segunda-feira, 18 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. – (Mt 28,8-15)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 18 DE abril de 2022 (segunda-feira) 108º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Nada nos torna tão grandes como uma grande dor.”

(Alfred de Musset)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO AMIGO

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

DIA Internacional dos Monumentos e Sítios

DIA INTERNACIONAL DO RADIOAMADOR

DIA da Convenção Republicana

DIA DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DOS ÍNDIOS

DIA DE ALLAN KARDEC (SP)

DIA DE MONTEIRO LOBATO (SP)

DIA do Espírita

DIA do Espiritismo

DIA do Livro Espírita

DIA dos Donos de Animais de Estimação

DIA dos Ex-Namorados

DIA do Malabarista

DIA da Independência do Zimbabwe

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bilac (São Paulo) Antônio Cardoso - Pau Brasil (Bahia) Penedo (Alagoas) Espigão Alto do Iguaçu (Paraná) Ponta de Pedras (Pará) Itarana (Espirito Santo) Flores do Piauí (Piauí)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA LUIZA DAHROUG CONESSA (sobrinha neta São Paulo /SP) LEANDRO AUGUSTO ESTORK (primo Deusa Alimentos Garça /SP) CLAUDENZIL ALVES (primo São Paulo /SP) FERNANDO CARBALLAL RODRIGUEZ (Garça /SP) KENIA CASAGRANDE CARBALLAL (Empresária Garça /SP)  VERA MARIA COSTA MOTA (DG-DLC1-Lions Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador /RJ) JACIRA PEREIRA SVIZZERO (Lions Clube de Bauru Centro /SP) CARMEM H. P. BOCCHI BETTIO (Lions Clube de Adamantina /SP)OLIMARA  GONÇALVES  MARINHO (Cassilândia /MS)  MARISA MAGDALONI VOLLET (Garça /SP) JOSÉ ANGELO PEREZ (Advogado Garça /SP) GILMAR ANIDO COSTA GONZALES(empresário Marilia /SP) RODRIGO ZANCOPÉ ROSÁRIO (Farmacêutico Garça /SP) ANA LUCIA BONFIM TRAVENSOLO (Garça/SP) DANIEL MENDONÇA (empresário Garça/SP) JOSÉ EDNALDO CARRERO (Garseg Garça /SP) JAIR GIMENES LOPES (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PIRAJUÍó1970ó52 ANOS ó (Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora dos Prazeres

MARIA DA ENCARNAÇÃO (BÁRBARA AVRILLOT)

Beata Savina Petrilli

SÃO GALDINO

SANTO APOLÔNIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Confiamos na vitória do bem, da justiça, da verdade. Na ressurreição, começa uma nova humanidade: Ide anunciar a meus irmãos – Mt 28,8-15

 

 

O Senhor vos introduziu na terra onde correm leite e mel; que sua lei esteja sempre em vossos lábios, aleluia! (Ex 13,5.9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Somos testemunhas do Ressuscitado, que nos dá a conhecer os caminhos da vida e nos cerca de alegria, expulsando todo medo. Peçamos seu auxílio para que caminhemos com um coração cada vez mais ressuscitado e convertido.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME COMPREENDER QUE A RESSURREIÇÃO DE JESUS É OBRA DO TEU AMOR POR ELE E POR TODA A HUMANIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fazeis crescer a vossa Igreja, dando-lhe sempre novos filhos e filhas, concedei que, por toda a sua vida, estes vossos servos e servas sejam fieis ao sacramento do batismo que receberam professando a fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 17 de abril de 2022 - Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

– Liturgia da Palavra 

  Os que buscam abertamente o amor de Jesus ressuscitado experimentam transbordante alegria e coragem que os impulsionam a testemunhar a bondade e a fidelidade do Senhor.

 

 

1ª Leitura (At 2,14.22-32) – Não era possível que a morte o dominasse.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

No dia de Pentecostes, 14Pedro, de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22“Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isso vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse. 25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua, e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida, e a tua presença me encherá de alegria’. 29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou esse mesmo Jesus e disso todos nós somos testemunhas”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 16(15)

 

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

 

 

– 17 de abril de 2022 - Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

– Evangelho do dia 

 

Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão.  (Mt 28,8-15)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24) .

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 8as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. 12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”. 15Os soldados pegaram o dinheiro e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus até o dia de hoje.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

1ª Segunda-feira Páscoa – C

 

“As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: - Alegrai-vos! As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: - Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”

(Mateus 28,8-10).

 

Jesus, quase todas as religiões e também a Igreja católica privilegia os homens como autoridades religiosas para anunciar o Evangelho e para dirigir a Igreja.

No entanto, o seu modo de viver e de agir foi bem diferente.

A primeira grande protagonista da revelação que o senhor nos trouxe foi uma mulher, sua mãe.

Ao longo da sua missão, várias mulheres foram discípulas fiéis, que o seguiram e ajudavam em tudo.

E o senhor não escondia o amor que sentia por elas, livrando-as das ameaças e dos preconceitos.

Na hora mais difícil da dor, algumas mulheres choraram impotentes ao vê-lo carregar a cruz e outras permaneceram ao seu lado, bem junto à sua cruz. Por isso, foram elas as primeiras grandes testemunhas da sua Ressurreição, que o senhor enviou para anunciarem aos demais discípulos o seu encontro com eles.

 

Senhor, parece que, com o correr do tempo, nos distanciamos dessa ‘boa nova’ do seu Evangelho, quando deveríamos ser um testemunho para transformar a mentalidade machista de quase todas as culturas do mundo.

Se o testemunho e o anúncio da Ressurreição constituem  a essência da nossa fé cristã, e se foi confiado às mulheres serem as primeiras anunciadoras da sua Páscoa, então a nossa Igreja deveria superar as tradições culturais que a impedem de dar à elas a autoridade religiosa e missionária que o senhor lhes conferiu.

Continuamos a contar com milhares de mulheres que nos transmitem a fé no senhor, que dinamizam a vida das comunidades, que servem com alegria e dedicação.

Que possam ser reconhecidas e possam ocupar o lugar que lhes corresponde de direito, a partir do mistério da sua Encarnação, Morte e Ressurreição.

 

Senhor, ao celebrar a sua Páscoa, e recordar as primeiras cenas das suas aparições como Ressuscitado, ajude a nossa Igreja a mudar de mentalidade e a rever suas leis canônicas, para que seja mais fiel ao seu Evangelho.

 

Maria santíssima, mulher, irmã e mãe de todos nós, a mais eficaz de todos os evangelizadores, que se desdobra em milhares de títulos para cuidar de todos, principalmente dos mais necessitados, ajude-nos a celebrar a Páscoa do seu Filho bendito como um passo a mais no caminho da nossa libertação. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Esta semana é, do ponto de vista da nossa fé e da liturgia, um grande e alegre dia: o dia da ressurreição do Senhor. Somos convidados a experimentar, como as mulheres presentes no relato de Mateus, medo e alegria. A ressurreição de Jesus é um evento inédito e de difícil compreensão. Ao reconhecer e constatar que Jesus venceu a morte, além do medo e da alegria, veremos ao longo dos próximos dias desconfiança, espanto, incredulidade, incompreensões; afinal, a ressurreição é novidade para todos, e eles, os discípulos do Senhor, precisam, a seu tempo, assimilar o que está acontecendo depois da experiência devastadora que foi a prisão, paixão e morte de Jesus no madeiro. A ressurreição de Jesus, ao contrário do que alguns quiseram fazer parecer, não se trata de boato ou mentira. A ressurreição de Jesus é verdade que ressignifica a história da humanidade e inaugura novo tempo. Aleluia. Alegria!

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 28,8-15 - Quem busca, encontra o Cristo Ressuscitado

 

Oração Inicial


“Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos’.

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado. Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. “Alegrai-vos… Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”.

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, destacando as palavras que mais o(a) tocaram, e recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste. Quais são os personagens nesta cena? O que tem por trás das palavras de cada um?

 

A ressurreição é uma notícia maravilhosa que pode mudar nossa vida. Os que tiveram um encontro com Jesus Ressuscitado encheram-se de alegria, tornaram-se suas testemunhas. Infelizmente, a verdade da ressurreição pode ser de tal modo “domesticada” que já não ecoe com vigor em nossos corações. Os sumos sacerdotes de Jerusalém tentaram sufocar essa notícia revolucionária, inventando uma história de roubo do corpo e pagando para espalharem essa versão. A fé na ressurreição nos dá um novo olhar sobre a vida e sobre a morte. Ela ilumina nossas atitudes e palavras, particularmente em meio a lutas e dificuldades. Confiamos na vitória do bem, da justiça, da verdade. Na ressurreição, começa uma nova humanidade. Pe. João Carlos Ribeiro

 

2. Meditação (Caminho)

“Jesus vem ao encontro das mulheres e afasta delas todo o medo.

Quais minhas experiências de ressurreição?

Treino meu ouvido interior para descobrir a voz de Deus na trama das relações humanas?

Minha resposta a Jesus é de confiança ou sou motivado(a) mais pelo medo?

 

 

3.Oração (Vida)

Imagino-me aos pés de Jesus ressuscitado e interiorizo as suas palavras: “Alegrai-vos! “Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”.

Deixo meu coração rezar aos pés de Jesus ressuscitado como fizeram as mulheres de Jerusalém.

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de amor.

Rezo pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Tomar consciência: eu sou testemunha da ressurreição. Quero anunciar aos meus irmãos a minha fé no ressuscitado através de minhas atitudes cotidianas.

 

Bênção

 

Feliz Páscoa!

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.