terça-feira, 21 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não vim para chamar os justos mas os pecadores. – (Mt 9,9-13)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R O – 

M Ê S   D A   B I B L I A 

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 21 DE SETEMBRO de 2021 (segundaterça-feira) 264 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS; MAS NEM TODAS CONVÊM.

(Paulo de Tarso)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO CONTADOR

DIA INTERNACIONAL DA PAZ (ONU)

DIA DO POMBO DA PAZ

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA AS  MONUCULTURAS DE ÁRVORES

DIA MUNDIAL DA GRATIDÃO

DIA MUNDIAL DO DOENTE DE MAL DE ALZHEIMER

DIA DO AGENTE FISCAL DE RENDAS

DIA NACIONAL  DO DOENTE E DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

DIA NACIONAL PELA LUTA DOS DIREITOS, DO RESPEITO E DA DIGNIDADE DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

DIA DO PAISAGISTA

DIA DO FAZENDEIRO

DIA DA TIA

DIA DA ABELHA RAINHA

DIA DO ADOLESCENTE

DIA DO RADIALISTA

DIA DO ASCENSORISTA

DIA DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

DIA DO POLICIAL MILITAR AMBIENTAL

DIA DO GUARDA FISCAL

DIA DO MINIGOLFE

DIA DO FREELANCER

DIA DO DESPACHANTE DE TRÂNSITO

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

SEMANA DA COMUNIDADE (até 23/09)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guararema – Guariba - Pedrinhas Paulista (São Paulo) Araçuaí - Conselheiro Lafaiete - Estrela do Sul - Oliveira (Minas Gerais) Cacimbinhas (Alagoas) Ibipeba (Bahia)Sapezal (Mato Grosso) Ermo (Santa Catarina) Guarapari - São Mateus (Espirito Santo)Mari (Paraíba)Soure (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MIGUEL ÂNGELO DEVITO (EQ 09 ENS AUXILIADORA-CR Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) ROSEMEIRE BETIO MARTINS (Lions Clube de Penápolis /SP)FRANCIELLI GONZALES SIMÕES (Lions Clube de Herculândia /SP) NILSON DUARTE (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) JOSÉ SILVÉRIO  DE LIMA (Lions Clube de Agudos Acucena da Serra /SP) ANDRÉ  LUIS  MINETTO (Lions Clube de LENCOIS PAULISTA /SP) MARCELO RIBERO DA COSTA (Garça /SP)RICARDO GUANAES MOREIRA  (Garça /SP) GI PEREIRA EL ADASS (Garça /SP) RAFAEL HAMZÉ (Garça /SP) CESAR LUCHIARI BARALDI (Campo Grande/MS) FRANCISCO OTAVIO PAVARINI (Garça /SP) FERNANDA CANTU BEZ (Santos /SP) SILVIO SIDNEY CARLOS DE OLIVEIRA (Garça /SP) Pe. JOSÉ LUIZ DIAS BARBOSA (CP-Vigário Paroquial das Paróquias São José de Osvaldo Cruz e São João Batista de Salmourão /SP) MATHEUS TRAMBAIOLI (Garça /SP) SONIA SOPHIA (Garça /SP) WALDECIR COSTA (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA CLAUDIA MELO TIESI e JOSÉ CARLOS GOMES DE OLIVEIRA (Lions Clube de Garça / SP – FATEC São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACEDOTAL DO PADRE: Pe. JOSÉ JAILSON DA SILVAó2008ó13 ANOS (CP-Vigário Paroquial das Paróquias São José de Osvaldo /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ S ã o  M A T E U S

Mateus (Palestina, séc I), também chamado Levi, coletor de impostos, largou a vida a serviço da riqueza para seguir Jesus, abraçando o discipulado e se juntando ao grupo dos doze. É o autor de um dos evangelhos.

■ São Pânfilo

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Misericórdia eu quero, não sacrifícios – Mt 9,9-13

 

 

- de e de todas as nações fazei discípulos, diz o Senhor, batizando-os e ensinando-os a observar todos os mandamentos que vos dei (Mt 28,19s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Mateus era cobrador de impostos e, a convite de Jesus, largou sua profissão e mudou o rumo de sua vida, passando a fazer parte dos primeiros seguidores do Nazareno. Seu nome consta nas quatro listas dos apóstolos, três das quais nos Evangelhos e uma nos Atos dos Apóstolos. A ele se atribui a redação de um dos quatro Evangelhos.

 

– Oração 

 

PAI, COLOCA-ME SEMPRE JUNTO ÀQUELES QUE MAIS CARECEM DE TUA SALVAÇÃO, E LIBERTA-ME DE TODA ESPÉCIE DE PRECONCEITOS QUE CONTAMINAM O MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, pro vossa bondade, chamastes à fé a muitos irmãos na região da Coréia e os fizestes crescer pelo testemunho glorioso dos mártires André, Paulo e seus companheiros. Concedei que, pelo exemplo e intercessão deles, possamos perseverar até a morte na observância de vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 21 de setembro de 20213ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum São Mateus, Apóstolo e Evangelista . Festa

– Liturgia da Palavra 

Pelo batismo somos convidados a edificar o corpo de Cristo, a Igreja, guardando a unidade pelo vínculo da paz. Acolhamos a Palavra de misericórdia que nos motiva ao seguimento de Jesus. 

 

1ª Leitura (Ef 4,1-7.11-13) – Foi Cristo quem instituiu alguns como apóstolos, outros como evangelistas.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 126(125)

 

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

 

 

– 21 de setembro de 20213ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum São Mateus, Apóstolo e Evangelista . Festa

– Evangelho do dia 

 

Não vim para chamar os justos mas os pecadores.   (Mt 9,9-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; / vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos. 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. 

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A misericórdia divina transforma o nosso coração ferido”

 

Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’”

(Mateus 9,12-13).

Hoje, celebramos o dia do apóstolo São Mateus. Mateus é o publicano que está sentado na coletoria de impostos e que ouviu o chamado de Jesus: “Segue-me”, e ele de todo o coração foi seguir o Mestre Jesus, deixou para trás tudo de errado que havia cometido para começar a vida no seguimento de Jesus.

 

Como é importante deixar que a Palavra de Jesus, o chamado de Jesus, ressoe em nossos corações. Seguir Jesus não significa simplesmente participar da Igreja, ir em uma missa; seguir Jesus não significa ser membro de uma pastoral ou de um grupo da igreja. Seguir Jesus é deixar para trás aquilo que não convém ao Evangelho, seguir Jesus é deixar para trás as forças do pecado que, muitas vezes, amarram e prendem o nosso coração.

 

Seguir Jesus é deixar de seguir o mundo, seguir as inclinações do coração; seguir Jesus é não deixar-se corromper mais por todo o fascínio que a corrupção do mundo exerce sobre a nossa vida. Seguir Jesus é deixar que o Evangelho fale mais alto ao nosso coração, mas é, acima de tudo, ser curado e transformado pelo bálsamo da misericórdia divina.

 

“É a misericórdia que cura o nosso coração ferido, manchado e marcado pelo drama do pecado”

 

O pecado deixa marcas no nosso coração, porque o pecado deixa o nosso coração ferido, arraigado, preso e inclinado para o mal. Não é a condenação, não é jogar a coisa na cara das pessoas, não é condenar, não é discriminar, pelo contrário, é acolher, é deixar que o bálsamo da misericórdia vá exercendo a cura, a libertação, a restauração da alma e do coração.

 

É por isso que o Senhor não quer o sacrifício, Ele quer a misericórdia, porque nós, muitas vezes, fazemos muitos sacrifícios para Deus, fazemos longas orações, fazemos penitência, e todas elas têm sua importância, todas elas são fundamentais no processo de conversão, mas nada é mais sublime do que o exercício da misericórdia.

 

É na misericórdia que somos resgatados, salvos e libertos. É a misericórdia que cura o nosso coração ferido, manchado e marcado pelo drama do pecado. É com a misericórdia que precisamos acolher uns aos outros.

 

A nossa cabeça está cheia de julgamentos, juízos, conceitos, preconceitos e rótulos. Estamos cheios de convicções pessoais a respeito desse, daquele, daquela situação, quando o principal, aquilo que nos converte primeiro, é a misericórdia. E é pela misericórdia que vou também me aproximar das pessoas e dos corações.

 

“Não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. Apresentamos nossos pecados à misericórdia de Deus, para nos convertermos a cada dia e, sobretudo, sabermos acolher uns aos outros.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Mateus era cobrador de impostos. Ao chamado de Jesus responde prontamente. Admirável é seu desprendimento, pois ele promove em casa uma refeição de despedida, para a qual convida muitos colegas de profissão. Por prestar serviço aos ocupantes romanos, os cobradores de impostos eram malvistos e até mesmo desprezados pelos judeus. Jesus, que veio para oferecer a salvação a todos, não se deixa levar por esses preconceitos. Mateus escreveu o Evangelho que leva seu nome. É o Evangelho do Reino de Deus, do cumprimento em Cristo da Antiga Aliança. É o Evangelho do Sermão da Montanha, das parábolas do Reino e do juízo universal. Escrevendo para judeu-cristãos, insiste no messianismo de Jesus e na realização perfeita das promessas do Antigo Testamento.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, para compor o primeiro núcleo de tua comunidade, escolheste o publicano Mateus. Assim agindo, valorizaste os cobradores de impostos, já que eram desprezados e tachados de pecadores por muitos de seus conterrâneos. Tu lhes renovaste a esperança, pois vieste justamente chamar os pecadores. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,9-13 - Mateus acolhe e é acolhido

 

Oração Inicial
A festa de hoje é de São Mateus, apóstolo de Jesus Cristo, um homem que soube responder ao convite de Jesus e tornou-se discípulo, abrindo sua casa e partilhando seus bens.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, procurando identificar seu tema central e considerando o sentido de cada um dos versículos. “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes.”

 

“Com simplicidade e gratidão, o evangelista Mateus narra o convite recebido e sua resposta positiva. Não se trata de um convite pontual, mas de uma proposta do Reino. Mateus o acolhe em sua casa, isto é, em sua vida. E a mesa de Mateus é partilhada com publicanos e pecadores. São os convidados dele, mas também os convidados do Mestre. A cena que poderia ser perfeita é manchada pelo fermento da hipocrisia e da autossuficiência dos fariseus. É possível que os discípulos não soubessem explicar a preferência de Jesus pelos pecadores. É o próprio Mestre que coloca um ponto final à discussão: ele é o divino médico que veio ao encontro dos doentes. Ficaram fora do abraço os pretensamente justos.”

 

2. Meditação (Caminho)

O processo de conversão decorre de certo tempo de relacionamento com Jesus, ou seja, certo tempo escutando e vivendo os seus ensinamentos. Mateus escutou o Senhor quando Ele lhe disse: “Segue-me”, e o seguiu. Qual ensinamento Jesus o(a) convida a viver, a partir da sua Palavra? Que palavra você escutou de Jesus neste momento de meditação?

3.Oração (Vida)

Mantendo em mente a pessoa de Mateus e o Evangelho de hoje, confiante dirija a sua oração ao Senhor. Apresente-lhe suas preocupações, sua gratidão por tudo de bom que Deus realiza em sua vida e responda aos seus convites.

 

Mateus nos relata que Jesus ensinou os discípulos a orar. Ele disse: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está no secreto; e teu Pai, que vê no secreto, te recompensará.”. (Mt 6,6)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.