sábado, 27 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>>Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem? – (Mc 4,35-41)<<<--

 

 


  ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 27 DE JANEIRO de 2024 (sábado) 27º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SÁBIO É AQUELE QUE CONHECE OS LIMITES DA PRÓPRIA IGNORÂNCIA.

(Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

DIA MUNDIAL DO INDIGO

DIA DO ORADOR

DIA DO BOLO DE CHOCOLATE

DIA DO VINHO DO PORTO

DIA DO CONSERVADOR RESTAURADOR

DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

DIA DA TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE DE OLINDA-PE NA CAPITAL SIMBÓLICA DO BRASIL

DIA DO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BRASÍLIA-DF

DIA DO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO NORDESTE (ALANE)

DIA DO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO LEVANTAMENTO DO BLOCO DE LENINGRADO

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itacaré (Bahia) Alegrete (Rio Grande do Sul) Pedro Leopoldo (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DIRCE FERNANDES MEIRELLES (AMIGA-Garça /SP)PATRICIA HELENA ROCHA (Elpa Ind. Eletroeletrônica - Garça/SP) LUCAS GALDINO DE CARVALHO (filho Maycon SOS Sapateiro-Garça/SP)  KARINE CRISTINA TIROLLA (Curitiba /PR) ROBERTA OLIVETTI (Marilia /SP) FERNANDO LORENZETTI DE MORAES (Garça /SP)ANA (Babi) GABRIELA MÉRIDA (de Marília-Zurique/Suíça) VALDIR QUINTINO MOREIRA (filho do Laercio-Garça /SP) MATEUS FERREIRA LIMA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOSó2007ó17 ANOS ( Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Adamantina/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: MARLENE PALMIERE MARRA e FLAVIO DE OLIVEIRA MARRAó1991ó33 ANOS (Garça /SP)  ALANE UETANABARA PIAI e MARCELO PIAI ó1989ó35 ANOS (ela-Médica/ele Engenheiro Motoppar-Garça /SP) FERNANDA CARVALHO SITTA E FABIO SITTAó1989ó35 ANOS (Garça /SP) HELENA MORAIS e CELSO MORAIS ó1973ó51 ANOS (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DA SERINGUEIRA DO ACRE

SANTA ÂNGELA MÉRICI

Ângela (Itália, 1474-1540), é fundadora das Irmãs Ursulinas, cuja missão é assistir meninas órfãs e pobres. Muito sábia e prudente, teve a mente sempre aberta aos problemas sociais e às necessidades do seu tempo.

SANTA DEVOTA

SANTO HENRIQUE DE OSSÓ Y CERVELLÓ

BEATO DOM JORGE MATULATIS

SÃO GILDUÍNO

SÃO JOÃO MARIA MUZEI

SÃO JULIÃO DE LE MANS

SÃO JULIÃO DE SORA

SÃO MÁRIO DE BODON

SÃO SAVA

SÃO TEODORICO

SÃO VITALINO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé? Mc 4,35-41 - Jesus acalma a tempestade

O Evangelho de hoje acentua o poder de Jesus e a necessidade de confiarmos nele, sobretudo nas dificuldades da vida.

 

Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e esplendor, em sua presença, santidade e beleza no seu santuário (Sl 95,1.6).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Fiel à sua missão, o profeta do Senhor anuncia coisas boas, mas também lança sua denúncia contra as autoridades constituídas, que deveriam zelar pelo bem de todos. Quando afligidos pela tempestade avassaladora do pecado, o convite da liturgia é para nos abrirmos ao arrependimento e à conversão.

 

 

– Oração 

 

“PAI, CONCEDE-ME UMA FÉ PROFUNDA QUE PERMITA MANTER-ME SERENO EM MEIO ÀS TRIBULAÇÕES DESTA VIDA, CERTO DE QUE ESTÁ COMIGO O SENHOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi nossas ações segundo a vossa vontade, para que em nome do vosso dileto Filho, mereçamos frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 27 de janeiro de 2024 sábado 3ª Semana do Tempo Comum    

– Liturgia da Palavra 

Desmascarado em seu delito, Davi inicia a difícil travessia do pecado à graça. Jesus não poupa seus discípulos dos obstáculos do caminho, pois nas adversidades é que melhor se manifesta seu poder divino.

 

 

1ª Leitura (2Sm 12,1-7a.10-17) Pequei contra o Senhor. Leitura do segundo livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1o Senhor mandou o profeta Natã a Davi. Ele foi ter com o rei e lhe disse: “Numa cidade havia dois homens, um rico e outro pobre. 2O rico possuía ovelhas e bois em grande número. 3O pobre só possuía uma ovelha pequenina, que tinha comprado e criado. Ela crescera em sua casa junto com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do mesmo copo, dormindo no seu regaço. Era para ele como uma filha. 4Veio um hóspede à casa do homem rico, e este não quis tomar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para preparar um banquete e dar de comer ao hóspede que chegara. Mas foi, apoderou-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o visitante”. 5Davi ficou indignado contra esse homem e disse a Natã: “Pela vida do Senhor, o homem que fez isso merece a morte! 6Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito o que fez e não ter tido compaixão”. 7Natã disse a Davi: “Esse homem és tu! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 10‘Por isso, a espada jamais se afastará de tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa’. 11Assim diz o Senhor: ‘Da tua própria casa farei surgir o mal contra ti e tomarei as tuas mulheres, sob os teus olhos, e as darei a um outro, e ele se aproximará das tuas mulheres à luz deste sol. 12Tu fizeste tudo às escondidas. Eu, porém, farei o que digo diante de todo Israel e à luz do sol'”. 13Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor”. Natã respondeu-lhe: “De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! 14Entretanto, por teres ultrajado o Senhor com teu procedimento, o filho que te nasceu morrerá”. 15E Natã voltou para a sua casa. O Senhor feriu o filho que a mulher de Urias tinha dado a Davi e ele adoeceu gravemente. 16Davi implorou a Deus pelo menino e fez um grande jejum. E, voltando para casa, passou a noite deitado no chão. 17Os anciãos do palácio insistiam com ele para que se levantasse do chão; mas ele não o quis fazer nem tomar com eles alimento algum. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Criai em mim um coração que seja puro!

1. Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor, não me afasteis de vossa face / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! – R.

Criai em mim um coração que seja puro!

2. Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso! / Ensinarei vosso caminho aos pecadores, / e para vós se voltarão os transviados. – R.

Criai em mim um coração que seja puro!

3. Da morte como pena, libertai-me, / e minha língua exaltará vossa justiça! / Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, / e minha boca anunciará vosso louvor! – R.

Criai em mim um coração que seja puro!

 

 

 

– 27 de janeiro de 2024 sábado 3ª Semana do Tempo Comum  

 – Evangelho do dia 

 

Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?  (Mc 4,35-41)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Deus o mundo tanto amou, / que lhe deu seu próprio Filho, / para que todo o que nele crer / encontre vida eterna (Jo 3,16). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte detrás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: – Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

27/01/24 3ª SÁBADO TC – B

 

Marcos 4,35.37-39: “Ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: - Vamos para a outra margem!... Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: - Mestre, estamos perecendo e tu não te importas? Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: - Silêncio! Cala-te! O vento cessou e houve uma grande calmaria”.

 

Jesus, seus discípulos certamente estavam acostumados com as ventanias no lago onde pescavam.

Agora, o senhor estava com eles, mas dormia, vencido pelo cansaço.

Eles se apavoraram, foram acordá-lo, reclamando porque parecia não se importar com a violência das ondas que os faria naufragar.

O senhor tranquilamente ordenou ao vento e ao mar que se acalmassem e tudo cessou, deixando os discípulos estupefatos.

Foi a sua vez de questioná-los porque sentiam tanto medo e se ainda não tinham confiança na sua autoridade sobre todas as criaturas, porque era o Verbo pelo qual tudo fora criado.

Senhor, ao longo da vida passamos por muitas tempestades e por muitos medos.

Como os seus discípulos, nós também, às vezes, o questionamos, quando ventos fortes sacodem demais o barco da nossa existência.

Ajude-nos a crescer em nossa fé na sua presença e a sentir-nos seguros, ainda que o senhor esteja dormindo.

Que jamais nos afastemos do senhor, porque somente a sua palavra tem força para fazer cessar o vento e devolver a calmaria ao nosso corpo e ao nosso espírito.

Assim como o senhor muitas vezes acalmou o mar da nossa existência, assim também acalme os ventos perigosos que têm ameaçado o barco da sua Igreja ao longo dos séculos, e também hoje, o barco de toda a humanidade, em nossos dias.

Não abandone jamais o barco em que navega toda a nossa geração, porque a arrogância de alguns é a causa da insegurança de muitos.

Que seu Espírito ilumine todos os homens e todas as nações, e nos faça tomar consciência de que estamos todos no mesmo barco.

Muito mais importante do que defender nossas ideologias e crenças, é urgente cuidar, defender, e proteger a vida uns dos outros, para que esse barco não venha a afundar, agitado pelos ventos da indiferença pelo outro, das ambições sem limites e das nossas omissões.

 

Maria, Mãe Aparecida, a senhora foi pescada e colocada numa barca, para ser a grande padroeira e protetora na travessia da nossa vida. Liberte-nos do medo que nos deixa em pânico e aumente a nossa confiança na presença real do seu Filho dentro da nossa história. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A travessia “para a outra margem do lago” indica evangelizar em território não judeu. Desafio tanto para Jesus como para os discípulos: que obstáculos encontrariam em terras pagãs, eles que já eram perseguidos em território judeu? A agitação das águas simboliza as ideias fixas dos discípulos: eles continuavam apegados a seu nacionalismo, acreditando que os judeus eram uma raça superior aos outros povos. Convencidos desse modo de pensar, os discípulos censuram Jesus, que dorme e não os apoia. Jesus acalma a tempestade. Faz cessar as pretensões judaicas. Desta vez, é Jesus quem repreende os discípulos: “Por que vocês são medrosos? Ainda não têm fé?”. Jesus, que fora perseguido pelas autoridades dos judeus e por seus próprios familiares, agora enfrenta o medo dos discípulos. O nosso medo.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 4,35-41 - Jesus acalma a tempestade

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Silenciar. Esta é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus.

O Evangelho de hoje acentua o poder de Jesus e a necessidade de confiarmos nele, sobretudo nas dificuldades da vida.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o relato deste Evangelho com muita atenção aos lugares, tempo e os movimentos da natureza. Jesus está serenos, calmo, como o Senhor do Universo. Ele é maior que qualquer vento contrário em nossa vida.

 

Há uma forte ventania em alto-mar e a ordem de Jesus é a de alcançar a outra margem. Os discípulos entram em crise. A fé ainda não está madura para compreender quem é este homem que, no mesmo barco, dorme sereno. Amedrontados, acordam Jesus com uma repreensão severa: “Não te importa que pereçamos?”. Os desafios e o medo são componentes de nossa travessia no mar da vida. O Mestre sabe tudo isso e apela para a nossa fé. “Como sois fracos!” Às vezes, é preciso que Deus nos empurre em meio às tempestades, a fim de compreendermos que a fé não é uma posse definitiva. A fé se constrói com a consciência de que Deus está definitivamente presente para nos ajudar a alcançar a última margem”.

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto diz para mim?

“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” O que provoca desespero e aflição em sua vida?

Qual é a sua atitude diante das aflições?

Você tem consciência da presença de Jesus, conduzindo o barco da sua vida? Quem é Jesus para você?

3.Oração (Vida)

Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para queles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Acolha a afirmação de Jesus para não ter medo das tempestades da vida. É preciso fé, ele está em seu barco. Quais situações Jesus lhe pede para viver com fé?

 

Bênção

 

Se você tem filhos faça essa bênção para eles. Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP