sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou. - (Mc 6,14-29)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 F E V E R E I R O C A R N A V A L
 GARÇA/SP, 07 DE FEVEREIRO de 2020 (sexta-feira) 038º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE QUER VIVER UMA VIDA FELIZ, AMARRE-SE A UMA META, NÃO ÀS PESSOAS NEM ÀS COISAS.
(Albert Einstein)


 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS
DIA NACIONAL DO GRÁFICO
SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aratuípe (Bahia)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JACIRA TERCIOTTI TOSTA (Garça /SP)EDMILSON ALVES RIBEIRO (Fortal - Garça /SP)JAMIR APARECIDO DA SILVA (Jonalista - Santos/SP) MARISTELA DO CARMO MARTINS ROMANO (Garça /SP) VALERIA MERINO DA SILVA (Lions Clube de Bauru Falcão /SP)CLAUDIA HITOMI aSANOME MORIYAMA (Lions Clube de Guaraçaí/SP)ENÉAS ISIDORO (Lions Clube de Junqueiropolis /SP)Zuraide Figueiredo Guedes (PDG LC11-Lions Clube de Porciúncula /RJVanderlei Jacob (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)Laura Felippe de Mello (Garça /SP) CORNELIO CESAR K. MARCONDES (Advogado-Garça /SP) MARIANA DA SILVA FONTES (Garça/SP)Patricia Ribeiro (Mogi das Cruzes /SP)MARINA TORCENELLI GUIMARÃES (Agudos /SP) -
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO e VLADIMIR COELHOó( (PDG DLC8-lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ÂNGELO JOSÉ BIFFI ó1998ó22ANOS (Pároco da Paroquia São Francisco de Assis de Dracena/SP) Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES ó2004ó16ANOS (Pároco da Paroquia São José de Osvaldo Cruz/SP) Pe. MÁRCIO ROBERTO RIOS MARTINS ó2009ó11ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia/SP)

 Santo do Dia 
SÃO RICARDO
Pio IX
Eugênia Smet
SÃO ROMUALDO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Louvemos a Deus na Eucaristia, associando a esta ação de graças a vida de todos os que amam e amaram o Senhor. Este banquete de vida contrasta com o banquete dos poderosos, sinal de morte.
– Oração 
PAI, QUE AS CONTRARIEDADES DA VIDA JAMAIS ME INTIMIDEM E IMPEÇAM DE SEGUIR ADIANTE, CUMPRINDO MINHA MISSÃO DE EVANGELIZADOR.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
07 de Fevereiro de 2020 6ª-feira da 4ª Semana Do Tempo Comum
■ O testemunho de fidelidade pode trazer consequências dolorosas, mas será motivo de louvor ao Senhor e de força na caminhada do povo.

1ª Leitura (Eclo 47,2-13) – Davi, de todo o coração, louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu Criador.  Leitura do Livro do Eclesiástico:

2Como a gordura, que se separa do sacrifício pacífico, assim também sobressai Davi, entre os israelitas. 3Brincou com leões como se fossem cabritos e com ursos, como se fossem cordeiros. 4Não foi ele que, ainda jovem, matou o gigante e retirou do seu povo a desonra? 5Ao levantar a mão com a pedra na funda, ele abateu o orgulho de Golias. 6Pois invocou o Senhor, o Altíssimo, e este deu força a seu braço direito e ele acabou com um poderoso guerreiro e reergueu o poder do seu povo.
7Assim foi que o glorificaram por dez mil e o louvaram pelas bênçãos do Senhor, oferecendo-lhe uma coroa de glória. 8Pois esmagou os inimigos por toda a parte, e aniquilou os filisteus, seus adversários, abatendo até hoje o seu poder. 9Em todas as suas obras dava graças ao Santo Altíssimo, com palavras de louvor: 10de todo o coração louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu criador. 11Diante do altar colocou cantores, que deviam acompanhar suavemente as melodias. 12Deu grande esplendor às festas e ordenou com perfeição as solenidades até o fim do ano: fez com que louvassem o santo Nome do Senhor, enchendo o santuário de harmonia desde a aurora.
13O Senhor lhe perdoou os seus pecados, e exaltou para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliança real e um trono glorioso em Israel.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 18(17)
Louvado seja Deus, meu Salvador!

Evangelho do dia
07 de Fevereiro de 2020 6ª-feira da 4ª Semana Do Tempo Comum
É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou. - (Mc 6,14-29)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. 16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.
18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
Incomodemos a nós e ao mundo vivendo a verdade”
 O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe.
(Mc 6,27-28).
O relato dramático de João, o Batista, é contado para nós com toda a exatidão dos acontecimentos. Primeiro, com aquilo que João provoca, ou seja, o incômodo, porque a Palavra de Deus e o Seu Reino provocam incômodo nas pessoas, no mundo, na sociedade, nos governantes. É por isso que Herodes está incomodado, perturbado, querendo saber quem é este Homem do qual todos falam.

Meus irmãos, não nos acomodemos, mas incomodemos o mundo anunciando a Palavra de Deus como fez João Batista.

Precisamos ser profetas, precisamos anunciar, porque quando nós não anunciamos, o mal cresce, o erro cresce; e aqui não é questão de acusar ninguém dos pecados, aqui é questão de anunciarmos a verdade do Reino, a verdade que salva e liberta, porque é muito mais fácil ficarmos naquela posição cômoda e dizer “o problema é dele, não é meu o problema”.

É muito mais fácil vivermos a nossa espiritualidade fechada no nosso mundo e não a anunciarmos. Não! João Batista não se acomodou, Ele incomodou, e incomodou muito, sobretudo Herodíades, cuja mãe estava vivendo de uma forma ilícita com Herodes, pois era mulher do irmão de Herodes e foi viver com o irmão deste. Isso incomodava? Claro que sim, pois viviam uma relação ilícita. Em vez de rever a vida, ela preferiu eliminar aquele que o incomodava.

Não nos acomodemos, mas incomodemos a nós e ao mundo vivendo a verdade.”

Sem cabeça, atendendo o pedido de Herodes, na ocasião do seu aniversário, a sua filha Herodíades dançou, e a dança agradou demais a Herodes, assim como o mundo, como a sensualidade e o prazer agradam demais as pessoas, por isso elas estão se vendendo tão facilmente. Das danças eróticas à sedução que os prazeres provocam, as pessoas estão se vendendo, comprando-se tão facilmente, e facilmente perdendo a cabeça.

O que três cabeças perdidas – a mulher, Herodes e a filha Herodíades – o que três “sem cabeças” fazem: pedem a cabeça de João Batista, aquele cuja cabeça foi usada unicamente para anunciar a verdade, para proclamar o Reino de Deus. A cabeça dele é cortada, colocada num prato e entregue à moça como um troféu, mas, na verdade, isso é uma infâmia, é um ultraje. Eu sei que a verdade, muitas vezes, é ultrajada, negada, a verdade é, muitas vezes, desrespeitada, mas nós não podemos perder a cabeça, o juízo, o bom senso, a retidão nem a moral.

O que nós precisamos é ter cabeça e coração em Deus para não nos desviarmos da verdade e vivermos em Cristo, mas a coerência de vida nem sempre é fácil.

Não nos acomodemos, mas incomodemos a nós e ao mundo vivendo a verdade.

Deus abençoe você!

 Reflexão - O homem é “alma que se expressa no corpo” e "corpo vivificada por um espírito imortal”
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— a mistura de superstição (espiritual) e frivolidade (corporal) de Herodes acaba com a vida de Batista, porta-voz da verdade sobre o matrimônio. A correta relação entre o homem e a mulher aprofunda suas raízes na essência do ser humano: Que é o homem? E esta pergunta leva à questão: quem é Deus?

A "Bíblia" responde que o homem é criado à imagem de Deus, e Deus mesmo é amor. Portanto, o homem é semelhante a Deus na medida em que ama. Daí deriva a conexão indissolúvel entre espírito e corpo: O homem é "alma que se expressa no corpo" e "corpo vivificado por um espírito imortal". Isto é, o corpo do homem e da mulher tem um "caráter teológico". Consequentemente, a sexualidade humana não é um "complemento", e sim que pertence ao "ser pessoa": tem pleno sentido não como "algo" da pessoa, e sim como expressão do ser pessoal.

—Nessa "totalidade do homem" a liberdade do "si" deve significar "sempre".

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Com riqueza de detalhes, o evangelista põe em destaque a grandiosa figura de João Batista. Desta vez para falar de sua morte. Por sua fidelidade incondicional à vocação de precursor do Messias, por sua coerência de vida honesta e transparente, cai nas mãos do cruel Herodes Antipas. É retirado de circulação e enfrenta os horrores da cadeia. Mais tarde, tem a cabeça decepada, por ordem do mesmo rei. Cessa a voz do profeta; predomina o terror imposto pelo chefe do povo. Empobrece o mundo carente de Deus; sobressai o ódio e a prática da injustiça e da opressão. Retrato do mundo atual. Oxalá cristãos e cristãs, em número cada vez mais crescente, tomem como modelo o “maior entre os nascidos de mulher” (Mt 11,11), por sua audácia e palavras fortes em defesa dos oprimidos e marginalizados.

Oração
Senhor Jesus, teu precursor João encontra-se na cadeia, a mando de Herodes, que cultivava pensamentos e sentimentos contraditórios a respeito dele: prazer em ouvi-lo, medo, ódio, proteção. Ódio maior foi o de Herodíades, que mandou degolar o “justo e santo”, João Batista. Senhor, livra-nos do mal. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva,fsp
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,14-29 - O banquete da morte

Saudação
Preparamo-nos para a Leitura Orante da Palavra,
rezando com todos que estão na rede da internet,
invocando o modelo perfeito de comunidade:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
 São Paulo VI fez uma oração ao Espírito Santo que podemos rezar agora:
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande,
Aberto à vossa silenciosa
E forte palavra inspiradora,
Fechado a todas as ambições mesquinhas,
Alheio a qualquer desprezível competição humana,
Compenetrado do sentido da santa Igreja!
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que a Palavra diz?
Lemos atentamente,  Mc 6,14-29.
O rei Herodes ouviu falar de tudo isso porque a fama de Jesus se havia espalhado por toda parte. Alguns diziam:
- Esse homem é João Batista, que foi ressuscitado! Por isso esse homem tem poder para fazer milagres.
Outros diziam que ele era Elias. Mas alguns afirmavam:
- Ele é profeta, como um daqueles profetas antigos.
Quando Herodes ouviu isso, disse:
- Ele é João Batista! Eu mandei cortar a cabeça dele, e agora ele foi ressuscitado!
Pois tinha sido Herodes mesmo quem havia mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, com quem havia casado, embora ela fosse esposa do seu irmão Filipe. Por isso João tinha dito muitas vezes a Herodes: "Pela nossa Lei você é proibido de casar com a esposa do seu irmão!"
Herodias estava furiosa com João e queria matá-lo. Mas não podia porque Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer, mas mesmo assim gostava de escutá-lo.
Porém no dia do aniversário de Herodes apareceu a ocasião que Herodias estava esperando. Nesse dia Herodes deu um banquete para as pessoas importantes do seu governo: altos funcionários, chefes militares e autoridades da Galileia. Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça:
- Peça o que quiser, e eu lhe darei.
E jurou:
- Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino!
Ela foi perguntar à sua mãe o que devia pedir. E a mãe respondeu:
- Peça a cabeça de João Batista.
No mesmo instante a moça voltou depressa aonde estava o rei e pediu:
- Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo!
Herodes ficou muito triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, não pôde deixar de atender o pedido da moça. Mandou imediatamente um soldado da guarda trazer a cabeça de João. O soldado foi à cadeia, cortou a cabeça de João, pôs num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João souberam disso, vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram.
Refletindo
João Batista foi morto porque pregou a verdade sem meias medidas Ele condenou o casamento ilícito de Herodes com Herodíades. Com tristeza, o fraco Herodes mandou que João fosse executado para realizar o pedido de Herodíades: a cabeça de João Batista.
"Cristo atrai-nos continuamente para dentro do seu Corpo, edifica o seu Corpo a partir do centro eucarístico, que para Paulo é o centro da existência cristã, em virtude da qual todos, como também cada pessoa pode experimentar de modo muito pessoal: ele me amou e entregou-se a si mesmo por mim". (Bento XVI, Basílica de São Paulo fora dos Muros, Abertura do Ano Paulino, 2008.).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que a Palavra diz para nós?
Parece que o caso deste "banquete da morte" se repete hoje, com outras nuances. A dissimulação, as meias verdades, o fazer calar a verdade se repetem. Tenhamos a coragem de nos perguntar:
- Usamos de estratégias para fugir da verdade, também em pequenas coisas?
- Preferimos as aparências do que sofrer pelo bem, pelo que é correto?
- Sacrificamos alguém para defender uma ideia, um modo de agir, o sentir, que eu sabemos não é coerente com nosso ser cristão/ã?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
 Continuo a oração de São Paulo VI  ao Espírito Santo:
Ó Espírito Santo, dai-me
um coração grande,
Desejoso de tornar-se semelhante
Ao Coração do Senhor Jesus!
Um coração grande e forte
Para amar todos,
Para servir a todos,
Para sofrer por todos!
Um coração grande e forte
Para superar todas as provações,
Todo tédio, todo cansaço,
Toda desilusão, toda ofensa!
Um coração grande e forte,
Constante até o sacrifício,
Quando for necessário!
Um coração cuja felicidade
É palpitar com o Coração de Cristo
E cumprir humilde, fiel e virilmente
A vontade do Pai.
Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Viveremos cada momento do dia de hoje, de forma transparente, em coerência com a Palavra de Jesus Mestre:
"Diga apenas "sim" quando é "sim"; e "não", quando é "não". O que você disser além disso, vem do Maligno" (Mt 5,37)
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém