quinta-feira, 19 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Eu sou o pão vivo descido do céu.” - (Jo 6,44-51)


 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 19 DE ABRIL DE 2018 (quinta-feira) 109º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
“DEUS RESERVA PARA NÓS A FELICIDADE DEFINITIVA E A SEGURANÇA QUE TODOS NÓS DESEJAMOS.”
(C. S. Lewis)

 Datas Comemorativas 
DIA da Bicicleta
DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
DIA DO INDIO
DIA Mundial dos Fundos Mútuos de Investimento
DIA NACIONAL DO POETA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jarinu (São Paulo) Antônio Cardoso - Pau Brasil (Bahia) Penedo (Alagoas) Espigão Alto do Iguaçu (Paraná) Ponta de Pedras (Pará) Manaus (Amazonas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MILENE DE FÁTIMA SERAFIM CONESSA (Macrocontábil Conessa–Lions Clube de Garça/SP) BRENO SASSO (neto Zuleide e Abilio-Garça /SP)GISLENE GALVÃO BOSQUÊ (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) CAIQUE TOZATO (Leo Clube de Garça/SP) SILVIO ZILLIO (Orthometric Marilia/SP) PDG HAIRTON SANTIAGO (Lions Clube de José Bonifácio /SP) VALDIR ALBURGUETE (Lions Clube de Junqueirópolis /SP) PE. JOSÉ MANOEL BELO DE OLIVEIRA (Alfonsianum Missionário Redentorista-São Paulo/SP) JOSÉ ALFREDO MARTINELLI MARTINO (J A Imobiliária Garça/SP) ANTONIO CARLOS MACEDO (Garça/SP)  MARIO INAGUIRE (Garça/SP)IRIS SILVA SANTIAGO (RCG Garça/SP) GILMAR DOS SANTOS (Garça/SP) PE. MILTON AFONSO DO NASCIMENTO (Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Jóquei de Marília/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA TERCEÍRO MILÊNIOó2001ó17 ANOS(Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA EMA DA SAXÔNIA
SÃO EXPEDITO
SÃO LEÃO IX

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Cantemos ao Senhor, ele se cobriu de glória. O Senhor é a minha força e o meu cântico: foi para mim a salvação, aleluia! (Ex 15,1s)
Hoje aclamemos a Jesus, ovelha levada ao matadouro e Pão da vida. Nele Deus assume a natureza humana e se mostra solidário às pessoas, que podem conhece-lo e se deixar instruir por ele.
Oração
ESPÍRITO DE DOCILIDADE AO PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO PARA ACOLHER OS ENSINAMENTOS DIVINOS E COLOCAR-ME, RESOLUTAMENTE, NA BUSCA DO RESSUSCITADO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir mais de perto o vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, sigamos com firmeza a luz da verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Leituras
19 de abril de 2018 5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Para suscitar a fé, a Palavra de Deus às vezes necessita de alguém que a interprete. Mestre da Palavra e pão descido do céu, Jesus quer que todos sejamos seus discípulos.

 1ª Leitura - (At 8,26-40) -Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.
28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”
31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arran­cada da terra”.
34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”
38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 65 (66)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Evangelho do dia
19 de abril de 2018 5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
"Eu sou o pão vivo descido do céu. - (Jo 6,44-51)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o pão vivo descido do céu, quem deste pão come, sempre há de viver (Jo 6,51).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/      
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         O corpo do Senhor trouxe razão para a nossa vida
Deus nos deu a Sua carne, o Seu corpo inteiro para nos “alimentar”!
Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo  (João 6,51).
O Corpo do Senhor foi pregado na Cruz para dar vida ao mundo. Quando olhamos para o Cristo crucificado na Cruz, temos piedade e dó, entretanto, não é uma coisa e nem outra, é um amor profundo.
O pai e a mãe trabalham para dar vida aos seus filhos. Penso na mãe que dá o leite do seu seio para alimentar a vida que gerou, dá o seu próprio corpo para alimentar os seus filhos.
Deus nos deu a Sua Carne, o Seu Corpo inteiro para nos “alimentar”. Aquele Corpo que foi colocado na Cruz, pareceu para alguns um espetáculo ridículo, porque para eles alguém ser pregado numa cruz e nu era digno de condenação. Mas, Jesus não tinha nenhum motivo para ser condenado, permitiu ser condenado para ser alimento, Ele mesmo quis ser a nossa salvação, a nossa redenção. O “Pão” que Ele nos deu é o Seu próprio Corpo para salvar a vida do mundo.
Não permitamos que a nossa vida pereça por falta de significados e sentidos. A cada minuto uma pessoa se suicida, tira a própria vida. Só tira a própria vida quem não tem sentido para a sua vida. Não é um julgamento daqueles que se suicidaram, cada um tem as suas razões psicológicas. A verdade é que a nossa vida precisa de sentido (…) precisamos de uma razão para viver; o Corpo do Senhor é a razão da nossa própria vida. É preciso comer, alimentar-se, permitir sermos alimentados pela presença d’Ele.
Volto-me para a Eucaristia e não vejo nela apenas um sentido de “memória”, no sentido de lembrança, mas a própria Carne e Sangue do Senhor foram dados como alimento para nós. Para mergulharmos na Eucaristia, permitamos que a nossa vida seja mergulhada no Corpo e Sangue do Senhor, permitamos ser inebriados por essa presença transformadora e santificadora, que transcende a nossa própria capacidade humana.
A Eucaristia é um sacramento belo e profundo para a nossa própria compreensão. Se não podemos compreender, creiamos, vivamos da fé, mas deixemos que a Eucaristia transforme a nossa maneira de pensar.
Deus abençoe você!

ReflexãoJoão 6: a Palavra se faz “pão”, em primeiro lugar, através da Encarnação
AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— as palavras de Jesus revelam como nos podemos “alimentar” de Deus e viver Dele: Deus torna-se “pão” para nós, especialmente, na encarnação do Logos (a Imagem de Deus, o Filho de Deus). A Palavra fez-se Carne! O Logos fez-se um de nós e entra assim no nosso âmbito, naquilo que nos é acessível.

Mas, para lá de encarnação da Palavra, ainda é necessário mais um passo que Jesus menciona nas palavras finais do seu sermão: a sua carne é vida “para” o mundo (cf. 6,51). Desta forma, alude-se para lá da encarnação, ao objeto interior e à sua última realização: a entrega que Jesus fez de si mesmo até à morte e o mistério da Cruz.

Jesus fez-se homem para se entregar e ocupar o lugar do sacrifício dos animais, que apenas poderiam ser os gestos de um anseio, mas não uma resposta. Em definitiva, o Pão contém o mistério da paixão.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Nunca é demais me questionar sobre o lugar que ocupa a Eucaristia em minha vida!
- O que peço a Deus além do normal pão de cada dia?
- Como trato os que me pedem pão?
- O inferno é ausência de Deus. Ele está sempre presente em mim?
- Lembro-me sempre de que é Deus que me dá forças e me conforta na caminhada?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,44-51 - O Pão do céu
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos o dom da sabedoria,
para que possamos avaliar todas as coisas
à luz do Evangelho e
ler nos acontecimento da vida
os projetos de amor do Pai.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 6,44-51, e observo Jesus que fala do pão da vida.
Só poderão vir a mim aqueles que forem trazidos pelo Pai, que me enviou, e eu os ressuscitarei no último dia. Nos Profetas está escrito: "Todos serão ensinados por Deus." E todos os que ouvem o Pai e aprendem com ele vêm a mim. Isso não quer dizer que alguém já tenha visto o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; ele já viu o Pai.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os antepassados de vocês comeram o maná no deserto, mas morreram. Aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.
Refletindo
Ele afirma que quem crê, tem a vida eterna. Volta a dizer que é o pão da vida. Diz ainda que quem come deste pão tem a vida eterna.
Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me. Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho. Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)  O que o texto diz para mim, hoje?
Jesus me questiona de novo sobre meus alimentos. O que busco como alimento para meu espírito, para minha vida cristã? Como pessoa batizada sou também convocada a uma missão. De que me nutro para esta missão? Qual é a fonte que sacia minha sede de vida?
Meditando
Os bispos em Aparecida, disseram que a Eucaristia deve ser o centro da nossa vida: “
Todas as comunidades e grupos eclesiais darão fruto na medida em que a Eucaristia for o centro de sua vida e a Palavra de Deus for o farol de seu caminho e de sua atuação na única Igreja de Cristo.”(DAp 180)
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo: 
Espírito vivificador, a ti consagro o meu coração: 
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida. 
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
 Buscarei alimentar minha vida com o pão do céu e ver o mundo na ótica de Jesus Mestre.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.