segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.' - (Mc 9,14-29)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 25 DE FEVEREIRO DE 2019 (segunda-feira) 056º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A POSSIBILIDADE DE REALIZARMOS UM SONHO É O QUE TORNA A VIDA INTERESSANTE.
(Paulo Coelho)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
DIA DO ANIVERSÁRIO DO MINISTÉRIO BRASILEIRO DOS TRANSPORTES
DIA INTERNACIONAL DO IMPLANTE COCLEAR
SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): América Dourada – Canudos - Dias D'Ávila - Guajeru - Mansidão - São Gabriel - Tanque Novo - Wanderley - Várzea da Roça - Várzea Nova (Bahia)  

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCO AURELIO CONESSA CHICARELLI (m/sobrinho–RCG Tecnologia-Garça/SP)THEREZINHA CROS (prima-São Paulo/SP)CLAUDIO CONTE (Garça /SP)MAURO LACERDA (Garça /SP)ALESSANDRA RISSETE NAPOLITANO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)LEANDRO AQUINO (Garça /SP)MARIA HELENA MANCHINI (Campinas/SP)FRANCISCO ADÃO BLANCO (Lions Clube de Lençois Paulista /SP)BETÃO SOARES (Garça /SP)DANI BARRETTO (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ROSEMEIRE SCRIPTORE MONTEIRO e ALTAIR MORAES MONTEIROó(Bauru /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA Carta Constitutiva DO: LIONS CLUBE DE BAURU ESTORIL ó1991ó28 ANOS(Distrito LC 8)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PADRE VALDEMAR CARDOSOó1989ó30 ANOS ó (Vigário Episcopal da Região Pastoral III e Pároco da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP)

 Santo do Dia 
■ SANTA VALBURGA
SÃO Tarásio
Domenico Lentine

- Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).
■ A verdadeira sabedoria nos leva a estar em sintonia com Deus na oração. Esta alimenta nossa fé e é fundamental para nos libertar da realidade maléfica que perturba a sociedade.
– Oração 
“PAI, REFORÇA MINHA FÉ, DE MODO A ME PREDISPOR A SER BENEFICIADO POR TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL TUA MISERICÓRDIA CHEGA ATÉ A MIM.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2ª-feira da 7ª Semana      Do Tempo Comum – 25 de fevereiro de 2019
Sabedoria e fé estão intimamente ligadas. Com elas, é possível expulsar o mal do mundo e instaurar o reinado de Deus. 

1ª Leitura (Eclo 1,1-10) – Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria.  Início do Livro do Eclesiástico:

1Toda sabedoria vem do Senhor Deus. Ela esteve e está sempre com ele. 2Quem pode contar a areia do mar, as gotas da chuva, os dias do tempo? 3Quem poderá medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundeza do abismo? 4Antes de todas as coisas foi criada a sabedoria, a inteligência prudente vem da eternidade. 5Fonte da sabedoria é a palavra de Deus no mais alto dos céus, e seus caminhos são os mandamentos eternos. 6A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem conheceu as capacidades do seu engenho? 7A ciência da sabedoria, a quem foi revelada? E quem compreendeu sua grande experiência? 8Só um é o altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e a quem muito se deve temer, assentado em seu trono e dominando tudo, Deus. 9Ele é quem a criou no espírito santo: ele a viu, a enumerou e mediu; 10ele a derramou sobre todas as suas obras e em cada ser humano, segundo a sua bondade. Ele a concede àqueles que o temem.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 92(93)
Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor!


Evangelho do dia
– 2ª-feira da 7ª Semana      Do Tempo Comum – 25 de fevereiro de 2019
'Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.' - (Mc 9,14-29)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da lei estavam discutindo com eles. 15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “O que discutis com eles?” 17Alguém da multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito. Mas eles não conseguiram”. 19Jesus disse: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei que suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. 21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. 23Jesus disse: “Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”. 26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé. 28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Peçamos a Jesus que ajude nossa falta de fé”
Tudo é possível para quem tem fé!
"Se você puder ...! "Jesus respondeu. "Tudo é possível para quem acredita". Imediatamente o pai da criança exclamou: "Creio, ajuda-me porque tenho pouca fé” (Mc 9,23-24).

Nos acompanhe com o Evangelho de hoje um pai que viveu uma situação dramática. Ele sofreu com seu filho desde que ele era criança. Porque, desde então, um espírito agitou aquela criança, ele jogou fogo e água.
Então, o pai e a mãe daquela criança não sabiam mais o que fazer para ajudar a criança. Foi a dor de um pai e uma mãe com um coração desesperado diante da fraqueza que aquela criança vivia. Então eles se voltaram para Jesus.
E o pedido do pai foi: "Senhor, se puder, por favor, faça pelo meu filho". E Jesus responde: "Se você puder, tudo é possível para aqueles que têm fé". Quão linda a resposta do pai! Porque, humildemente, ele disse: “Senhor, tenho fé sim, talvez seja uma fé fraca, mas com essa fé que tenho, peço-lhe: ‘Ajude-me, ajude-me pouca fé ou minha falta de fé’”.
Quando olho para a situação daquele pai, vejo a situação de muitos pais, que têm fé, acreditam em Deus, sabem que Ele é Pai, mas muitas vezes não sabem como recorrer a Deus, porque sentem que não têm tal fé.
Eu falo com você, pai e mãe: "Não importa o tamanho da sua fé, mas ela é pequena, jogo, triste para muitas situações na vida, mas especialmente para o sofrimento que os seus filhos podem causar-lhe: têm dúvidas. Busque a Jesus de todo o seu coração e de toda a sua alma. "
Assim como esse pai, também abra nossos corações para Jesus. Vamos pedir a Ele por ajuda e por Ele ajudar a nossa falta de fé. Que Ele venha nos ajudar diante dos nossos sofrimentos.
Não precisamos ter medo e desconfiança, porque o Senhor vem para nos ajudar diante de nossas fraquezas, quando nos colocamos humildemente em Sua presença. Eu procuro o evangelho de hoje e muitos pais vêm à mente que, muitas vezes, caem de joelhos, dia e noite, implorando a Deus por seus filhos.
Hoje, quero implorar a todos e colocar a semente em todos que nos acompanham: homens e mulheres, pais e mães. Fique de joelhos na presença de Jesus para clamar por seus filhos. Não espere que seu filho manifeste um problema, alguma dificuldade ou sofrimento.
Peço aos pais que, a partir do momento em que a criança é concebida, a primeira coisa a fazer é ajoelhar-se, dar por Jesus, é chorar o Sangue de Jesus por seu filho.
Que alegria e que bênção quando uma criança nasce! Mas não se deixe levar pela exaltação da vida que nasceu, fique de joelhos na presença do Senhor. E quando ela está crescendo e tornando-se um menino, uma menina, um adolescente, um jovem e em todos os períodos de sua vida, joelhos pai e mãe no chão são súplicas de bênção de Deus para orientar, liberar, salvar e restaurar as crianças.
Sempre coloque seus filhos na presença de Jesus.  
Deus abençoe você!

– Reflexão - Na oração de Jesus palpamos o interesse de Deus pelo homem
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, voltamos a considerar a oração de Jesus relacionada com a sua prodigiosa ação curadora. Nos Evangelhos aparecem várias situações nas quais Jesus ora diante da obra benéfica e curadora de Deus Pai, que atua através dele.

Trata-se de uma oração que, uma vez mais, manifesta a relação única de conhecimento e de comunhão com o Pai, enquanto Jesus participa com grande proximidade humana no sofrimento dos seus amigos ou de tantos pobres e doentes a quem Ele quer ajudar concretamente. Com a sua oração, Jesus quer levar-nos à fé, à confiança total em Deus e na sua vontade, e mostrar-nos que este Deus que amou o homem—até ao ponto de enviar o seu Filho Unigénito— é o Deus da Vida, o Deus que traz esperança e é capaz de mudar as situações humanamente impossíveis.

—A minha oração confiada como crente será um testemunho vivo da presença de Deus no mundo e do seu interesse pelo homem.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
No centro da cena e no meio da multidão alvoroçada, encontra-se um menino com sintomas de epilepsia.
Ele simboliza o povo oprimido e desesperado.
Recorrem aos discípulos para que o curem.
Não conseguem; falta-lhes fé. Sentem-se impotentes diante do mal que aprisiona as pessoas.
Jesus os recrimina: “Oh, geração incrédula! Até quando hei de suportar vocês?”.
Recorrem a Jesus, a quem o pai conta o drama do menino. Mas também o pai, que representa a esperança da multidão, tem fé miúda: “Se podes fazer alguma coisa…”.
Jesus reforça a lição sobre a fé: “Tudo é possível para quem crê”.
Finalmente, Jesus ordena que o espírito surdo e mudo deixe a criança em paz.
Aos discípulos decepcionados pela incapacidade de curar o menino, Jesus esclarece o motivo do fracasso: FALTA DE FÉ E ORAÇÃO.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Marcos 9,14-29 - "Tudo é possível a quem tem fé!"
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com Jacques Lebret:
Pai, fonte de luz e de calor,
envia-nos hoje a tua Palavra viva, e faze que
aceitemos sem medo o sermos por ela abrasados.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)  - O que a Palavra diz? Leio, na minha Bíblia,  Marcos 9,14-29.
Quando eles chegaram perto dos outros discípulos, viram uma grande multidão em volta deles e alguns mestres da Lei discutindo com eles. Quando o povo viu Jesus, todos ficaram admirados e correram logo para o cumprimentarem. Jesus perguntou aos discípulos:
- O que é que vocês estão discutindo com eles?
Um homem que estava na multidão respondeu:
- Mestre, eu trouxe o meu filho para o Senhor, porque ele está dominado por um espírito mau e não pode falar. Sempre que o espírito ataca o meu filho, joga-o no chão, e ele começa a espumar e a ranger os dentes; e ele está ficando cada vez mais fraco. Já pedi aos discípulos do senhor que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram.
Jesus disse:
- Gente sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de aguentá-los? Tragam o menino aqui.
Quando o levaram, o espírito viu Jesus e sacudiu com força o menino. Ele caiu e começou a rolar no chão, espumando pela boca.
Aí Jesus perguntou ao pai:
- Quanto tempo faz que o seu filho está assim?
O pai respondeu:
- Ele está assim desde pequeno. Muitas vezes o espírito o joga no fogo e na água para matá-lo. Mas, se o senhor pode, então nos ajude. Tenha pena de nós!
Jesus respondeu:
- Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé.
Então o pai gritou:
- Eu tenho fé! Ajude-me a ter mais fé ainda!
Quando Jesus viu que muita gente estava se juntando ao redor dele, ordenou ao espírito mau:
- Espírito surdo-mudo, saia desse menino e nunca mais entre nele!
O espírito gritou, sacudiu o menino e saiu dele, deixando-o como morto. Por isso todos diziam que ele havia morrido. Mas Jesus pegou o menino pela mão e o ajudou a ficar de pé.
Quando Jesus entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular:
- Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele espírito?
Jesus respondeu:
- Este tipo de espírito só pode ser expulso com oração.
Refletindo
Um homem levou a Jesus seu filho, que estava com um “espírito mudo”, dizendo que os discípulos não tinham conseguido expulsá-lo. O menino ficava agitado por causa do demônio. Jesus afirmou que "tudo é possível ao que crê".
“Eu creio”, disse o homem, e confessou sua fé insuficiente. Jesus expulsou o demônio
Em casa, os discípulos perguntaram por que eles não tinham conseguido expulsar o demônio. Jesus respondeu que aquele tipo de demônio só se expulsava com oração.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim? Neste texto, a fé aparece como dom de Deus que se conquista pela oração.A oração do pai do menino pode ser modelo de nossa oração: “Eu creio, senhor, mas ajuda-me na minha falta de fé”.No final, Jesus explica aos discípulos que também nós cristãos só podemos agir com plena força se pedirmos esta força ao Pai, em oração.Como é a minha oração? Freqüente? Confiante? Humilde?
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida: 
" Cremos e anunciamos “a boa nova de Jesus, Messias, Filho de Deus” (Mc 1,1). Como filhos obedientes á voz do Pai queremos escutar a Jesus (cf. Lc 9,35) porque Ele é o único Mestre (cf. Mt 23,8). Como seus discípulos sabemos que suas palavras são Espírito e Vida (cf. Jo 6,63.68). Com a alegria da fé somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação." (DAp 103).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Reze ainda com Jacques Lebret:
Venha a tua Palavra, Senhor, e,
uma vez acesos nossos corações  com o teu fogo inextinguível,
nós mesmos seremos portadores deste fogo uns para os outros.
Torna-nos, Senhor, palavras quentes e luminosas,
capazes de incendiar o mundo,
a fim de que cada pessoa possa sentir-se cercada
pelas chamas infinitas do teu amor. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (Vida).
Quero transformar minha vida em oração para  comunicar a força, a bondade e a misericórdia  de Deus.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.