quarta-feira, 20 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Reconheceram-no ao partir o pão. – (Lc 24,13-35)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 20 DE abril de 2022 (quarta-feira) 110º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NADA É PARA SEMPRE... NEM MESMO OS NOSSOS PROBLEMAS.”

(Charlie Chaplin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO TURISTA

DIA DO DISCO de Vinil (LP)

DIA NACIONAL DO DIPLOMATA

DIA DA LÍNGUA CHINESA

DIA DA MACONHA

DIA DO RECONHECIMENTO DE VOLUNTÁRIOS

DIA Global do Serviço Voluntário Juvenil

DIA da Noite Mundial em defesa do Céu Noturno e do Direito de se Observar as Estrelas

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguas de Santa Bárbara – Caraguatatuba - Paranapanema (São Paulo) Carinhanha - Ipirá (Bahia) Ipiranga do Sul - Lagoão (Rio Grande do Sul) Figueira (Paraná) Campo de Santana (Paraíba)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:CARLA DE SANTANA MENDES (Lions Clube de Mirandópolis /SP) CLARICE   K. TÓIA DE  SOUZA (Lions Clube de Flórida Paulista Amizade /SP) LUCIANA ALEXANDRE NASCIMENTO PEREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP) GUSTAVO GUERREIRO (Lions Clube de Agudos /SP) ANTONIO ALVES  BATISTA (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) CÉSAR GULLO (Lions Clube de Brodowski /SP) MARCOS GONZALES (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça) DANIELLA PATRONI TRAVENÇOLO (Garça/SP) PASCOAL TOMAZELLA JUNIOR (Médico – Marilia/SP) ANTONIO PERES (Garça/SP) MARIA JOSÉ ALEXANDRE (Garça/SP) ANTONIO NASCIMENTO (Grupo SEG Segurança-Garça/SP) SANDRA ALVARENGA (Garça/SP) ROSENEIA SANTOS ALVES (Coordenadora Pedagógica Creche Maria Leonor-Garça/SP) ERICA PIRES (Garça/SP) LUCIANA MACHADO (São Paulo/SP) ROSANA AMADOR RAMOS (RAR Treinamentos- Bauru /SP) Pe. MARCOS ROBERTO MARQUES ORTEGA (Pároco da Paróquia IMACULADA CONCEIÇÃO de Parapuã /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO TEODORO

SANTA INÊS DE MONTEPULCIANO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O relato dos discípulos de Emaús é uma verdadeira catequese para nossa caminhada de fé: O tinham reconhecido ao partir o pão – Lc 24,13-35

 

 

Vinde, benditos de meu Pai: tomai posse do Reino preparado para vós desde o princípio do mundo, aleluia! (Mt 25,34)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

À semelhança dos apóstolos, cabe-nos oferecer ao mundo “nem ouro nem prata”, mas os sinais do poder salvífico de Jesus, que caminha conosco e opera maravilhas em favor dos que o aceitam com fé.

 

– Oração 

 

PAI, NÃO PERMITAS QUE EU CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER DISTANTE DE MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, POIS O SENHOR RESSUSCITADO NOS QUER TODOS REUNIDOS EM SEU NOME.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que nos alegrai todos os anos com a solenidade da ressurreição do Senhor, concedei-nos, pelas festas que celebramos nesta vida, chegar às eternas alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 20 de abril de 2022 - 4ª-feira na Oitava da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Acolhendo a Palavra de Deus, façamos a experiência do encontro com o Cristo ressuscitado, a fim de anunciá-lo aos demais irmãos e irmãs.

 

 

1ª Leitura (At 3,1-10) – O que tenho eu te dou: em nome de Jesus levanta-te e anda!  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 1Pedro e João subiram ao templo para a oração das três horas da tarde. 2Então trouxeram um homem, coxo de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam. 3Quando viu Pedro e João entrando no templo, o homem pediu uma esmola. 4Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: “Olha para nós!” 5O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!” 7E, pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. 8Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no templo junto com Pedro e João, andando, pulando e louvando a Deus. 9O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. 10E reconheceram que era ele o mesmo que pedia esmolas, sentado na porta Formosa do templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido com ele. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 105(104)

 

Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

 

 

– 20 de abril de 2022 - 4ª-feira na Oitava da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Reconheceram-no ao partir o pão.  (Lc 24,13-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?” 19Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso, em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”. 25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

1ª Quarta-feira Páscoa – C

 

“Dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús... Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram... Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus”

(Lucas 24,13-16).

 

Jesus, esse Evangelho do caminho de Emaús é, além de um acontecimento pascal, também uma parábola da nossa existência e um rito sacramental da sua presença.

Os dois discípulos regressavam tristes para suas casas, após terem presenciado sua condenação e crucifixão.

Não conseguiram entender o absurdo da sua morte, nem tinham condições de ver que o senhor, vivo e ressuscitado, caminhava ao lado deles.

Certamente, também eles alimentavam a esperança de um Messias poderoso, que os faria participar da sua vitória.

E o senhor, pacientemente foi fazendo com que entendessem a Palavra de Deus, que revelava o caminho da nossa salvação através da dor e do amor, provados por uma cruz.

Suas palavras penetraram em seus corações, de tal modo que, no final da caminhada, quando o senhor partiu o pão, seus olhos se abriram para reconhecer que o senhor havia ressuscitado verdadeiramente.

 

Senhor, os discípulos de Emaús representavam a todos nós, nas situações em que o caminho da nossa existência parece não seguir em frente e a escuridão da noite vai tomando conta da vida.

 Não percebemos que, quando nos sentimos abandonados, o senhor sempre caminha ao nosso lado, ajudando-nos a entender que o único sentido válido para a vida, não está nos bens ou no poder ou na saúde, mas no seu caminho de amor e de doação pelo outro.

 

Senhor, neste tempo pascal, que nossos ouvidos se abram para escutar a sua Palavra e que olhos vislumbrem a sua presença viva na santa Eucaristia, quando reparte a si próprio em forma de pão, para que acreditemos que o senhor ressuscitou e está conosco até o fim dos séculos.

 

Maria santíssima, sua presença materna em nossas vidas é o sinal mais luminoso de que seu Filho ressuscitou.

Ajude-nos a crer que, desde agora, já estamos ressuscitando com Ele, quando atendemos à sua Palavra e Ele reparte o Pão consagrado conosco.

Amém! Aleluia!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Ressuscitado se coloca de modos diversos junto aos seus discípulos. No relato apresentado por Lucas, Jesus segue com viandantes de Jerusalém para Emaús. A viagem que empreendem é marcada por um diálogo fecundo e por uma catequese bastante esclarecedora sobre os eventos que deveriam acontecer como Cristo. Porém, cada pessoa tem o seu próprio tempo para entender os eventos que acontecem a sua volta. Jesus sabe acolher o tempo de cada um e usa a pedagogia certa para cada pessoa. Ao se deter na casa dos viandantes, Jesus tem a oportunidade de partilhar com os dois homens o pão à mesa, e é nesse momento que os olhos e o coração de ambos se abrem. Consideremos mais uma vez que, diante da dor e do pesar, precisamos, num dado momento, erguer a cabeça e tentar compreender o que os eventos vividos nos dizem. A paixão de Jesus o conduziu (e a todos nós) à vida nova.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 24,13-35 - “Fica conosco, Senhor”

 

Oração Inicial


Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus dos vivos e da alegria. É Ele que aquece nosso coração, nos abre os olhos e nos faz caminhar com entusiasmo e fé, até o fim.

 

Rezamos: “Vem, Espírito Santo! Fazei-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Tornai-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Dai-nos sabedoria e docilidade de coração! Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho de hoje, sem perder de vista onde Jesus está, como Ele se apresenta na caminhada. O que Jesus diz e faz acontecer. Se possível, faça a leitura em voz alta, refletindo sobre o sentido de cada frase. Repita as frases ou as palavras mais falantes para você.

 

“A ressurreição não foi uma invenção dos discípulos. Eles tiveram muita dificuldade para assimilar a nova condição de Jesus. Hoje, o Evangelho nos conta a história dos discípulos de Emaús, indicando-nos um caminho de acolhida dessa verdade. Desanimados, os dois voltavam para casa. Jesus caminhou com eles, conversando sobre os acontecimentos em Jerusalém e explicando-lhes o que as Escrituras diziam sobre ele. Foi acolhido em sua casa e ceou com eles. Ao repetir, à mesa, os gestos da última ceia, eles o reconheceram. São os passos pelos quais a formação cristã nos leva ao encontro do Senhor ressuscitado: caminhar juntos, ouvir a realidade, meditar a palavra, praticar a caridade, celebrar a fé”.

 

2. Meditação (Caminho)

Leia novamente o texto e deixe-se tocar diretamente pelo Evangelho. Neste momento, é importante estar atento(a) àquilo que está sendo meditado, pois o Senhor nos fala por meio de sua Palavra. O relato dos discípulos de Emaús é uma verdadeira catequese para nossa caminhada de fé.

O que o texto diz para mim? Percebi a pedagogia de Jesus e o que aconteceu no coração dos discípulos?

 

 

3.Oração (Vida)

“Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.” (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como eu interpreto a Palavra das Escrituras e deixo o Senhor caminhar comigo, falar ao meu coração e mudar minha vida?

Qual atitude desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus?

 

Bênção

 

Feliz Páscoa!

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.