quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus. - (Mt 7,21.24-27)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 05 DE DEZEMBRO de 2019 (quinta-feira) 339º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
HOJE, NÃO SE SABE FALAR PORQUE JÁ NÃO SE SABE OUVIR.
(Jules Renard)


 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DO LEO CLUBE
DIA MUnDIal DA TERRA
DIA NACIONAL DA PASTORAL DA CRIANÇA
DIA NACIONAL DO MÉDICO DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
DIA LATINO-AMERICANO DE LUTA CONTRA O CÂNCER BUCAL
DIA MUnDIal DA SOBERANIA ALIMENTAR PARA ESFRIAR A TERRA
DIA INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
DIA INTERNACIONAL DO Ninja
DIA DOS BARRIGUDOS
DIA DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Chavantes - Sertãozinho - Taubaté (São Paulo) Amaral Ferrador - Barão - Bom Princípio - Camargo - Cerro Grande do Sul - Coronel Bicaco - Faxinalzinho - Nova Alvorada - Paraíso do Sul - Poço das Antas - Salto do Jacuí - Tavares - Três Coroas (Rio Grande do Sul) Bom Jesus - Monte Horebe - Salgado de São Félix (Paraíba) Querência do Norte (Paraná) Agricolândia - Anísio de Abreu - Barreiras do Piauí - Barro Duro - Cristalândia do Piauí - Domingos Mourão - Marcos Parente - Redenção do Gurguéia - Santa Luz - Socorro do Piauí (Piauí) Bom Jesus de Goiás - Santo Antônio de Goiás (Goiás) Guarará (Minas Gerais) Porto de Pedras  (Alagoas) Umirim (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARINA BRANDÃO MARQUES (Rede Esxpress-Marilia /SP) ROSA MARIA B G CHIYODA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) Valdir Canal (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Carlos Alberto Junqueira (Lions Clube SP São Miguel Paulista /SP) OSMAR VALÉRIO (Gália /SP) LAERCIO MARQUES (Garça /SP) CARMEM CÉLIA COLETE TECH (Bauru /SP) marcelo tozato (Criciúma /SC)SONIA BARROS (Campinas /SP) LAERCIO Valentim Moreira (Garça /SP)  Ozorio Piola (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BASTOS SOLIDARIEDADE ó1998ó21 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO SABAS
SÃO ANASTÁCIO
SÃO MARTINHO DE DUME

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre (Sl 118,151s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Testemunhemos que nossa segurança está em Deus depositando a confiança em sua Palavra, rocha firme sobre a qual podemos construir sem medo nossa vida.
– Oração 
PAI, A ACOLHIDA QUE TEU FILHO JESUS ME DISPENSA DEVE MUDAR PROFUNDAMENTE O MEU CORAÇÃO. QUE EU SEJA TRANSFORMADO POR ELE E ME TORNE MAIS DISPONÍVEL PARA TI.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Despertai, ó Deus, o vosso poder e socorrei-nos com a vossa força, para que vossa misericórdia apresse a salvação que nossos pecados retardam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 05/12/2019QUINTA FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO
Bendito é aquele que se dispõe a ouvir e cumprir a Palavra de Deus, pois ela o conduz, com firmeza e segurança, ao reino dos céus.

1ª Leitura (Is 26,1-6) – Que entre um povo justo, cumpridor da palavra. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 117 (118)
Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.


– Evangelho do dia 
 05/12/2019QUINTA FEIRA DA 1ª SEMANA DO ADVENTO
Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus. - (Mt 7,21.24-27)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto! (Is 55,6).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“A verdadeira religião nos converte todos os dias”
 Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus”
(Mateus 7,21).
Graças a Deus, a nossa fé nos leva a invocarmos o Senhor, a clamarmos e orarmos pelo nome d’Ele. Graças a Deus, a fé faz de nós pessoas orantes; e se não faz ou não fez ainda, precisamos deixar que a fé nos acorde para sermos pessoas de oração, pessoas que clamem pelo nome do Senhor.

É preciso dizer que, muitas vezes, a nossa religião faz muito barulho e pouca ação, porque é infrutífera. Mais do que isso, é estéril a oração que não produz ação; é estéril a oração que levanta os braços para o Céu, que clama a Deus, fala coisas bonitas e até chora na presença do Senhor, mas não produz transformação. Não basta clamarmos pelo nome de Jesus, não basta sairmos falando d’Ele nas redes sociais nem nas praças públicas. Precisamos fazer a vontade do Pai, mas, nem sempre, a vontade d’Ele é a nossa vontade.

Somos cheios de vontades! Muitas vezes, manipulamos Deus para que Ele faça a nossa vontade. É isso que o orgulho produz em nós, é isso que o egoísmo e o individualismo fazem na espiritualidade vazia, inócua, quando usamos da religião em proveito próprio e manipulamos a religião para os nossos interesses.

Religião é submissão e oblação. A religião de Jesus não é aquela que fala, mas é aquela que dobra o coração. A religião de Jesus não é aquela que fala de amor, mas produz amor; a religião de Jesus não é aquela que fala de perdão, mas ela vive o perdão buscado com toda a intensidade da alma e do coração.

“A religião é aquela que nos converte todos os dias, é aquela que provoca a reconciliação dos homens.”

Há muitas pessoas falando de Deus aqui e acolá, em todo lugar, mas precisamos nos rever nesse tempo de graça que tem pouca gente vivendo, de fato, Deus. Olhemos como estão os nossos ambientes familiares, nossas comunidades, a nossa igreja, a nossa vivência de uns para com os outros.

Nós nos elevamos muito e nos rebaixamos pouco. Falamos muito e ouvimos pouco, mandamos muito e obedecemos pouco, sobretudo, a Deus. A religião é aquela que nos converte todos os dias, é aquela que provoca a reconciliação dos homens entre si, e não aquela que provoca discórdias, divisões, guerras e conflitos.

O mundo está escandalizado de ver como as pessoas brigam por causa de religião e como a religião as leva até a brigarem por causa de Jesus, quando, na verdade, a religião deve nos converter a Ele nos levar a amá-Lo e respeitá-Lo na pessoa do próximo, do irmão e daqueles que estão ao nosso redor.

Que possamos viver a religião da ação, e não simplesmente da falação.

Deus abençoe você!
– Reflexão - O “Cristo da fé” e o “Jesus histórico”
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, reafirmamos nossa fé no fato histórico o qual faz 2000 anos o Filho de Deus encarnou, fazendo-se “visível”—com fatos e palavras— em Jesus de Nazaré. Porém, alguns pesquisadores —desde algumas décadas— começaram a abrir uma greta entre o “Jesus histórico” e o “Cristo da fé.”

Abusando do “método histórico-–crítico" afirmaram que a imagem de Cristo que nos chegou pela fé (através da Igreja) não se corresponde com o Jesus que existiu historicamente. Mas as reconstruções deste Jesus, feitas deixando de lado a fé, resultaram cada vez mais contrastantes: Desde o revolucionário antiromano até o moralista benigno... Estas reconstruções são mais uma fotografia dos seus autores e de seus próprios ideais que põe ao descoberto a imagem do verdadeiro Jesus Cristo.

—Jesus, sem prescindir da história, eu confesso tua divindade e comunhão com o Pai. E desde esta fé —e somente assim— resultam também razoáveis historicamente tuas atuações e tuas palavras recolhidas nos Evangelhos.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Não faltam, em nossa sociedade, os eloquentes discursos e as promessas que impressionam.
Na comunidade cristã, é possível encontrar alguém que, com sua capacidade de orar e comunicar-se, ou pelos conhecimentos sobre bíblia ou religião, arranque lágrimas do auditório. Por vezes, não passam de palavras vazias, infecundas. Esta é a atitude do homem sem juízo.
O que conta é transformar as boas intenções em atitudes concretas que venham beneficiar a própria pessoa e a comunidade: amar, servir, partilhar, ser fiel, viver como Jesus viveu. Esta é a escolha do homem prudente, que edifica sua casa sobre a rocha, isto é, vive segundo a vontade de Deus. Nenhuma tempestade será capaz de derrubar a sua construção.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/     
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,21.24-27 – Minha casa está sobre a areia ou sobre a rocha?

- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
 paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Oração ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de tornar-se semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, se for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e  cumprir, humildemente a vontade do pai. Amém.
Papa Paulo VI

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto e observamos pessoas, palavras, relações, lugares. Mt 7,21.24-27
Não é toda pessoa que me chama de "Senhor, Senhor" que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
- Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.
Refletindo
Não basta rezar ou chamar a Deus de Senhor para entrar no seu Reino. Jesus diz com exclusividade: “somente” quem faz a vontade do Pai é que entra neste Reino. O Mestre conta a parábola da casa construída sobre a rocha e da casa construída sobre a areia.
Construir a  casa significa ouvir a Palavra de Deus. Nos dois casos, as pessoas “ouviram a Palavra”. A diferença está em que um “vive de acordo com os ensinamentos” e outro, não.
Os símbolos rocha e areia  correspondem à prática ou não da Palavra.
A chuva, as enchentes e o vento forte representam as dificuldades da vida, que querem nos derrubar e destruir o Projeto de Deus.
A  casa construída sobre a rocha, é firme, inabalável, vence todos os obstáculos.

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  O que o texto diz para nós, hoje? 
Meditando
A liturgia de hoje nos apresenta o final do Sermão da Montanha, no evangelho de Mateus (5-7). Este nos conta que a pregação de Jesus tem muito êxito entre as cidades pobres do norte do país. Gente de muitas cidades o seguia, então ele decide subir ao monte e expõe num longo discurso, sua lei de vida, o ideal de vida da comunidade. Chama bem-aventurados os pobres e reinterpreta a lei do Antigo Testamento, centrada no cumprimento de regras e preceitos, antepondo a toda a lei o respeito ao ser humano, à sua dignidade. É neste contexto que aparece o Evangelho de hoje.
Os bispos da  América Latina nos ajudam a refletir sobre o nosso compromisso com o Reino: “ O projeto de Jesus é instaurar o Reino de seu Pai. Por isso, pede a seus discípulos: “Proclamem que está chegando o Reino dos céus!” (Mt 10,7). Trata-se do Reino da vida. Porque a proposta de Jesus Cristo a nossos povos, o conteúdo fundamental desta missão, é a oferta de uma vida plena para todos. Por isso, a doutrina, as normas, as orientações éticas e toda a atividade missionária das Igrejas, deve deixar transparecer esta atrativa oferta de uma vida mais digna, em Cristo, para cada homem e para cada mulher da América Latina e do Caribe.” (DAp 361).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto nos leva a dizer a Deus?  Rezamos em silêncio e depois concluimos com a

Oração da Campanha da Evangelização
Pai Santo,
quisestes que a vossa Igreja fosse no mundo
fonte de salvação para todas as nações,
a fim de que a obra do Cristo que vem
continue até o fim dos tempos.
Aumentai em nós o ardor da evangelização,
derramando o Espírito prometido,
e fazei brotar em nossos corações a resposta da fé.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém!

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Queremos colocar em prática a Palavra que ouvimos.

BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.