sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. – (Mc 8,34-9,1)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 18 DE FEVEREIRO de 2022 (sexta-feira) 049º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A HUMILDADE É O PRIMEIRO DEGRAU PARA A SABEDORIA."

(Santo Thomás de Aquino)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ÁLCOOL

DIA DA MULHER DAS AMÉRICAS

DIA DA INDÚSTRIA

DIA DO PERDÃO

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE ASPERGER

DIA DA CORRIDA PELA PAZ MUNDIAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bady Bassitt - Cajamar - Cândido Rodrigues - Cássia dos Coqueiros- Colômbia - Embu - IACRI - Itapevi - Luiziânia - Pardinho - Peruíbe - Sagres - Salmourão - Sarutaiá - Taguaí (São Paulo) Humaitá - Muçum - Viadutos (Rio Grande do Sul) Piratuba (Santa Catarina) Chapadão do Céu (Goiás) Ipixuna (Amazonas) Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) Salto do Lontra (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: HELENA CRISTINA DA SILVA COSTA (Eq 11 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP) ROSELI VEIGA MARTINS (Equipes de Nossa Senhora - Marilia /SP)GIULIANE BERTOLUCCI AGRISSIO (Garça /SP) SANDRA MANAMI KIMURA (Garça/SP)JOSÉ CARLOS ALVES DE SOUZA (ECT Agência de Garça /SP)JULIANA DE CARVALHO LORENZETTI TEDDE (Garça/SP)NORBERTO LUIZ AFONSO (Garça/SP)SILVANA MARA MANTOVANELI MOREIRA (Garça/SP)MARIA LEDA BRESSAN MASSARO (Garça/SP)FRANCIELLE PELLATE (Garça/SP)Sueli Oliveira Araujo (Garça /SP) Armando Bachega JUNIOR (Garça /SP) OSNI LUCHIARI BARALDI (Garça /SP) CÍNTIA SANTOS (Garça /SP)FABIO RIBEIRO DOS SANTOS (Bastos/SP) MARIA ANTONIETA REBELO DOS REIS (Marilia /SP) GIOVANA DE LION ALVES (Bauru /SP) ÁUREA BIGÁLIA (Mirandopólis /SP) MARIA INÊS ARANTES (Lions Clube de Tupã /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE:ALINE DOS SANTOS PEREIRA CALDEIRA e JOHNATAS C      ARLOS BELLINI CALDEIRA ó2017ó05 ANOS (Eq 14 ENS RAINHA DA PAZ Setor de Garça /SP)   SILMARA CRISTINA G. PEREIRA e ANTONIO VICTOR PEREIRAó2012ó10ANOS (Garça /SP)  

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO Flaviano

SÃO teotônio

João de Fiesole 

Fra Angélico Bem-aventurado

Gertrude Comensoli

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Jesus chama a multidão e os discípulos. Convida cada um em particular a tomar a sua cruz e segui-lo.=> Tome a sua cruz e siga-me! – Mc 8,34-9,1

 

 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Se nos proclamamos seguidores de Cristo, mas nossa fé não gera boas obras, então ela não passa de mera ilusão: “a fé sem obras é morta”. Renovemos nossa fé no Senhor e a disposição para traduzi-la em ações benfazejas.

 

– Oração 

 

PAI, TRANSFORMA-ME NUM SEGUIDOR FIEL DE JESUS, QUE SAIBA CARREGAR A PRÓPRIA CRUZ E PÔR-SE NO SEGUIMENTO DELE, MESMO DEVENDO SUPORTAR HUMILHAÇÃO E ATÉ A MORTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 18 de fevereiro de 2022 - 6ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Aos cristãos oprimidos pelas perseguições, o evangelista recorda que esse é o destino normal dos que professam a fé em Jesus. 

 

1ª Leitura (Tg 2,14-24.26) – Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta.  Leitura da Carta de São Tiago:

 

14Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos” e “comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? 17Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 18Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras! 19Tu crês que há um só Deus? Fazes bem! Mas também os demônios creem isso e estremecem. 20Queres então saber, homem insensato, como a fé sem a prática é vã? 21O nosso pai Abraão foi declarado justo: não será por causa de sua prática, até a ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar? 22Como estás vendo, a fé concorreu para as obras, e, graças às obras, a fé tornou-se completa. 23Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: “Abraão teve fé em Deus, e isso lhe foi levado em conta de justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. 24Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé. 26Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 112(111)

 

Feliz é todo aquele que ama com carinho a lei do Senhor Deus.

 

 

– 18 de fevereiro de 2022 - 6ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la.   (Mc 8,34-9,1)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos chamo meus amigos, / pois vos dei a conhecer / o que o Pai me revelou (Jo 15,15).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la. 36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? 37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. 9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

Chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: - Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la. Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida?...

(Marcos 8,34-36.38).

 

Jesus, seus discípulos devem ter ficado perplexos e temerosos, quando o senhor lhes disse que deveria passar pelo sofrimento e pela morte violenta na cruz, antes de ressuscitar.

Eles disputavam entre si os cargos que iriam ocupar, quando o senhor inaugurasse o reino que anunciava a todos.

Não somente Judas, mas também outros discipulos começaram a se desencantar com o senhor, alguns pensando em deixar de seguí-lo.

O senhor lhes pedia a entrega da própria vida, assim como o senhor iria fazer por eles, porque se quisessem preservá-la somente para si, iriam perdê-la para sempre.

Senhor, até hoje essas suas exigências parecem um absurdo para a lógica das nossas ambições humanas.

Mas, na realidade, todas as pessoas que não estão dispostas a gastar suas vidas pelo outro, esvaziam o sentido da própria existência e acabam sentindo-se inúteis já aqui neste mundo. Por isso, o senhor nos ensina que a vida só é bem vivida quando se une ao amor que se doa e se desgasta em favor do outro.

Amor e vida se conjugam para que possam se eternizar.

A sua ressurreição é a prova maior dessa realidade, e quem o segue no caminho da cruz, abraçada com amor, irá participar da sua vitória sobre a própria morte.

É esse ‘perder a vida’ por amor que dignifica pais e mães, que se sacrificam pelos filhos, santifica as pessoas que se cansam no serviço aos outros e santifica tantos seres humanos que viveram somente para fazer o bem ao próximo.

 

Senhor, ajude-nos a compreender e a abraçar o seu caminho de verdade e de vida, assim como seus discípulos conseguiram. Que seu Espírito Santo de sabedoria e de amor-doação nos penetre por dentro e nos faça superar todas as tentações de egoísmo, de ambição e de poder do nosso mundo social.

 

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, rogue por nós, pecadores e frágeis em nossa fé no Evangelho do seu Filho, para que sejamos dignos das promessas que Ele nos fez. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Desta vez, Jesus convoca a multidão e seus discípulos para explicar-lhes em que consiste o seguimento a ele. Anuncia claramente duas condições básicas para segui-lo: negar-se a si mesmo significa abandonar toda a ambição egoísta de poder, domínio e glória humana; carregar a própria cruz implica assumir o compromisso com o projeto de Jesus, sabendo que pode entrar em confronto com uma sociedade injusta. Enquanto a pessoa alimentar ambições de prestígio pessoal, não se empenhará pelo bem da humanidade; e se tiver medo das consequências, acabará abandonando a proposta do Mestre. Na vida, devemos fazer uma escolha: ou valorizamos nossos interesses egoístas ou orientamos a vida aos interesses propostos por Jesus. Perder a vida é orientá-la na direção do projeto de Deus: perder a vida egoísta para ganhar a vida fraterna.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,34-9,1 - Chamado e condições para seguir Jesus

 

Oração Inicial


A Palavra da liturgia de hoje é clara e universal. Jesus chama a multidão e os discípulos. Convida cada um em particular a tomar a própria cruz e segui-lo. Oro para ter a graça de compreender os ensinamentos que Jesus nos dirige:

“Espírito Santo, estamos diante de Vós, sob o peso de nossas culpas, mas reunidos em Vosso nome. Vinde a nós e ficai conosco! Penetrai em nossos corações.

 

Ensinai-nos o que devemos fazer, que caminho seguir; mostrai-nos como devemos agir para podermos, com Vossa ajuda, agradar-Vos em tudo. Que somente Vós sejais o inspirador e o doador de nossos pensamentos. Vós, que amais infinitamente a equidade, não permitais que subvertamos a justiça.

Que a ignorância não nos leve a praticar o mal, nem nos deixemos guiar pela parcialidade, nem por interesses pessoais, mas sejamos firmemente unidos a Vós, para que sejamos uma só coisa convosco, jamais nos desviando da verdade. Espírito Santo, assim como nos reunimos em Vosso nome, do mesmo modo, guiados pelo Vosso amor, que permaneçamos na justiça. E que nesta terra jamais nos afastemos de Vós e, na vida futura, alcancemos a felicidade eterna.

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, torna-me decidido(a) a seguir os passos de Jesus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho, destacando as palavras que mais o(a) tocaram, e recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste. A quem Jesus está instruindo? Qual a proposta de Jesus?

 

“Jesus tinha revelado aos discípulos como seria duro e sofrido seu caminho. Passaria pela perseguição e pela morte, depois ressuscitaria. Assim, chama o povo para perto de si, com os discípulos, e avisa que seu caminho será o caminho também de todos os seus seguidores. Segui-lo comportaria renúncia e entrega da própria vida. O normal é procurar se dar bem, salvar a própria vida, tomar o caminho do sucesso. Mas o caminho do seguimento é bem diferente: empenhar a vida, colocá-la a serviço, perder a vida por causa dele e do seu Evangelho. Quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la. O cristão não deve se envergonhar do seu Mestre, que abraçou o sofrimento e a cruz, mas seguir com ele e como ele”.

 

2. Meditação (Caminho)

Como compreendo e situo minhas atitudes dentro desta fala de Jesus?

Que sentimentos brotam em mim a partir desta meditação? Como carrego minha cruz?

Jesus não pede que carreguemos a cruz dos outros, e sim, a nossa. Sou responsável com meus deveres? Assumo a consequência de meus atos?

 

 

3.Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de autenticidade e de serviço em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Rezo pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Aproximo-me do Apóstolo Paulo e peço-lhe a graça de afirmar como ele: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho! Não é para mim, motivo de glória, mas um dever que se me impõe”.(I cor 9,16).

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.