segunda-feira, 17 de maio de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Tende coragem! Eu venci o mundo! – (Jo 16,29-33)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O – LARANJA - MÊS DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 GARÇA/SP, 17 DE MAIO de 2021 (segunda-feira) 137 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

SE FIZ DESCOBERTAS VALIOSAS, FOI MAIS POR TER PACIÊNCIA DO QUE QUALQUER OUTRO TALENTO.

(Isaac Newton)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA E TRANSFOBIA

DIA MUNDIAL  DAS TELECOMUNICAÇÕES E SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

DIA DA CONSTITUIÇÃO

DIA DA HIPERTENSÃO

DIA DA INTERNET

DIA DAS LETRAS GALEGAS

DIA DA PASTELARIA

DIA DO TRABALHADOR RURAL VOLANTE

DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO CATÓLICA

SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Inhuma (Piauí) Dona Emma - Biguaçu (Santa Catarina) Mucugê (Bahia) Santa Maria (Rio Grande do Sul) Carvalhópolis (Minas Gerais) Virmond (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: CELIA MARIA AGUDO PEREIRA (Lions Clube de Dracena /SP) LEONILDE GARDINAL VIEGAS (prima Cambé/PR)CLEIDE M. EGEA CARBALLAL (Empresária-Garça/SP) EDMARA DE CASTRO (Garça/SP)VIVIANE FERNANDES ARTIOLI BOSQUE (Dentista-Garça/SP) HELDER EL HAGE (Garça/SP) MARIA FERNANDA DE SOUZA RAPHAEL (Garça/SP) ADRIEL CARDOSO (Garça/SP) RAFAEL TRAMONTINA (Garça/SP) CARINA MAIA CAPARROZ (Garça/SP)CLEUSA MUNGO RANIEL  (Araçatuba /SP) GABRIEL BORTOLOTI (Campina do Monte Alegre /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NEUZA TRAMONTINI PORTELINHA e REINALDO ALVES PORTELINHAó1975ó46 ANOS (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça/SP)EDELMA ALENCAR LIMA JACOB e VANDERLEI  WAGNER  JACOB ó1985ó36 ANOS (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP) 

 

 Santo do Dia 

■ SÃO PACHOAL BAYLON
JULIA SALZANO

BEATA ANTÓNIA MESINA

SÃO VITOR MÁRTIR  

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 16,15-20

Celebramos hoje a Solenidade da Ascensão do Senhor. Jesus retorna ao Pai e confia aos discípulos a missão de anunciar o Evangelho por toda a terra.

 

- Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá em vós, e dareis testemunho de mim até os confins da terra, aleluia! (At 1,8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Paulo invoca a descida do Espírito Santo sobre doze discípulos recém-iniciados e os habilita a anunciar Jesus. Peçamos as luzes do alto para seguirmos expandindo o Reino de Deus.

 

– Oração 

 

PAI, FICA COMIGO, ASSIM COMO ESTIVESTE COM JESUS, E SÊ MEU PROTETOR QUANDO SE LEVANTAREM CONTRA MIM AS FORÇAS HOSTIS A TEU REINO. E QUE EU SEJA CAPAZ DE VENCÊ-LAS!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Nós vos pedimos, ó Deus, que venha a nós a força do Espírito Santo, para que realizemos fielmente a vossa vontade e a manifestemos por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 17 de maio de 2021 2ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Jesus sabe que seus discípulos vão abandoná-lo na hora da paixão; mesmo assim, convida-os à confiança e à paz, pois sairá vitorioso: “Eu venci o mundo”. 

 

1ª Leitura (At 19,1-8) – Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!” 3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. 6Paulo impôs-lhes as mãos, e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus. 

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 46(47)

 

Reinos da terra, cantai ao Senhor.

 

 

– 17 de maio de 2021 2ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Tende coragem! Eu venci o mundo! (Jo 16,29-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai (Cl 3,1)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só, porque o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A coragem vence os nossos medos”

“Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!” 

(João 16,33)

O desejo do Senhor é que tenhamos a paz. E ter a paz em meio às tribulações, aos desafios, aos problemas e às situações da vida é, na verdade, o grande desafio da fé. O Senhor não nos prometeu que não teríamos tribulações, o Senhor não nos prometeu que não teríamos problemas ou dificuldades, pelo contrário, toda a vida tem seus desafios a cada momento, mas em todos eles podemos ter a paz.

 

E como podemos ter a paz; a paz que vem de Deus, a paz d’Ele que permanece, que vive em nós e que precisamos levar uns aos outros? Todos os dias busco, na meditação, acima de tudo, a paz; paz comigo mesmo, paz interior, paz de consciência, paz de atitude. E como vamos ter paz no mundo tão atribulado como o nosso? Tendo coragem para enfrentar a vida e os desafios a cada momento, coragem de se lançar, de enfrentar e de assumir.

 

“Que Deus nos dê a coragem evangélica e a força que vem do Céu, para suportarmos os desafios”

 

A coragem, na verdade, é aquilo que se opõe ao medo, com medo não conseguimos nada. Com medo somos derrotados, fracassados, não temos nem empenho no combate. Por isso, o primeiro inimigo a ser vencido a cada dia é o medo.

 

Não podemos ter medo de viver, medo dos desafios, não podemos ter medo do que acontece ao nosso lado, mas não é uma falsa coragem ou uma coragem sem solidez, pelo contrário, é uma coragem sólida e autêntica, uma coragem que não vem de nós, não é simplesmente uma coragem humana porque precisamos assumir nossas fragilidades; é a coragem que vem da força de Deus, é a coragem de nos deixar ser fortalecidos pelo Senhor.

 

É fundamental ter os olhos fixos em Jesus, olharmos para Ele e não perdermos d’Ele o nosso olhar, a nossa direção, deixar que em toda e qualquer situação Ele esteja conosco, nos iluminando, nos incentivando, nos ensinando, nos formando, mas, acima de tudo, nos encorajando.

 

É no Senhor que somos fortalecidos, levantados e animados. Que Deus nos dê a coragem evangélica, que Ele nos dê a força que vem do Céu, para suportarmos os desafios, as tribulações, todas as dificuldades do tempo presente. Não vamos desanimar, pelo contrário, coloquemos em Deus toda a nossa confiança; e vamos em frente porque Deus caminha conosco, vamos em frente cheios da graça do Espírito, abastecidos em Jesus, fortalecidos n’Ele, para vencermos as tribulações do dia a dia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O texto de hoje apresenta os altos e baixos da comunidade joanina, que pode ser retrato de qualquer comunidade cristã. Os discípulos, sem muita convicção, declaram a fé em Jesus, saído de Deus e que tudo sabe. O Mestre não se ilude com as declarações da comunidade e prevê o abandono na hora do aperto. Nos momentos de glória de Jesus, é fácil estar ao lado dele, homem extraordinário que tudo sabe; mas nada fácil é aceitar o “Jesus da cruz”, da Sexta-feira Santa. De fato, na hora do julgamento e da condenação, poucos permaneceram com ele. O Mestre faz uma declaração muito importante: mesmo que os seus o abandonem, seu Pai jamais o abandonará. Esta deveria ser a certeza de todo fi el discípulo do Mestre: quando estamos com Jesus, estamos também com seu Pai, e Deus estará conosco, por isso nada temeremos, como diz o apóstolo Paulo.

O R A Ç Ã O

Divino Salvador, teus discípulos dizem que acreditam em ti, mas sua fé é muito fraca. De fato, na hora da tua paixão, eles se dispersarão, cada um para o seu lado, e te deixarão só. Aumenta nossa fé, Senhor, e reforça nossa coragem para te seguirmos também no sofrimento e nas perseguições. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 16,29-33 – 'Coragem. Eu venci o mundo!'

 

Oração Inicial

Preparamo-nos para a Leitura Orante fazendo nossa a

oração pela Unidade dos Cristãos.

Oramos por todos aqueles que têm coração frio.

Oramos por aqueles que pensam que já viram tudo.

Agradecemos pelos profetas do passado e de hoje

que partilharam o que Deus lhes revelou.

Agradecemos por aqueles que, por amor a Cristo,

trouxeram justiça e libertação aos oprimidos.

Louvamos a Deus por todas as pessoas

que estão vivendo revelações de sua Palavra.

Amém.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Jo 16,29-33, e observamos os discípulos dialogando com Jesus.

 

Então os seus discípulos disseram:

- Agora, sim, o senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o senhor veio de Deus.

E Jesus respondeu:

- Então agora vocês crêem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.

A assimilação prática dos ensinamentos de Jesus está sendo assimilada aos poucos pelos discípulos. O Mestre sabe que, apesar disso, os seus mais próximos seguidores, se dispersarão, o abandonarão na hora mais decisiva de sua vida, a sua Paixão. Os discípulos entendem intelectualmente, mas na hora de demonstrar isto na prática, abandonam Jesus. Mas, Ele, prevendo esta fraqueza, os anima, dizendo-lhes que mesmo na deserção dos amigos, Deus não o abandonará: “O Pai está comigo”. E adianta-lhes: “vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Às vezes, também nós entendemos a proposta de Jesus, sabemos quais são os caminhos de Deus, mas não os conseguimos viver no dia a dia. Queremos renovar nossa fé de que “o Pai está conosco” e, ciente de que Jesus venceu, nós também teremos a vitória sobre qualquer mal. Pensamos também, com os bispos na Conferência de Aparecida, na unidade dos cristãos:

 “Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai (1 Jo 1,30 e com seu Filho morto e ressuscitado, na “comunhão no Espírito Santo” (1 Cor 13,13). O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja: “um povo reunido pela unidade do Pai do Filho e do Espírito”, chamado em Cristo “como sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano”. A comunhão dos fiéis e das Igrejas locais do Povo de Deus se sustenta na comunhão com a Trindade.” (DAp 155).

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, e concluímos com a Oração pela Unidade:

Santo Espírito de Liberdade,

quando os pobres anseiam

por fartura partilhada

e injustiça vencida

e a Igreja aspira à unidade,

desafia-nos a captar essas duas visões

como fios vitais de uma única tapeçaria.

Aguça nossa percepção e imaginação

para tecê-los juntos

nas pegadas de Jesus

para a vida do mundo,

para a glória de Deus!

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar, como o da nossa Igreja, é ecumênico: "A compreensão e a prática da eclesiologia de comunhão nos conduz ao diálogo ecumênico. A relação com os irmãos e irmãs batizados de outras Igrejas e comunidades eclesiais é um caminho irrenunciável para o discípulo e missionário, pois a falta de unidade representa um escândalo, um pecado e um atraso do cumprimento do desejo de Cristo: "para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste" (Jo 17,21) (DAp, 227).

 

Bênção

O Senhor, que venceu a escuridão com a luz, vos dê a paz.

O Senhor, que venceu a morte com a vida, vos dê a paz.

O Senhor, que venceu a solidão com o amor, vos dê a paz.