sexta-feira, 16 de novembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. - (Lc 17,26-37)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO  
 GARÇA/SP, 16 DE NOVEMBRO DE 2018 (sexta-feira) 320º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SAUDADE A GENTE TEM É DOS PEDAÇOS DE NÓS QUE FICAM PELO CAMINHO.
(Martha Medeiros)

 Datas Comemorativas 
DIA DO POLICIAL FEDERAL
DIA NACIONAL DA AMAZÔNIA AZUL
DIA NACIONAL DE ATENÇÃO À DISLEXIA
DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS
DIA INTERNACIONAL DO PATRIMÔNIO MUNDIAL
DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA (ONU)
DIA INTERNACIONAL CONTRA A ANOREXIA
DIA MUNDIAL PARA A PREVENÇÃO DAS ULCERAS DE PRESSÃO
DIA DA TRADIÇÃO ORAL
DIA INTERNACIONAL DOS RECORDES DO GUINNESS
DIA INTERNACIONAL DA FILOSÓFIA
SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Águas de Lindóia - Salesópolis (São Paulo) Sucupira do Norte (Maranhão) Guamiranga - Honório Serpa (Paraná) Santo Antônio do Monte (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIANA GIGUEIRA PERES MANCHINI (Motoppar-Miami /USA) Adriana Levi Balbino (prima-São Paulo /SP) MARIA IRENE NASCIMENTO PAIVA (Eq 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) Silvana Cappelin Zago (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Haruo Moriyama (Lions Clube de Guaraçai /SP) LuIZ PiZA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Geny MARIA Vieira GRAÇaS (Lions Clube de Paranaíba /MS) Telma Aparecida Inácio (Garça/SP) Marcelo Perez (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  Telma ReGiNa DOS SANTOS MECENERO E ROGÉRIO MECENEROó2002ó16 ANOS (MACROCONTÁBIL CONESSA-Eq 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTA MARGARIDA DA ESCÓCIA
SANTa GERTRUDES
SÃO JOSÉ MOSCATI

- Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3)
É necessário permanecermos na fidelidade a Cristo para vencer as adversidades da existência. Viver os mandamentos de Deus é refúgio na hora das dificuldades.
Oração
PAI, DÁ-ME SUFICIENTE SENSATEZ PARA NÃO BUSCAR SEGURANÇA E SALVAÇÃO NOS BENS DESTE MUNDO, POIS SÓ AS ENCONTRO JUNTO DE TI, NA OBEDIÊNCIA FIEL À TUA VONTADE.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
16/11/2018 Sexta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Feliz é quem na lei do Senhor vai progredindo: ela nos ensina a nos amarmos uns aos outros, fazendo da vida um dom, e nos prepara para o julgamento de Jesus.

1ª Leitura (2Jo 4-9) – Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho. Leitura da Segunda Carta de São João:

4Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai.
5E agora, Senhora, eu te peço – não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois se trata daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos.
Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. 7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 8Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 118 (119)
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!


Evangelho do dia
16/11/2018 Sexta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. - (Lc 17,26-37)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!
(Lc 21,28).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Vigilância é estar com o coração em Deus a todo momento
Se vivermos bem a vigilância a Deus em tudo aquilo que realizamos, a chegada ao Reino de Deus não será surpresa para ninguém!
Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado” (Lucas 17,34-36).

Quando escutamos esse Evangelho de Jesus o qual fala dos acontecimentos finais, da surpresa definitiva da vinda de Deus para o meio de nós, ficamos assustados porque será de forma inesperada. Na hora em que menos esperarmos, a manifestação definitiva de Deus estará no meio de nós.

Se Deus não vem, nós vamos e a nossa ida para Ele não será com hora e nem dia marcado. Às vezes, vivemos aquela vida improvisada, de qualquer jeito, onde só nos preparamos para uma coisa na hora em que a viveremos.

Temos de estar preparados, temos de estar com as nossas “contas em dia”, com a nossa vida em dia. Não temos de estar preparados para morrer daqui há 10 ou 20 anos. Eu quero ter vida longa e quero que você, também, a tenha.  Mas, a nossa vida é o hoje, o aqui e o agora bem vividos.

Tem um remédio evangélico fundamental que se chama: vigilância, ou seja, cuidar da vida a cada dia e não improvisar a cada momento da vida. Vigilância é estar com o coração em Deus a todo e qualquer momento. Alguns pensam: “Quando eu vou à Igreja, coloco o meu coração em Deus”. Mas, não é assim. Se estamos trabalhando, correndo, fazendo isso e aquilo, não podemos entregar o nosso coração para as práticas erradas, para os vícios, para os erros, para o pecado.

Temos de estar com o nosso coração preparado todos os dias. Por isso, o Evangelho diz que duas pessoas estavam no mesmo lugar, uma estava com o coração em Deus e a outra não estava. Não adianta, é aquela que está com o coração em Deus que vai.

O marido e a esposa dormem na mesma cama. Porém, um deles está o coração honesto, reto e em Deus; mas o outro pode não estar. Então, um será tomado e o outro será deixado.

Você está com seu companheiro e parceiro de trabalho, seu irmão de Igreja e de comunidade; mas estarem juntos não quer dizer que os dois têm o mesmo coração. Entretanto, se estamos juntos com o outro, é importante que o ajudemos a ter um coração em Deus e, aprendamos com ele a ter um coração fiel a Deus. É assim que se vive a espera do Senhor. É assim que vivemos para nos prepararmos para irmos ao encontro d’Ele.

Se vivermos bem, cada dia da nossa vida a vigilância e fidelidade a Deus em tudo aquilo que realizamos, a morte, a chegada ao Reino de Deus não será surpresa para ninguém.

Deus abençoe você!

 Reflexão - O Juízo Final: resposta às injustiças da história
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje em dia, desvaneceu-se a ideia do Juízo Final: a fé cristã orienta-se, sobretudo para a salvação pessoal da alma; a reflexão sobre a história universal está, contudo, dominada em grande parte pela ideia do “progresso”.

O ateísmo dos séculos XIX e XX, nas suas raízes e finalidades, é uma moralidade, um protesto contra as injustiças da história: tanto sofrimento de inocentes e tanto cinismo por parte do poder, não podem ser obra de um Deus bom. Porém, embora o protesto contra Deus seja compreensível, a pretensão de que a humanidade possa fazer justiça sem Deus é presunçosa e intrinsecamente falsa. Se desta premissa derivaram as maiores crueldades, não se trata de coincidência.

—Um mundo que tem de criar a sua justiça por si própria é um mundo sem esperança. A fé no Juízo Final e na nova vinda de Cristo é, acima de tudo, uma esperança, cuja necessidade se tornou mais evidente precisamente nas convulsões dos últimos séculos.

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
No início de um novo dia, queremos no encontro com o Senhor através da Leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir as luzes e graças necessárias para a nossa caminhada.
Silenciando interiormente, repita algumas vezes, pausadamente, a oração: Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que o texto diz em si? Observe o contexto do relato evangélico. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o tema central de sua mensagem? O que significam os “dias do Filho do Homem”?
“A vinda do Filho do Homem tem sempre um caráter de surpresa; nenhum ser humano pode saber quando acontecerá. Daí a necessidade da vigilância. O dilúvio é interpretado pela própria Escritura como um evento de purificação. A causa do dilúvio foi a maldade crescente da humanidade e a corrupção da obra da criação de Deus (cf. Gn 6–8). O mesmo se diga da destruição de Sodoma e Gomorra que, em razão de sua perversidade, foram arrasadas por enxofre e fogo do céu (Gn 19,1-29). A partir desses dois acontecimentos, Jesus exorta os discípulos a não viverem a vida como se Deus não existisse, ou como se a fé não dissesse respeito aos valores da vida. A excessiva preocupação com questões relativas à vida de cada dia e com o bem-estar (Mt 6,25-34; Lc 12,22-31) pode distanciar o discípulo das coisas de Deus e fazê-lo até prescindir de Deus na organização de sua vida. As histórias mencionadas de Noé e Ló servem para ilustrar essa situação e interpelar os discípulos a permanecer unidos ao Senhor. A fé em Deus tem para a vida do cristão uma implicação ética: ela exige um comportamento condizente com a vontade de Deus. A vida do fiel deve ser expressão da fé que ele professa e da relação com o Deus em quem põe a sua confiança e a sua esperança. Na vida do discípulo, e de toda a comunidade cristã, tudo tem de ser vivido a partir da centralidade do Reino de Deus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) “O texto evangélico, com seu linguajar incômodo, é uma lição de vigilância. O discípulo precavido não será tomado de surpresa, quando o Filho do Homem se manifestar. O alerta contínuo permite-lhe discernir os fatos e os acontecimentos e perceber os anseios do Pai. E, obediente, cuida de se pautar pelo querer paterno” (Do livro: ‘Dia a dia nos passos de Jesus’, Paulinas Editora).
Para pensar: Vivo em atitude vigilante a vinda do Senhor? Quais são os valores que cultivo, qual é a minha relação com Deus e com as pessoas? Como vivo a minha fé e o meu testemunho cristão no mundo?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) “Deus da História, que falastes as palavras eternas adaptando-as ao ouvido do homem, que não hesitaste em entrar tu mesmo no tempo para te fazer encontrar, conhecer e amar por nós. Dá-nos não te procurar longe, mas reconhecer-te em todo lugar onde a tua Palavra proclama a certeza da tua presença, velada hoje, certamente, e sofrida, livre, um dia, e brilhante no ocaso do tempo quando surgirá a aurora do teu retorno glorioso. Amém. Aleluia!” (Bruno Forte)

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual é o novo olhar que nasceu em mim, a partir da Palavra? Quais apelos recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.