sábado, 17 de outubro de 2020

Refletindo a Palavra -“De quem é a imagem” - Padre Luiz Carlos

 

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“De quem é a imagem”

Deus é o Senhor

           Jesus se aproxima do fim de seu ministério. O evangelista resume questões fundamentais que lhe eram propostas: uma é questão de política religiosa, o imposto ao imperador, outra é de moral, o matrimônio, uma espiritual, o maior mandamento e a sua divindade. Os inimigos de tendências diferentes se ajuntam para comprometê-lo a tomar partido contra o imperador, contra o imposto ou contra o povo que não admitia esse imposto. Para fazer o mal os inimigos se combinam. Jesus pede uma moeda e pergunta: “De quem é a imagem e a inscrição?” - “De César”, respondem.  E Jesus, sabendo que era uma armadilha, responde: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Essa frase já recebeu muitos sentidos. Até se falou que se refere à separação de Igreja e Estado. Nós nos fixamos na resposta de Jesus. Mas seu sentido é mais amplo. Pode-se partir dos termos imagem e inscrição da moeda. O império aceita a imagem do imperador. E até lhe fazem templos, como um culto a um deus. Todos aceitam sua política, sua ordem econômica e devolvem uma parte do dinheiro recebido de César como tributo exigido. Trata-se de restituir a César o que veio de César (Imperador). Mas a grandeza de um rei é estar a serviço de Deus, como nos apresenta a primeira leitura. É estar a serviço de Deus, como nos apresenta o texto de Isaías. Deus é o Senhor que tudo comanda: “Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus”. O imperador não é dono do mundo.

De quem é a imagem?

           Na moeda estava cunhada a imagem (ícone) do imperador. Jesus pergunta: “De quem é a imagem?” Jesus escapa da armação que lhe fazem e conduz o assunto a declarar-Se Senhor e todos como imagem de Deus. Essa temática é muito rica. Deus fez o homem a sua imagem e semelhança. Com o sopro lhe deu a existência (Gn 2,7) destinada à vida imortal. O imperador, através de sua imagem, não é o dono do mundo. Deus criou tudo e a terra é sua. Também Cesar, seu dinheiro, sua imagem, sua inscrição e seu tributo pertencem a Deus. O selo de Deus está marcado na testa dos homens. Nele pôs o selo de seu Filho (Jo 6,27). Tudo deve ser restituído a Deus. Com isso não está descartada a autoridade humana constituída para o bem do povo e que tem sua origem em Deus. Não dispensa a restituição do tributo à autoridade. Estando sujeito à autoridade deve saber que César não é autônomo. Ele também tem que prestar contas a Deus. Esse complexo de autoridade, como poder, está presente também nas autoridades eclesiásticas e naqueles que os cercam. Jesus nos mostra muito bem o que é o serviço do poder. Este deve estar a serviço da glória de Deus. O salmo convida a todas as nações que dêem ao Senhor poder e glória (Sl 95).

Fraternidade apostólica

           Paulo em suas cartas chega aos cumes da sabedoria cristã. Mas não sai da realidade humana. Fala de coisas humanas como lemos hoje: “Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações... recordamos a atuação de vossa fé, o esforço de vossa caridade e a firmeza da vossa esperança” (1Ts 1,2-3). É uma comunidade cheia do Espírito Santo que, no dizer de Paulo, foi seu evangelizador: “O evangelho chegou até vós, não somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso com abundância” (Id 5b). Mesmo sabendo do poder do Espírito Santo, Paulo não deixa de se comprometer afetivamente com essa comunidade (1Ts 2,17). O afeto deve permear todos os aspectos da evangelização. A fé atinge a pessoa toda em todas as suas dimensões.

Leituras: Isaias 45,1.4-6; Salmo 95;1 Tessalonicenses 1,1-5b; Mateus 22,15-21.

Ficha nº 2006 - Homilia do 29º Domingo Comum (18.10.20)          

 

1. A grandeza de um rei é estar a serviço de Deus.

2. A autoridade humana que é constituída para o bem do povo, tem sua origem em Deus.

3. O afeto deve permear todos os aspectos da evangelização e as dimensões do homem.

 

Rei da cocada

 

           Temos muitos tipos de reis desde a Inglaterra até ao rei do carnaval, o Momo. Jesus não Se gloria de ser rei, a não ser para declarar a verdade. Ele responde a Pilatos que pergunta se Ele é rei. Responde “tu o dizes”, isto é: você que está falando. E diz que seu reino não é desse mundo. Pior é que gostamos de ser rei na Igreja. O Papa usava uma tríplice coroa. Outros, se não usam coroa, fazem o que os reis faziam e querem essas glórias. Ele foi rei coroado na cruz. Ali sim, estão as insígnias reais. 

           Todo o poder que Jesus concede é o de servir. Para esse, não tem partido político. Nem a concorrência é grande. Os que têm vida são os que se doam.

 

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer. - (Lc 12,8-12)

 

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 17 DE OUTUBRO de 2020 (sábado) 290º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  

BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“PARA QUE O AMOR SEJA ETERNO, ELE PRECISA ESTAR VIVO TODOS OS DIAS."

(João Bosco Marinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DA AGRICULTURA

 DIA DA APICULTURA

DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA

DIA DO MAQUINISTA NAVAL

DIA DO ELETRICISTA

DIA INTERNACINAL PARA ERRADICAÇÃO DA POBREZA (ONU)

DIA NACIONAL DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA

DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DE PROPAGANDA

DIA PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA

DIA MUNDIAL DA CAMINHADA

DIA NACIONAL DE LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

 DIA DO BICHO PREGUIÇA

SEMANA DA ASA

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (de 12 a 18/10)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Boituva (São Paulo)Amajari - Cantá - Pacaraima - Rorainópolis (Roraima)Ibititá (Bahia)Abatiá (Paraná) Piraí (Rio de Janeiro)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SONIA M. CAPPELIN AMARAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA ELISABETE BELAN DOS SANTOS (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) pdg Edson Francis da Silva Souza (DLC11-Lions Clube de Itaperuna /RJ) INÊS APARECIDA DE LUCA MARTINÊS (Professora - Bauru /SPHERMES LUIZ SANTOS AOKI (Advogado - Garça /SP) Laurita Cristina Lima (Garça /SP) JORGE ISMAIL ABIDO ISMAIL (PPA-São Luiz/MA) ERIKA DORETTO (Tupã /SPRUBENS GOMES (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  NELMA E ALMIR CAMPELLOó1964ó56 ANOS (Lions Clube de RIO DE JANEIRO /RJ)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

Inácio (Síria, 50-107),  terceiro bispo da Antioquia e discípulo do apóstolo João, foi preso por ordem do Imperador Trajano e condenado às feras no Coliseu de Roma. Na viagem rumo ao martírio, deu testemunho de sua fé em Jesus Cristo e fortaleceu as comunidades cristãs.

SÃO RODOLFO

SÃO SERAFINO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 12,8-12

Não deve existir lugar para o medo, pois o Espírito conduzirá a palavra e a vida dos seus.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Estou pregado na cruz com Jesus Cristo: já não sou eu que vivo, mas é o Cristo que vive em mim. Vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2,19s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Inácio nasceu na Síria no ano 50 e foi martirizado em Roma em 107. Chamado “teóforo”, isto é, portador de Deus, foi bispo de Antioquia e segundo sucessor de Pedro. Preso por ordem do imperador, foi condenado às feras no Coliseu. A caminho da Cidade Eterna, dava testemunho de fé em Jesus Cristo e, com suas palavras, fortalecia as comunidades cristãs. Celebrando sua memória, rezemos por todos os irmãos e irmãs perseguidos.

– Oração 

 

PAI, SEJA EU INSTRUÍDO PELO ESPÍRITO SANTO, PARA ESTAR SEMPRE PRONTO A DAR TESTEMUNHO CORAJOSO DE MINHA FÉ EM TEU FILHO JESUS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda contínua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17  de outubro de 2020 sábado da 28ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Os que creem em Deus recebem um espírito de sabedoria para compreenderem a imensidão de seu poder que age em Cristo, cabeça da Igreja, do qual somos chamados a dar testemunho. 

 

1ª Leitura (Ef 1,15-23) – Deus fez de Cristo, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo.  Início da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

 Irmãos, 15desde que soube da vossa fé no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16não cesso de dar graças a vosso respeito, quando me lembro de vós em minhas orações. 17Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19 e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 8

Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

 

 

– 17  de outubro de 2020 sábado da 28ª Semana Do Tempo Comum

Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer. - (Lc 12,8-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

O Espírito Santo, a verdade, de mim irá testemunhar; e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar (Jo 15,26s).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O testemunho da nossa fé é cada vez mais necessário”

Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus”

(Lucas 12,8)

Que beleza e que graça, é Jesus dando testemunho de cada um de nós diante do trono do Pai, diante dos anjos de Deus. É Jesus falando com ênfase sobre mim e você. 

 

Quando Jesus testemunha a nosso favor é porque nós, em primeiro lugar, estamos testemunhando Jesus em nossa vida. Somos testemunhas daquilo que ouvimos, vemos e acreditamos. Nada é mais importante para um discípulo de Jesus do que dar testemunho da sua fé, do que não ter vergonha daquilo que crê e acredita; dar testemunho publicamente, em toda e qualquer circunstância.

 

Sabe, o testemunho é cada vez mais necessário e evocado nos tempos e nas circunstâncias em que nos encontramos. Se precisamos combater a hipocrisia, nada é mais hipócrita do que o falso testemunho ou do que testemunhar falsamente. Isso significa mentira, então, o testemunho verdadeiro é quando condiz com aquilo que falo, penso e vivo. 

 

“Nada é mais importante para um discípulo de Jesus do que dar testemunho da sua fé”

 

Essa equação nem sempre é fácil, ela exige um esforço de vida para eu ser — na vida, no trabalho, onde estou, sozinho, acompanhado, com os outros, nas redes sociais —, testemunha da fé que acredito. Por exemplo, nós acreditamos no amor, então, não pode ser um discípulo de Jesus se não crer no amor, pois o mandamento do Senhor é: “Amai-vos uns aos outros”.

 

Crer no amor, falar de amor não é difícil para ninguém. As pessoas até falam com eloquência, poesias, histórias, choram por causa do amor, mas viver o amor é ter paciência, suportar os defeitos do outro, não falar dos outros às escondidas, saber realmente suportar as injúrias e injustiças que, muitas vezes, sofremos; e dar um testemunho de paciência e superação. Não é para qualquer um, é para aquele que não tem Jesus somente na boca, mas no coração e, sobretudo, nas veias, porque é capaz de mudar as realidades e situações por causa do testemunho claro, verdadeiro e autêntico de Jesus.

 

Não sejamos somente pessoas que falam do nome de Jesus, que proclamam Jesus de boca cheia, que falam das coisas de Deus até com certo arrombo. Você pode e deve falar de Jesus, mas, acima de tudo, nós devemos testemunhar com a vida e com o exemplo que O amamos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus foi concebido pelo Espírito Santo (cf. Lc 1,35). E pelo mesmo Espírito realiza curas e expulsa demônios. No dia da ressurreição, com o sopro do Espírito, Jesus dá aos discípulos o poder de perdoar pecados. Antes de enviá-los a evangelizar o mundo inteiro, recomenda- lhes que esperem “na cidade, até serem revestidos da força do Alto” (Lc 24,49). Blasfemar contra o Espírito Santo é negar a bondade da ação libertadora de Jesus. É atribuir aos poderes do mal o que na verdade é obra divina. É não aceitar Jesus como o Enviado de Deus. Blasfemar contra o Espírito Santo é querer eliminar o motor do Reino de Deus e da vida da Igreja. Diante dos tribunais, os cristãos perseguidos terão a assistência do Espírito Santo, que “vai lhes ensinar o que eles deverão dizer”.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, “Filho do Homem”, quem imprime dinamismo ao Reino de Deus é o Espírito Santo. É ele que está presente e atuante na tua vida, Senhor, e na vida dos que se tornam teus fiéis seguidores. Ensina-nos a compreender e a valorizar a ação do Espírito Santo em nós. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 12,8-12 - O pecado da dominação!

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

O Evangelho de hoje segue com as orientações de Jesus aos seus discípulos. É preciso que eles enfrentem as dificuldades que surgirem na realização da missão sem perder a confiança, pois nessa hora o Espírito Santo os orientará quanto ao que devem dizer.
Espírito Santo, que rezas silenciosamente no profundo do meu ser, torna-me confiante e humilde para ser capaz de entrar no silêncio de tua oração. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Quais são as orientações dadas por Jesus? O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada? De que forma o Espírito Santo se faz presente na vida dos discípulos?

“Por definição, somos discípulos-missionários de Cristo. Isto supõe a docilidade de aprender e a coragem de anunciar. Muitas vezes o anúncio e a profecia trazem dividendos de sofrimentos. Alguns dos seus seguidores, diante de sua doutrina, não andavam mais com ele. Há uma estreita identificação entre Jesus, seu projeto e o Pai. Como o Mestre, o discípulo pode tornar-se sinal de contradição. Mesmo assim, não deve existir lugar para o medo, pois o Espírito conduzirá a palavra e a vida dos seus. Como uma lâmpada, o discípulo deve testemunhar o Mestre pela palavra e pela vida.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).  

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?
As orientações de Jesus aos seus discípulos são também direcionadas a você? Permaneça por alguns instantes em silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Espírito Santo, que pairas silenciosamente sobre as águas desde o inicio da criação, purifica-me na força da água do batismo, para que eu seja capaz de viver o silêncio da paz.
Espírito Santo, que falas silenciosamente na harmonia do universo, dá-me a capacidade de acolher meu irmão e minha irmã, no meu silêncio interior.
Espírito Santo, em quem o amor é presente, vem traduzir em meu ser, o teu amor pela oração.
Dá-me a coragem de interromper minhas atividades para trazê-las a ti na oração.
Ensina-me a rezar, a dialogar com o Senhor, ou a parar diante dele silenciosamente.
Sustenta em minha prece o movimento do Espírito arrastando-me para Deus.
Na impossibilidade de rezar, ajuda-me a manter a oferenda da minha pobreza.
Ensina-me a sair de mim e rezar pelos outros, pela Igreja, pela Pátria, pela humanidade.
Espírito Santo vem converter-me para Deus. Amém.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.

 

Bênção

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

 

 

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.