sexta-feira, 3 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Meu Senhor e meu Deus! - (Jo 20,24-29)





– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 03 DE JULHO de 2020 (sexta-feira) 185º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
NÃO HÁ LUGAR PARA A SABEDORIA ONDE NÃO HÁ PACIÊNCIA.
(Santo Agostinho)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO TRATADO DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA
 DIA DO ALGODÃO
 DIA DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
 SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO
 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguas da Prata (São Paulo) Cocalzinho de Goiás (Acre) Montes Claros Três Pontas - Ubá (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FLAVIA DE CASTRO ALVES SASSO (Lions Clube de Garça/SP) TIAGO RODELA (Garça /SP)CECILIA ASSAKO ARIMOTO PERFEITO (Marilia/SP) IVAN CARLOS FREIRE NUNES (Marilia/SP) PATRÍCIA KIRILOS  TORRES (Bauru /SP)


 SANTO DO DIA 
■ SÃO TOMÉ Apóstolo
Tomé (Palestina, séc. 1), foi o apóstolo,que manifestou solidariedade a Jesus, a caminho de Jerusalém, com as palavras: “Vamos nós também para morrer com ele”. Em sua vida, a descrença cede lugar à bela profissão de fé:  “Meu Senhor e meu Deus” .  E muitas vezes tomado como exemplo de incredulidade, embora tenha sido motivo de uma bem-aventurança por ´parte de Jesus.
SÃO LEÃO II


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Vós sois o meu Deus e eu vos dou graças; vós sois o meu Deus e eu vos exalto: eu vos dou graças porque sois o meu salvador (Sl 117,28).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Tomé, um dos doze apóstolos de Jesus, não obstante sua incredulidade inicial, deixou-nos como herança um pequeno “credo”, que hoje está gravado no coração de todo cristão: “Meu Senhor e meu Deus”. Celebremos sua festa como família de Deus reunida. 
– Oração 
PAI, NÃO DEIXE A INCREDULIDADE CONTAMINAR O MEU CORAÇÃO E ME IMPEDIR DE BUSCAR UM MODO DE SER, ONDE A VIDA E A ESPERANÇA FALEM MAIS ALTO QUE O DESESPERO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do apóstolo são Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 03 de julho de 2020  5ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum São Tomé, Apóstolo . Festa
– Liturgia da Palavra 
Integrados à vida em Cristo, somos convidados por ele a crer sem ver. Acolhamos, pois, sua Palavra em nosso coração e em nossas ações, reconhecendo nele nosso Deus e Senhor. 

1ª Leitura (Ef 2,19-22) – Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nessa construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 116(117)
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.


– 03 de julho de 2020  5ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum São Tomé, Apóstolo . Festa
Meu Senhor e meu Deus! - (Jo 20,24-29)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Acreditaste, Tomé, porque me viste. / Felizes os que creem sem ter visto (Jo 20,29).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“É hora de amadurecermos a nossa fé no Senhor”
Tomé respondeu: ‘Meu Senhor e meu Deus!’ Jesus lhe disse: ‘Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!
(João 20,28-29)
Hoje, temos a graça de celebrarmos o apóstolo São Tomé. Alguns o denominam “apóstolo da incredulidade”, mas não é não. Ele é o apóstolo da sinceridade.

Todos nós temos incredulidades na alma e no coração, apenas não reconhecemos a nossa incredulidade, escondemos tantas coisas que somos incrédulos em crer, ou então é a falta de fé e confiança que temos no Senhor e na Sua Palavra.

Reconhecemos que Tomé foi incrédulo à primeira vista e, com muita sinceridade, expressou: “Olha, se eu não vir, se não tocar, não vou crer que Ele realmente ressuscitou”. Tomé, viveu, comeu, bebeu e andou na companhia de Jesus. Ele ouviu as palavras do Senhor, os ensinamentos, testemunhou tudo que Jesus realizou, mas não acreditou.

A incredulidade move o coração dos homens em todos os tempos; a incredulidade toma conta também do nosso coração, muitas vezes, fruto da decepção conosco, com a vida, com o mundo, com a Igreja e com a nossa própria relação com Deus. 

A decepção é consequência da frustração, quando geramos expectativas nas coisas e elas não acontecem do jeito que quereríamos ou do modo que esperávamos que acontecesse. Não é que o fato seja frustrante, é a expectativa que colocamos no fato, nas pessoas e nos acontecimentos que nos frustram. 

“Vivemos, muitas vezes, uma fé infantil, imatura, ingênua, e por isso patinamos nas decepções”

Coloco as expectativas, fruto da imaginação, naquilo que quero, que espero e não daquilo que, de fato, as coisas são. Imagino a imagem que Tomé formou de Jesus, como muitos apóstolos: um super-herói, um imbatível, alguém que jamais vai passar por uma queda. Mas, de repente, ele contempla um Jesus que sofre, apanha, padece, que é rejeitado, maltratado, crucificado e morto; então, acredita que Ele ressuscitou.

A fé o decepcionou, mas não é porque a fé é decepcionante. O que é decepcionante é o modo como ele conduziu a sua fé. Do mesmo jeito, nós, muitas vezes, decepcionamo-nos na fé, porque a conduzimos para que ela nos dê o que queremos.

Muitas pessoas não podem ter decepções, porque pensam: “Deus vai me honrar”. “Deus vai me dar tudo que pedi”. “Porque Deus vai me conceder do jeito que quero as coisas”. Desculpe, mas você vai se decepcionar, se já não tem se decepcionado! Não é porque Deus decepciona, muito pelo contrário, Ele nos preenche com tudo que precisamos, mas não pense que o que precisamos é o que queremos, porque, muitas vezes, o que queremos não é aquilo que é para recebermos, e por isso nos decepcionamos.

Permitamos que, como o apóstolo Tomé, tenhamos a graça de acordar para a fé verdadeira, para a fé que é capaz de engolir o sofrimento, as dores, as decepções e amadurecer na fé. Vivemos, muitas vezes, uma fé infantil, imatura, ingênua, e por isso patinamos nas decepções, caímos e não levantamos.

É hora de amadurecermos. Aqui para nós, Tomé é o apóstolo do amadurecimento da fé, aquele que sai de uma fé infantil para uma fé autêntica, para além das decepções e esperanças humanas que vêm dos pensamentos e sentimentos vãos.

Coloquemos no Senhor o nosso coração, porque Ele jamais nos decepciona.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Tomé é organizado e calculista, daqueles que não compram sem ver ou apalpar o produto. Fez parte do grupo dos doze apóstolos e foi aprendendo de Jesus a adaptar-se às circunstâncias conforme as necessidades do povo que o cercava. Tomé leva a fama de incrédulo, talvez por sua forte tendência a verificar a realidade. Entretanto, é ele quem, diante da evidência do Cristo ressuscitado, expressa uma das grandes profissões de fé, que continua ecoando até hoje nos lábios dos que creem: “Meu Senhor e meu Deus!”. E abre a ocasião para Jesus esclarecer como se dá o exercício da fé, isto é, deve-se acreditar sem ver: “Felizes os que não viram e acreditaram”. Não se conhecem as circunstâncias da vida de Tomé após Pentecostes. Acredita-se que tenha sido missionário na Índia, onde sofreu o martírio.

ORAÇÃO
Ó Jesus, “meu Senhor e meu Deus”, desafias teu apóstolo Tomé, e todos a nós, a acreditar sem ter visto: “Felizes os que não viram e acreditaram”. Esta é a condição de todo cristão: crer no testemunho dos que conviveram contigo e por ti entregaram a própria vida. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Meu Senhor e meu Deus! - (Jo 20,24-29)

Oração Inicial

Celebramos hoje a memória de São Tomé Apóstolo, também chamado Dídimo. Tomé foi um apóstolo muito atuante em sua ação apostólica. Tinha uma personalidade forte e não tirava conclusões precipitadas. Quer ver o Cristo ressuscitado para crer nele e ao tocar nas chagas de Jesus adere com grande e sincera profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus!”

“Vós sois o meu Deus e eu vos dou graças; vos sois o meu Deus e eu vos exalto: eu vos dou graças porque sois o meu Salvador”. (Sl 117)

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
Tomé não estava com a comunidade nas primeiras aparições de Jesus Ressuscitado. Releia atentamente o Evangelho e perceba o carinho de Jesus em se mostrar vivo ao apóstolo que chega atrasado e reticente. Jesus não excluiu Tomé, mas lhe fala com firmeza: “não seja incrédulo, mas fiel”.

“Por vezes identificamos Tomé com o descrente. Na realidade existem dois momentos na vida de Tomé. No primeiro momento, assumindo o pensamento racionalista, quer ver para crer. No segundo momento, deixa que a fé ilumine sua vida; não mais precisa de provas e faz uma oração maravilhosa: “Meu Senhor e meu Deus!”. Tomé não estava com o grupo na primeira vez. Retornando, não acredita na possível presença de Jesus nem no testemunho da comunidade. Santo Agostinho diz: “Em vez de ver para crer, é melhor crer para ver”. A fé ilumina todo nosso pensamento. A marca das mãos e do lado de Jesus mostra que o Ressuscitado é o Crucificado. E Jesus estabelece mais uma bem-aventurança: ‘Felizes os que não viram e creram’.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para mim hoje? Qual mensagem o Evangelho comunica para minha vida? O que significam para mim as palavras de Jesus: “A paz esteja convosco”; “Não sejas incrédulo, mas fiel!”; “Bem-aventurados os que não viram e creram”? Permaneça em silêncio por alguns instantes para compreender melhor este texto e a sua aplicação em sua vida.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.