento espiritual.

“Que Deus venha em nosso socorro, para nos iluminar, a cada dia, por via da oração.”

Todos nós somos chamados a fazer escolhas, a cada dia em nossa vida, para discernirmos o que vamos fazer e como vamos fazer, mas temos de vencer uma tentação terrível no tempo das ansiedades em que estamos.

A ansiedade nos provoca a querermos respostas rápidas, prontas e imediatas. Achamos que tudo se encontra no Google, mas Deus não responde a nossa ansiedade, Ele responde apenas a nossa necessidade. E a nossa necessidade precisa ser buscada na oração, no discernimento, na calma e no silêncio. Nada que é feito com pressa, de forma agitada; vai ser bem direcionada, porque, para sermos bem iluminados no que vamos fazer, precisamos da calma, da serenidade, da busca tranquila de Deus que vem ao nosso encontro quando mergulhamos n’Ele, para que Ele possa, realmente, falar e dirigir o nosso coração.

Busquemos ter atitudes e orações verdadeiras, para que o nosso coração tenha luz e discernimento para fazer a vontade do Senhor.

Que Deus venha em nosso socorro, em nosso auxílio, para nos iluminar, a cada dia, por via da oração, para que tenhamos sabedoria para fazermos todas as coisas dirigidas por Ele.

Deus abençoe você!
– Reflexão - São Simão e São Judas, apóstolos 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje—celebramos a Simão o Cananeu e Judas Tadeu. Nas listas dos Doze sempre aparecem juntos. Simão recebe um epíteto diferente nas quatro listas: Mateus e Marcos o chamam “Cananeu”; Lucas o define “Zelote”. Na verdade, os dois qualificativos significam o mesmo: “ser ciumento, apaixonado”.

É muito possível que este Simão, se não pertencia propriamente ao movimento nacionalista dos zelotes, ao menos se destacava por um ciúme ardente pela identidade judia e, conseguintemente, por Deus, por seu povo e pela Lei divina. Se for assim, Simão está nos antípodas de Mateus que, pelo contrário, como publicano procedia de uma atividade considerada totalmente impura. É um sinal evidente de que Jesus chama aos seus discípulos e colaboradores dos mais diversos estratos sociais e religiosos, sem exclusões.

—O grupo dos Doze é a prefiguração da Igreja, na que devem achar espaço todos os carismas, povos e raças que atingem sua harmonia na comunhão com Jesus.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Simão é denominado “zelota”, talvez por pertencer, antes de ser apóstolo, ao partido dos zelotas, famosos por sua forte oposição aos ocupantes romanos. Nas listas dos Apóstolos, Simão, conhecido também como “o cananeu”, aparece sempre ao lado de Judas Tadeu. Sobre sua vida posterior nada se sabe. Quanto a Judas, não o Iscariotes, foi-lhe atribuída a paternidade de uma das Cartas chamadas “católicas”, isto é, endereçadas não a uma só pessoa ou a uma comunidade determinada, mas a grande número de destinatários. Essa Carta contendo apenas 25 versículos previne os fiéis contra os falsos mestres e convida todos a perseverar na fé autêntica. Não obstante a escassez de dados seguros sobre sua missão, São Judas conta hoje com uma multidão de devotos que acorrem aos santuários erigidos em sua honra.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mês Missionário 

Memória litúrgica de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos.
Após a leitura do Evangelho, recolha-se e coloque-se na presença de Deus. Situe-se no contexto do Evangelho. Ao sentir-se em sintonia com a Palavra, ore para que o Espírito de Deus aja em você neste momento. Faça uma oração espontânea ou a seguinte oração:
“Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a discórdia da paz. Que vossa santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - “Jesus escolheu doze apóstolos. Após ter caminhado longo tempo com os discípulos, ele escolhe doze deles para serem seus representantes autorizados. Enquanto os teólogos, escribas e toda a cúpula religiosa de Israel não acolhem a Boa-Nova, Jesus institui uma nova liderança, que depois continuará sua obra. A Igreja festeja hoje dois apóstolos relativamente discretos: Simão e Judas, o zelota. O grupo dos apóstolos é bem diversificado, suas qualidades são diferentes, mas todos eles – colunas da Igreja –, após a vinda do Espírito Santo, assumiram com firmeza, anunciaram o Evangelho e morreram mártires. Jesus continua chamando e enviando a muitos e aceita a medida de cada um. Este chamado inclui as mulheres” (Frei Aldo Colombo, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
O que diz o texto? De quem parte a iniciativa do chamado? Qual o significado de ser apóstolo?
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que este texto diz a você? Você sente-se incluído(a) no grupo dos escolhidos para uma missão? Tem em você as disposições do(a) discípulo(a) de Jesus? A sua oração produz força de transformação para mudar seus sentimentos ou alguma atitude ao seu redor?
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - “Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus, nosso Pai, e ao coração de meus irmãos. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé, na esperança e na caridade. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Contemple em silêncio Jesus convidando os 12 apóstolos para segui-lo. Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática para responder ao seu chamado?
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.